Os problemas que afectam o futebol jovem

simao977

Tribuna Presidencial
31 Julho 2015
16,679
14,782
Conquistas
12
25
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Maio/22
  • Vítor Baia
Aqui está uma opinião da qual partilho e que é uma das minhas preocupações. Já de há algum tempo para cá que defendo que se está a formatar demasiado cedo tacticamente os jovens jogadores em detrimento da sua evolução técnica individual. Parece que não sou o único a pensar assim. Aquilo que se ganha em integração mais rápida no futebol sénior, perde-se na evolução individual que poderá não ser recuperada. Com os indices fisico tacticos cada vez mais padronizados a nível global serão os aspectos da qualidade individual muitas vezes a decidir jogos.
É por isso que não acho piada quando dizem que a equipa não está bem trabalhada nos sub-15. Provavelmente essa falta de rigidez tática acaba por favorecer os jogadores.
Já no Ajax, dizem o mesmo.
 

vitor oliveira

Tribuna
26 Janeiro 2007
3,826
1,981
Conquistas
4
46
Gondomar
  • André Villas-Boas
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
  • Vítor Hugo
É por isso que não acho piada quando dizem que a equipa não está bem trabalhada nos sub-15. Provavelmente essa falta de rigidez tática acaba por favorecer os jogadores.
Já no Ajax, dizem o mesmo.
Ou não... Podes não ter regidez táctica e equipa bem trabalhada , falamos termos de técnica percepção de jogo, passe ..etc
Temos de olhar para todos os pormenores... não só a táctica...
 
  • Like
Reações: simao977

simao977

Tribuna Presidencial
31 Julho 2015
16,679
14,782
Conquistas
12
25
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Maio/22
  • Vítor Baia
Ou não... Podes não ter regidez táctica e equipa bem trabalhada , falamos termos de técnica percepção de jogo, passe ..etc
Temos de olhar para todos os pormenores... não só a táctica...
Sim, claro. Mas nem sempre é fácil, porque há equipas bem organizadas e mais fortes fisicamente.
E essa diferença física cria uma perceção, muitas vezes, errada do valor da equipa e dos jogadores, mesmo sendo mais talentosos no geral.
É por isso que não dou valor quase nenhum aos resultados na formação.
 

vitor oliveira

Tribuna
26 Janeiro 2007
3,826
1,981
Conquistas
4
46
Gondomar
  • André Villas-Boas
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
  • Vítor Hugo
Sim, claro. Mas nem sempre é fácil, porque há equipas bem organizadas e mais fortes fisicamente.
E essa diferença física cria uma perceção, muitas vezes, errada do valor da equipa e dos jogadores, mesmo sendo mais talentosos no geral.
É por isso que não dou valor quase nenhum aos resultados na formação.
Formar é complicado, eu que te diga...😁😉
 
  • Like
Reações: simao977

FCP07

Tribuna Presidencial
4 Dezembro 2007
6,542
1,440
como é que jogadores de 12 anos tem empresário ?
por exemplo

 

Drago

Tribuna Presidencial
21 Julho 2006
11,938
2,301
Lisboa, 1979
E como não podia deixar de ser, mesmo com atraso, deixo aqui a minha prendinha para todos vós.

Alguns já conhecerão, a maioria creio que não.

Aqui vai:

Catió, quem és tu?

Espelho meu, espelho meu, haverá formação mais catanada que a minha? (Sim, hoje em dia, a de Alcoshit!)

É só roubar, enganar, lavar e traficar, até na distrital de cascos de rolha (com todo o respeito!):



E muito mais. Divirtam-se, usem com moderação e lembrem-se, se for bom demais para ser verdade, é porque é quase de certeza mentira.


Boas Festas e bom ano.
 

FCP07

Tribuna Presidencial
4 Dezembro 2007
6,542
1,440
tb já li que

" história do Umaro Embalo. Tiveram de arranjar desculpa que foi o Catio Baldé a complicar o negócio e a pedir comissões elevadas.
Perguntem aos dirigentes do Benfica, o que realmente aconteceu."

Aconteceu exatamente o mesmo com o Moreto Cassamá, quando ia assinar pelo Gladbach vindo do Porto e subitamente abortou após os testes médicos...
As equipas Alemãs não caem nestas trapalhadas tão facilmente. "

"Infelizmente é só um das dezenas que passaram por cá (e por diversas outras equipas) com idades falsas. Os diretores sabem disso, no entanto não se faz nada, porque os empresários desses jogadores pagam umas valentes comissões para os manterem calados.
O mesmo acontece na FPF, que utiliza este tipo de jogadores maturados, para complementar as seleções e assim poderem competir por troféus nas camadas jovens.

Vários Cabo Verdianos (made in Batuque) têm sido apanhados nos últimos anos, ainda há um mês houve uma reunião de emergência entre a FPF, sindicato e sef devido ao aumentar de casos e a necessidade de por um travão nisto.
Os Guineenses são um caso mais recente e ainda não há muitos registos de serem apanhados.
Infelizmente tudo é feito em segredo devido à vergonha que passariam e não é divulgado ao publico. "
 
  • Like
Reações: fgomes

Calabote

Mestre e doutor em eng. de tecidos e neurociencias
30 Junho 2016
13,901
14,546
Conquistas
17
  • Fernando "Bibota" Gomes
E como não podia deixar de ser, mesmo com atraso, deixo aqui a minha prendinha para todos vós.

Alguns já conhecerão, a maioria creio que não.

Aqui vai:

Catió, quem és tu?

Espelho meu, espelho meu, haverá formação mais catanada que a minha? (Sim, hoje em dia, a de Alcoshit!)

É só roubar, enganar, lavar e traficar, até na distrital de cascos de rolha (com todo o respeito!):



E muito mais. Divirtam-se, usem com moderação e lembrem-se, se for bom demais para ser verdade, é porque é quase de certeza mentira.


Boas Festas e bom ano.
As SADs deram cabo desta merda toda.
 

Calabote

Mestre e doutor em eng. de tecidos e neurociencias
30 Junho 2016
13,901
14,546
Conquistas
17
  • Fernando "Bibota" Gomes
tb já li que

" história do Umaro Embalo. Tiveram de arranjar desculpa que foi o Catio Baldé a complicar o negócio e a pedir comissões elevadas.
Perguntem aos dirigentes do Benfica, o que realmente aconteceu."

Aconteceu exatamente o mesmo com o Moreto Cassamá, quando ia assinar pelo Gladbach vindo do Porto e subitamente abortou após os testes médicos...
As equipas Alemãs não caem nestas trapalhadas tão facilmente. "

"Infelizmente é só um das dezenas que passaram por cá (e por diversas outras equipas) com idades falsas. Os diretores sabem disso, no entanto não se faz nada, porque os empresários desses jogadores pagam umas valentes comissões para os manterem calados.
O mesmo acontece na FPF, que utiliza este tipo de jogadores maturados, para complementar as seleções e assim poderem competir por troféus nas camadas jovens.

Vários Cabo Verdianos (made in Batuque) têm sido apanhados nos últimos anos, ainda há um mês houve uma reunião de emergência entre a FPF, sindicato e sef devido ao aumentar de casos e a necessidade de por um travão nisto.
Os Guineenses são um caso mais recente e ainda não há muitos registos de serem apanhados.
Infelizmente tudo é feito em segredo devido à vergonha que passariam e não é divulgado ao publico. "
Muitas vezes coloca se a enfase no racismo ou a culpa no jogador (havera os que a teem), mas isto não tem nada a ver com isso e é legitimo desconfiar, são criminosos que se aproveitam de jovens em situação desfavorecida, carencia, e os envolvem nestes esquemas.
 

FCP07

Tribuna Presidencial
4 Dezembro 2007
6,542
1,440
Citação de: Holmesreis em Hoje às 12:52
Citação de: Londrino-85 em Hoje às 09:49
Citação de: Holmesreis em Hoje às 09:38
Citação de: Billy the Kid em 09 de Setembro de 2023, 17:41Olívio Tomé está a evoluir barbaridades como atleta.
Por esse andar, Ivan Lima é ultrapassado.
Talento não é tudo. O Olívio está a fazer-se jogador de futebol.
Mesmo sendo, ainda, junior de primeiro ano, começa a estar acima do "escalão junior".
O Olívio termina esta época nos sub-23.
Vai ultrapassar os extremos dos juniores de segundo ano (Kyanno e Lima).
O problema é que o empresário dele é o Miguel Pinho.
Ao que julgo saber, as relações do Pinho com o clube estão francamente desgastadas.
O Martim Neto tb, assim como metade dos putos da formação.
Portanto, a menos que haja cedência de ambas as partes, não se augura um futuro risonho para a nossa formação...


retirado do forum vermelho.
Parece que o miguel pinho deve andar a pedir demais ....
 

Tmgd99

Bancada central
27 Maio 2019
1,789
1,310
24
Barcelos
Citação de: Holmesreis em Hoje às 12:52

Portanto, a menos que haja cedência de ambas as partes, não se augura um futuro risonho para a nossa formação...


retirado do forum vermelho.
Parece que o miguel pinho deve andar a pedir demais ....
Agentes como o Miguel Pinho/Catio Balde são autênticas sanguessugas. Recebem muito dinheiro para se "afiliarem" a certos clubes.
 

jorgcastro

Bancada central
19 Agosto 2016
2,425
3,673
Agentes como o Miguel Pinho/Catio Balde são autênticas sanguessugas. Recebem muito dinheiro para se "afiliarem" a certos clubes.
Andamos todos preocupados com o FFP, com as comissões, com as transferências internacionais de menores… a complacência como todas as instituições da União Europeia olham para o negócio da formação é dos aspectos mais ultrajantes do futebol… a forma como se assobia para o ar, com milhares/milhões a irem para representantes de menores, que investem o futuro das suas vidas na adolescência (ou mais cedo…), para acabarem, na enorme maioria das vezes, em campeonatos semi-profissionais ou, mesmo, amadores…
 

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
17,580
21,904
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
Agentes como o Miguel Pinho/Catio Balde são autênticas sanguessugas. Recebem muito dinheiro para se "afiliarem" a certos clubes.
Mas é uma estupidez.
A carteira de jogadores do Pinho será quase 100% de jogadores nacionais (não vou ver mas não acredito que tenham muitos estrangeiros)

Estar a ostracizar os maiores clubes nacionais é estar a prejudicar o próprio negócio. O Porto não pode ver o Pinho à frente, pelo que se lê acima o Benfica também já está com o gajo pelos cabelos...

Estão a reduzir os seus contatos, as suas janelas de oportunidade. É um erro, na minha opinião.

Querem ganhar logo meio milhão em cada puto da formação... Valia mais ganharem metade ou um terço disso apenas e garantirem parcerias duradouras. Daqui a 2 ou 3 anos já ninguém os pode ver à frente.
 

Tmgd99

Bancada central
27 Maio 2019
1,789
1,310
24
Barcelos
Mas é uma estupidez.
A carteira de jogadores do Pinho será quase 100% de jogadores nacionais (não vou ver mas não acredito que tenham muitos estrangeiros)

Estar a ostracizar os maiores clubes nacionais é estar a prejudicar o próprio negócio. O Porto não pode ver o Pinho à frente, pelo que se lê acima o Benfica também já está com o gajo pelos cabelos...

Estão a reduzir os seus contatos, as suas janelas de oportunidade. É um erro, na minha opinião.

Querem ganhar logo meio milhão em cada puto da formação... Valia mais ganharem metade ou um terço disso apenas e garantirem parcerias duradouras. Daqui a 2 ou 3 anos já ninguém os pode ver à frente.
A ganância fala (quase) sempre mais alto.
Continuo é sem entender porque ninguém impõe leis para "travar" estes abutres.
Então se um miúdo só pode assinar contrato profissional aos 16 anos, porque razão precisa de empresário antes disso?
 

meireles

Arquibancada
19 Junho 2018
151
89
Conquistas
2
  • João Pinto
  • Lucho González
Por acaso, no jogo contra o Leverkusen da época passada, uns miúdos da nossa formação, entres os 13 e os 14 anos no máximo, sentaram-se imediatamente atrás de mim e passaram o tempo todo a falar de empresários e prendas que estes lhes oferecem, lembro-me de falarem em relógios e de estarem a mostrar.

É fácil fazerem a cabeça aos miúdos e aos pais. É estranho é ser permitido pelas federações que regem o futebol.
 

Drago

Tribuna Presidencial
21 Julho 2006
11,938
2,301
Lisboa, 1979
Deixo este excerto da entrevista do André Caio, ex GR da formação do FC Porto ao ZeroZero:

zz: Portanto, é uma decisão sua a de não querer entrar nesse jogo de empresários?

AC: Sim. Percebi muito cedo que podiam haver muitas influências. Eu senti isso no FC Porto, quando podia ser eu a jogar e depois não tinha força em certos sítios, ou não tinha ninguém para fazer força. Era mais fácil bloquearem-me a mim. O futebol começou a ser um negócio muito grande e eu sempre vi o futebol puro, na base do ‘quem está melhor, quem trabalha melhor, joga’. Ao longo dos anos, isso foi-se perdendo e ficou mais um negócio. Comecei a perder um pouco o gosto pelo futebol por aí.



zz: Com que idade é que percebeu que o futebol não era só dentro do relvado?

AC: Na transição de juvenil para júnior, penso eu. Tive uma proposta da Gestifute, da empresa do Jorge Mendes. Já tinham um plano para ir para outro clube, depois dar o salto e chegar ao topo de outra forma. Aí eu percebi. Estivesse eu muito bem ou não, já havia um plano predefinido para chegar lá de outra forma. Eu quis continuar ali no FC Porto e não assinei com eles.

Texto retirado do zerozero.pt
https://www.zerozero.pt/news.php?id=516529
Isto é gravíssimo. O FC Porto não pode ser permeável a estes lobbies dos empresários, nem, tão pouco, ficar à mercê desses mesmos empresários para pilharem quem quiserem.


Isto está a matar o futebol. Porque secando a formação, quem definha é o futebol. Podem fazer equipas em Condeixa-a-Nova com 15 senegaleses e 15 nepaleses, ninguém irá querer saber. Onde andam as FPFs, FIFAs e afins?
 

Tmgd99

Bancada central
27 Maio 2019
1,789
1,310
24
Barcelos
Deixo este excerto da entrevista do André Caio, ex GR da formação do FC Porto ao ZeroZero:



Isto é gravíssimo. O FC Porto não pode ser permeável a estes lobbies dos empresários, nem, tão pouco, ficar à mercê desses mesmos empresários para pilharem quem quiserem.


Isto está a matar o futebol. Porque secando a formação, quem definha é o futebol. Podem fazer equipas em Condeixa-a-Nova com 15 senegaleses e 15 nepaleses, ninguém irá querer saber. Onde andam as FPFs, FIFAs e afins?
O problema é que não é um mal exclusivo do FCP. Todos os clubes estão reféns desses sanguessugas
 
  • Like
Reações: TennantWho

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
21,147
23,798
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
Os adeptos do regime queixam-se do Pinho da mesma forma que nós nos queixamos.

Em suma, aos parasitas que não dão valor acrescentado foi dado um poder injustificado e sem sentido.
 
  • Like
Reações: Tmgd99