Nuno Espírito Santo

Ablon

Tribuna Presidencial
26 Março 2016
6,736
2,925
Draconem disse:
O mais correto seria dizer «citei».

Os adeptos não conhecem os treinadores, não sabem como trabalham, como são no balneário. A impressão que têm dos treinadores é feita através de uma questão de simpatia/empatia, através dos resultados que as suas equipas têm e pelas imagens que são formadas através da imprensa.

Como nunca falei com o NES na vida, limitei-me na altura a partilhar o que pessoas que trabalharam com ele diziam.

Posso dizer que NES ainda não contrariou uma única coisa do que disseram.
Sim, claro que sim. Desculpa se me expressei mal.

O que sei é com a pressão toda dos adeptos, sem resultados, sem futebol e sem o balneário não chega ao Natal 
 

jusTiNO AZUL

Bancada lateral
22 Agosto 2012
864
98
Draconem disse:
O mais correto seria dizer «citei».

Os adeptos não conhecem os treinadores, não sabem como trabalham, como são no balneário. A impressão que têm dos treinadores é feita através de uma questão de simpatia/empatia, através dos resultados que as suas equipas têm e pelas imagens que são formadas através da imprensa.

Como nunca falei com o NES na vida, limitei-me na altura a partilhar o que pessoas que trabalharam com ele diziam.

Posso dizer que NES ainda não contrariou uma única coisa do que disseram.
Lembro-me de ouvir, na altura de um daqueles programas de apanhados da bola, um rumor de que seria um snitch do Professor Jesualdo. Vale o que vale, ou seja, nada.
 
M

Mike_Walsh

Guest
nuno_freitas disse:
Mas eu também me lembro de outra frase do presidente, que para mim fazia com que não fôssemos um cemitério de treinadores: "o clube é gerido de dentro para fora, e não de fora para dentro."

O primeiro que foi vítima da inversão dessa máxima foi VP, o segundo PF e o terceiro Lopetegui! Qualquer um destes com o antigo PdC ao lado tinha ficado! Na altura de maior contestação ainda lhe renovava o contrato! Era assim que antes éramos diferentes dos outros! Os jogadores sabiam que quem mandava era o treinador com toda a confiança do presidente!
Isto parecendo que não, é uma enorme diferença para a gestão do balneário!
E o Quinito (1988), o Octávio Machado (2002), o Del Neri e o Victor Fernandez (2004) também foram vítimas dessa inversão de máxima?
 
M

Mike_Walsh

Guest
DrGero disse:
O Paulo Fonseca tem qualidade mas falhou por impreparação e culpa própria. Podem falar de Licás e Josués mas onde ele se perdeu foi ao desestruturar o legado da equipa bicampeã (organização do meio-campo) entrando aqui como se o trabalho tivesse que ser começado do zero e com 100% do seu cunho.

A coisa degradou-se de tal forma que o despedimento era inevitável.

O Lopetegui é um bom treinador e conseguiu resultados no campeonato nacional ao nível médio dos últimos 10 anos no Porto. Quem duvidar que vá consultar percentagens de vitórias/pontos, etc.

Fez uma excelente primeira época não resistindo ao colinho mas restaurou algum do prestigio interno e externo que o FCP tem vindo a perder.

Na 2ª época estava a fazer uma temporada aceitável internamente e sofrível externamente quando não resistiu à pressão das guerras que travou (externas e internas).

Treinador estrangeiro (sempre alvo da tradicional xenofobia do status quo desportivo nacional) a rasgar o benfica e os seus podres semana a semana, a denunciar arbitragem, a fazer cara feia aos jornalistas e opinion makers do burgo, a meter o bedelho na gestão desportiva do FCP não tem espaço para o mínimo deslize.

Fizeram-lhe a cama de tal forma bem feita: frases como "O Porto tem um super-plantel" ou "PdC deu-lhe tudo" ou "Esta equipa com outro treinador é que jogava" foram ouvidas por todo o lado intoxicando a percepção do portismo e conduzindo à esquizofrenia de ver 90% de portistas a se comportarem como se os resultados desportivos fossem tenebrosos quando estavam longe de o ser.

Parecia que estava noutro mundo quando via o gáudio generalizado de "colegas de paixão desportiva" a 7 e 8 de Janeiro como se tivéssemos saído do mundo das trevas despedindo Lopetegui para entregar a equipa a Rui Barros ou "outro qualquer".

Eu a sentir que a coisa estava a ficar preta e todo o mundo feliz. Não me lembro de sensação tão estranha.

Foi mal despedido, aproveitando interesses internos com pressão externa e a única base para o "cemitério de treinadores".

O NES é das escolhas mais escandalosas. Estava disponível em Janeiro de 2016, é sabido que o Peseiro foi 6434ª escolha o que nos leva a deduzir que o NES estava de 6435ª para baixo ou que o NES não quis vir para não queimar o seu extraordinário CV ou ainda pior: A SAD quando despediu um treinador com o perfil de resultados Lopetegui (= nível FCP dos últimos 10 anos) entendeu que era hora de entregar a época tendo "melhores" opções disponíveis.

Se e quando for despedido não pode entrar na lista do cemitério.

Cemitério existe quando se despedem treinadores com qualidade, a meio da época e que tinham tudo para vingar aqui e não o fazem por culpa alheia.

Se o Porto despedir o NES amanhã e me contratar a mim logo a seguir porque tenho uma boa cunha por certo também falharei e a frase: "Lá está! O gero foi despedido o que prova o cemitério de treinadores em que nos tornamos!" será totalmente despropositada.

O problema não está na gestão dos treinadores depois de contratados. Há falhas (como Lopetegui) mas o que é realmente grave é a forma como eles são contratados.

Quando o PdC dava entrevistas interessantes sem dar palha a comer aos totós costumavam-lhe perguntar qual era o segredo do sucesso do FCP.

Decorei a resposta de tantas vezes que foi proferida: "O segredo é escolher os melhores".

A resposta é simples, é verdadeira e prova que o futebol não tem grande segredo. Basta escolher os que achamos serem melhores e apoiá-los no seu trabalho.

O Porto deixou de escolher os melhores. Não por erros de julgamento mas por opções de cariz mais politico, de relações privadas e individuais.

Basta pensar nas escolhas que o BdC fez no Sporting e que o PdC fez no Porto, fazer um flash-back e perceber que dado o ponto de partida do poder de cada clube o Sporting só chegou a LJ,MS ou JJ depois de o Porto os snobar para tirar as conclusões devidas sobre "o segredo é escolher os melhores".

Tudo isto é rematado com as principais justificações para a chegada do NES. "É da casa, reforço da mística às mãos do símbolo do Somos Porto."

Não há milagres. Se deixarmos que os outros escolham os melhores seremos sempre um cemitério dos piores.
Tudo bem, mas seguindo o teu ponto de vista, o Lopetegui também não devia estar no cemitério de treinadores. Porque ele falhou por culpa própria, não por culpa de outrem.
 

Draconem

Tribuna Presidencial
16 Junho 2013
10,364
38,795
Conquistas
4
  • Janeiro/17
  • Junho/21
Mike_Walsh disse:
1-0 contra o gigante Málaga...
Por acaso, eu que gosto muito do Vítor Pereira nunca percebi essa perdição pelo jogo contra o Málaga. Ganhámos 1x0 com um golo em fora de jogo contra uma equipa que era bem treinada/orientada, mas que não era de Champions. Não é de todo o melhor cartão de visita para o Vítor Pereira. Merece mais e fez bem mais.
 

Edgar Siska

Não há derrotas, quando é firme o passo
9 Julho 2016
63,626
105,765
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Mike_Walsh disse:
E o Quinito (1988), o Octávio Machado (2002), o Del Neri e o Victor Fernandez (2004) também foram vítimas dessa inversão de máxima?
O Quinito foi vítima de ser "bom rapaz" e percebeu-se que não tinha mão no balneário.
O Octávio foi vítima de estarmos em 5º lugar com ele e puder-mos nem sequer ir às competições europeias (O FC Porto só garantiu a UEFA na última jornada frente ao Paços, UEFA essa que viria a ganhar). Era vital despedir tão vetusta personalidade.
O Del Neri quis arrumar com os melhores, queria dispensar o Jorge Costa, O McCarthy, o Derlei e dizia que as estrelas dele eram o Maciel e o Hugo Almeida. Além disso ausentou-se sem dar cavaco 3 dias.
O Victor Fernandez já se enquadra na "nova onda" foi de fora para dentro, perdeu um jogo com o Braga, ficamos a 3 pontos do 1º e lá o despediram.
 

Edgar Siska

Não há derrotas, quando é firme o passo
9 Julho 2016
63,626
105,765
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Draconem disse:
Por acaso, eu que gosto muito do Vítor Pereira nunca percebi essa perdição pelo jogo contra o Málaga. Ganhámos 1x0 com um golo em fora de jogo contra uma equipa que era bem treinada/orientada, mas que não era de Champions. Não é de todo o melhor cartão de visita para o Vítor Pereira. Merece mais e fez bem mais.
Nesse jogo o FC Porto falhou golos em catadupa, ficou a dever um resultado de pelo menos 3-0 e depois com com a margem mínima para um campo difícil.
Lá houve Defour e pronto.....
O Vitor Pereira foi mais que injustiçado.
Lutou e deu sempre a cara pelo FC Porto.
Ganhou sempre ao Master Jesus..mas o pessoal queria o Porto a jogar em frenesim, tudo a correr pra frente tipo touros enraivecidos em vez de jogar futebol de forma inteligente (e no seu melhor periodo muito bem jogado).
 

Draco Atlantis

Bancada lateral
2 Agosto 2015
771
8
Draco Atlantis disse:
Além do mais, desde o dia 1, exigiu um jogador argentino desconhecido na Europa.
Quis ir à final da Libertadores, só veio já o Fernandez, que tanto o queria, não estava.
Falo de Lucho Gonzalez
Quanto ao Fernandez, lembrei-me agora de outra situação:
Teve que enfrentar 1 situação muito idêntica à de Vítor Pereira em 2011.
A dos insatisfeitos que não conseguiram sair , em uma altura onde tinham ganho 1 competição continental, e aproveitar a áurea para assinar o contrato de uma vida.
Costinha, do feitio que se lhe conhece, deve ter minado pouco o balneário, e a influência que se conhece exercer sobre Maniche, deve ter sido 1 "saco de gatos".
Logo jogadores tão importantes para a equipa, mais a mais sem Deco e Ricardo Carvalho, além da política de "terra queimada" de Mourinho.
 

killermartins

Tribuna Presidencial
23 Abril 2012
13,141
6,891
Draconem disse:
Por acaso, eu que gosto muito do Vítor Pereira nunca percebi essa perdição pelo jogo contra o Málaga. Ganhámos 1x0 com um golo em fora de jogo contra uma equipa que era bem treinada/orientada, mas que não era de Champions. Não é de todo o melhor cartão de visita para o Vítor Pereira. Merece mais e fez bem mais.
A título de exemplo, o jogo no Dragão contra o PSG, esse sim, uma grande vitória em que dominamos o jogo e a defesa anulou o Ibra de forma exemplar..
 

Coelhofcp92

Bancada lateral
17 Julho 2013
526
0
Mike_Walsh disse:
1-0 contra o gigante Málaga...
Málaga esse que teve prestes a eliminar(foi prejudicado nessa eliminatória) o Dortmund finalista da liga dos campeões desse ano que inclusive chapou 4 ao Real Madrid.
 

Drago93

Tribuna Presidencial
19 Março 2012
8,753
3,078
Conquistas
2
  • André Villas-Boas
  • Lucho González
DrGero disse:
O Paulo Fonseca tem qualidade mas falhou por impreparação e culpa própria. Podem falar de Licás e Josués mas onde ele se perdeu foi ao desestruturar o legado da equipa bicampeã (organização do meio-campo) entrando aqui como se o trabalho tivesse que ser começado do zero e com 100% do seu cunho.

A coisa degradou-se de tal forma que o despedimento era inevitável.

O Lopetegui é um bom treinador e conseguiu resultados no campeonato nacional ao nível médio dos últimos 10 anos no Porto. Quem duvidar que vá consultar percentagens de vitórias/pontos, etc.

Fez uma excelente primeira época não resistindo ao colinho mas restaurou algum do prestigio interno e externo que o FCP tem vindo a perder.

Na 2ª época estava a fazer uma temporada aceitável internamente e sofrível externamente quando não resistiu à pressão das guerras que travou (externas e internas).

Treinador estrangeiro (sempre alvo da tradicional xenofobia do status quo desportivo nacional) a rasgar o benfica e os seus podres semana a semana, a denunciar arbitragem, a fazer cara feia aos jornalistas e opinion makers do burgo, a meter o bedelho na gestão desportiva do FCP não tem espaço para o mínimo deslize.

Fizeram-lhe a cama de tal forma bem feita: frases como "O Porto tem um super-plantel" ou "PdC deu-lhe tudo" ou "Esta equipa com outro treinador é que jogava" foram ouvidas por todo o lado intoxicando a percepção do portismo e conduzindo à esquizofrenia de ver 90% de portistas a se comportarem como se os resultados desportivos fossem tenebrosos quando estavam longe de o ser.

Parecia que estava noutro mundo quando via o gáudio generalizado de "colegas de paixão desportiva" a 7 e 8 de Janeiro como se tivéssemos saído do mundo das trevas despedindo Lopetegui para entregar a equipa a Rui Barros ou "outro qualquer".

Eu a sentir que a coisa estava a ficar preta e todo o mundo feliz. Não me lembro de sensação tão estranha.

Foi mal despedido, aproveitando interesses internos com pressão externa e a única base para o "cemitério de treinadores".

O NES é das escolhas mais escandalosas. Estava disponível em Janeiro de 2016, é sabido que o Peseiro foi 6434ª escolha o que nos leva a deduzir que o NES estava de 6435ª para baixo ou que o NES não quis vir para não queimar o seu extraordinário CV ou ainda pior: A SAD quando despediu um treinador com o perfil de resultados Lopetegui (= nível FCP dos últimos 10 anos) entendeu que era hora de entregar a época tendo "melhores" opções disponíveis.

Se e quando for despedido não pode entrar na lista do cemitério.

Cemitério existe quando se despedem treinadores com qualidade, a meio da época e que tinham tudo para vingar aqui e não o fazem por culpa alheia.

Se o Porto despedir o NES amanhã e me contratar a mim logo a seguir porque tenho uma boa cunha por certo também falharei e a frase: "Lá está! O gero foi despedido o que prova o cemitério de treinadores em que nos tornamos!" será totalmente despropositada.

O problema não está na gestão dos treinadores depois de contratados. Há falhas (como Lopetegui) mas o que é realmente grave é a forma como eles são contratados.

Quando o PdC dava entrevistas interessantes sem dar palha a comer aos totós costumavam-lhe perguntar qual era o segredo do sucesso do FCP.

Decorei a resposta de tantas vezes que foi proferida: "O segredo é escolher os melhores".

A resposta é simples, é verdadeira e prova que o futebol não tem grande segredo. Basta escolher os que achamos serem melhores e apoiá-los no seu trabalho.

O Porto deixou de escolher os melhores. Não por erros de julgamento mas por opções de cariz mais politico, de relações privadas e individuais.

Basta pensar nas escolhas que o BdC fez no Sporting e que o PdC fez no Porto, fazer um flash-back e perceber que dado o ponto de partida do poder de cada clube o Sporting só chegou a LJ,MS ou JJ depois de o Porto os snobar para tirar as conclusões devidas sobre "o segredo é escolher os melhores".

Tudo isto é rematado com as principais justificações para a chegada do NES. "É da casa, reforço da mística às mãos do símbolo do Somos Porto."

Não há milagres. Se deixarmos que os outros escolham os melhores seremos sempre um cemitério dos piores.
Afixar isto sff
 

rui147

Arquibancada
16 Abril 2012
442
0
DrGero disse:
O Paulo Fonseca tem qualidade mas falhou por impreparação e culpa própria. Podem falar de Licás e Josués mas onde ele se perdeu foi ao desestruturar o legado da equipa bicampeã (organização do meio-campo) entrando aqui como se o trabalho tivesse que ser começado do zero e com 100% do seu cunho.

A coisa degradou-se de tal forma que o despedimento era inevitável.

O Lopetegui é um bom treinador e conseguiu resultados no campeonato nacional ao nível médio dos últimos 10 anos no Porto. Quem duvidar que vá consultar percentagens de vitórias/pontos, etc.

Fez uma excelente primeira época não resistindo ao colinho mas restaurou algum do prestigio interno e externo que o FCP tem vindo a perder.

Na 2ª época estava a fazer uma temporada aceitável internamente e sofrível externamente quando não resistiu à pressão das guerras que travou (externas e internas).

Treinador estrangeiro (sempre alvo da tradicional xenofobia do status quo desportivo nacional) a rasgar o benfica e os seus podres semana a semana, a denunciar arbitragem, a fazer cara feia aos jornalistas e opinion makers do burgo, a meter o bedelho na gestão desportiva do FCP não tem espaço para o mínimo deslize.

Fizeram-lhe a cama de tal forma bem feita: frases como "O Porto tem um super-plantel" ou "PdC deu-lhe tudo" ou "Esta equipa com outro treinador é que jogava" foram ouvidas por todo o lado intoxicando a percepção do portismo e conduzindo à esquizofrenia de ver 90% de portistas a se comportarem como se os resultados desportivos fossem tenebrosos quando estavam longe de o ser.

Parecia que estava noutro mundo quando via o gáudio generalizado de "colegas de paixão desportiva" a 7 e 8 de Janeiro como se tivéssemos saído do mundo das trevas despedindo Lopetegui para entregar a equipa a Rui Barros ou "outro qualquer".

Eu a sentir que a coisa estava a ficar preta e todo o mundo feliz. Não me lembro de sensação tão estranha.

Foi mal despedido, aproveitando interesses internos com pressão externa e a única base para o "cemitério de treinadores".

O NES é das escolhas mais escandalosas. Estava disponível em Janeiro de 2016, é sabido que o Peseiro foi 6434ª escolha o que nos leva a deduzir que o NES estava de 6435ª para baixo ou que o NES não quis vir para não queimar o seu extraordinário CV ou ainda pior: A SAD quando despediu um treinador com o perfil de resultados Lopetegui (= nível FCP dos últimos 10 anos) entendeu que era hora de entregar a época tendo "melhores" opções disponíveis.

Se e quando for despedido não pode entrar na lista do cemitério.

Cemitério existe quando se despedem treinadores com qualidade, a meio da época e que tinham tudo para vingar aqui e não o fazem por culpa alheia.

Se o Porto despedir o NES amanhã e me contratar a mim logo a seguir porque tenho uma boa cunha por certo também falharei e a frase: "Lá está! O gero foi despedido o que prova o cemitério de treinadores em que nos tornamos!" será totalmente despropositada.

O problema não está na gestão dos treinadores depois de contratados. Há falhas (como Lopetegui) mas o que é realmente grave é a forma como eles são contratados.

Quando o PdC dava entrevistas interessantes sem dar palha a comer aos totós costumavam-lhe perguntar qual era o segredo do sucesso do FCP.

Decorei a resposta de tantas vezes que foi proferida: "O segredo é escolher os melhores".

A resposta é simples, é verdadeira e prova que o futebol não tem grande segredo. Basta escolher os que achamos serem melhores e apoiá-los no seu trabalho.

O Porto deixou de escolher os melhores. Não por erros de julgamento mas por opções de cariz mais politico, de relações privadas e individuais.

Basta pensar nas escolhas que o BdC fez no Sporting e que o PdC fez no Porto, fazer um flash-back e perceber que dado o ponto de partida do poder de cada clube o Sporting só chegou a LJ,MS ou JJ depois de o Porto os snobar para tirar as conclusões devidas sobre "o segredo é escolher os melhores".

Tudo isto é rematado com as principais justificações para a chegada do NES. "É da casa, reforço da mística às mãos do símbolo do Somos Porto."

Não há milagres. Se deixarmos que os outros escolham os melhores seremos sempre um cemitério dos piores.
...e eu a pensar que o peditório do Flopetegui já tinha acabado...
 

MISTICAPORTISTA

Tribuna
15 Agosto 2016
2,567
0
Dragon_Forever disse:
Nunca assobiei o VP mas fiquei a saber que não percebo nada de futebol.

O futebol de VP era medonho, durante 2 épocas fizemos 3-4 grandes jogos o resto era futebol para adormecer.
A memória de muita gente aqui é curta, tantas criticas que se fazia ao VP e ao seu estilo de jogo, sofríamos poucos golos sim mas futebol de atrair pessoas, que dá espectáculo nem vê-lo, e o futebol é isso, vitórias, golos, espectáculo.

Tacticamente acho que o VP é muito bom, mas falta-lhe o resto, e o que é certo é que desde que saiu do Porto por onde anda o excelente treinador VP? pois ...

Sobre o Nuno como qualquer outro treinador novo, gosto de esperar pelo fim de Outubro para ter uma opinião mais definitiva, até agora não tenho gostado e faz-me imensa confusão ver equipas claramente mais fracas que a nossa mandarem no jogo.

Há muito trabalho pela frente, tenho é sérias dúvidas que o Nuno seja o treinador certo para nós.
Isso é porque tu e outros são muito fidalgos.
Tipicos burgueses não basta ganhar tem de se dar show.E ainda tem de dar show na CL

Meu caro caso não saibas mas eu explico te que ganhar a dar show e dar show em competições europeias acontece de vez em quando, essencialmente quando se tem varios jogadores de top.

Normalmente em Portugal o que interessa é ganhar e participar na CL.

Voces tão é mal habituados.

O VP não prestava e praticavamos um futebol medonho mas ganhavamos.
Nem sei como se classificar os ultimos 3 anos....

Muitos adeptos merecem os dirigentes e merecem o estado actual das coisas.
Uma falta de consciencia e de humildade que envergonham os pergaminhos deste clube
 

Drag72

Tribuna
9 Março 2012
3,100
63
51
Lisboa
Ainda bem que estou mal habituado, eu e outros.

Se o Presidente dos primeiros 25 anos tivesse a tua postura nunca teríamos ganho o que ganhámos durante o reinado do Pinto da Costa, por isso sim gosto de estar mal habituado e espero que o nosso clube volte aos velhos tempos de grande conquistas a lutar contra tudo e todos, para eu e os outros burgueses continuarmos tão mal habituados.
 

MISTICAPORTISTA

Tribuna
15 Agosto 2016
2,567
0
O presidente sempre montou equipas humildades e trabalhadoras.
Não havia espaço para estrelismos nem truques!
Ciclicamente apareciam grandes jogadores e obviamente o espetaculo aparecia e os titulos europeus.

Mas isso não era o normal.O normal era termos equipas com qualidade mas organizadas e humildes.
Nos anos 90 nunca tivemos nenhuma super equipa e dominamos o panorama nacional.

Eram as tradicionais equipas "À Porto".

Mesmo já neste seculo tivemos uma super equipa que ganhou 2 titulos europeus mas depois tivemos 3 ou 4 anos com o Jesualdo com equipas a Porto: qualidade mas humildes e trabalhadoras sem estrelismos.

Neste momento não há absolutamente nada: nem qualidade, nem humildade nem trabalho nem competencia é um deserto
 

Hulkz

Tribuna
28 Maio 2015
2,665
934
Estás a ver NES se não inventares muito, as coisas acontecem naturalmente.
Dupla de atacante para não mexer.
 

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
67,959
39,410
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
NES a calar muita gente, só pessoal que andou aqui nos ultimos dias a dizer mal dele a engolir sapos.