Os problemas que afectam o futebol jovem

Drago

Tribuna Presidencial
21 Julho 2006
11,957
2,391
Lisboa, 1979
Não percebo o espanto...

Toda a gente refere o rapaz como um bom amigo. Felizmente, nestas idades ainda não há "política" nesta tomada de decisão. É escolhido entre os pares, normalmente, por ser o mais "fixe".

O André Gomes também era capitão no FC Porto.

O Paciência também foi em alguns jogos.
 

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
15,846
5,989
45
Lisboa
Drago disse:
Não percebo o espanto...

Toda a gente refere o rapaz como um bom amigo. Felizmente, nestas idades ainda não há "política" nesta tomada de decisão. É escolhido entre os pares, normalmente, por ser o mais "fixe".

O André Gomes também era capitão no FC Porto.

O Paciência também foi em alguns jogos.
Não sabia. Pensava que eram os treinadores e que a escolha já era um bocado mais a sério.

Quanto a ser "fixe" ou bom amigo, por várias atitudes recentes, ou mudou muito ou tenho sérias dúvidas disso. É um míudo petulante com a manía, nada a ver com a postura quer do André Gomes quer do Vasco.
 

Barrigana

Tribuna Presidencial
3 Novembro 2014
20,007
12,445
Conquistas
3
  • Setembro/17
  • Dezembro/17
  • Fevereiro/18
Vlk disse:
Só uma curiosidade para quem me saiba responder ( @DeepBlue , @jmj, @Paul Ashworth, @Treinador de Bancada, @Draco ....):

o Felix era Capitão de equipa?!?! Numa equipa com o Queiroz, o Leite o DCosta, o Dalot, etc... o capitão era o Félix?!

Pior do que isso. O que estava a fazer o filho do Bruno Lage na equipa do Porto (5º a contar da esquerda, na fila de baixo, sentado)?!
 

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
15,846
5,989
45
Lisboa
Barrigana disse:
Pior do que isso. O que estava a fazer o filho do Bruno Lage na equipa do Porto (5º a contar da esquerda, na fila de baixo, sentado)?!
Eu acho que não é o filho. É mesmo o próprio Laje e já andava a retirar informações dos treinos dos nossos sub14.
 
24 Março 2008
2,732
1,583
Náo sei onde colocar isto, mas há um puto no SC Covilhã que é um craque...penso que é sobrinho do Cesar Brito, vamos ver onde vai parar....como se processa o nosso scouting ? não têm ninguém para estes lados ? já agora chama-se Pedro Brito...:) abraço a todos
 

Kelvin87

Tribuna Presidencial
7 Maio 2007
22,353
870
Vlk disse:
Não sabia. Pensava que eram os treinadores e que a escolha já era um bocado mais a sério.

Quanto a ser "fixe" ou bom amigo, por várias atitudes recentes, ou mudou muito ou tenho sérias dúvidas disso. É um míudo petulante com a manía, nada a ver com a postura quer do André Gomes quer do Vasco.
No FC Porto, os guarda-redes não podem ser capitães de equipa.
 

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
15,846
5,989
45
Lisboa
Excerto da entrevista a Aurélio Pereira (n'abola):

«Tenho 50 anos de Sporting, só», atira o responsável por dar ao futebol dois Bolas de Ouro (Figo e Ronaldo). Recuperado de problema de saúde, Aurélio Pereira, atual conselheiro para a formação leonina, não esconde o orgulho pelos 10 campeões europeus made in Alcochete e lamenta, em entrevista a A BOLA, a pressão de pais e empresários no futebol.



- O presidente do Sporting disse que prefere investir em obras para melhorar a Academia do que gastar €10/12M num jogador. Faz sentido?



- Para quem é da formação faz sempre sentido. Estamos sempre com a formação na cabeça. Essa é a solução. Já disse: o foco é no jogador e nos seus comportamentos; o acompanhamento, quer social, quer escolar, somos nós que fazemos. Isso é um trabalho altamente complexo. Tomar conta dos filhos dos outros é muito pior do que os nossos. Temos de estar preparados para isso. E o Sporting, nessa vertente psicopedagógica, tem feito um trabalho extraordinário. Quando entrou o Leonel Pontes, por exemplo, havia o acompanhamento do jogador, mesmo sem grandes condições. Agora é um setor profissional, nada tem a ver com o passado. Vinham ao fim do dia e ‘vamos lá trabalhar’. Mas também produzimos trabalho notável. Mesmo com condições difíceis, ter 50 jogadores a trabalhar à minha responsabilidade...



- Hoje o Sporting tem jovens como Joelson Fernandes (16 anos), Eduardo Quaresma, Nuno Mendes... O futuro do clube está salvaguardado?



- Seguramente. Muitas vezes entre o sucesso e o insucesso está o cabelo.  Temos um jogador fantástico e a partir da altura em que começam a aparecer empresários, pais para aqui e para acolá, a cabeça deixou de pensar. Algumas instabilidades financeiras... vêm pela calada da noite e oferecem mais isto, está a marimbar-se se vai ter retorno ou não. É muito doloroso ver partir jogadores que ficariam por aqui se não fossem mal aconselhados. Joelson é um miúdo que está a crescer, é preciso algum cuidado. Superprotegido não dá, mal acompanhado também não.



- Houve jogadores que não se afirmaram, Matheus Pereira, Francisco Geraldes, Iuri Medeiros... Sente que foi uma fornada da formação que se desperdiçou?



- Não podemos controlar. Raramente um jogador que traz o pai para empresário, o que acontece também com o Neymar, dá certo. Porque a vontade que ele tem é de ganhar dinheiro primeiro que os outros. Os maus conselheiros, o pai quando se está a discutir contratos é uma coisa impressionante. Eu não faço contratos, não tenho feitio para isso. Mas isso é a pior coisa que há. O pai quer ser Jorge Mendes e o filho quer ser Ronaldo. E as coisas não batem com certeza. Estamos a falar de jogadores que tinham potencial enorme e o desperdiçaram em pouco tempo. Tudo o que é marginal ao nosso acompanhamento não podemos controlar. Que eles podem voltar a ser o que eram, vai depender. É muito chato. Disse isso ao Tiago Ilori, por exemplo. Ele estava aqui já com contrato profissional e foi para o Liverpool, mas o Liverpool naquela altura tinha centrais de peso e ele teve alguma dificuldade a impor-se. Hoje é um miúdo que já tem outra cabeça, percebeu e até me disse ‘mister, devia ter feito o que você queria’.



- Houve algum jogador que tivesse deixado alguma mágoa, que podia ter tido um desfecho diferente? Fábio Paim é o caso mais mediático...



- Tenho uma pena... Fomos buscá-lo para o Sporting tinha  ele sete anos. Até aos 13 anos. Vinha acompanhado por um tio. Um miúdo impecável, extraordinário. A partir da altura em que começou a ganhar muito dinheiro, o futebol ficou para trás. Depois, as companhias. É um miúdo que tem um coração de ouro, mas deixa-se influenciar por más companhias. Sinto mesmo tristeza quando falo no Fábio Paim. Mas há outros, não é só aqui, há Balotellis...



- É difícil gerir expectativas dos jovens e dos pais?



- É muito difícil. No polo EUL trabalhamos miúdos dos seis aos 13. São 190. É ali que tudo começa e ali apercebemo-nos que os prodígios de futebol são tudo miúdos africanos, os nossos irmãos africanos. É o futebol de rua que está a regressar através dos bairros. Sem o futebol de rua não há jogadores fantásticos. Sem futebol de rua, esqueçam. Quando passam para a academia, fazemos os possíveis para que gostem de estar ali. Mas aos 13 já há empresários a ver... começam logo cedo a serem pressionados e os pais depois vão atrás e é uma situação chata. Temos de ter cuidado naquilo que dizemos aos miúdos. Autoestima e disciplina são fundamentais.
... a tocar num ponto que até agora tem sido um bocado negligenciado, os pais-empresários. Neste momento tenho a clara convicção que se ter um empresário antes dos 16/17 anos já é um abuso, ter pais que se comportam como tal é o pior que pode acontecer a um míudo, não só desportivamente como a nível de desenvolvimento pessoal. E sinceramente é aqui que acho que os lampiões têm jogado as fichas todas e ganho vantagem, no aproveitamento desta ganância de pais e empresários.
 

jmj

Bancada lateral
27 Abril 2016
754
198
Vlk disse:
Excerto da entrevista a Aurélio Pereira (n'abola):

... a tocar num ponto que até agora tem sido um bocado negligenciado, os pais-empresários. Neste momento tenho a clara convicção que se ter um empresário antes dos 16/17 anos já é um abuso, ter pais que se comportam como tal é o pior que pode acontecer a um míudo, não só desportivamente como a nível de desenvolvimento pessoal. E sinceramente é aqui que acho que os lampiões têm jogado as fichas todas e ganho vantagem, no aproveitamento desta ganância de pais e empresários.
Assim é fácil. Recolher os louros do sucesso do CR e sacudir responsabilidades em relação aos jogadores que ficaram pelo caminho. Já agora, esqueceram-se de perguntar se o clube de Alcochete também não assedia jogadores de outros clubes. Anedótico.
 

dragao86

Tribuna Presidencial
20 Outubro 2014
35,093
15,192
O que irrita mais esta época é que estamos a queimar duas gerações de uma assentada: nos juniores e na "B"!
É claro que nas camadas jovens todos os anos há uma geração menos boa mas este ano conseguiu-se "inverter" o trabalho bem feito que vinha dos últimos 2 anos (quando recuperámos o Fábio Silva e outros bons valores, boas equipas técnicas,..).
 

Um Portista

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2018
12,487
14,133
Conquistas
7
  • Dale Dover
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • Reinaldo Teles
Dragão da Beira disse:
Náo sei onde colocar isto, mas há um puto no SC Covilhã que é um craque...penso que é sobrinho do Cesar Brito, vamos ver onde vai parar....como se processa o nosso scouting ? não têm ninguém para estes lados ? já agora chama-se Pedro Brito...:) abraço a todos
Podes contactar por email o departamento de scouting do F.C.Porto.
Já fiz uma 'observação' sobre três miudos do Famalicão que o boifica estava atento e partilhei a informação. Não perdes nada, envia email.
 

N.

Tribuna
20 Junho 2019
3,375
4,625
Conquistas
1
  • Campeão Nacional 19/20
Um Portista disse:
Quando o fiz, responderam-me 'pessoalmente', sem ser aquelas mensagens automáticas.
Sério? Bem, pelo menos já sabemos que o departamento ainda tem uma pessoa a trabalhar. :)

Recordo-me de ver no LinkedIn uma data de "miúdos" ex-ISMAI que se identificavam como scouters do clube. Mas parecia-me que era mais trabalho precário que outra coisa.
 

Um Portista

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2018
12,487
14,133
Conquistas
7
  • Dale Dover
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • Reinaldo Teles
N. disse:
Sério? Bem, pelo menos já sabemos que o departamento ainda tem uma pessoa a trabalhar. :)

Recordo-me de ver no LinkedIn uma data de "miúdos" ex-ISMAI que se identificavam como scouters do clube. Mas parecia-me que era mais trabalho precário que outra coisa.
Estou a falar a sério. Sinceramente, da minha parte até acho que nem precisavam responder, ficarem com a nota bastava. Mas por acaso responderam-me.

Isso ue referes no segundo parágrafo é normal. Mas chamar de 'olheiros' do F.C.Porto talvez seja exagerado.
A verdade é que há um grupo de pessoas sub-divididas territorialmente que reportam informações ao 'topo' do scouting da formação. Vários são treinadores/adjuntos de equipas menores.