Esta madrugada no "Toda a Verdade" da SIC Notícias que passou por volta das 2h, passou o documentário sobre a investigação que um canal francês, o "France 2", fez sobre os fundos de investimento. Focaram-se num único jogador Eliaquim Mangala. Sei que a reportagem saiu já há muito em França, mas foi a primeira vez que vi num canal em Portugal, e tenho que dizer, nem imaginam a vergonha que senti ao ver aquilo. Ver o nosso clube no meio de tudo aquilo.
O jornalista veio a Portugal, ao FC Porto falar com o Mangala, falaram na sala de imprensa sob o olhar de uma das responsáveis pelo departamento de comunicação do FC Porto. O jornalista perguntou ao Mangala se tinha conhecimento que o seu passe tinha sido vendido à Doyen e à Robi Plus, o jogador respondeu que não, que ninguém no clube lhe tinha dito nada e que nunca tinha ouvido falar na Doyen e na Robi Plus. A meio, a responsável do FC Porto levanta-se, pede para terminar a entrevista porque não tinha sido aquilo o combinado e que só os directores do FC Porto é que podiam falar de negócios, não o jogador. A vergonha que senti e sinto ao ver o meu clube no meio daquela história é indescritível. Então quando eles procuram saber o que é a Robi Plus, chegaram á conclusão que é uma empresa, sediada num paraíso fiscal, e que pertence a um indivíduo que tem participações em mais de 400 empresas sediadas em paraísos fiscais. Quando contactam o tipo, ele diz-lhes que quem gere aquilo tudo é o sócio, Luciano D'Onofrio. Quando tentam falar com o Luciano, está o tipo a sair de casa, vê o jornalista a querer falar com ele e desata a sprintar pelo meio da rua. O tipo já esteve preso, é um mafioso de primeira, não pode ser agente FIFA e anda a sacar dinheiro indirectamente através deste tipo de negócios. É a este tipo de gente que anda o nosso clube a dar a mamar.
Depois aparece um gráfico com os jogadores que mais dinheiro renderam a fundos de investimento, quem são esses jogadores? Deco, Lisandro Lopez, James Rodriguez, Di Maria e Falcao.
Eu como portista, apesar de ter consciência de que é algo generalizado no mundo do futebol, não posso deixar de dizer que senti uma enorme vergonha e tristeza por ver na investigação o nome do FC Porto ligado a todos estes esquemas financeiros de mafiosos.