Nuno Espírito Santo

Regod

Tribuna Presidencial
21 Março 2015
17,528
4,872
Conquistas
2
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
tdiniz disse:
Co Adriaanse
Jesualdo Ferreira
Julen Lopetegui

Até então estes foram os treinadores com quem o Rui Barros trabalhou como Adjunto.

Rui Barros é um profissional competente? Será certamente.

Tem muitos anos de casa? Tem, sem dúvida.

Tem competências/conhecimentos no campo técnico táctico? Com certeza que sim.

Rui Barros é um Senhor. Disso também não tenho dúvidas.

Mas o que Eu posso concluir é que o que caracteriza as suas passagens como adjunto é por ser um homem da casa.

Para concluir e volto a repetir, não faz muito sentido o Rui fazer parte desta equipa técnica. Preferia alguém com mais capacidades e competências.
Minha opinião, claro.

Não estou a cascar no homem.
Por exemplo eu também me acho um profissional competente no que ao meu trabalho diz respeito, mas tenho noção que há melhor do que eu.
O Homem ganhou 1 supertaça e penso que só tem uma derrota oficial. Isto mostra competencia, assumindo as equipas em momentos difíceis.
É um Homem timido, muito "low profile", mas que certamente tem competência. Está lá por mérito, se fosse por ser da casa ia para lá o João Pinto.
 

pedro89

Bancada central
26 Maio 2014
1,074
0
Boa sorte!
Sei que queres chegar a maio tão feliz quanto eu e que falhar no clube do coração seria uma grande desilusão.
Só tens de colocar a jogar outros que dêem tudo pelo clube e que têm o selo da competência FC Porto. Para os acompanhar, podes pedir ajuda ao teu amigo que tem muitos jogadores que também nós "adoramos".

Que mudes o #somosporto para #somoscampeoes.
 

jusTiNO AZUL

Bancada lateral
22 Agosto 2012
860
91
tdiniz disse:
Sem querer parecer desagradável, o Rui Barros(que me perdoe) não está ali a fazer nada. O técnico principal é considerado da casa. A equipa técnica ganharia muito mais com alguém com bons conhecimentos técnico tácticos.
X2
 

Moxley

Bancada central
1 Novembro 2014
1,847
969
Teve uma primeira época satisfatória no Valencia de resto não apreciei muito o seu trabalho, mas também confesso que não segui ao pormenor. Não fosse uma cara conhecida e o meu entusiasmo era o mesmo que a vinda do Lopetegui.
Espero que conseguia incutir um bom espírito dentro do grupo e recupere psicologicamente este grupo de jogadores, mas o mais importante neste momento é que seja competente no treino e nas preparações para os jogos, algo que nos tem faltado.
 

Abombakar

Arquibancada
24 Outubro 2015
482
169
Não estava no meu top de treinadores preferidos para assumir o cargo, visto que não o considero  apto para assumir um clube da nossa dimensão...mas a escolha recaiu sobre ele  e a  partir deste momento és o meu treinador e espero que possas nos dar muitas alegrias.

Força Nuno :)
 

Edarf

Tribuna Presidencial
16 Junho 2015
6,521
2,945
40
Almada
A montanha pariu um rato, mas a culpa nunca será do rato. Bem vindo Mister, que seja muito feliz, para ser campeão aqui é o sítio certo, que se saiba rodear das pessoas certas e que peça ajuda a quem pode ajudar. Agora é limar o plantel e trabalhar
 

dinis

Arquibancada
25 Março 2012
179
1
Famalicão
Não sei se alguém já falou nisto que irei falar mas, curioso que na pagina do facebook do NES tem uma foto dele com o staff no Dragão no jogo da Liga Europa frente ao Dortmund, será que já estavam a planear a próxima época ?
 

MartinsDragão

Tribuna Presidencial
4 Fevereiro 2015
24,780
14,355
Não vamos jogar em 352 com NES mas para quem quiser ler...

«Como o Valência venceu o Real Madrid. Análise ao 3x5x2 de Nuno Espírito Santo

Com este sistema, que vamos analisar, Nuno Espírito Santo reforçou o meio-campo – constituído por Enzo Pérez, Parejo e André Gomes – e ganhou superioridade numérica nessa zona (onde o Real tinha Kroos, Isco e Modric), apostando num pressing asfixiante em todo o campo que impediu os jogadores do Real Madrid de saírem de trás em construção, trocarem a bola e criarem desequilíbrios na frente.

Cristiano Ronaldo e Bale merecerem marcação individual dos centrais Mustafi e Orbán, respectivamente, com Otamendi a ficar livre na zona central para fazer as dobras e sair na contenção a quem aparecesse nessa zona do terreno.

No processo defensivo, Nuno Espírito Santo teve também em atenção o pendor ofensivo dos laterais do Real Madrid, com os laterais/extremos – Piatti e Barragán – a acompanharem as subidas de Carvajal e Marcelo.

No processo ofensivo, o Valência colocava cinco homens no ataque. Negredo e Páco Alcácer eram os avançados, com Piatti e Barragán a subir no apoio pelas alas e André Gomes a receber a bola no espaço entrelinhas e a virar-se rapidamente de frente para o jogo.

1-      Disposição táctica do Valência, num claro 3x5x2. Defesas: Mustafi, Otamendi, Orbán; Médios: Barragán, Parejo, André Gomes, Enzo e Piatti; Avançados: Negredo e Paco Alcácer.

Disposição Táctica 352

2-      O avançado Negredo recua para receber, enquanto Paco Alcácer fica mais fixo junto dos centrais. Os laterais/extremos Piatti e Barragán aproximam-se para dar apoio a Negredo.

Negredo no espaço entrelinhas para receber e laterais_alas aproximam-se

3-      Pressão alta do Valência, que colocava 6 homens a exercer pressing à frente da linha do meio-campo, impedindo a saída de bola em construção do Real Madrid.

Pressão alta no momento de organização defensiva

4-      Táctica de risco. Quando o Real Madrid ultrapassava a primeira linha de pressing do Valência, conseguia criar situações de 3×3. Neste caso é Otamendi que se antecipa a Benzema e resolve a situação de perigo.

Risco de 3x3 na defesa com referências individuais

5-      Enzo Pérez, médio mais recuado, compensava os desposicionamentos dos três defesas. No primeiro caso ocupa o espaço de Órban, que se ocupou durante o jogo em fazer uma marcação apertada a Gareth Bale. No segundo, Otamendi sai na contenção a Benzema e Enzo recua para fechar o espaço interior.

Marcação individual a Bale, Enzo a fechar o espaço da defesa



Otamendi sai no homem da zona central, Enzo compensa e desce

6-      André Gomes, um dos melhores em campo, procurava o espaço cego dos médios do Real Madrid para receber a bola entrelinhas e, com uma recepção orientada, virar-se rapidamente de frente para o jogo. Contava sempre com o apoio dos dois avançados (Negredo e Páco Alcácer) e dos dois laterais/extremos (Piatti e Barragán). A pouca propensão defensiva dos médios merengues ajudavam, como é visível nos casos em que James e Isco chegam atrasado.

Superioridade numérico no MC e James atrasado a fechar linha de passe para André Gomes

André Gomes a receber no espaço entrelinhas e a virar-se de frente para o jogo, aproveitando superioridade numérico para receber no espaço cego dos médios

André Gomes novamente a receber e a virar-se rapidamente para a baliza adversário, tendo no apoio os 2 avançados e os 2 extremos_laterais



7-      Referências individuais no momento de organização defensiva. Neste caso vemos Orbán na marcação a Bale (Mustafi está com Ronaldo, mas não se vê na imagem), Piatti a Carvajal e Barragán a Marcelo.

Ala_lateral com DL do RM e centrais com Bale e Ronaldo

8-      Mesmo quando Gareth Bale recuava no terreno, era Piatti que continuava na marcação a Carvajal, com Orbán na cobertura.

Bale recua para receber e 6 deixa de fazer marcação individual, é o ala_lateral que acompanha carvajal, defesa direito do RM

9-      A marcação individual estendia-se mesmo quando os laterais do Real Madrid efectuavam movimentos interiores. Neste exemplo, Marcelo é acompanhado pelo lateral/extremo Barragán.

Ala_lateral acompanha movimento interior de Marcelo

10-  No primeiro golo do Valência, é bem visível o apoio que os laterais /extremos deram ao ataque. Gaya (entrou para o lugar de Piatti ainda no primeiro tempo) entra pela zona interior e provoca confusão nas marcações do Real Madrid, Marcelo é obrigado a acompanhar o movimento de Negredo e deixa Barragán sozinho, que recebe e remata para golo.

Goya entra pelo centro, com apoio do outro ala_lateral e os dois avançados»
http://grandecirculo.net/2015/01/15/como-o-valencia-venceu-o-real-madrid-analise-ao-3x5x2-de-nuno-espirito-santo/
 

Special Too

Tribuna Presidencial
21 Dezembro 2014
7,442
7,381
Conquistas
2
  • Domingos
  • Kostadinov
Bem-vindo, Nuno! Que tenhas muito sucesso! Ainda não vi a conferência de apresentação... vou guardar os primeiros comentários para quando vir.
 

FCPorto1989

Tribuna Presidencial
16 Junho 2015
12,885
62
Neste momento apetece-me fazer um grito tipo o Braveheart! E rebentar com tudo que nos aparecer à frente.
 

tdiniz

Tribuna
19 Junho 2013
3,237
28
Vila Nova de Famalicao
Regod disse:
O Homem ganhou 1 supertaça e penso que só tem uma derrota oficial. Isto mostra competencia, assumindo as equipas em momentos difíceis.
É um Homem timido, muito "low profile", mas que certamente tem competência. Está lá por mérito, se fosse por ser da casa ia para lá o João Pinto.
Eu não disse que ele não tinha competência.
Assumir a equipa em momentos difíceis confirma o que eu já disse. Rui Barros é um Senhor.

Agora repara, porque é que na altura do Villas-Boas, logo a seguir a Jesualdo, ele passou a observador?

Porque é que foram buscar o Vítor Pereira ao Santa Clara? O outro adjunto era o Pedro Emanuel.

Com Vitor Pereira a treinador, o Rui continuou a observador. O adjunto foi o Paulinho Santos se não estou em erro.

Rui Barros só volta a ser adjunto com Lopetegui.
 

MartinsDragão

Tribuna Presidencial
4 Fevereiro 2015
24,780
14,355
«Como o Valência venceu o Real Madrid. Análise ao 3x5x2 de Nuno Espírito Santo

Com este sistema, que vamos analisar, Nuno Espírito Santo reforçou o meio-campo – constituído por Enzo Pérez, Parejo e André Gomes – e ganhou superioridade numérica nessa zona (onde o Real tinha Kroos, Isco e Modric), apostando num pressing asfixiante em todo o campo que impediu os jogadores do Real Madrid de saírem de trás em construção, trocarem a bola e criarem desequilíbrios na frente.

Cristiano Ronaldo e Bale merecerem marcação individual dos centrais Mustafi e Orbán, respectivamente, com Otamendi a ficar livre na zona central para fazer as dobras e sair na contenção a quem aparecesse nessa zona do terreno.

No processo defensivo, Nuno Espírito Santo teve também em atenção o pendor ofensivo dos laterais do Real Madrid, com os laterais/extremos – Piatti e Barragán – a acompanharem as subidas de Carvajal e Marcelo.

No processo ofensivo, o Valência colocava cinco homens no ataque. Negredo e Páco Alcácer eram os avançados, com Piatti e Barragán a subir no apoio pelas alas e André Gomes a receber a bola no espaço entrelinhas e a virar-se rapidamente de frente para o jogo.

1-      Disposição táctica do Valência, num claro 3x5x2. Defesas: Mustafi, Otamendi, Orbán; Médios: Barragán, Parejo, André Gomes, Enzo e Piatti; Avançados: Negredo e Paco Alcácer.

Disposição Táctica 352

2-      O avançado Negredo recua para receber, enquanto Paco Alcácer fica mais fixo junto dos centrais. Os laterais/extremos Piatti e Barragán aproximam-se para dar apoio a Negredo.

Negredo no espaço entrelinhas para receber e laterais_alas aproximam-se

3-      Pressão alta do Valência, que colocava 6 homens a exercer pressing à frente da linha do meio-campo, impedindo a saída de bola em construção do Real Madrid.

Pressão alta no momento de organização defensiva

4-      Táctica de risco. Quando o Real Madrid ultrapassava a primeira linha de pressing do Valência, conseguia criar situações de 3×3. Neste caso é Otamendi que se antecipa a Benzema e resolve a situação de perigo.

Risco de 3x3 na defesa com referências individuais

5-      Enzo Pérez, médio mais recuado, compensava os desposicionamentos dos três defesas. No primeiro caso ocupa o espaço de Órban, que se ocupou durante o jogo em fazer uma marcação apertada a Gareth Bale. No segundo, Otamendi sai na contenção a Benzema e Enzo recua para fechar o espaço interior.

Marcação individual a Bale, Enzo a fechar o espaço da defesa



Otamendi sai no homem da zona central, Enzo compensa e desce

6-      André Gomes, um dos melhores em campo, procurava o espaço cego dos médios do Real Madrid para receber a bola entrelinhas e, com uma recepção orientada, virar-se rapidamente de frente para o jogo. Contava sempre com o apoio dos dois avançados (Negredo e Páco Alcácer) e dos dois laterais/extremos (Piatti e Barragán). A pouca propensão defensiva dos médios merengues ajudavam, como é visível nos casos em que James e Isco chegam atrasado.

Superioridade numérico no MC e James atrasado a fechar linha de passe para André Gomes

André Gomes a receber no espaço entrelinhas e a virar-se de frente para o jogo, aproveitando superioridade numérico para receber no espaço cego dos médios

André Gomes novamente a receber e a virar-se rapidamente para a baliza adversário, tendo no apoio os 2 avançados e os 2 extremos_laterais



7-      Referências individuais no momento de organização defensiva. Neste caso vemos Orbán na marcação a Bale (Mustafi está com Ronaldo, mas não se vê na imagem), Piatti a Carvajal e Barragán a Marcelo.

Ala_lateral com DL do RM e centrais com Bale e Ronaldo

8-      Mesmo quando Gareth Bale recuava no terreno, era Piatti que continuava na marcação a Carvajal, com Orbán na cobertura.

Bale recua para receber e 6 deixa de fazer marcação individual, é o ala_lateral que acompanha carvajal, defesa direito do RM

9-      A marcação individual estendia-se mesmo quando os laterais do Real Madrid efectuavam movimentos interiores. Neste exemplo, Marcelo é acompanhado pelo lateral/extremo Barragán.

Ala_lateral acompanha movimento interior de Marcelo

10-  No primeiro golo do Valência, é bem visível o apoio que os laterais /extremos deram ao ataque. Gaya (entrou para o lugar de Piatti ainda no primeiro tempo) entra pela zona interior e provoca confusão nas marcações do Real Madrid, Marcelo é obrigado a acompanhar o movimento de Negredo e deixa Barragán sozinho, que recebe e remata para golo.

Goya entra pelo centro, com apoio do outro ala_lateral e os dois avançados»
http://grandecirculo.net/2015/01/15/como-o-valencia-venceu-o-real-madrid-analise-ao-3x5x2-de-nuno-espirito-santo/
[/quote]
...No entanto acredito que NES privilegiará o 433 alternado com o 4141 no NGC.
 

Antunes Varela

Bancada central
27 Fevereiro 2016
1,596
155
68
Coimbra
Boa sorte Nuno!!! Que este época que se inicia venha alterar o paradigma dos últimos três anos.

Já agora, alguém pode-me dizer qual a táctica que o Nuno usa?
 

bluevertigo

Tribuna Presidencial
26 Maio 2014
10,811
6,102
Conquistas
2
  • Abril/22
  • Fevereiro/20
Acho curto para o momento. Muitas dúvidas. Mas muita curiosidade para ver se temos "surpresa" e eventual evolução.

Jesualdo foi campeão aqui. Porque não ele agora também? 10 jogos e dará para fazer uma primeira análise. Mas em 4,5 jogos oficiais, sendo prematuro, há logo sinais que se detectam.