Nuno Espírito Santo

Shark

Bancada central
20 Novembro 2013
1,236
1,289
Conquistas
3
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
Nuno, em primeiro lugar que sabias que sempre te apoiarei (não eras a minha primeira escolha) e sempre saberei nas difíceis condições em que assumiste um trabalho de sonho.
Em segundo lugar tens uma experiência no futebol mundial digna de respeito, com grande trajectória, independentemente da performance desportiva.

Portanto, como treinador não vou sequer questionar as tuas ideias ou filosofia, pois tiveste muitos mais anos do que eu a aprender, suficientes para saber como se forjam campeões.
Mas:

1) Do FCPorto, que levo toda uma vida a acompanhar, tenho eu moral para falar. E por muito boas ideias que tenhas, elas não sendo integradas na filosofia de um clube não valem nada. E é disso que eu temo para o meu FCPorto, Nuno.

2) Ideias essas, que além do Somos Porto (obrigado) e tudo que isso implica que nos dias de hoje já é muito difícil de aparecer, passam por um clube dominador. E dominador em todos os sentidos do jogo. Defensiva e ofensivamente. Sejam lá como sejam as transições ou a organização que tens na cabeça. O que não pode ser....

3) ... é que o clube que vi crescer de peito feito, entre num jogo em casa na expectativa de "controlar" um adversário.
Controlar??? Fiquei confuso agora. O FCPorto não controlar ninguém. O meu FCPorto tinha de ser controlado para não esmagar os adversários. Nem contra o grande Milan, Real Madrid, United vi o meu Porto tentar controlar nada. Controlar não faz parte do nosso ADN. O nosso ADN é ser controlados. No bom sentido claro. No sentido em que vamos para cima, assumimos a bola e depois logo se vê como fazemos golos.

4) Não gosto. Não gosto de ver o meu Porto a jogar e ver que temos menos de 40% de posse de bola. Sim. Sei que não ganha jogos a posse de bola e que o Lopetegui gostava era de passes pro lado... é verdade.
Mas o que questiono aqui é a maneira como damos o jogo ao adversário e quando temos a bola, queremos fazer tudo tão rápido como quando o Tondela vem jogar ao Dragão e sabe que só vai ter a bola naquele minutinho e tem de dar tudo.

5) Vai ser uma época longa. E eu que agora tento ser constructivo. Não vou agradar a muita gente por estas bandas... vou ser um dos que vai dar o corpo ao manifesto por ti... defender-te a ti e à equipa de uma SAD que planeou tão mal esta época, ao ponto de encarar um dos jogos mais importantes da temporada sem avançados no banco!!!

Com calma, ambição e um pouco mais de perseverança, esse jogo que te deu sucesso no Valencia da primeira época pode (e deve) melhorar muito. Espero que tenhas a sensibilidade de perceber isso, de perceber que somos um clube indomável, e depois de um sono tranquilo enquadres as tuas ideias na nossa filosofia.

Sim a filosofia com que nós adeptos sonhamos, e que a SAD já abandonou há anos.
 

pensador

Tribuna Presidencial
29 Maio 2015
8,347
4,294
Wetl disse:
O NES com pouco conseguiu muito até agora. Contudo, não podemos ignorar que esteve muito mal nas substituições e nos jogadores que teve no banco. Vejamos:

1. Quando estamos a jogar com mais 1 em casa e temos de ganhar, é obrigatório manter dois jogadores na área. Com o Adrian e o AS era evidente que mais tarde ou mais cedo íamos marcar mais um golo. Eles estavam encostados à área. O que fez o NES? Tirou o Adrian e meteu um jogador para as alas. Acho que foi a partir daí que as coisas passaram a estar controladas pela Roma até o fim.
2. No intervalo o NES tinha de ser mais ambicioso. O único jogador que ganhava bolas de cabeça ao Dzeko era o Danilo. Devia ter substituído um dos centrais pelo RN e passado o Danilo a central/6. Passamos toda a segunda parte com demasiados jogadores defensivos quando o adversário tinha menos um jogador.
3. A não ser que o Bueno seja uma besta quadrada, não se pode deixá-lo na bancada e levar o Varela. Se fosse para as alas tínhamos o Layun e o Corona. Se fosse para lateral tínhamos o Layun. Levar o Varela ao banco é pura brincadeira de mau gosto. Quando saiu o Adrian devia ter entrado o... Bueno.

Com isto não quero dizer que o NES é mau treinador. Simplesmente falhou na gestão do jogo com a Roma e acho que vamos pagar caro por isso. Quanto à opção inicial, pese embora ache que devia ter mantido o 11, não foi por esse motivo que entramos mal. Essa parte já não critico tanto.
Podes ter razão mas não é por ai. Para mim o mais incompreensível é não ter convocado Brahimi , isto é se é apenas uma decisão técnica.  Eu proprio acho que Brahimi tem limitações a nivel do jogo colectivo, ou seja tem uma tomada de decisão algo débil, mas no jogo de ontem na 2 parte como estava o jogo justificava-se a entrada de um jogador como Brahimi caso estivesse no banco, com a Roma a defender muito atrás, ele com a sua capacidade de drible poderia ser util.

De resto não vale pena crucificar o treinador, acho eu, o problema está mais acima. A diferença a nivel individual dos jogadores da Roma para os do Porto é abismal, se fores a ver quantos do Porto poderiam entrar no onze da Roma só eventualmente Otavio.

Jogue os jogadores que jogarem na 2ºmão a Roma só não passara se o Porto tiver uma grande dose de fortuna. 
 

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
21,521
4
NUNO: “A EQUIPA SOUBE UNIR-SE E RESPONDER ÀS ADVERSIDADES”

Treinador elogiou atitude da equipa face à desvantagem e considerou que o resultado justo seria a vitória portista

Nuno Espírito Santo não teve dúvidas em considerar que o FC Porto foi uma equipa superior à Roma no jogo da primeira mão do play-off de acesso à Liga dos Campeões que terminou empatado a um golo. O técnico portista admitiu que os Dragões tiveram uma entrada em campo pouco feliz, mas que após 20 minutos menos conseguidos dominaram por completo a partida que por “infelicidade” não venceram.

União da equipa e reação ao resultado
“É verdade que tivemos 20 minutos discretos e fomos penalizados por isso. Mas também é verdade que a equipa soube sobrepor-se a esse momento adverso e conseguimos começar a ser mais intensos. É isso que queremos que seja este FC Porto no futuro. Numa análise global ficam 20 minutos discretos e 70 minutos muito, muito bons. Não quero destacar exibições individuais, quero apenas felicitá-los a todos. Hoje vimos um jogo e uma equipa que soube unir-se e superar um resultado adverso. A nossa equipa produziu muito mais do que o adversário e os 31 remates à baliza são um número evidente desse nosso domínio.”

A importância da eliminatória e o jogo da segunda mão
“A eliminatória é importante. Todos queremos e desejamos estar na Liga dos Campeões. Estamos conscientes disso. Nós, grupo de trabalho, queremos muito que isso aconteça e todos queremos que o Estádio do Dragão volte a ter grandes noites europeias. No jogo de lá não tenho dúvidas de que vamos entrar fortes, mas agora o importante é sábado, que temos já um jogo do campeonato frente ao Estoril.”

A opção por Adrián López
“A decisão que tomámos foi com critério, responsabilidade e apenas à procura do melhor para equipa. O plano passava pelo Adrián e creio que esteve bem. Conhecíamos o sistema da Roma e por isso sabíamos que com dois jogadores mais perto da área seria mais fácil para nós. Tudo são opções e, provavelmente, para o próximo jogo outras opções vão ser tomadas. Desafios como estes é que nos fazem acreditar que estamos a crescer.”

A reação de Rúben Neves
“No banco tivemos jogadores que queriam participar e os que entraram fizeram-no muito bem. Todos queriam participar. Tínhamos pensado numa substituição e acabámos por mudar. O Rúben sabe disso e sabe também que todos vão ter oportunidades. Já falei com ele. Conheço o Rúben Neves, conheço o seu caráter. Ele entendeu, mas o importante é que todos querem ajudar e participar no jogo e isso deixa-me orgulhoso.

Palavras para os adeptos do Dragão
“Eles têm sido incríveis. Temos que agradecer todo o apoio que eles nos deram, porque de facto foram fantásticos. Espero voltar a ver o estádio com este ambiente no sábado e por isso deixo aqui o meu apelo para todos virem. O Dragão empurra a equipa e é isso que queremos que aconteça no sábado.”
 

ElTigre

Bancada central
15 Abril 2011
1,710
4
London, UK
Tinha muito gosto em falar das coisas boas deste FC Porto do NES, mas não encontro praticamente nada de relevante do ponto de vista colectivo.

Os pontos positivos são claramente o André Silva e o Otávio, excelentes exibições de ambos nos dois jogos oficiais. Muita muita qualidade, principalmente do André, ao contrário de há um ano, estamos bem servidos de PL titular.

Quanto à equipa, ainda piores indicações do que contra o Rio Ave. Os primeiros 30 minutos são duma desorganização preocupante e que em nada está relacionado com a valia do adversário. Obviamente que a Roma tem um conjunto bastante superior a nível individual, mas o FC Porto recorrer sistematicamente ao passe longo na saída de bola é algo que me aflige duma maneira indescritível.

A constante confusão que é Danilo/Herrera/André André naquele meio campo com e sem bola continua a revelar-se um equívoco monumental e a permanente tentativa, mesmo contra 10 na 2ª parte, de cruzar para o segundo poste assim que se está nos últimos 40 metros não me faz crer evolução absolutamente nenhuma face ao passado recente.

A maioria como gosta de ter fé ou simplesmente enterrar a cabeça na areia assume este tipo de críticas ao jogo da equipa, como um ataque ao treinador. Para mim, estar lá o NES ou o Mourinho é indiferente, eu analiso o que a equipa oferece em campo independentemente disso e quem me dera que o feedback fosse outro.

Com 11, a Roma foi sempre superior ao FC Porto, e até pareceu uma equipa dominadora, quando não o é.

Em Roma e Alvalade tem mesmo muito que mudar e evoluir para os resultados serem favoráveis, sinceramente.
 

BlueHell

Tribuna
29 Abril 2012
2,605
49
Não foi um nome que me entusiasmou... confesso...
Nem nas escolhas dos adeptos, nem na divagação da imprensa o seu nome aparecia...

Para já, o melhor que vejo neste FCPorto de NES é a entrega e a raça, que por si só não me parece que chegue...

Ainda vamos no inicio... estou na expectativa de ver o seu trabalho no FCPorto...
No jogo de ontem éramos e somos outsiders.

É ver no que vai dar!!!
 

Draconem

Tribuna Presidencial
16 Junho 2013
10,365
38,849
Conquistas
4
  • Janeiro/17
  • Junho/21
FCP 1893 disse:
Anda muito ativo no Twitter e no Facebook... Exigir reforços à SAD é que está quieto.
Quantos jogadores é que o Nuno exigiu ao António Silva Campos, ao Amadeo Salvo e ao Peter Lim?

O Nuno pode ser sido contratado por diversas razões, mas a última delas terá sido o fazer exigências perante a SAD.

Se correr mal em Roma e em Alvalade já está o funeral feito e o ciclo repete-se. Os adeptos do FC Porto querem sempre encontrar mil e uma qualidades nos treinadores novos, e apoiá-los desde o início, mas depois têm o pavio e paciência muito curtas para os maus resultados.
 

Calabote

Mestre e doutor em eng. de tecidos e neurociencias
30 Junho 2016
13,901
14,546
Conquistas
17
  • Fernando "Bibota" Gomes
Draconem disse:
Quantos jogadores é que o Nuno exigiu ao António Silva Campos, ao Amadeo Salvo e ao Peter Lim?

O Nuno pode ser sido contratado por diversas razões, mas a última delas terá sido o fazer exigências perante a SAD.

Se correr mal em Roma e em Alvalade já está o funeral feito e o ciclo repete-se. Os adeptos do FC Porto querem sempre encontrar mil e uma qualidades nos treinadores novos, e apoiá-los desde o início, mas depois têm o pavio e paciência muito curtas para os maus resultados.
Ontem não gostei da exibição e não gostei dos primeiros vinte minutos (claro que temos de dar mérito a Roma, meio campo fortissimo).
Goste se ou não do Nuno, sem grande reforços a equipa exibiu se francamente melhor do que na época passada, com uma defesa sólida - o meio campo foi, sobretudo quando pressionado, um passadouro. Danilo - Herrera - André ao quadrado. Pode se discutir a inclusão ou não do JCT, do Evandro ou do Rúben mas além disso não há mais nada. Já nem peço um Mourinho ou um Olivier, mas arranjem alguém com experiência, toque de bola, visão e criatividade.
Aposto que aqui no fórum já se falaram de 1001 nomes viáveis!
O Bueno? ok, mas não sabemos porque razão não jogou, ou o que poderia acrescentar.

Conseguimos encontrar finalmente espaço para o Adrian - e este respondeu bem.

Não gostei dos muitos cruzamentos para a área sem ninguém para lutar pelo cruzamento mas ... seria o Depoitre ou o Abou que fazia ali falta?

Neste momento estou contente com o trabalho do Nuno e com o desempenho da equipa. Com o planeamento obviamente não estou.
Mas mesmo a falta de planeamento o Nuno tem respondido bem, com calma, e a procurar soluções alternativas - Adrian, Otávio na esquerda...
 

Lope

Bancada central
16 Junho 2015
1,870
0
grandeporto disse:
----------------------------

Parabens Lope pelo teu regresso ao  forum, todos somos poucos na recuperação do NGC aos melhores momentos, apesar de discordar de ti em varios pontos de vista reconheço em ti sentimentos de portismo tao importantes como os meus e nossos.
Estamos juntos no essencial e isso, no fim do dia, é o que conta .
Abraço e obrigado.
 

Jpcab

Arquibancada
6 Agosto 2016
202
1
Aqueles 20 minutos iniciais foi do pior que me lembro de ver. Danilo simplesmente horrivel e a contribuir e a ser o principal responsável desses 20 minutos miseráveis.
O ano passado demos um banho de futebol aqui no Dragão ao Chelsea.
Com uma grande exibição do...Imbula.
Se calhar a única...mas há que dizer a verdade.
 

Philipp

Tribuna Presidencial
25 Janeiro 2015
29,250
3,122
Conquistas
1
  • José Mourinho
Draconem disse:
Se correr mal em Roma e em Alvalade já está o funeral feito e o ciclo repete-se. Os adeptos do FC Porto querem sempre encontrar mil e uma qualidades nos treinadores novos, e apoiá-los desde o início, mas depois têm o pavio e paciência muito curtas para os maus resultados.
Se perder em Roma (ou outro resultado que não dê para passar à fase de grupos da CL) e perder em Alvalade não encontro grandes razões para que ele continue à frente da equipa.

Uma razão poderia ser o facto de dar tempo para ele tentar mudar as coisas mas parece-me que ele não será capaz disso porque esta é a ideia de jogo dele. Se for para mudar mais vale agora, no inicio da época, quando ainda se pode disputar o campeonato.

De qualquer das maneiras, isso nunca vai acontecer. O Presidente nunca será capaz de fazer tal coisa depois de recentemente ter apostado no NES. Acho que as coisas estão para durar e vai acabar por ruir quando a contestação for insuportável.

Resta saber se a direcção também cai ou não. Isso sim seria importante porque quanto mais tempo durar este estado de coisas é mais um dia perdido no futuro do FC Porto.

 

Neo

Tribuna Presidencial
8 Abril 2016
7,152
3,399
É óbvio que não lhe deram as condições que lhe prometeram. Basta ver a 21 de julho, depois da derrota por 3-0 com o PSV, ele veio dizer que o Porto iria reforçar-se e que os reforços estavam perfeitamente identificados. Passado 1 mês, só foi contratado o Laurent Depoitre.
 

FCP 1893

Tribuna
26 Maio 2014
4,403
0
Draconem disse:
Quantos jogadores é que o Nuno exigiu ao António Silva Campos, ao Amadeo Salvo e ao Peter Lim?

O Nuno pode ser sido contratado por diversas razões, mas a última delas terá sido o fazer exigências perante a SAD.
Agora disseste tudo. O Nuno é um treinador que subiu na carreira à custa de padrinhos e de boas relações com empresários. Por isso, a prioridade dele são os interesses dos amigos que o promoveram na carreira, mais do que os interesses do próprio clube.

O que fica mal no meio desta história é o Nuno ter sido o autor da expressão "Somos Porto". Esperava-se de alguém que se assume Portista mais personalidade e que colocasse sempre os interesses do clube em primeiro lugar nem que para isso se tenha de impor à teia de empresários que rodeiam o clube, tal como Lopetegui tentou fazer na primeira época. Mas como o Nuno tem comido e calado acontece o oposto: negócios sobrevalorizados a envolver jogadores com qualidade duvidosa, em vez de se reforçarem posições onde esta escasseia.

E o que é que nós vemos? Continuamos a ver jogadores sem qualidade mas com bons empresários a terem lugar nas convocatórias, deixando de fora quem deveria lá estar. Ou alguém acredita que o Varela neste momento dá mais há equipa do que o JCT ou o Bueno, por exemplo, e principalmente quando o Layún já está no banco de suplentes e pode fazer as duas laterais? Ou que o Adrián Lopez passe da equipa B a titular num jogo decisivo por acaso?

Quanto à qualidade técnica do Nuno, já expressei a minha opinião quando foi e antes de ser contratado: é insuficiente para nós. Mas os únicos culpados serão sempre os dirigentes que o contrataram e, em última instância, os sócios, pois votaram em larga maioria neles, depois de um mandato horrível, com decisões ruinosas tanto financeira como desportivamente.
 

Estrela_Azul

Bancada central
19 Junho 2016
1,078
0
39
Aveiro
Mister, será que não vê a equipa muito recuada a ver os adversários a jogar (dominar) tal e qual na era do seu ex treinador Jesualdo?! Temos de ter mais posse obrigatoriamente, a meio da 1ª parte com a Roma tínhamos uma posse de 31% contra 69%.Não tou a pedir para jogarmos à Lopetegui mas sim à Porto com posse progressiva e pressão ALTA logo no meio campo adversário.Mister olhe para o jogo no estádio da luz na era de AVB na celebre remontada na taça de Portugal e tire conclusões da forma de jogar.Um Porto sem medo de pressionar.Ontem com a Roma entramos acanhados (A MEDO) e muito recuados e isto não é dos jogadores mas sim do treinador.Não somos um clube pequeno para jogarmos todos cá atrás na retranca a espera de um deslize para aproveitar os contra ataques.Abra os olhos por favor Mister e meta o clube a jogar futebol de ataque.Por norma ganha sempre a equipa que tem mais posse (eu sei que nem sempre) e aquela que joga mais ao ataque (tb nem sempre) mas no geral é assim.Se vai para Roma jogar na retranca levamos 3 ou 4 batatas.Temos de nos impor em qualquer campo e jogar SEM MEDO.Pra cima deles caralho.Veja os jogos na era de AVB, que regalo ver esse Porto jogar.Em Roma temos de jogar como no estádio da Luz desses celebres 1-3 e encostar a ROMA atrás como fizemos ao Benfica.Dominar o campo inteiro.Sei que nao temos jogadores de qualidade como na era AVB mas é o nosso dever tentar jogar assim.SOMOS PORTO OU NÃO ?! É que ontem muito sinceramente nao fomos sobretudo na 1ª parte.Convoque Brahimi por favor nestes 2 jogos Estoril e Roma.É um jogador essencial e não pode estar encostado por caprichos seus ou da SAD.Tem de jogar os melhores !! Em 1º está o aspeto desportivo do clube e não os interesses de outros.
 

Kelvin87

Tribuna Presidencial
7 Maio 2007
22,353
870
Não podemos fazer do treinador o "mau da fita" quando as pessoas responsáveis da SAD são o que se vê!

Volto a dizer que o nosso plantel é de uma mediocridade confrangedora.
 

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
82,805
74,494
40
Bruno 99 disse:
Não podemos fazer do treinador o "mau da fita" quando as pessoas responsáveis da SAD são o que se vê!

Volto a dizer que o nosso plantel é de uma mediocridade confrangedora.
O plantel está longe de ser fraco.

Os problemas do clube são outros, e de pouco adianta ter grandes plantéis. O resultado, no final, será sempre mau.
 

Neo

Tribuna Presidencial
8 Abril 2016
7,152
3,399
Também concordo que o plantel é fraco. Depois de um época que é considerada uma das piores de sempre e onde se impunha uma revolução no plantel, a verdade é que isso não aconteceu. Repare-se que na 1ª jornada, dos onze titulares, 8 eram jogadores do plantel da época passada.
 

andremaisfcp

Tribuna Presidencial
25 Maio 2014
18,552
11,924
Conquistas
7
  • Alfredo Quintana
  • Supertaça 19/20
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
Philipp disse:
Se perder em Roma (ou outro resultado que não dê para passar à fase de grupos da CL) e perder em Alvalade não encontro grandes razões para que ele continue à frente da equipa.

Uma razão poderia ser o facto de dar tempo para ele tentar mudar as coisas mas parece-me que ele não será capaz disso porque esta é a ideia de jogo dele. Se for para mudar mais vale agora, no inicio da época, quando ainda se pode disputar o campeonato.

De qualquer das maneiras, isso nunca vai acontecer. O Presidente nunca será capaz de fazer tal coisa depois de recentemente ter apostado no NES. Acho que as coisas estão para durar e vai acabar por ruir quando a contestação for insuportável.

Resta saber se a direcção também cai ou não. Isso sim seria importante porque quanto mais tempo durar este estado de coisas é mais um dia perdido no futuro do FC Porto.
A eventualidade do NES cair levará de arrastão esta SAD, não tenho a menor dúvida disso. Por mais que PdC já esteja a tentar montar em NES o seu novo bode expiatório ao atirar para ele todas as responsabilidades em termos de contratações, mas os adeptos não são burros.
 

Philipp

Tribuna Presidencial
25 Janeiro 2015
29,250
3,122
Conquistas
1
  • José Mourinho
andremaisfcp disse:
A eventualidade do NES cair levará de arrastão esta SAD, não tenho a menor dúvida disso. Por mais que PdC já esteja a tentar montar em NES o seu novo bode expiatório ao atirar para ele todas as responsabilidades em termos de contratações, mas os adeptos não são burros.
E isso é mau? Eu não tenho duvidas que a direcção vai cair, não sei é quando. Serão os resultados desportivos que vão acelerar, ou atrasar, essa queda.

O prognostico que eu faço (é um forte palpite que eu tenho) é que o Presidente não vai aguentar o NES até ao final da época. Neste momento não temos estrutura, tranquilidade e superioridade em relação aos rivais para conseguir aguentar um treinador abaixo do muito bom.

Por isso disse que se a hecatombe começar já na próxima semana o melhor para a equipa será a saída do NES e a entrada do VP, que já conhece a casa, para aguentar o barco e dar o melhor com esta equipa (mesmo que sem pré época).

Mas mesmo que seja já com o decorrer da época eu acho que o melhor seria mesmo a direcção cair e marcar eleições antecipadas.