O melhor jogador de todos os tempos

F

fcpunderground16

Guest
É difícil enumerar apenas 1 jogador como melhor jogador do FCPorto de todos os tempos.
Eu enumerava 3: Vitor Baía, Cubillas e Gomes.
 
P

Patrao

Guest
Melhor Ponta-de-lança: \" Super Mario \" Jardel
Melhor Medio: Deco
Melhor Defesa: Ricardo Carvalho
Melhor Guarda-Redes: Vitor Baia

Mas sem esqueçer do Aloisio, Jorge Costa e do meu adorado Paulinho Santos que tanta pancada distribuiram pelo Joao melancia, esse enorme Cab***. Acho que festejava mais as vezes em que lhe acertevam uma mesmo a jeito, do que os proprios golos.

Cheers
 

MANRIB

Arquibancada
6 Setembro 2006
357
0
Porto
Felizmente o N/ Clube sempre teve grandes artistas, mas para mim e tive a felicidade de o ver ao vivo inumeras vezes foi o Grande Madjer.
Saudações Portistas
 

Kelvin87

Tribuna Presidencial
7 Maio 2007
22,353
870
Nome Artur de Sousa Pinga
Nacionalidade Portugal
Nascimento 1909-09-30
Naturalidade Funchal - Portugal
Posição Avançado
Altura -
Peso -
Web
Clube Falecido
CARACTERÍSTICAS
«Talvez o maior talento de jogador do nosso futebol, um jogador fulgurantíssimo, verdadeiramente genial», escrevia Cândido de Oliveira no jornal «A Bola», em Abril de 1945.

Pinga, vindo da Madeira, interior esquerdo do FC Porto de 1930/31 a Julho de 1946, tinha reunidas em si todas as características dos maiores jogadores de futebol: atacava e defendia, fantástico domínio de bola, exímio na finta, remate fortíssimo.
Pinga encantava portistas, pasmou os adversários durante 16 anos.

Quando em Julho de 46, teve a sua festa de despedida, o Estádio do Lima foi um mar de lágrimas com um delirante estrugido de palmas num jogo do FC Porto com uma selecção dos melhores de Portugal: Azevedo, Cardoso e Feliciano; Amaro, Francisco Ferreira e Serafim; Espírito Santo, Alberto Gomes, Peyroteo, José Pedro e João Cruz.
Sporting, Benfica, Belenenses e Académica estavam ali com os melhores na homenagem a Pinga, todos eles também envolvidos numa emoção colectiva.

Pinga internacional aos 21 anos, num jogo com a Espanha, logo aí os espanhóis se desfizeram em elogios pela sua brilhante actuação.

Em 31/32 o Porto é campeão de Portugal. Nas meias-finais, num FC Porto 3-0 Benfica, o cronista da «Stadium» escreveu: «Agrada registar, como exemplo e motivo de louvor, a forma de Pinga actuar. É o homem que nunca pára. Que está na defesa e sempre no ataque. Que dribla, intercepta e passa... nunca cometendo violências. Pinga representa o jogador completo: à mestria da técnica, alia a maneira mais elegante de jogar.»

O árbitro espanhol, Ramon Melcon, ao dirigir a finalíssima Porto 2-1 Belenenses, em 1932, ficou maravilhado cm a actuação de Pinga.

Os «três diabos do meio-dia»

Foi no Natal de 1933. O FC Porto vencera a selecção de Budapeste por 7-4. Oito dias depois, um deslumbramento: 3-0 à equipa-maravilha da Europa, o First de Viena, num jogo realizado à hora do almoço.

Pinga, o maestro, Valdemar Mota e Acácio Mesquita desorientaram e humilharam a melhor equipa europeia que usou de excessiva dureza ao ver-se derrotada.
Pinga, Valdemar e Acácio, foi tal o entendimento e a exibição, que ficaram para sempre os «três diabos do meio-dia».

Se pudéssemos juntar no tempo o Azevedo, o Ricardo Carvalho, o Eusébio, o Peyroteo, o Hernâni, o Futre... íamos formando a equipa-maravilha de Portugal, não os «três do meio-dia», mas os «onze diabos de todas as horas».

Grande jogador, marcou mais de 100 golos pelo Porto, acho que foram muito mais mas pelo meos 100 marcou, jogou 16 anos no Porto vindo do marítimo.
FORÇA GRANDE PORTO.
 

fcporto56

Tribuna Presidencial
26 Julho 2006
7,173
0
Sacramento
> Bruno 99 Comentou:

> Nome Artur de Sousa Pinga
Nacionalidade Portugal
Nascimento 1909-09-30
Naturalidade Funchal - Portugal
Posição Avançado
Altura -
Peso -
Web
Clube Falecido
CARACTERÍSTICAS
«Talvez o maior talento de jogador do nosso futebol, um jogador fulgurantíssimo, verdadeiramente genial», escrevia Cândido de Oliveira no jornal «A Bola», em Abril de 1945.

Pinga, vindo da Madeira, interior esquerdo do FC Porto de 1930/31 a Julho de 1946, tinha reunidas em si todas as características dos maiores jogadores de futebol: atacava e defendia, fantástico domínio de bola, exímio na finta, remate fortíssimo.
Pinga encantava portistas, pasmou os adversários durante 16 anos.

Quando em Julho de 46, teve a sua festa de despedida, o Estádio do Lima foi um mar de lágrimas com um delirante estrugido de palmas num jogo do FC Porto com uma selecção dos melhores de Portugal: Azevedo, Cardoso e Feliciano; Amaro, Francisco Ferreira e Serafim; Espírito Santo, Alberto Gomes, Peyroteo, José Pedro e João Cruz.
Sporting, Benfica, Belenenses e Académica estavam ali com os melhores na homenagem a Pinga, todos eles também envolvidos numa emoção colectiva.

Pinga internacional aos 21 anos, num jogo com a Espanha, logo aí os espanhóis se desfizeram em elogios pela sua brilhante actuação.

Em 31/32 o Porto é campeão de Portugal. Nas meias-finais, num FC Porto 3-0 Benfica, o cronista da «Stadium» escreveu: «Agrada registar, como exemplo e motivo de louvor, a forma de Pinga actuar. É o homem que nunca pára. Que está na defesa e sempre no ataque. Que dribla, intercepta e passa... nunca cometendo violências. Pinga representa o jogador completo: à mestria da técnica, alia a maneira mais elegante de jogar.»

O árbitro espanhol, Ramon Melcon, ao dirigir a finalíssima Porto 2-1 Belenenses, em 1932, ficou maravilhado cm a actuação de Pinga.

Os «três diabos do meio-dia»

Foi no Natal de 1933. O FC Porto vencera a selecção de Budapeste por 7-4. Oito dias depois, um deslumbramento: 3-0 à equipa-maravilha da Europa, o First de Viena, num jogo realizado à hora do almoço.

Pinga, o maestro, Valdemar Mota e Acácio Mesquita desorientaram e humilharam a melhor equipa europeia que usou de excessiva dureza ao ver-se derrotada.
Pinga, Valdemar e Acácio, foi tal o entendimento e a exibição, que ficaram para sempre os «três diabos do meio-dia».

Se pudéssemos juntar no tempo o Azevedo, o Ricardo Carvalho, o Eusébio, o Peyroteo, o Hernâni, o Futre... íamos formando a equipa-maravilha de Portugal, não os «três do meio-dia», mas os «onze diabos de todas as horas».

Grande jogador, marcou mais de 100 golos pelo Porto, acho que foram muito mais mas pelo meos 100 marcou, jogou 16 anos no Porto vindo do marítimo.
FORÇA GRANDE PORTO.

......................................
Tirei uma fotografia da rua Pinga com o nome inteiro dele este verao na Madeira.Fica na minha coleccao.
Ja agora, hoje em dia seria impossivel reunir o Benfica e Sporting numa festa de homenagem a um jogador do FCPorto_Outros tempos...
 
C

Costinha_87

Guest
Se estivermos a falar em qualidade pura ficarei sempre na duvida entre Deco e Hulk embora o Futre pelo pouco que pude ver tinha também algo de génio.
 

Gandalf

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
5,545
3,276
Conquistas
6
46
Évora
  • Alfredo Quintana
  • João Pinto
  • Madjer
  • Lucho González
Este é um tópico em que a resposta depende muito da idade de cada um.
Tinha 9 anos quando o FCP foi campeão europeu em 1987. Por isso, para mim o melhor jogador que já vestiu a camisola do FCP foi o Madjer. Curiosamente, ao contrário de muitos, para mim o momento mais mágico do argelino não foi tanto o famoso golo de calcanhar, mas sim a jogada do 2º golo nessa final. Depois de receber tratamento fora de campo (o homem já quase não podia com uma gata pelo rabo), é ajudado pelo Rodolfo Moura a levantar-se, entra em campo, recebe um passe de trinta metros do Celso, encara o defesa direito do Bayern, parte-lhe os rins e com outro defesa a cair-lhe em cima da perna faz um cruzamento perfeito para o Juary. O resto já sabem...
Aliás, ainda há pouco tempo o Futre (outro génio) disse que o Madjer foi o mais fabuloso jogador que já viu, que fazia coisas nos treinos que o próprio por mais que tentasse nunca conseguiu fazer.
Sobre o Madjer, num programa que vi ontem no Porto Canal sobre a final da neve em Tóquio, ouvi um repórter fotográfico desses tempos dizer uma coisa engraçadíssima. O Madjer disse ao tal repórter que o André e outro lhe diziam muitas vezes "vai lá tu Afonso, que eu já lá vou" e que ele não percebia o que aquilo queria dizer. O repórter lá lhe explicou que os colegas queriam dizer que quando era para defender ele não corria às bolas. Resposta do Madjer: "Moi?! Mais je suis un artiste moi".
Realmente era isso que ele era. Um artista, um Rembrandt ou um Beethoven, que tivemos a felicidade de ver com a camisola do FCP. 
 
S

Son1c

Guest
Não é do meu tempo ( acredito que não será de ninguém aqui do fórum ), mas houve um jogador, Pinga, década 30 salvo erro ( posso estar errado ) mas parece que era um génio autentico. Como é natural não há muita informação ( penso eu ) daquela altura, mas por relatos de pessoas em idade já bastante avançada ( um tio meu em particular ), que ainda hoje dizia o que o pai e avo dele lhe diziam sobre este Pinga. De resto houve outros grandes, Cubillas, Madjer, Futre, é muito difícil escolher um.
 

plcf

Bancada central
8 Março 2012
1,274
381
35
2670
O meu avô falava no Jaburu, que era um ponta-de-lança como nunca tinha visto, o mais aproximado dele era o Jardel.

Ele recorda-se de ver um jogo (penso que era contra a CUF) em que ele foi pisado, pontapeado, agarrado, e o seu marcador nem levou um amarelo.
 

Jim

Bancada lateral
24 Julho 2006
683
112
Complicado nomear um, mas cá vai (dos que vi jogar): Madjer

Dizem que o sr. Hernâni foi um génio, tal como o Carlos Duarte e muitos muitos outros!!!!!
 

Drago93

Tribuna Presidencial
19 Março 2012
8,753
3,078
Conquistas
2
  • André Villas-Boas
  • Lucho González
É impossivel escolher o melhor de sempre pois felizmente temos um lote de 20/30 jogadores que podem receber esse "prémio"... mas o meu voto vai para o El Comandante Luis Oscar González, não só pela sua grande qualidade mas também pelo que ele significa para o NGC e para nós adeptos.
 
R

ribeirinho

Guest
Sem discução Madjer o jogador mais virtuoso,que jamais vestiu a nossa camisola.
 
M

MegaPorto

Guest
É muito difícil optar por um, mas por aquilo que representaram para o clube e para os adeptos, Madjer, Deco ou Lucho seriam justas escolhas.
 

Rafa

Bancada central
31 Agosto 2012
2,474
2,404
Conquistas
1
  • Lucho González
É impossivel eleger o MELHOR de todos os tempos,pois cada um terá uma vivencia temporal propria o que desde logo influncia na sua opinião de qual o melhor.

Na minha opinião foram varios os que ví e destaco como Grandes:
Madjer
Futre
Gomes
Deco
Lucho
Falcao
Hulk

E outros de grande carisma e abnegação que tudo davam pelo clube embora sem o virtuosismo destes anteriormente referidos,em que o expoente maximo será para mim o  Grande Capitão João Pinto.