Nuno Espírito Santo

Barrigana

Tribuna Presidencial
3 Novembro 2014
21,821
17,729
Conquistas
3
  • Setembro/17
  • Dezembro/17
  • Fevereiro/18
Bruno disse:
Sou portista desde os meus 4 ou 5 anos, e já nem sei porquê.
Mas o primeiro portista que conheci já eu andava no preparatório. E eramos dois na escola inteira, no meio de mais de 500.

O pessoal lá faz ideia do que é ser Portista e manter  resolução de o ser em condições como estas?
Sou nado e criado no Porto e tenho a certeza que nunca seria portista se não fosse por isso. Ser portista sempre foi para mim naturalmente associado a ser do Porto. Nem fazia sentido outra coisa.

É por isso que sempre foi estranho para mim ver pessoas que nunca tiveram qq tipo de relação com o Porto (cidade) a afirmarem-se portistas. Tão estranho como ver portuenses benfiquistas ou sportinguistas.

Com o tempo isso passou-me. Cada pessoa é do clube que é por diversas razões e não acho que sejam portistas de segunda quem não tem qq tipo de relação com a cidade do Porto.

Dito isto, tb não nos podemos esquecer que o Porto cresceu também baseado num discurso muito ligado à representação da cidade e do Norte. Pelo que quem é de outras regiões não pode levar a mal que se faça muitas vezes esta associação.

Mielcarski

Bancada lateral
24 Março 2015
857
792
Bruno disse:
Sabes qual é a princiapl diferença de quem cresceu Portista fora do Porto? Sofreu muito mais e teve que aturar muito mais por causa da sua paixão clubistica. Sentiu muito mais (e muitas vezes literalmente na pele) o que significa ser Portista.
E no fim do dia ainda tem que aturar ser visto como Portista de segunda porque não nasceu no Porto.
Compreendo isso. E dou grande valor a quem consegue ser uma lança em Àfrica, mas a filosofia do clube é a filosofia de uma cidade e das suas gentes. O pessoal fora do Porto sofreu muito mais na pele o estigma de ser Portista.
mas não sofrem tanto na pele o problema de Ser Tripeiro, de viver numa cidade fora do império centralista lisboeta.
No fim o que conta é sermos todos portista, desculpem se vos parece que estou a fazer alguma divisão entre portistas de 1ª e 2ª, nunca foi essa a minha intenção.

Da minha parte, fim de off topic.

Bruno

#AVB2024
9 Março 2012
941
227
Conquistas
3
  • Lucho González
  • Alfredo Quintana
  • André Villas-Boas
Barrigana disse:
Sou nado e criado no Porto e tenho a certeza que nunca seria portista se não fosse por isso. Ser portista sempre foi para mim naturalmente associado a ser do Porto. Nem fazia sentido outra coisa.

É por isso que sempre foi estranho para mim ver pessoas que nunca tiveram qq tipo de relação com o Porto (cidade) a afirmarem-se portistas. Tão estranho como ver portuenses benfiquistas ou sportinguistas.

Com o tempo isso passou-me. Cada pessoa é do clube que é por diversas razões e não acho que sejam portistas de segunda quem não tem qq tipo de relação com a cidade do Porto.

Dito isto, tb não nos podemos esquecer que o Porto cresceu também baseado num discurso muito ligado à representação da cidade e do Norte. Pelo que quem é de outras regiões não pode levar a mal que se faça muitas vezes esta associação.
Se fosse uma escolha racional feita agora que sou adulto, provavelmente nunca escolheria ser Portista. Ter que fazer 700km cada vez que quero ir ao Dragão, arriscar-me a levar na boca se quero ver o meu clube a jogar mais perto de minha casa...

Como foi uma decisão totalmente emocional tomada há mais de 30 anos, enquanto crescia numa casa meio orc meio lagarta... pois se calhar foi do trauma :p

V

VJ75

Guest
Mielcarski disse:
Compreendo isso. E dou grande valor a quem consegue ser uma lança em Àfrica, mas a filosofia do clube é a filosofia de uma cidade e das suas gentes. O pessoal fora do Porto sofreu muito mais na pele o estigma de ser Portista.
mas não sofrem tanto na pele o problema de Ser Tripeiro, de viver numa cidade fora do império centralista lisboeta.
No fim o que conta é sermos todos portista, desculpem se vos parece que estou a fazer alguma divisão entre portistas de 1ª e 2ª, nunca foi essa a minha intenção.

Da minha parte, fim de off topic.
95% do país vive numa cidade fora do império centralista lisboeta. Por isso esse discurso é ultrapassado e inadequado à realidade. Combater o império centralista lisboeta com um centralismo tripeiro não faz qualquer sentido. Há muitos portistas a viver o clube com uma intensidade brutal pelo país todo... deixem-se dessas coisas...

Peixinhu

Bancada central
27 Maio 2015
1,677
799
Bruno disse:
Adorei as palavras do Nuno. Quero ver se alguém neste paíseco de cobardes vai ter coragem de se chegar à frente e dizer que é mentira, que o país não está com o FCP!

Numa só frase ampliou (para além da realidade) a grandeza do clube e criou a sensação de importancia do desafio para dentro do balneário.
Está é a minha análise também.

Sangue Azul

Tribuna Presidencial
24 Agosto 2012
9,721
2,408
Porto
O Nuno Espírito Santo tem um passado como jogador do nosso clube.
Sabe perfeitamente o ódio que impera na Comunicação Social, ainda mais exacerbado do que quando era jogador, motivado para além do mais pela luta das audiências e do lucro pretendido pelos diversos orgãos de comunicação social.
O Nuno sabe perfeitamente que a esmagadora parte da população que não é portista delirará com o nosso afastamento.
Daí o repto que fez.
Não para os convencer a mudarem de opinião.
Isso era pedir o milagre da água subir em vez de descer (só sucedeu uma vez, no estádio das trevas) mas para encostá-los à parede, sobretudo aos paineleiros das Tv´s
Pensar que o Nuno se equivocou é desconhecer o seu grau de inteligência
Ele bem sabe, como diria o saudoso Dr. Sardoeira Pinto, na foto, que me serve de Avatar, que o maior clube do mundo é o "anti-porto" e contra isso só há uma solução como um dia disse o nosso treinador "Somos Porto"

Philipp

Tribuna Presidencial
25 Janeiro 2015
29,548
3,751
Conquistas
1
  • José Mourinho
Sangue Azul disse:
O Nuno Espírito Santo tem um passado como jogador do nosso clube.
Sabe perfeitamente o ódio que impera na Comunicação Social, ainda mais exacerbado do que quando era jogador, motivado para além do mais pela luta das audiências e do lucro pretendido pelos diversos orgãos de comunicação social.
O Nuno sabe perfeitamente que a esmagadora parte da população que não é portista delirará com o nosso afastamento.
Daí o repto que fez.
Não para os convencer a mudarem de opinião.
Isso era pedir o milagre da água subir em vez de descer (só sucedeu uma vez, no estádio das trevas) mas para encostá-los à parede, sobretudo aos paineleiros das Tv´s
Pensar que o Nuno se equivocou é desconhecer o seu grau de inteligência
Ele bem sabe, como diria o saudoso Dr. Sardoeira Pinto, na foto, que me serve de Avatar, que o maior clube do mundo é o "anti-porto" e contra isso só há uma solução como um dia disse o nosso treinador "Somos Porto"
O FC Porto sempre se alimentou do ódio deles. Sempre foi o nosso combustível para depois de vitorias atrás de vitorias continuar a ter motivação para voltar a vencer. Faz parte da Historia do FC Porto lutar contra eles.

A questão aqui é, qual a razão destes comentários de alguém que conhece o FC Porto melhor que ninguém? De alguém que sabe perfeitamente que o FC Porto precisa do ódio vindo do outro lado para ter aquela força extra para vencer?

Ainda para mais sabendo-se do fail que foi a ida do NES à RTP para falar sobre futebol juntamente com dois inimigos viscerais do FC Porto, o Manuel José e o Carlos Daniel.

happy dragon

Tribuna
13 Julho 2015
2,737
0
Que exagero de comentários se lêem aqui, então o nuno vai deixar de conviver com x ou y só porque são do benfica ou sporting? credo.. foquemo-nos na avaliação da sua performance como treinador, nós somos adeptos de um clube, não somos jornalistas da revista Maria xD

Philipp

Tribuna Presidencial
25 Janeiro 2015
29,548
3,751
Conquistas
1
  • José Mourinho
happy dragon disse:
Que exagero de comentários se lêem aqui, então o nuno vai deixar de conviver com x ou y só porque são do benfica ou sporting? credo.. foquemo-nos na avaliação da sua performance como treinador, nós somos adeptos de um clube, não somos jornalistas da revista Maria xD
Em publico sim. Em privado ele é totalmente livre de fazer o que quiser. Isto tendo em conta que ele agora é treinador do FC Porto, logo tem uma imagem a defender.

Lope

Bancada central
16 Junho 2015
1,870
0
O pessoal do costume já está a preparar terreno...
Foi um discurso claro, sucinto, objetivo e motivador.
Qual é realmente o problema dessas afirmações, que teremos um país inteiro a apoiar-nos? Isso teve OBVIAMENTE o único propósito de dar a dimensão da responsabilidade aos jogadores e à própria imprensa italiana, e de tentar incutir neles um bocado mais de pressão.
Mas alguém acha que ele não sabe perfeitamente bem qual é o sentimento de benfiquistas, lagartos e outros em relação ao jogo de logo?
Tenham calma, não hão de faltar motivos para dizer mal dele, como disseram mal de todos os que por cá passaram.
Como se de motivos se precisasse...

happy dragon

Tribuna
13 Julho 2015
2,737
0
Philipp disse:
Em publico sim. Em privado ele é totalmente livre de fazer o que quiser. Isto tendo em conta que ele agora é treinador do FC Porto, logo tem uma imagem a defender.
Discordo a 100% mas respeito, são pontos de vista diferentes.

Bruno

#AVB2024
9 Março 2012
941
227
Conquistas
3
  • Lucho González
  • Alfredo Quintana
  • André Villas-Boas
luchoElCapitanGonzalez disse:
Se não lhe derem matéria-prima não o vou julgar.
Tu se calhar não. E eu também não. (ou aliás, vou julgá-lo de acordo com o que tem disponível para trabalhar).
Mas podes estar descansado que a "praça pública" se tratará de o julgar culpado de todos os pecados cometidos ou não, chegue esse dia.
Servirá até para justificar o Zé Manel e o Marga já que já leva o Depoitre com o balanço...

DRAKON

Tribuna
26 Maio 2014
3,602
0
Ao lado do Dragão
VJ75 disse:
95% do país vive numa cidade fora do império centralista lisboeta. Por isso esse discurso é ultrapassado e inadequado à realidade. Combater o império centralista lisboeta com um centralismo tripeiro não faz qualquer sentido. Há muitos portistas a viver o clube com uma intensidade brutal pelo país todo... deixem-se dessas coisas...
Não concordo.
A força do FCP sempre foi o " combater o império centralista " .
No dia em que deixarmos de ter esse espirito , acabou-se o grande FCP ...
Não tenho qualquer duvida disto !
O FCP só pode existir como forç0a de oposicão ao regime centralista.
O que mais me custa é ver nortenhos traidores da pátria Portucalense.
Infelizmente a geração de agora não foi educada nesse sentido e é por isso que vemos cada vez mais adeptos do benfica apesar do nosso ciclo vitorioso dos últimos 35 anos

Filipe01

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
16,883
12,019
VJ75 disse:
Concordo.

Se queremos ter um clube de âmbito nacional e mundial, não é com discursos regionais que vamos lá.

Isso não invalida, que o discurso contra o centralismo e podres do futebol em Lisboa não sejam devidamente e fortemente atacados.

Gostei das palavras de NES. 

DRAKON

Tribuna
26 Maio 2014
3,602
0
Ao lado do Dragão
Filipe01 disse:
Concordo.

Se queremos ter um clube de âmbito nacional e mundial, não é com discursos regionais que vamos lá.

Isso não invalida, que o discurso contra o centralismo e podres do futebol em Lisboa não sejam devidamente e fortemente atacados.

Gostei das palavras de NES.
Pelo contrário . É exatamente o que o Barça personifica !

Filipe01

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
16,883
12,019
DRAKON disse:
Pelo contrário . É exatamente o que o Barça personifica !
O Barça situa-se na Catalunha que tem 7,5M de habitantes e historicamente raizes muito próprias.

O FCP vai agarrar-se ao 1,5M de habitantes do Grande Porto??  Não dá..

O discurso tem que ser nacional e as lutas bem direccionadas para os alvos que todos conhecemos.

LordFCP

Tribuna
6 Março 2016
4,369
11
DRAKON disse:
Não concordo.
A força do FCP sempre foi o " combater o império centralista " .
No dia em que deixarmos de ter esse espirito , acabou-se o grande FCP ...
Não tenho qualquer duvida disto !
O FCP só pode existir como forç0a de oposicão ao regime centralista.
O que mais me custa é ver nortenhos traidores da pátria Portucalense.
Infelizmente a geração de agora não foi educada nesse sentido e é por isso que vemos cada vez mais adeptos do benfica apesar do nosso ciclo vitorioso dos últimos 35 anos
Não há duvidas que o centralismo é um dos grandes problemas do país mas ao que parece há cada vez mais pessoas que não se importam com este problema,aliás até parece que são a favor do mesmo independentemente do quão afetados são por este problema.É caso para dizer "quanto mais me bates mais eu gosto de ti"...

Philipp

Tribuna Presidencial
25 Janeiro 2015
29,548
3,751
Conquistas
1
  • José Mourinho
Filipe01 disse:
O Barça situa-se na Catalunha que tem 7,5M de habitantes e historicamente raizes muito próprias.

O FCP vai agarrar-se ao 1,5M de habitantes do Grande Porto??  Não dá..

O discurso tem que ser nacional e as lutas bem direccionadas para os alvos que todos conhecemos.
O Barcelona actualmente é provavelmente o clube mais mediático do mundo. Mas não perdeu as suas raízes. Tem adeptos em todo o mundo.