Nuno Espírito Santo

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
21,521
4
NUNO ESPÍRITO SANTO É O NOVO TREINADOR DO FC PORTO

Contrato que o liga aos Dragões é válido por duas temporadas

Nuno Espírito Santo é o novo treinador do FC Porto, tendo rubricado um vínculo para as duas próximas temporadas. Nuno regressa aos Dragões depois de cinco anos como jogador, altura em que conquistou 13 troféus, com destaque para a Taça Intercontinental em Yokohama, em que defendeu a baliza inclusive no desempate por pontapés da grande penalidade. Rui Pedro Silva (adjunto), Rui Barros (adjunto), António Dias (preparador físico) e Rui Barbosa (treinador de guarda-redes) integram a equipa técnica liderada por Nuno Espírito Santo.

Foi em 2010, após ter deixado o FC Porto, que Nuno iniciou a carreira de treinador, primeiro como adjunto de Jesualdo Ferreira. Após dois anos ao serviço do Rio Ave, deixou Vila do Conde rumo à Liga espanhola, na qual orientou o Valência. Em 2014/15, o emblema che protagonizou uma excelente temporada e acabou o campeonato na quarta posição, garantindo assim a qualificação para o play-off de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões. Neste mesmo play-off, o Valência eliminou o AS Monaco de Leonardo Jardim e garantiu um lugar na mais importante competição de clubes do Velho Continente. No que ao campeonato diz respeito, a boa campanha do Valência registou momentos de relevo, como as vitórias sobre Real Madrid e Atlético de Madrid.

A temporada de 2015/16 não correu tão bem como a anterior e, no final de novembro de 2015, após uma série de resultados menos positivos, Nuno Espírito Santo deixou o comando técnico do Valência e era um treinador livre desde então. Aos 42 anos, está de regresso a uma casa que conhece bem e abraça o desafio de lutar por títulos em Portugal, agora com uma perspetiva diferente do relvado. ADN Porto, já se sabe, é coisa que não lhe falta. A expressão “Somos Porto”, de resto, está intimamente ligada a Nuno Espírito Santo, que a utilizou pela primeira vez numa conferência de imprensa conduzida pelo próprio na qual o plantel do FC Porto se insurgiu contra os castigos aplicados a Hulk e Sapunaru, na sequência do célebre “Caso do Túnel” após um Benfica-FC Porto do campeonato 2009/10.

Nuno Espírito Santo foi jogador do FC Porto durante cinco épocas e meia, nas quais venceu as mais importantes competições: quatro Campeonatos Nacionais, três Taças de Portugal, três Supertaças, uma Taça UEFA, uma Liga dos Campeões e uma Taça Intercontinental.
 

superdino

Bancada lateral
31 Março 2012
747
0
41
Sem querer ser Maya ou Maria Helena, mas prevejoo melhores resultados que nos ultimos 2 anos :)
Ou espero.
Se ficar dois lugares à frente do campeonato que terminou, e 1 lugar à frente na fase de grupos já fico satisfeito :)
 

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
21,521
4
NUNO ESPÍRITO SANTO: “É UMA HONRA SER TREINADOR DO FC PORTO”

Novo treinador considerou que “regressa a casa”, apelou ao “otimismo” e garantiu que sabe qual é o “caminho do sucesso”

Compromisso, cooperação e comunicação: são estes os três pilares que Nuno Espírito Santo, treinador do FC Porto para as duas próximas épocas, elencou como fundamentais para que o clube regresse ao “lugar mais alto”, aquele que mais se coaduna com a sua história. E, por falar em história, o técnico referiu por várias vezes, no relvado do Estádio do Dragão, onde decorreu a apresentação, o seu passado no clube. Aqui, o ex-guarda-redes cumpre “um sonho” e sente-se “em casa”; também por isso, deixou uma mensagem de “otimismo” para os desafios futuros.

“É um momento de grande emoção, de enorme prazer e é uma honra estar aqui e sentir que fui a pessoa em que o FC Porto confiou para ser treinador para a próxima temporada. Creio que não é o momento de promessas, mas de garantias. Sou uma pessoa que segue as suas convicções e que tem uma convicção absurda de que podemos ganhar sempre. Garanto à nação portista que com trabalho e união vamos conseguir o que todos pretendemos, que é ganhar”, começou por afirmar.

Nuno Espírito Santo ganhou 13 troféus como jogador dos Dragões, pelo que o regresso, agora como treinador, foi um dos temas principais do discurso. Mas, mais do que isso, o treinador considerou que o seu destino é “voltar a casa para ganhar”, até porque “sabe muito melhor vencer no FC Porto”. “A partir de hoje só uma coisa me prende, o trabalho. Juntamente com a equipa técnica já estou a trabalhar, consciente de que é no dia 28 que começa o verdadeiro trabalho, quando recebermos os nossos jogadores, em que confiamos e acreditamos, para que possam novamente aglutinar o sentimento de ser Porto”, esclareceu. O técnico falou de mística, evocando o momento de “estar no autocarro nos Aliados”, nas festas do título, como algo que define palavra: “Ser porto é ganhar, não é outra coisa senão sair do estádio com a convicção de que demos tudo e ganhámos”.

A mística é também uma “garantia”: “Não haverá qualquer jogador que não dê o máximo dele em prol do clube. Vamos ganhar e desfrutar do nosso jogo. Temos jogadores de qualidade, do mais alto nível, e o nosso objetivo como técnicos é estarmos prontos a competir e ganhar em cada encontro”. “Otimismo” foi outra palavra fundamental, assim como “confiança, determinação e ambição” para acabar com o “clima de apreensão”. Nuno Espírito Santo adiantou ainda igualmente que todos os jogadores com contrato com o clube serão “avaliados internamente”, com o objetivo de “potenciar” o seu rendimento, mesmo o daqueles que não chegaram ao que era “esperado”. “Sabemos o caminho e viemos para vencer”, sublinhou.

Houve ainda uma última palavra para o presidente Jorge Nuno Pinto da Costa: “Talvez um dos meus momentos mais felizes tenha sido quando o telefone tocou e vi o seu número. A parte daí nada mais me importou. Onde me sinto bem é aqui, muito obrigado. É uma honra ser treinador do FC Porto”.
 

KomodoDragonFCP

Tribuna
3 Agosto 2013
2,828
0
Por um lado queremos recuperar a mística dos saudosos velhos tempos do Ricardo Carvalho, Jorge Costa, Deco, Domigos, Couto,André(pai), Fernando Gomes,etc mas por outro não queremos ou andamos sempre cheios de salamaleques para por os da "casa" que são bons, a jogar, não vamos recuperar a mistica sem correr riscos, isso é seguro, se não houver coragem para por o André Silva, os Sergios Oliveiras a jogar não recuperamos a mistica a andamos a jogar com os Herreras e Aboubakars que jogam quando se lembram, ou então os eternos titulares tipo Varela desta vida .  Há que arriscar. Para mim depois do que vi na Taça e caso houvesse duvidas é o André Silva mais 10.
 

ElGoldur

Arquibancada
1 Outubro 2013
137
0
Nao creio que o trabalho do NES, como treinador, ate' agora justificasse a sua contratação. Espero que me surpreenda e que prove que merece esta grande oportunidade.

Se correr mal o culpado principal nao sera' o NES mas sim a SAD e principalmente JN PDC.

Dito isto, e' necessario dizer que o trabalho que NES tem pela frente e' complicado. O plantel e' desequilibrado, os níveis de confiança dos jogadores estão em baixo, os nossos adversários internos estão mais fortes (nao são papões mas estão mais fortes) ...

As diferentes provas futebolísticas internacionais, que vao ocorrer nos próximos meses, poderão ter um impacto significativo no trabalho do NES, dada a possível ausência de alguns dos nossos melhores jogadores.
Ainda por cima vamos ter de jogar a pre-eliminatória da champions, o que claramente tem um impacto muito significativo no planeamento da época.

Toda esta conjuntura tornaria o trabalho do nosso proximo Treinador bastante complicada. Fosse ele quem fosse.
 

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
21,107
23,695
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
Foi o NES que apostou no Paco Alcacer e de certa forma contribuiu para que ascendesse a internacional A. Espero que faça a mesma aposta no André Silva.
 

KomodoDragonFCP

Tribuna
3 Agosto 2013
2,828
0
ElGoldur disse:
Nao creio que o trabalho do NES, como treinador, ate' agora justificasse a sua contratação. Espero que me surpreenda e que prove que merece esta grande oportunidade.

Se correr mal o culpado principal nao sera' o NES mas sim a SAD e principalmente JN PDC.

Dito isto, e' necessario dizer que o trabalho que NES tem pela frente e' complicado. O plantel e' desequilibrado, os níveis de confiança dos jogadores estão em baixo, os nossos adversários internos estão mais fortes (nao são papões mas estão mais fortes) ...

As diferentes provas futebolísticas internacionais que vao ocorrer nos próximos meses poderão ter um impacto significativo no trabalho do NES dada a possível ausência de alguns dos nossos melhores jogadores.
Ainda por cima vamos ter de jogar a pre-eliminatória da champions, o que claramente tem um impacto muito significativo no planeamento da época.

Toda esta conjuntura tornaria o trabalho do nosso proximo Treinador bastante complicada. Fosse ele quem fosse.
Ando a matar a cabeça á procura desses soundbites que têm sido repetidos já pela comunicação social e que se alastra aos nossos adeptos.
E penso objectivamente qual a diferença em ser-se campeão na Grécia com um clube que é sempre campeão nesse campeonato ou ficar em 3º ou 4º lugar no campeonato espanhol com uma equipa como o Valência que joga jornada sim jornada sim um derbie regional?
Qual a diferença entre vencer uma taça de Portugal com o Sporting ou ir a uma final da taça de Portugal com um clube modesto como o Rio Ave?
É que acho que esta adoração pelo Marco Silva e este queimanço ao NES é desprovido de factos, porque a diferença entre um e outro não é grande coisa, até se quiser ser mais caustico e maozinho até posso dizer que o Marco Silva já teve uma oportunidade num grande e falhou, e o NES nunca teve uma oportunidade num grande. Mas não vou por ai o nivel é idêntico o curriculo é idêntico, pah se querem um treinador campeão poderemos ir á Moldavia ou as Ilhas Faroé e contratar o treinador campeão lá do sitio. Ser campeão na Grécia com o Olimpiakos não é assim um feito tão ohhhhh!! vencer uma taça de Portugal á risca, pelo Sporting também não é assim um feito tão ohhh!!!

Coloco a coisa em dois lotes:

Lote 1 treinadores portugueses com provas dadas e incontestável que não daria hipoteses a conversas:
Nesse Lote só encontro dois treinadores: André Villas Boas e Jorge Jesus. Pelos vistos ambos inacessíveis.

Lote 2 treinadores que têm vindo em crescendo e a mostrar serviço lá fora:
Nuno Espirito Santo
Marco Silva
Paulo Sousa
Leonardo Jardim

Só poderiamos optar pelo 2º lote e penso que optamos bem, até porque o Nuno Espirito Santo é nosso sempre foi.
Os Joaquins Ritas, as bolas, os rui pedro braz dão cabo da nossa cabecinha, pa não entrem nesse comboio, com mais ou menos fé, o NES merece um estado de graça, não joguem o jogo do inimigo.
 

battou

Tribuna Presidencial
17 Março 2012
13,854
9,204
Conquistas
2
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
Se há coisa que qualquer portista deveria saber, é que o que se diz na comunicação social é para desvalorizar. É hora de cerrar fileiras, proteger os nossos e apoiá-los. Para já eu diria que os indicadores até são bons, está a tentar contratar-se jogadores para posições claramente deficitárias, creio que será disponibilizado ao treinador um plantel mais equilibrado que nos últimos anos. Depois há que apoiar, dar aquele empurrão que só os adeptos conseguem dar.

Nunca mais começa a pré-época.
 

VarioR

Tribuna
30 Julho 2013
3,997
152
42
Cascais
Não seria a minha escolha mas neste momento é o meu treinador e terá todo o meu apoio

Toda sorte do mundo e que nos devolvas às vitórias
 

HitmanThe47

Tribuna
26 Maio 2014
2,682
1,131
Conquistas
5
37
  • José Maria Pedroto
  • Paulinho Santos
  • Domingos
  • Bobby Robson
Neste Momento é o melhor do mundo, foi primeira escolha e unica escolha, é mesmo dele que o NGC estava a precisar...
 

ElGoldur

Arquibancada
1 Outubro 2013
137
0
KomodoDragonFCP disse:
Ando a matar a cabeça á procura desses soundbites que têm sido repetidos já pela comunicação social e que se alastra aos nossos adeptos.
E penso objectivamente qual a diferença em ser-se campeão na Grécia com um clube que é sempre campeão nesse campeonato ou ficar em 3º ou 4º lugar no campeonato espanhol com uma equipa como o Valência que joga jornada sim jornada sim um derbie regional? ...
(Vou utilizar o "Tu" em vez do "Voce" e espero que isto nao seja um "problema")

Imagino que tenhas citado o meu comentário por ser um dos comentários mais recentes. Eu, em momento algum , emiti a opinião que preferiria o MS ao NES. 
 

DRAKON

Tribuna
26 Maio 2014
3,602
0
Ao lado do Dragão
JDdRP disse:
http://www.maisfutebol.iol.pt/fc-porto/liga/nuno-o-lider-que-selou-o-compromisso-num-cofre

Um artigo interessante sobre o perfil do Nuno no aspeto relacional com a equipa...
Como sabem, sou muito mais apologista da qualidade do plantel do que propriamente a suposta "sabedoria tática" do treinador.
Ao ler esse artigo, fico satisfeito, uma vez que vejo que ele tem o que eu mais prezo num treinador : respeito e capacidade para "mexer" na alma dos jogadores.
Se o seu staff físico conseguir que o plantel se mantenha em forma por muito tempo, está bem encaminhado para ter muito sucesso cá.
Só  falta o mais difícil : contratar jogadores do calibre de Falcão, Hulk, James, etc ...
 

miguel

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2006
30,647
10,409
NES -> Os já chamados «três c’s»: compromisso, cooperação e comunicação.