O HAT-TRICK, O POKER E... O BEIJO
Kelvin surge no topo das recordações de 12 anos de Estádio do Dragão, mas há muitas outras descritas pelos adeptos
É um pouco ingrato pedir a alguém para escolher o melhor momento que viveu num sítio onde é feliz. Mesmo assim, fizemo-lo, confirmando a suspeita: não é fácil para os adeptos escolher apenas um momento de alegria indescritível no Estádio do Dragão. O FC Porto deu voz aos adeptos através de um post no Facebook e as respostas foram, além de variadas, uma das maiores lições de como um estádio pode gerar um complexo novelo de emoções. Espreite este texto e veja se se revê nas opiniões veiculadas.
Confirma-se: o momento Kelvin, frente ao Benfica, em 2013, é o mais referido pelos adeptos do FC Porto. Aliás, o comentário mais votado no post do FC Porto é de João Dinis: Escolhia o momento do 90+2 do Kelvin que fez com que fôssemos campeões nacionais 2012/13 e víssemos o JJ a ajoelhar-se perante todo o estádio, numa referência ao momento sublime que levou tantos e tantos Dragões, no estádio e não só, a eleger aquele momento como um dos melhores das suas vidas.
Sem surpresas, a vitória por 5-0, também frente ao Benfica, mas em 2010/11, é amplamente mencionada - como disse Pedro Marinho, foi incrível - e há jogos contra o outro rival de Lisboa que também são referidos, desde o magnífico golo de calcanhar de Jackson Martínez numa vitória por 2-0 (a 7 de Outubro de 2012, referido por João Teixeira) ao hat-trick de Cristian Tello na época passada (com a participação de Carlos Miguel: Porto 3 - 0 Sporting (Tello , Tello , Tello)).
Mas há mais, muito mais. A inauguração do estádio o pretexto para este texto, aliás é também dos mais referidos, pelo simbolismo e pelo sentimento de chegar a casa. Manuel Nunes sumariza o momento: Para mim depois de tantas emoções vividas no Estádio das Antas, sem dúvida que a inauguração do Estádio do Dragão foi das melhores sensações nestes 12 anos. Porque estar com a família portista no dia em que o teu novo estádio assume o palco principal do clube do teu coração... não tem palavras. Aliás, nesse momento de sonho, mais alguns se revelaram, como o de Ricardo Bastos: Júlio de Matos, o que eu sonhei chegar ao trabalho de helicópetro. Original.
Às várias epopeias do FC Porto nas competições europeias é dado amplo destaque. Desde o jogo com o Deportivo da Corunha até à inesquecível vitória frente ao Manchester United, ambos em 2004 a esse respeito, Jorge Reis diz que foi o jogo em que McCarthy marcou dois golos e que no segundo golo o estádio veio abaixo -, passando pelos 5-1 ao Villareal para a Liga Europa, em 2011/12, que Bruno Queirós retrata de forma simples e eficaz: Estar a perder 1-0 ao intervalo contra o Villareal nas meias da Liga Europa e depois FALCAO muda TUDO!!.
E, quando falamos de memórias mais actuais, há episódios que não passam em branco, como um golo bem recente, relatado por Diogo Pinto Todos os momentos no nosso estádio são mágicos, mas escolho o momento do golo do André André aos 86 minutos no FC Porto-Benfica de 20 de Setembro deste ano!! e o jogo de despedida de um enorme jogador, lembrado por Lau Torres: Tantas vezes me vieram as lágrimas aos olhos naquele estádio... Ser campeão é uma sensação incrível. Mas o momento em que não consegui segurar as lágrimas e chorei mesmo, foi na homenagem ao Deco o ano passado... Lembro me de estar de pé a aplaudir e a chorar... São jogadores que ficam e marcam para sempre.
Para além dos fenómenos eminentemente desportivos e do primeiro dia em que entraram no Dragão, há adeptos que referem vários momentos icónicos que viveram no estádio. Os concertos dos Muse e dos Rolling Stones, tal como a aula de zumba e o festival Panda, são referidos várias vezes. Não podia passar em branco um momento vivido por Marta Espinheira Braga num local de paixões: O primeiro beijo do meu namorado foi dentro do Dragão.