Sou nado e criado no Porto e tenho a certeza que nunca seria portista se não fosse por isso. Ser portista sempre foi para mim naturalmente associado a ser do Porto. Nem fazia sentido outra coisa.Bruno disse:Sou portista desde os meus 4 ou 5 anos, e já nem sei porquê.
Mas o primeiro portista que conheci já eu andava no preparatório. E eramos dois na escola inteira, no meio de mais de 500.
O pessoal lá faz ideia do que é ser Portista e manter resolução de o ser em condições como estas?
É por isso que sempre foi estranho para mim ver pessoas que nunca tiveram qq tipo de relação com o Porto (cidade) a afirmarem-se portistas. Tão estranho como ver portuenses benfiquistas ou sportinguistas.
Com o tempo isso passou-me. Cada pessoa é do clube que é por diversas razões e não acho que sejam portistas de segunda quem não tem qq tipo de relação com a cidade do Porto.
Dito isto, tb não nos podemos esquecer que o Porto cresceu também baseado num discurso muito ligado à representação da cidade e do Norte. Pelo que quem é de outras regiões não pode levar a mal que se faça muitas vezes esta associação.