Apo, eu sou formado em Ciências do Desporto. Compreendo o que dizes, em muitos casos é assim, em outros não. E digo-te, o problema dos esteróides anabolizantes é um problema que não diz respeito somente ao desporto de elite, actualmente, qualquer pessoa tem acesso a essas substâncias, em qualquer ginásio, há tipos, inclusive treinadores que ou as arranjam ou dão as indicações onde as arranjar. É extremamente fácil. Há um ginásio aqui na minha zona, onde à vontade 70 a 80% dos utilizadores entre os 17/18 anos e os 35/40 anos usam anabolizantes. O irmão do dono do ginásio tem uma loja de suplementos mesmo ao lado, que na verdade, os suplementos só servem de fachada para aquilo que na realidade é uma loja de esteróides anabolizantes, a loja só serve para lavar dinheiro, nada mais.
Há físicos e físicos, o físico do Moutinho é um físico perfeitamente normal para um jogador de futebol, as mudanças de físicos abruptas, em curtos espaços de tempo e curtos espaços de tempo são 1/2/3/4/5 meses, é que são claros indícios do uso de esteróides anabolizantes. E há determinados esteróides que não servem somente para aumentar a massa magra, existe uma gama de substâncias para muitas outras funções. Para queimar mais rapidamente gordura, etc... O caso do Ronaldo, é evidente, o caso do Messi que há uns anos numas férias apareceu muito mais robusto com um claro ganho de massa muscular, etc... muitos e muitos casos.
Uma pessoa normal, por exemplo, um jovem de 18 anos, que nunca fez musculação, mas que até faz algum tipo de actividade física, para ficar com um físico como o do Ronaldo, através simplesmente do treino, da alimentação e da suplementação, necessita de bastante tempo para ficar com um físico semelhante, mais de 1 ano e já estou a ter uma visão optimista, obviamente depende das especificidades do indivíduo.