Os problemas que afectam o futebol jovem

Um Portista

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2018
12,384
13,895
Conquistas
7
  • Dale Dover
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • Reinaldo Teles

Drago

Tribuna Presidencial
21 Julho 2006
11,938
2,301
Lisboa, 1979

Escelente leitura, agradecido.

destaco:

O que acontece agora é que os miúdos jogam menos do que antes. Antes jogávamos nove horas na rua. Os miúdos agora não jogam, praticamente, por causa da segurança, porque os pais não os deixam sair para a rua, ou devido ao desenvolvimento cada vez maior das cidades. Depois, para além de não jogarem, quando vão a um treino de camadas jovens não os fazem jogar. Dou-te um exemplo: há um miúdo que sabe fintar, que tem um grande drible, e o treinador começa a dizer "não fintes, joga rápido, joga a dois toques, não faças isto", então esse miúdo driblador que tem essa gambeta única vai perdendo-a. Por culpa dos treinadores, não os deixam desenvolver. Se o menino não desenvolve a gambeta aos oito, nove, dez anos, quando é que a vai desenvolver? Quando tiver 21? Não! O chico tem de a desenvolver quando é pequeno.

Até aos 12, 13 e 14 anos têm de aprender a jogar à bola, depois dessa idade têm que começar a jogar futebol. O que é jogar à bola? Dar-lhe conceitos, ajudar a desenvolver, mas que joguem, joguem, joguem. Depois, aos 13 e 14 anos, começa [o futebol] e há que ajudá-lo. "Tens uma ótima gambeta? Escuta, aqui podes fintar, cuidado que aqui é difícil, mas a melhor gambeta, a mais produtiva para ti e para a equipa, vai ser nos últimos 3/4 da cancha. Aí faz o que quiseres, finta até à baliza, ao árbitro, faz o que quiseres. No nosso meio-campo e na nossa área atenção, que aí é muito perigoso". Mas ensina-o onde deve fazê-lo, não o limites. Se o treinador diz "não, não, não fintes mais", o que faz o miúdo? Não finta mais. Tem medo que o treinador lhe grite, e ele deixa de desenvolver-se. Deixem-no! Deixem que eles fintem. Quando crescer podes orientar, mas nunca proibir, nunca lhe digas "não". A partir do momento que o proíbes, o menino bloqueia-se e deixa de ter essa liberdade e criatividade. Sem liberdade não há criatividade. Precisamos desses jogadores, do jogador criativo, como precisamos de defesas e guarda-redes, mas não podemos perder essa classe de jogador.

Agora metem cones e dizem aos miúdos para fintarem os cones, e pensam que estão a desenvolver o drible, mas isso não se faz a driblar cones. Faz-se driblando rivais, companheiros e amigos.

É esse o problema de etiquetar os meninos quando são pequenos e dizer que, com 14, 15 anos, este jogador vai ser craque, vai ser um fenómeno. Mas aí estamos a errar no caminho, porque lhe estamos a dar uma responsabilidade e uma pressão constantes.

Naquele momento estava a jogar como jogava com os meus amigos no campito, na rua. O contexto era diferente, havia 30 mil pessoas, sim!, mas eu estava a jogar à bola, estava a jogar futebol. Não deixa de ser um jogo. É um jogo. Por mais que as pessoas o queiram transformar num negócio ou no que for, é um jogo.
Tão verdade!
 

Roberto_FCP

Tribuna Presidencial
Staff
9 Março 2012
14,772
29,039
Aproveito o tópico.

Muito preocupado, até porque estou no meio também, como será a época que aí vem (se vier...) no futebol de formação... A questão do covid está a levantar muitas dúvidas. Hoje um dos jornais trás à baila o assunto mas isso já vem a ser discutido desde que foi decretado o encerramento da época. As associações de futebol estão muito preocupadas com o assunto. Muitos pais estão reticentes em deixar voltar os seus filhos para o futebol. A incapacidade de muitos, muitos clubes em fazer face a possíveis exigências de quem organiza os campeonatos é enorme. Sinceramente já ouvi de tudo. Vamos ver como será.
 
Última edição:

otilious

Tribuna Presidencial
Staff
21 Março 2007
115,129
50,623
Conquistas
7
Horta
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Supertaça 19/20
Sinceramente, não sei como será possível a realização de uma época inteira no futebol amador e de formação, onde as condições são completamente diferentes do futebol profissional.

Ainda não li o artigo que vem na capa do Record, mas é algo que não me surpreende. O vírus veio para ficar e não sei quando será permitido o treino com contacto, e é se será possível nos próximos tempos...

As Associações tinham esperanças já ser possível em Agosto, mas considero ser complicado.

Enviado do meu SM-A515F através do Tapatalk
 
  • Like
  • Love
Reações: DeepBlue e Moreira

otilious

Tribuna Presidencial
Staff
21 Março 2007
115,129
50,623
Conquistas
7
Horta
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Supertaça 19/20
Hoje 443 casos e 325 deles na região Lisboa e Vale do Tejo.

Pelo menos aqui nesta região não sei quando irão existir condições de treino normal.

Enviado do meu SM-A515F através do Tapatalk
 

otilious

Tribuna Presidencial
Staff
21 Março 2007
115,129
50,623
Conquistas
7
Horta
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Supertaça 19/20
Atualmente, muitos clubes abriram as portas, inclusive muitos clubes da AF Lisboa.

Mas obviamente, o objectivo é para ganharem algumas mensalidades, porque ali não há treino propriamente dito, com todas as condicionantes existentes.

Enviado do meu SM-A515F através do Tapatalk
 

otilious

Tribuna Presidencial
Staff
21 Março 2007
115,129
50,623
Conquistas
7
Horta
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Supertaça 19/20
Escalões de formação supostamente já poderão treinar sem restrições a partir de 01 de Setembro.

Isto em Outubro/Novembro pára tudo novamente.

Enviado do meu SM-A515F através do Tapatalk
 
  • Like
Reações: pcarvalho

Roberto_FCP

Tribuna Presidencial
Staff
9 Março 2012
14,772
29,039
Escalões de formação supostamente já poderão treinar sem restrições a partir de 01 de Setembro.

Isto em Outubro/Novembro pára tudo novamente.

Enviado do meu SM-A515F através do Tapatalk
Parece-me exactamente o mesmo caro @otilious. Começando a haver casos pára tudo novamente e todos sabemos que isso vai acontecer. Infelizmente.
 
  • Like
Reações: pcarvalho

pcarvalho

Bancada lateral
9 Novembro 2012
720
189
não haverá de facto grandes condições para que as crianças e os jovens possam praticar desporto...nem mesmo uma peladinha na rua.
o prejuízo (parece-me que) será grande...
 

Roberto_FCP

Tribuna Presidencial
Staff
9 Março 2012
14,772
29,039
Nunca este tópico fez tanto sentido. Problemas que afectam o futebol jovem... Neste momento são tantos que nem sei por onde começar. Só sei que fico muito triste com a situação que os miúdos estão a passar. Principalmente o facto de não poderem praticar aquilo que mais gostam deixa-me particularmente muito triste. Enfim... 😔
 

Roberto_FCP

Tribuna Presidencial
Staff
9 Março 2012
14,772
29,039
Depois dos problemas que afectaram e afectam ainda o futebol jovem, isto para aproveitar o título do tópico, é de salientar que vencemos todos os nossos jogos na primeira jornada competitiva após esta longa paragem!
 

paul93

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2017
6,701
11,053
Conquistas
32
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • André Villas-Boas
  • Deco
Depois dos problemas que afectaram e afectam ainda o futebol jovem, isto para aproveitar o título do tópico, é de salientar que vencemos todos os nossos jogos na primeira jornada competitiva após esta longa paragem!
Bom presságio.
 

jcmp17

Não há derrotas quando é firme o passo
8 Julho 2018
33,815
46,212
Conquistas
7
  • Setembro/21
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
  • Campeão Nacional 19/20
Quem puder que veja as declarações do Taira no programa da noite do Canal 11 sobre os direitos de formação
Não tinha noção desta realidade
Presumo que haja muitos jogadores que saem prejudicados por isso
 

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
68,068
39,661
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Quem puder que veja as declarações do Taira no programa da noite do Canal 11 sobre os direitos de formação
Não tinha noção desta realidade
Presumo que haja muitos jogadores que saem prejudicados por isso
resume ai
 
jcmp17

jcmp17

Não há derrotas quando é firme o passo
8 Julho 2018
33,815
46,212
Conquistas
7
  • Setembro/21
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
  • Campeão Nacional 19/20
Basicamente a dizer que uma equipa para inscrever um jogador entre os 18 e os 23 anos tem de pagar 90 mil euros se for na primeira liga e 40 mil euros na segunda liga e que muitas vezes as equipas preferem comprar jogadores mais velhos e com experiência que lhes ficam mais baratos e no fundo correm menos riscos porque os jogadores mais jovens são sempre projetos para desenvolver
Com isto os jovens ficam na gaveta e com o seu desenvolvimento parado e isto é prejudicial para todos mas principalmente para o jogador porque a sua carreira é muito curta

Mas o melhor é mesmo ouvir o que ele disse porque há gente que percebe muito mais disto do que eu
Foi por volta das 23:15
 

FCP07

Tribuna Presidencial
4 Dezembro 2007
6,542
1,440

Um dos problemas que afeta o futebol jovem é dar primazia (clubes e principalmente FPD) nos escaloes de formação a atletas que se impoem pelo fisico ou alteração de idade ou os dois em conjunto e que todas as pessoas suspeita que nunca irão progredir mais que isso.
Acho que um dos casos foi este.
 
  • Like
Reações: Roberto_FCP

Drago

Tribuna Presidencial
21 Julho 2006
11,938
2,301
Lisboa, 1979
Desconheço a valia do atleta, mas achei interessante/curiosa a chegada de um jovem galego do Depor da Corunha para os juvenis dos calimeros.


Fica o apontamento.
 

Pedro Brandão

Tribuna Presidencial
17 Outubro 2018
13,114
21,808
Conquistas
3
47
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Madjer
Aqui está uma opinião da qual partilho e que é uma das minhas preocupações. Já de há algum tempo para cá que defendo que se está a formatar demasiado cedo tacticamente os jovens jogadores em detrimento da sua evolução técnica individual. Parece que não sou o único a pensar assim. Aquilo que se ganha em integração mais rápida no futebol sénior, perde-se na evolução individual que poderá não ser recuperada. Com os indices fisico tacticos cada vez mais padronizados a nível global serão os aspectos da qualidade individual muitas vezes a decidir jogos.