Os problemas que afectam o futebol jovem

F

Francisco Oliveira

Guest
Em lugar de ter uma equipa C preferia ter uma equipa sub-19 muito mais forte. Não se podem fazer planteis tão grandes como temos tido.
 

João Lucho 2

Tribuna Presidencial
8 Maio 2008
8,021
2
Ter uma equipa Sub19 muito mais forte, tudo bem. Mas continuaríamos a ter o tal problema da competitividade.
 

FCP07

Tribuna Presidencial
4 Dezembro 2007
6,568
1,465
na minha opinião deviamos ser muito mais agressivos nas contratações do nosso futebol jovem, alargar os olheiros a todos os paises e ter uma base olheiros ou colaborações internacional.
 
E

Erre Pe

Guest
A nova parceria entre a Dragon Force e o colégio do Rosário parece-me algo de muito bom, se não for apenas com o objectivo de ir sacar uns cobres ao pais ricos...

Acho que o modelo a ser seguido deveria incluir um desenvolvimento muito mais acompanhado do processo de crescimento intelectual dos jogadores.

A escola do FCPorto tem que se tornar uma Escola onde o programa seja ajustado tendo em perspectiva o desenvolvimento de miúdos especialmente vocacionados para o desporto competitivo.

Tem que se fechar o circulo da formação.
 
D

Dracarys

Guest
Erre Pe disse:
A nova parceria entre a Dragon Force e o colégio do Rosário parece-me algo de muito bom, se não for apenas com o objectivo de ir sacar uns cobres ao pais ricos...

Acho que o modelo a ser seguido deveria incluir um desenvolvimento muito mais acompanhado do processo de crescimento intelectual dos jogadores.

A escola do FCPorto tem que se tornar uma Escola onde o programa seja ajustado tendo em perspectiva o desenvolvimento de miúdos especialmente vocacionados para o desporto competitivo.

Tem que se fechar o circulo da formação.
Que parceria é?
 
E

Erre Pe

Guest
"15/09/2012
ESCOLA DO COLÉGIO DO ROSÁRIO ARRANCA NA SEGUNDA-FEIRA

Esta segunda-feira, a Dragon Force abre as portas da 14.ª escola de futebol, em parceria com o Colégio do Rosário. A aposta em recursos humanos qualificados, em métodos de trabalho FC Porto e em instalações de referência, situadas num local privilegiado do Porto, fazem da escola mais um pólo extremamente atractivo para as crianças.

As inscrições estão abertas na secretaria do Colégio do Rosário, para jovens com idade compreendida entre os 4 e os 14 anos. Aqui, poderão desenvolver competências para jogar futebol e evoluir como cidadãos atentos a tudo o que os rodeia. Mais informações aqui."

In FCPorto
 
D

Dracarys

Guest
Excelente noticia. A Dragon Force em Famalicão tem sido um sucesso. Um dia destes vi um jogo deles.
 
F

Francisco Oliveira

Guest
FCP07 disse:
na minha opinião deviamos ser muito mais agressivos nas contratações do nosso futebol jovem, alargar os olheiros a todos os paises e ter uma base olheiros ou colaborações internacional.
Penso que isso já existe. Mas dizes e bem que se devia ser mais "agressivos". Este ano para os sub-16 fizeram-se 2 boas contratações e para os sub-17 fez-se regressar um atleta que não devia ter saido. O sub-18 César do varzim deveria ter sido uma contratação para os sub-19.
 

FCP07

Tribuna Presidencial
4 Dezembro 2007
6,568
1,465
na minha opinião essas contratações deviam-se dar dos sub16 para baixo, depois bastariam algumas contratações cirúrgicas mas deviamos estar muito atentos aos torneios interassociações sub 15 e sub 14. Por exemplo fazer uma equipa sub 15/14 só com contratações.

Alguem sabe quais foram as contratações da nossa equipa sub 15 deste ano
 

João Lucho 2

Tribuna Presidencial
8 Maio 2008
8,021
2
Claro que deviamos ser mais agressivos no mercado. Não podemos ver miúdos dos "arredores" do Porto a escapar para Lisboa. Temos de atacar os melhores em força. Muita qualidade, traz mais qualidade porque o nível é outroe quem quer jogar dará mais de si.
 
F

Francisco Oliveira

Guest
grandeporto disse:
Voces devem saber como eu sei de papás que deixaram o emprego para se armarem em managers de crianças. Eu sei de dois que queriam extorquir umas massas ao nosso clube, tendo o filho apenas 12, depois foi parar ao scp, depois voltou a tentar a mesm a pratica aos 14 anos, agora o minino está nos orcs, o papá nao trabalha e passa temporadas nas lisbonas. O outro garoto perdi o rasto mas saiu do nosso clube porque quer o minino quer o papá era um exemplo de "boas maneiras" e deseducaçao.

Quando se juntam na mesma pessoa papá e empresario de uma criança está tudo estragado.
Grande Porto, isso é um problema não do nosso clube mas sim dos pais que enviam empresários para negociar contratos de miúdos. Felizmente a prática do nosso clube até hoje foi sempre "corrê-los". Já no final dos anos 90 aconteceu com três internacionais sub-19 que Pinto da Costa os mandou embora porque os pais entregaram a um empresário a missão de negociar contratos. Não me recordo é do nome desses três em que um era um guarda-redes muito promissor. Nisto apoio a 200% o clube. Os bons pais devem-se preocupar em que os filhos sejam bons alunos e que tenham bom aproveitamento na escola que o nosso clube também apoia. Na escola António Nobre existe uma das melhores turmas dessa escola que é composta na sua maioria pelos actuais junores de 1ºano. Tomás e André Silva são um exemplo de grandes alunos.

 

Drago

Tribuna Presidencial
21 Julho 2006
11,941
2,316
Lisboa, 1979
Mingote (o GR), Sousa (médio defensivo) e Amândio Ramos (central).


Assinaram pelo Veiga, com patrocínio do filho do PdC.
 
24 Março 2008
2,732
1,583
O slmerda está a apostar forte na formação, têm feito torneios com algumas das melhores equipas da europa e do mundo, ainda agora fizeram um no centro de produção de merda.
Penso que este tipo de torneios são importantes para o crescimento futebolístico dos miúdos. Não sei como fazem, mas estão com boas equipas e bons jogadores.

Tenho um amigo que era olheiro dos lagartos ( apenas lhe pagavam deslocações ) e a função dele era passar fins de semana a ver jogos numa determinada região, se algum miúdo fosse bom era contactado e fazia testes. Disse-me que havia dezenas de olheiros no país a fazer o mesmo trabalho.

De longe, estamos um pouco afastados da realidade da formação do NGC, acompanhamos o pouco que passa no Porto Canal, pelo que tenho visto há muito trabalho a fazer, pelo menos nos"miúdos maiores".
Não sei se passa pelos treinadores, sistema de jogo, ou pela escolha que se faz dos jogadores, lembro-me de ver sair grandes jogadores da formação, e de repente  só 1 ou 2 razoáveis , e geralmente são emprestados e depois vendidos.



 
D

Dracarys

Guest
Dragão da Beira disse:
O slmerda está a apostar forte na formação, têm feito torneios com algumas das melhores equipas da europa e do mundo, ainda agora fizeram um no centro de produção de merda.
Penso que este tipo de torneios são importantes para o crescimento futebolístico dos miúdos. Não sei como fazem, mas estão com boas equipas e bons jogadores.

Tenho um amigo que era olheiro dos lagartos ( apenas lhe pagavam deslocações ) e a função dele era passar fins de semana a ver jogos numa determinada região, se algum miúdo fosse bom era contactado e fazia testes. Disse-me que havia dezenas de olheiros no país a fazer o mesmo trabalho.

De longe, estamos um pouco afastados da realidade da formação do NGC, acompanhamos o pouco que passa no Porto Canal, pelo que tenho visto há muito trabalho a fazer, pelo menos nos"miúdos maiores".
Não sei se passa pelos treinadores, sistema de jogo, ou pela escolha que se faz dos jogadores, lembro-me de ver sair grandes jogadores da formação, e de repente  só 1 ou 2 razoáveis , e geralmente são emprestados e depois vendidos.
Não, estás enganado. Agora o problema da formação é dos "papás".
 
F

Francisco Oliveira

Guest
Drago disse:
Mingote (o GR), Sousa (médio defensivo) e Amândio Ramos (central).

Assinaram pelo Veiga, com patrocínio do filho do PdC.
Certissimo Drago.
Do Mingote lembro-me bem dos outros dois já nem o nome.
 
F

Francisco Oliveira

Guest
Dragão da Beira disse:
De longe, estamos um pouco afastados da realidade da formação do NGC, acompanhamos o pouco que passa no Porto Canal, pelo que tenho visto há muito trabalho a fazer, pelo menos nos"miúdos maiores".
Não sei se passa pelos treinadores, sistema de jogo, ou pela escolha que se faz dos jogadores, lembro-me de ver sair grandes jogadores da formação, e de repente  só 1 ou 2 razoáveis , e geralmente são emprestados e depois vendidos.
Os de perto não ligam nenhuma. No intervalo e no final do jogo da B com o Belenenses, na passada quarta-feira, foi anunciado o jogo de andebol com o Xico Andebol mas o jogo dos juniores no mesmo dia e duas horas mais cedo, alguém da estrutura se "esqueceu2 que havia um jogo de sub-19 no Olival com o Guimarães. Pormenores...
No Porto Canal formação quase não é tema. Vou dando uns resumos e uns jogos onde possa haver festa caso contrário é sempre preferivel mesmo depois de 72 horas repetir o resumo da equipa principal. Formação em Portugal quase não existe em tudo que é orgão de comunicação social. Poucos são os jornalistas que verdadeiramente acompanham a formação. Basta ver que o jornal (aquele que tem duas caras) que vive dependente do nosso clube frequentemente troca fotos e nomes de atletas da nossa formação. Quando até não os despreza como foi o caso do Eloi que só muito depois da época começar é que foi incluido por esse jornal no plantel da B.
 
D

Dracarys

Guest
Estudo: Barcelona investe 20 milhões por ano na formação

Luís Gustavo, português da Equipa B, conduz o Maisfutebol numa visita a La Masia

Por Pedro Jorge da Cunha2012-09-26 17:08h


«Precisamos de qualidade e resultados. Triunfo sem qualidade é aborrecido; qualidade sem triunfo não faz sentido».

A observação é de Johan Cruyff e serve de farol a um exaustivo relatório sobre o trabalho exercido pelas Academias de Futebol de Formação. O estudo foi levado a cabo pela Associação dos Clubes Europeus, órgão presidido por Karl-Heinz Rummenigge, e revela dados bastante pertinentes.

O único clube português alvo de análise foi o Sporting e o Barcelona é o clube que mais investe nas estruturas de formação: cerca de 20 milhões de euros por ano.

Não é à toa que sete dos 11 jogadores utilizados na final da Liga dos Campeões de 2011 tenham saído dos laboratórios de La Masia. A aposta dos catalães na formatação dos seus aprendizes em futebolistas-tipo é fortíssima e inabalável. Há uma cultura, uma definição, uma cartilha religiosa.

Neste documento a que o Maisfutebol teve acesso, também se pode ler algumas das regras fundamentais de comportamento: piercings, brincos, tatuagens e cabelo pintado é absolutamente proibido. Jogar com a camisola por fora dos calções? Nem pensar.

Tudo isto faz sentido se olharmos para Iniesta, Xavi e Messi, por exemplo. Filhos de La Masia, filhos de um código de conduta rígido.

Aqui ficam algumas das diretrizes traçadas pelos catalães:

. Número de campos de treinos: 8 (5 de relva natural, 3 sintéticos);
. Número de scouts: 25;
. Elementos procurados: técnica, velocidade, visão de jogo;
. Números de equipas: 15;
. Número de jogadores: 250;
. Origem dos atletas: 70% da Catalunha; 20% de outras regiões de Espanha; 10% estrangeiros;
. Número de treinadores: 36;
. Tática idealizada: 4x3x3;
. Tipo de exercícios: sempre com bola e em ritmo altíssimo;

«Para nós o Barcelona não é um negócio, é um sentimento», afirma nesta pesquisa o presidente Sandro Rosell.

Luís Gustavo, português no Barça: «Isto é perfeito»

Luís Gustavo é português e joga na equipa B do Barcelona. Está há seis anos nos blaugrana e ajuda-nos a perceber melhor o dia-a-dia em La Masia.

«Cheguei com 13 anos e desde o início avisaram-me que o respeito, a educação e a responsabilidade são tão importantes como a capacidade técnica», diz o esquerdino, internacional sub-19, ao Maisfutebol.

«Temos reuniões semanais com ex-atletas do clube. Incentivam-nos a ter tempo também para os estudos. Eles sabem o que acontece quando o futebol acaba», explica Gugu, realizado por ter feito «a escolha certa» para a carreira.

«É impossível não dar o máximo aqui. Olhamos para o campo ao lado e vemos o Messi e o Xavi a correrem que nem loucos. Eles já ganharam tudo e treinam assim, por isso nós só temos de dar o dobro».

Adriano e Thiago Alcântara são os melhores amigos de Luís Gustavo. A eles juntaram-se Agostinho Cá e Edgar Ié, chegados do Sporting em julho.

«Tenho ajudado em tudo o que é possível. O Agostinho já está a jogar, o Edgar tem estado lesionado. Vieram para uma academia fabulosa, perfeita».

Luís Gustavo nasceu em Braga, mas viveu no Brasil entre os 5 e os 13 anos. O sonho de jogar o Mundial-2014 com a camisola da Seleção Nacional é «enorme».

«Já cheguei à equipa B, falta-me mais um passo para ser jogador do melhor conjunto do mundo. Este ano quero consolidar o meu lugar no plantel secundário, crescer e convencer o treinador Tito Vilanova a apostar em mim».

Os clubes analisados neste estudo foram os seguintes:

Barcelona, Sporting, Ajax, Arsenal, Bayern Munique, Inter Milão, Levadia Tallinn, Dínamo Zagreb, Lens, Standard Liège, Besiktas, Basileia, FC Honka, Schalke 04, Shakhtar, Teplice, Glentoran, Hearts, Helsingborgs e Panathinaikos.


Fonte: MaisFutebol
 
F

Francisco Oliveira

Guest
Pior que não ser analisado é sabermos que estamos a anos-luz da capacidade financeira do Barcelona. Mas mesmo com pouco dinheiro pode-se fazer muito mais do que se tem feito. Haja vontade. A equipa profissional também tem um orçamento muito reduzido comparado com os clubes mais ricos (não maiores, o nosso é dos maiores) tipo Barcelona e não deixa de ganhar competições internacionais. 

Com a B e uma CL-U19 no horizonte está na hora do nosso clube apostar a sério na formação.

 
M

Marcos19

Guest
Francisco Oliveira disse:
Pior que não ser analisado é sabermos que estamos a anos-luz da capacidade financeira do Barcelona. Mas mesmo com pouco dinheiro pode-se fazer muito mais do que se tem feito. Haja vontade. A equipa profissional também tem um orçamento muito reduzido comparado com os clubes mais ricos (não maiores, o nosso é dos maiores) tipo Barcelona e não deixa de ganhar competições internacionais. 

Com a B e uma CL-U19 no horizonte está na hora do nosso clube apostar a sério na formação.
Sim,felizmente fomos habituados a fazer muito com pouco e se o Sporting foi analisado,CARAMBA,nós também temos que ser!!
Temos jovens com qualidade,é preciso confiar neles.

Quanto á B e á CL-U19 espero que não aconteça como tens vindo a referir ao virem muitos estrangeiros.