Os problemas que afectam o futebol jovem

admin

Tribuna Presidencial
14 Julho 2006
38,239
13
Cascais, 1966
O Cristiano e o Nani encheram bastante no United.  E a maioria, nao todos, dos jogadores saídos de formações de clubes holandeses, franceses, ingleses têm essa massa muscular.
Acho que o nível físico será só um aspecto, e importante.  Há questões técnicas e claro de atitude.

O nosso VP falou sobre isso nesta recente visita à Dragon Force Vitalis.
Nao parece que ele fosse dizer o que disse só para justificar a situação do plantel, com muito poucos portugueses.
 

admin

Tribuna Presidencial
14 Julho 2006
38,239
13
Cascais, 1966
> Dragão do Sul Comentou:

> O trabalho "forte" de ginásio pode começar perfeitamente aos 15/16 anos.
________________________

... ainda há muito míudo que ganha uns centímentros depois dessa idade, em principio já não serão muitos, mas todos os centimetros valem para os baixinhos, e musculação intensa nessa idade não ajuda ...
 

admin

Tribuna Presidencial
14 Julho 2006
38,239
13
Cascais, 1966
Desculpem mas o problema de massa muscular nao e muito dificil de arranjar... simplesmente treino no ginasio durante uma hora todos  os dias depois do treino. A variar as partes do corpo: (como nao sou muito fluente em portuguese nestes termos vou utilizar os nomes em ingles)

Cardio segunda e quarta,
Upper body Terca e quinta,
Lower body sexta,
sabado e domingo ficam reservado para jogos e descanso. Se nao houver jogo no fim de semana, fazem circuits um dos dos dias.

Faco isto todos as semanas e os meus colegas que jogavam comigo tambem faziam isto, e digo-vos nao eramos "fraquinhos" em termos musculares como vejo uns a sairem da formacao....
 

admin

Tribuna Presidencial
14 Julho 2006
38,239
13
Cascais, 1966
A questao nao passa pelos produtos mas pela atitude do atleta.

Conheço meninas do ballet entre os 12 e 14 que têm mais potencia muscular que jogadores dos juniores, sabem porque?

Os ensaios sao todos os dias de seg a sabado pelo menos 4h 30.
Na disciplina de condiçaõ fisica a minha filha com 13 anos  chegava fazem cerca de 600 abdomnais diarios, flexoes de todas as especies.
Na natação conheço garotos que fazem um esforço de cargas fora de água para serem melhores atletas nos seus tempos livres.

O jogador de futebol em Portugal encara o Futebol como um fim e nao se sacrifica.
Quantos atletas fazem horas extraordinarias na sua carreira? Bater uns livres sózinho no final do treino, quem faz? Quem tenta ganhar massa Muscular?

O futebolista junior´ainda é muito mimado e a culpa nao é dos clubes e dos treinadores. Os papás, a boa imprensa, agentes e empresarios encarregam-se de destruir as carreiras.
 

admin

Tribuna Presidencial
14 Julho 2006
38,239
13
Cascais, 1966
Encher não é só ginásio. Nem estamos a falar só em encher.

O James é um talento que foi trabalhado e apetrechado para render ao mais alto nível. Temos que perceber todo o TRABALHO (multidisciplinar) que isso implica.


Mais, o James, como grande talento que é, teve muitos momentos na sua carreira em que foi precocemente puxado para outros desafios. E isso também merece uma reflexão.
 

admin

Tribuna Presidencial
14 Julho 2006
38,239
13
Cascais, 1966
O James é um fora-de-série e o que fizeram com ele não fizeram com outros de certeza. Acredito que o tratamento que lhe fizeram tenha sido uma excepção e não uma regra.

Sinceramente não me parece que seja a falta de treino o mal da formação. Que há coisas a melhorar, claro que há mas não é o problema principal.
 

admin

Tribuna Presidencial
14 Julho 2006
38,239
13
Cascais, 1966
Não creio que seja uma excepção assim tão isolada.

Trabalha-se muito bem na formação na América do Sul.


Não tenho dúvidas que se o James tivesse nascido em Paranhos estava bem mais mirrado nesta altura...
 

admin

Tribuna Presidencial
14 Julho 2006
38,239
13
Cascais, 1966
Pauleta

O futebol jovem e a mudança do chip

Durante a visita às instalações do Olival, Pauleta foi percebendo algumas das razões que têm levado o FC Porto a vencer regularmente em todos os escalões, mas para o antigo goleador português a questão da formação vai para além das condições que os jovens possam, ou não, ter à disposição: "O futebol jovem tem-me surpreendido pela grande qualidade dos seus jogadores. Mas se calhar o que falta é mudar a mentalidade e ter mais vontade de triunfar como profissionais. Se incutirmos uma mentalidade ganhadora o futebol vai crescer ainda mais."

http://www.ojogo.pt/27-261/artigo946710.asp
 

admin

Tribuna Presidencial
14 Julho 2006
38,239
13
Cascais, 1966
O Pauleta fala "politicamente" correcto. Deveria olhar para o calendário dos sub-19 e fazer uma critica a sério a quem organiza os campeonatos. Se fizessem isto na Liga o que se dizia?
próxima jornada 8ª dia 25/set,
9ª a 15/out
10ª a 22/out
11ª a 19/nov
Em praticamente 2 meses 4 jogos. Isto é criar mentalidade competitiva em quem? Andam todos a brincar com a formação e depois não querem argentinos, brasileiros, etc nos clubes.
 

admin

Tribuna Presidencial
14 Julho 2006
38,239
13
Cascais, 1966
Sporting e Benfica estão a disputar Gabriel Carvalho, um miúdo de 7 anos que milita nas camadas de formação do Leixões, revela este sábado o jornal espanhol "Sport".

De acordo com a notícia, os grandes de Lisboa ficaram maravilhados com a técnica do jovem craque, que, com a camisola número 7 vestida, marca golos de todas as formas, é rápido e possui excelente condução de bola, o que já teve direito a vídeos no Youtube, como este que aqui mostramos.

Record.

Não sabia onde colocar isto.

Se é tão bom porque não vem para o Porto sendo do leixões, nós nao temos preferencia sobre os jovens do leixoes.
 
F

Francisco Oliveira

Guest
Excelente recuperar este tópico que foi uma ideia também excelente do Esquerdinha.
 

vitorrmvsilva

Arquibancada
18 Março 2012
144
0
admin disse:
O trabalho "forte" de ginásio pode começar perfeitamente aos 15/16 anos.
Desculpem citar comentarios mais antigos,mas só vi este tópico hoje. Não concordo muito com o que foi dito, não sei se cargas muito altas ou intensas nesta idade seria benefico em termos de saúde, pois só a partir dos 18/19 é que a estrutura musculo-esquelética termina o desenvolvimento.
 
F

Francisco Oliveira

Guest
Vitorrmvsilva, este tópico foi recuperado da plataforma anterior e serve para cada um de nós dar uma opinião sobre os problemas do futebol de formação em Portugal. Estás no teu pleno direito de não concordares com isto ou aquilo.

Já agora gostava de ver a tua opinião assim como de todos os membros recentes do forum sobre os problemas da formação em Portugal e particularmente do nosso clube. Pessoalmente acho um tema muito interessante e há aqui novos membros com excelente capacidade de análise sobre a formação.
 

PipoGonzalez

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
6,461
3,684
Conquistas
2
37
  • Reinaldo Teles
  • José Mourinho
Este tópico tem tudo para ser um excelente tópico e com variadissimas opiniões. Na minha opinião , o grande problema da formação é quererem formar grandes equipas em vez de grandes jogadores. Depois no ano de sénior muitos jogam em equipas diferentes e certamente 2 ou 3% é que dão jogadores profissionais. A formação dos grandes vai por este caminho. Querem ser campeões de iniciados, juvenis, juniores, e depois nos seniores são dispensados, quando deveria haver um ano de transição onde pudessem jogar.Talvez as equipas B seriam uma grande ajuda.
 
F

Francisco Oliveira

Guest
As equipas B por si só não resolvem. Darão uma grande ajuda mas é preciso ir mais atrás. Reformular todos os campeonatos jovens é urgente. O planeamento do futebol jovem tem de ser feito de um modo não só a pensar nas selecções. É ridículo o calendário da federação para o futebol jovem. Se a selecção de juvenis se tivesse apurado para a fase decisiva do campeonato da Europa iríamos ter numa semana 3 jogos da fase final. Isto é brincar com os clubes e brincar com a formação dos miúdos.
 
A

Asafa87

Guest
Nos últimos anos temos vindo a reparar que a aposta dos clubes portugueses em jogadores estrangeiros nas camadas jovens tem vindo a crescer. Não é estranho também que grande parte dos jogadores jovens promessas que temos não são portugueses.

Eu estive aqui a pensar que este facto talvez esteja relacionado com a crescente taxa de acesso ao ensino secundário e superior. Este situação é actualmente uma área de interesse para mim a nível académico e se tivesse possibilidade seria uma questão a desenvolver numa investigação.

De facto já alguns anos que não aparece um verdadeiro craque português do nível ronaldo, nani, r. carvalho, rui costa, figo, etc, etc...
 
A

Asafa87

Guest
Julgo ainda que este problema acontece devido ao nosso país não estar, a nível legal, preparado para oferecer apoio aos jovens nos seus percursos quer académicos, quer desportivos. Há ainda muito trabalho a fazer no âmbito socio-educativo, apesar de termos estruturas (principalmente nos clubes grandes) de grande nível.
 
J

jorgcastro

Guest
Em primeiro lugar, tenho de começar por afirmar que não sou um expert na matéria.
Contudo, deixo a minha opinião.
Parece-me que FPF e clubes têm interesses que não são, necessariamente, complementares.
Se há 20 anos, até o podiam ser, hoje, com a globalização do jogador, arriscam-se mesmo a ser conflituosos.
Em todo o caso, parece inequívoco que a calendarização é ridícula (já no ano passado, a fase final penso que dos sub-17 tinha jogos ao domingo-4ª-domingo). Por outro lado, os campeonatos são pouco competitivos e recordo o que dizia o nosso treinador Rui Gomes: os jogadores das camadas jovens do FCP passam 90% do seu tempo em processo ofensivo, pelo que a nível defensivo têm, naturalmente, lacunas. Nos sub-19, penso que o alargamento mitiga o problema, mas nos mais pequenos, concordo que será difícil, por $$$, seguir as mesma solução. Porém, sem mais jogos competitivos, a evolução dos miúdos será mais lenta, claro.
Muito mais haverá a dissertar sobre este tema, mas, por ora, fico-me por aqui.