Os problemas que afectam o futebol jovem

B

Bruno94

Guest
Blackadder disse:
O Ruben Neves foi um achado porque o Mikel se lesionou senão a esta hora o Ruben era campeão de sub 19!!!
Ruben neves fez o primeiro treino da epoca passada, por tanto quando o Mikel se lesionou ele já lá estava.
 

andre_silva

Tribuna Presidencial
14 Abril 2015
6,095
2,497
Vou dar a minha opinião pessoal : falta os clubes apostarem nos jovens jogadores..falta mudar alguns formatos dentro das proprias competições..nas camadas jovens houve anos em que não se pagava para jogar e aí para se fazer parte dos clubes muitas vezes não era fácil. .agora qualquer jovem vale uma mensalidade e isso é que importa...
 

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
15,841
5,978
45
Lisboa
Nem consigo comentar bem estas notícias da rapinagem que aqueles FDP nos andam a fazer, mas tenho um comentário a deixar: é nesta altura que devemos dar muito mais valor aos nossos que um dia disseram não aquele clube de merd@ e de  sanguessugas por amor ao nosso (o exemplo mais recente destes herois é o Leandro Campos).
 

ferporto

Superior
1 Outubro 2012
99
1
Bruno94 disse:
E o benfica é?
Se fosses jovem, não era? Vão 5 jovens para a equipa principal do benfica, no ano passado tinham 5 juniores na equipa B, quantos juniores tivemos na equipa B, por essas questões o Benfica teve 11 jogadore na seleção.
 
F

Francisco Oliveira

Guest
Bruno94 disse:
Ruben neves fez o primeiro treino da epoca passada, por tanto quando o Mikel se lesionou ele já lá estava.
Obviamente que o Rúben foi escolha de Lopetegui desde o primeiro minuto. Criou-se esse "mito" de que o Rúben só foi para a equipa A porque o Mikel se lesionou mas é completamente falso porque quem substituiu o Mikel no estágio da pré-época foi o Graça.
 
B

Bruno94

Guest
ferporto disse:
Se fosses jovem, não era? Vão 5 jovens para a equipa principal do benfica, no ano passado tinham 5 juniores na equipa B, quantos juniores tivemos na equipa B, por essas questões o Benfica teve 11 jogadore na seleção.
Ahahah mas qual 5 jovens?  Zivkovic? Tarabaht? carcela?  Diego lopes? Hassan? Marçal? Ederson? o Porto se quiser tambem pode ter 5 jovens no Plantel o problema é que eles nao jogam...
 

ferporto

Superior
1 Outubro 2012
99
1
Bruno94 disse:
Ahahah mas qual 5 jovens?  Zivkovic? Tarabaht? carcela?  Diego lopes? Hassan? Marçal? Ederson? o Porto se quiser tambem pode ter 5 jovens no Plantel o problema é que eles nao jogam...
[/quote

4 juniores do primeiro ano,  Diogo Gonçalves,  Renato Sanchez,  João. Carvalho e Michael,  do segundo ano Gonçalo Guedes,  jovens que jogaram várias vezes e Gonçalo Guedes foi titular em todos os jogos. 
 

Drago

Tribuna Presidencial
21 Julho 2006
11,941
2,316
Lisboa, 1979
Na sequência da última goleada sofrida pelos Sub17, que ditou o afastamento com estrondo do título, e à falta de melhor tópico, decidi fazer uma reflexão mais a frio.

Primeiro, factos:

Sub 15

15/16
o FC Porto não chegou à fase final.

16/17
Casa: Derrota com o regime e calimeros (com goleada do regime).
Fora: Derrota com regime e calimeros.

17/18
Casa: derrota com regime e empate com calimeros
Fora: derrota com regime e empate com calimeros

Conclusão: o FC Porto não ganha um jogo aos de Lisboa há mais de 3 anos.



Sub 17

15/16
Casa: Vitória com o calimeros e empate com o regime.
Fora: Derrota com regime e calimeros.


16/17
Casa: Vitória com o regime e empate com os calimeros.
Fora: Derrota com regime e calimeros.

17/18
Casa: derrota com regime e vitória com calimeros. (goleada frente ao calimeros)
Fora: derrota com regime e empate com calimeros. (goleada sofrida frente ao regime)

Conclusão: o FC Porto não ganha um jogo fora aos de Lisboa há mais de 3 anos. Em casa, continua a evidenciar dificuldades, embora some alguma vitórias, algumas sofridas. A excepção é a goleada desta época frente aos calimeros, que apresentaram uma das equipas mais fracas da sua formação, ainda assim, o FC Porto não foi além de um empate em alcochete, onde Braga e Belenenses ganharam.



Sub 19

15/16
Casa: Vitória com o calimeros e regime. (goleada frente aos calimeros)
Fora: Derrota com calimeros e empate frente ao regime.


16/17
Casa: Vitória com o regime e empate com os calimeros.
Fora: Derrota com regime e calimeros.

17/18
Casa: derrota com regime e empate com calimeros.
Fora: derrota com regime e vitória com calimeros. (goleada sofrida frente ao regime)

Conclusão: Mais dominantes em casa, embora ainda permeáveis. Fora, ligeira melhoria, mas longe de equilibrar os jogos perdidos ou empatados em casa.


Resumindo tudo, o FC Porto obtém melhores resultados directos à medida que o escalão etário sobe, o que indica um nivelamento físico e táctico progressivo.

Ainda assim, há um factor psicológico da "ponte" claro e inequívoco. Na minha opinião, há três explicações. Primeira, é de ordem psicológica. Há uma "deferência" quando o FC Porto joga fora, que não é recíproca. Segundo, há um problema de maturidade táctica, que pode ser explicada por condições de treino, mais valias dos treinadores (com ênfase na capacidade empática com o grupo) e disponibilidade/capacidade de sacrifício dos jogadores. Terceira, qualidade média dos jogadores (resultante da prospecção e da capacidade de atracção).

Posto isto, há duas vias de resolução, ou há trabalho árduo e tenta-se melhorar todos os pontos anteriores, ou vai-se pelo caminho fácil e há abertura a prodígios da Guiné que assegurem logo uma capacidade física desde os escalões inferiores.
Se é para ir pela segunda via, acho preferível manter esta situação. Quem olha para os resultados percebe que há um nivelamento progressivo proporcional à maturidade física e táctica.

Por isso, a recente goleada não me choca. Simplesmente, deveria ser mais um alerta para tentar subir o nível médio na formação e trabalhar o fenómeno da "ponte". O que interessa é o talento e isso há, felizmente.
 

meireles

Arquibancada
19 Junho 2018
151
89
Conquistas
2
  • João Pinto
  • Lucho González
Concordo com o que foi dito. Há claramente um défice em relação aos outros que ficou evidente nessa goleada. Há uma maior clarividência tática e capacidade física no regime nos escalões mais baixos, mas que não se reflete no potencial dos jogadores como demonstra o nivelamento nos sub19.

Quase parece que é nos sub19 que começamos a levar a sério o potencial dos jovens jogadores e que antes desse patamar é uma coisa mais relaxada, pois as qualidades dos jogadores estão lá mas não são tão evidentes.

Pergunto-me se não será por isso que algumas das estrelas em potência que já perdemos prosseguiram a evolução noutro lado.
 

Ablon

Tribuna Presidencial
26 Março 2016
6,736
2,925
O Seedorf partilhou recentemente algo que eu concordo e que é a imagem do nosso clube:  ele disse que ia problemas na formação no Ajax começaram quando começaram a meter ex jogadores a treinar, que se preocupam mais com os resultados e com a sua potencial ascensão a treinar a equipa principal.


Curiosamente o nosso modelo recente é aposta em ex jogadores e andam a ser promovidos enquanto que o regime, que está muito melhor do que nós neste ponto, tem a aposta em treinadores com muitos anos de casa e não ex jogadores.
 

Drago

Tribuna Presidencial
21 Julho 2006
11,941
2,316
Lisboa, 1979
Tendo a não concordar.

A prioridade é o crescimento do jogador, mas o resultado não é acessório. O resultado é uma forma de medir o trabalho efectuado. É excêntrico passar a ideia que se está a fazer um bom trabalho e os resultados não o reflectirem.

Os treinadores não ex-jogadores também querem chegar lá em cima. Não é por aí, creio.

O problema dos treinadores ex-jogadores é outro: vocação e preparação. Trabalhar no futebol jovem exige vocação e preparação técnica. Ser ex-jogador não é garante de nenhuma delas, mas há muitos ex-jogadores que seguem esta via, porque, finda a carreira, é a alternativa que lhes resta ou "não se vêem fora do futebol".
O facto de ter uma passado no futebol, enquanto jogador, é uma vantagem. Mas é só isso, uma vantagem. Não é garantia de competência.

Por fim, o problema do Ajax, no meu entender, é outro. Enquanto aquela academia teve o seu foco no mercado do Benelux e nas ex-colónias das Caraíbas (Antilhas e Suriname), foram muito poderosos. Quando as pressões do mercado fizeram abrir a academia, o critério e o rigor baixaram e tornou-se mais complicado trabalhar num caldo de cultura cada vez mais heterogéneo. Por fim, a lei Bosman tem o seu peso. O Ajax não retém talentos na sua equipa principal e é preciso tempo para fazer as equipas crescerem.
 

Morais

Tribuna Presidencial
4 Maio 2017
16,997
2,960
Conquistas
2
57
Porto
  • Artur Jorge
  • Cubillas
Drago disse:
Por fim, o problema do Ajax, no meu entender, é outro. Enquanto aquela academia teve o seu foco no mercado do Benelux e nas ex-colónias das Caraíbas (Antilhas e Suriname), foram muito poderosos. Quando as pressões do mercado fizeram abrir a academia, o critério e o rigor baixaram e tornou-se mais complicado trabalhar num caldo de cultura cada vez mais heterogéneo. Por fim, a lei Bosman tem o seu peso. O Ajax não retém talentos na sua equipa principal e é preciso tempo para fazer as equipas crescerem.
Eu acrescentaria a isso no caso do Ajax uma certa ilusão e romantismo que a formação daria para grandes conquistas,um pouco do que vimos no Sporting para dar um exemplo nacional.
Só formação não chega para times que querem ser top a verdade é essa agora que é uma excelente muleta para clubes com fraco poder financeiro isso ninguém duvida.
 

Ablon

Tribuna Presidencial
26 Março 2016
6,736
2,925
Drago disse:
Tendo a não concordar.

A prioridade é o crescimento do jogador, mas o resultado não é acessório. O resultado é uma forma de medir o trabalho efectuado. É excêntrico passar a ideia que se está a fazer um bom trabalho e os resultados não o reflectirem.

Os treinadores não ex-jogadores também querem chegar lá em cima. Não é por aí, creio.

O problema dos treinadores ex-jogadores é outro: vocação e preparação. Trabalhar no futebol jovem exige vocação e preparação técnica. Ser ex-jogador não é garante de nenhuma delas, mas há muitos ex-jogadores que seguem esta via, porque, finda a carreira, é a alternativa que lhes resta ou "não se vêem fora do futebol".
O facto de ter uma passado no futebol, enquanto jogador, é uma vantagem. Mas é só isso, uma vantagem. Não é garantia de competência.

Por fim, o problema do Ajax, no meu entender, é outro. Enquanto aquela academia teve o seu foco no mercado do Benelux e nas ex-colónias das Caraíbas (Antilhas e Suriname), foram muito poderosos. Quando as pressões do mercado fizeram abrir a academia, o critério e o rigor baixaram e tornou-se mais complicado trabalhar num caldo de cultura cada vez mais heterogéneo. Por fim, a lei Bosman tem o seu peso. O Ajax não retém talentos na sua equipa principal e é preciso tempo para fazer as equipas crescerem.
E será que os treinadores que temos são competentes? Como é que sabes se eram bons se fomos os primeiros a apostar neles?
 

Ablon

Tribuna Presidencial
26 Março 2016
6,736
2,925
Morais disse:
Eu acrescentaria a isso no caso do Ajax uma certa ilusão e romantismo que a formação daria para grandes conquistas,um pouco do que vimos no Sporting para dar um exemplo nacional.
Só formação não chega para times que querem ser top a verdade é essa agora que é uma excelente muleta para clubes com fraco poder financeiro isso ninguém duvida.
Não me parece que o problema do Sporting tenha sido a aposta na formação mas sim os maus jogadores que compraram.
 

Morais

Tribuna Presidencial
4 Maio 2017
16,997
2,960
Conquistas
2
57
Porto
  • Artur Jorge
  • Cubillas
Ablon disse:
Não me parece que o problema do Sporting tenha sido a aposta na formação mas sim os maus jogadores que compraram.
Isso é verdade mas houve um periodo em que eles contratavam muito pouco basicamente eram jogadores saídos da formação,quando Bruno de Carvalho assume é que começaram a investir mais.
 

miguel1000

Tribuna Presidencial
30 Agosto 2017
15,042
9,266
Morais disse:
Isso é verdade mas houve um periodo em que eles contratavam muito pouco basicamente eram jogadores saídos da formação,quando Bruno de Carvalho assume é que começaram a investir mais.
Mas concordo com ele, Rui Patrício, João Mário, William Carvalho, Gelson Martins foram a salvação...problemas são os treinadores e craques como Doumbia, Acuna, Wendel, etc. basicamente só contrataram o Bas Dost e Bruno Fernandes. E aqui o problema não são o Rúben e André concerteza.
 

Morais

Tribuna Presidencial
4 Maio 2017
16,997
2,960
Conquistas
2
57
Porto
  • Artur Jorge
  • Cubillas
miguel1000 disse:
Mas concordo com ele, Rui Patrício, João Mário, William Carvalho, Gelson Martins foram a salvação...problemas são os treinadores e craques como Doumbia, Acuna, Wendel, etc. basicamente só contrataram o Bas Dost e Bruno Fernandes. E aqui o problema não são o Rúben e André concerteza.
Isso é mais recente estou-me a referir ao periodo Paulo Bento,Jesualdo,Carvalhal ,Paulo Sérgio aó eram basicamente ex juniores até porque não tinham recursos para grandes contratações até que acordaram quando ficaram em sextos num campeonato e entrou o Bruno de Carvalho que no inicio também manteve esse projeto mas teve a sorte de ir juntando bons jovens ao longo de alguns anos e com Leonardo Jardim começam a dar nas vistas.
São periodos distintos no Sporting.
Lembro que o Jesualdo entrou uma vez em campo parecia uma equipa B.Dessa forma não arrumariam nada.
 

miguel1000

Tribuna Presidencial
30 Agosto 2017
15,042
9,266
Morais disse:
Isso é mais recente estou-me a referir ao periodo Paulo Bento,Jesualdo,Carvalhal ,Paulo Sérgio aó eram basicamente ex juniores até porque não tinham recursos para grandes contratações até que acordaram quando ficaram em sextos num campeonato e entrou o Bruno de Carvalho que no inicio também manteve esse projeto mas teve a sorte de ir juntando bons jovens ao longo de alguns anos e com Leonardo Jardim começam a dar nas vistas.
São periodos distintos no Sporting.
Lembro que o Jesualdo entrou uma vez em campo parecia uma equipa B.Dessa forma não arrumariam nada.
Claro que não era com Pereirinhas que iam lá...mas a qualidade dos treinadores era pouca...mas também é verdade que cheguei a ver um André Santos ou algo assim como a last big thing