Política nacional

tripeiro_de_gema

Pinto da Costa vai-te embora
26 Maio 2014
12,958
7,025
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
Sem dúvida, o Cotrim suou na parte da educação e não respondeu a absolutamente nada.
Mesmo que não seja por mais nada, estes debates têm uma coisa boa, permitem aos votantes conhecerem algumas das ideias mais perigosas dos programas eleitorais destes partidos... Hoje foi um bom dia para ficarmos a conhecer aguns dos perigos de partidos como o chega e a iniciativa liberal.
Mas é preciso de algum debate para perceber que o Chega é um perigo, que pode levar um país a ingovernabilidade e anarquia?
Até parece que é só ao IL que se vê o lado mais perigoso, é isso e taxas Netflix, sobre actividades escolar, aproximações do salário minímo ao médio e outras.
 

Vito77

Bancada central
16 Março 2012
1,164
1,048
O aventuras fala muito bem, e dispara para todo o lado. O problema é quando se fala em em ideias concretas para o país. Aliás, não deixa de ser curioso que em dois anos os seus programas mudem conforme a direção do vento. A ideia da taxa única de IRS então é daquelas de bradar aos céus...
 

Czarli9

Tribuna Presidencial
23 Julho 2017
6,034
4,985
No caso do salário médio foi apenas uma questão colocada pela jornalista à Catarina sobretudo.
O Cotrim até acabou por dar o seu ponto de vista sobre a saúde, agora podemos concordar ou não concordar.
Onde o Cotrim esteve menos bem foi na educação.
Foi o Cotrim que perguntou como subir o salário médio, ela respondeu com o pagamento de horas extras e derrubar as medidas da troika.
 

tripeiro_de_gema

Pinto da Costa vai-te embora
26 Maio 2014
12,958
7,025
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
Foi o Cotrim que perguntou como subir o salário médio, ela respondeu com o pagamento de horas extras e derrubar as medidas da troika.
Ela falou de horas extras e negociar com os patrões, mas depois fugiu do assunto para associar a imagem do Cotrim Figueiredo à Troika, ou seja sempre a invocar o passado.
Não sei se isso é uma resposta fundamentada ao assunto, não sei como as horas vão fazer milagres sobre o salário médio, pelo contrário as empresas estão cada vez mais a apostar em querer reduzir a necessidade de fazer horas extras. Acabas por ganhar o mesmo fazendo as horas minímas estipuladas. A única coisa que eu vejo vantagem no pagamento das horas extras generalizado é o poder de martelar os números dos rendimentos e do poder de compra.
 
Última edição:

Gelsenkirchen

Tribuna Presidencial
8 Junho 2016
16,588
23,415
Conquistas
4
42
Lisboa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Madjer
O moderador começou por reconhecer que o Costa se demitiria se o PSD ganhasse as eleições, mas a pergunta foi se considerava que o PS devia deixar o PSD governar em minoria, fosse ele o líder ou não. O Costa recusou-se a responder à pergunta, é um tema sensível porque lhe é absolutamente indiferente o que acontece ao país se ele não ganhar as eleições, e como tal não tem nada a ganhar ao responder diretamente a uma pergunta dessas.
Mas se ele se demitir isso não será de competência do futuro lider do partido e do que os seus militantes decidam?

É que pelo que se sabe na melhor das hipóteses um orçamento de estado apenas estará para ser votado na assembleia em Abril/Maio. Ou seja em caso de derrota o partido nessa altura será liderado por outra pessoa.
 

Czarli9

Tribuna Presidencial
23 Julho 2017
6,034
4,985
Ela falou de horas extras e da consertação social, mas depois fugiu do assunto para associar a imagem do Cotrim Figueiredo à Troika, ou seja sempre a invocar o passado. Não sei se isso é uma resposta fundamentada ao assunto, não sei como as horas vão fazer milagres sobre o salário médio, pelo contrário as empresas estão cada vez mais a querer acabar com horas extras. Acabas por ganhar o mesmo fazendo as horas minímas estipuladas.
Ora aí está uma pergunta que também gostaria de ver respondida.

Também gostava de saber como é que privatizando todos os sectores fundamentais e criando uma flat tax se consegue obter receita para os serviços básicos de um país....
 

tripeiro_de_gema

Pinto da Costa vai-te embora
26 Maio 2014
12,958
7,025
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
Ora aí está uma pergunta que também gostaria de ver respondida.

Também gostava de saber como é que privatizando todos os sectores fundamentais e criando uma flat tax se consegue obter receita para os serviços básicos de um país....
Privatizar a RTP é privatizar um sector fundamental? Quanto à flat tax, sim o Cotrim Figueiredo não soube justificar.
 

Gelsenkirchen

Tribuna Presidencial
8 Junho 2016
16,588
23,415
Conquistas
4
42
Lisboa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Madjer
Foi o Cotrim que perguntou como subir o salário médio, ela respondeu com o pagamento de horas extras e derrubar as medidas da troika.
Ou seja ganhar mais só fazendo horas extra.

O real aumento dos salários está quieto.
Aliás é comum a todos os partidos até agora, nem uma ideia de como estimular a economia estruturalmente que proporcione aumentos de rendimentos. A única solução passa sempre por aumentos por decreto.
 
  • Like
Reações: tripeiro_de_gema

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
6,746
7,777
Esmoriz
Interessante a parte em que o Ventura atirou à cara do Costa os 400 mil novos pobres que surgiram em Portugal no último ano. Ainda mais interessante que queira terminar com isso descendo os impostos aos mais ricos e acabando com o rendimento social de inserção.
 
  • Like
Reações: tsilva

Czarli9

Tribuna Presidencial
23 Julho 2017
6,034
4,985
Privatizar a RTP é privatizar um sector fundamental? Quanto à flat tax, sim o Cotrim Figueiredo não soube justificar.
Eu gosto da produção nacional da RTP1, dos filmes e séries estrangeiras da RTP2, gosto dos documentários e reportagens da RTP3. Não falo de horários decentes porque não vejo praticamente televisão, mas gosto de usufruir do RTP Play para tal. Sem falar das rádios públicas.

Aliás, basta olhar para a programação das tvs privadas para entender o quão essencial é manter um serviço público de televisão.
 
  • Like
  • Love
Reações: MiguelDeco e paul93

Czarli9

Tribuna Presidencial
23 Julho 2017
6,034
4,985
Ou seja ganhar mais só fazendo horas extra.

O real aumento dos salários está quieto.
Aliás é comum a todos os partidos até agora, nem uma ideia de como estimular a economia estruturalmente que proporcione aumentos de rendimentos. A única solução passa sempre por aumentos por decreto.
Não houve um partido capaz de apresentar uma(!) proposta de como estimular o crescimento económico e o aumento dos salários.
 
  • Like
Reações: MiguelDeco

tripeiro_de_gema

Pinto da Costa vai-te embora
26 Maio 2014
12,958
7,025
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
Eu gosto da produção nacional da RTP1, dos filmes e séries estrangeiras da RTP2, gosto dos documentários e reportagens da RTP3. Não falo de horários decentes porque não vejo praticamente televisão, mas gosto de usufruir do RTP Play para tal. Sem falar das rádios públicas.

Aliás, basta olhar para a programação das tvs privadas para entender o quão essencial é manter um serviço público de televisão.
É a tua visão, eu na minha não acho que a RTP seja um serviço essencial, sobre o conteúdo televisivo não sei o que a RTP tem a mais que os outros(excluíndo Big Brothers, Casar com Agricultores, etc.), parece que em causa é mais uma questão de preferências. Só para dizer também que a CNN Portugal é um flop.
 
Última edição:

Czarli9

Tribuna Presidencial
23 Julho 2017
6,034
4,985
É a tua visão, eu na minha não acho que a RTP seja um serviço essencial, sobre o conteúdo televisivo não sei o que a RTP tem a mais que os outros(excluíndo Big Brothers, Casar com Agricultores, etc.), parece uma questão de preferências, mas cada um a sua visão.
Basta ver a programação distinta da 2 para obteres a resposta à última parte.

Não achas porque não "precisas'... Amigos meus com filhos de dupla nacionalidade aproveitam as aulas de português para estrangeiros para manter contacto e melhorarem a aprendizagem da nossa língua.

Como português fora de Portugal, a plataforma da RTP permite-me (e a tantos outros portugueses pelo mundo fora) manter a par de muita coisa, nem que seja para ver uma treta qualquer para poder sentir-me "em casa".

Um serviço que não esteja preocupado em fazer lucro aos investidores, tem liberdade em preocupar-se na qualidade.
 
  • Love
Reações: MiguelDeco
R

Rm95

Guest
Ora aí está uma pergunta que também gostaria de ver respondida.

Também gostava de saber como é que privatizando todos os sectores fundamentais e criando uma flat tax se consegue obter receita para os serviços básicos de um país....
Os paises de leste que estao a fazer isso e ja nos ultrapassaram no pib per capita ultimamente, estao a safar-se bem com isso.
 

ruipsousa8

Tribuna Presidencial
9 Julho 2013
9,484
8,535
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
Interessante a parte em que o Ventura atirou à cara do Costa os 400 mil novos pobres que surgiram em Portugal no último ano. Ainda mais interessante que queira terminar com isso descendo os impostos aos mais ricos e acabando com o rendimento social de inserção.
O RSI é uma questão interessante, eu gostava genuinamente que alguém perguntasse ao AV como planeia resolver esse problema. Atenção que eu sou de acordo que existe demasiados subsídios e alguns para pessoal que está acomodado, mas das duas uma, ou o AV varria tudo a eito o que era um autêntico desastre, ou criava mais tachos públicos de forma a fiscalizar todos os subsídios e a necessidade dos mesmos.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

tripeiro_de_gema

Pinto da Costa vai-te embora
26 Maio 2014
12,958
7,025
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
O RSI é uma questão interessante, eu gostava genuinamente que alguém perguntasse ao AV como planeia resolver esse problema. Atenção que eu sou de acordo que existe demasiados subsídios e alguns para pessoal que está acomodado, mas das duas uma, ou o AV varria tudo a eito o que era um autêntico desastre, ou criava mais tachos públicos de forma a fiscalizar todos os subsídios e a necessidade dos mesmos.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
O problema do RSI, não é o RSI em si, o problema aqui talvez seja na forma como é atribuído, mas aí tem a ver com a falta de fiscalização, o problema é que AVenturas faz precisamente o contrário ataca o RSI e não ataca o problema que está por detrás disso, daí ele não ter solução.
 

ruipsousa8

Tribuna Presidencial
9 Julho 2013
9,484
8,535
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
O problema do RSI, não é o RSI em si, o problema aqui talvez seja na forma como atribuído, mas aí é um problema de fiscalização, o problema é que AVenturas faz precisamente o contrário.
De acordo. Os apoios sociais têm sempre de existir.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

tripeiro_de_gema

Pinto da Costa vai-te embora
26 Maio 2014
12,958
7,025
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
Basta ver a programação distinta da 2 para obteres a resposta à última parte.

Não achas porque não "precisas'... Amigos meus com filhos de dupla nacionalidade aproveitam as aulas de português para estrangeiros para manter contacto e melhorarem a aprendizagem da nossa língua.

Como português fora de Portugal, a plataforma da RTP permite-me (e a tantos outros portugueses pelo mundo fora) manter a par de muita coisa, nem que seja para ver uma treta qualquer para poder sentir-me "em casa".

Um serviço que não esteja preocupado em fazer lucro aos investidores, tem liberdade em preocupar-se na qualidade.
São visões, na minha continuo achar que com a privatização da RTP não se perderia grande coisa. Posso perceber essa situação para quem vive fora de Portugal, mas hoje em dia existem tanto contéudo online como vídeos do Youtube e cursos dedicados ao ensino do português de Portugal. Parece que não, mas o ensino do português de Portugal está aumentar bastante desde do boom do turismo nestes últimos anos.
 
Última edição:

tripeiro_de_gema

Pinto da Costa vai-te embora
26 Maio 2014
12,958
7,025
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
De acordo. Os apoios sociais têm sempre de existir.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Aqui é um problema de aplicação da medida. Obviamente o RSI deve continuar a existir, porque há pessoas que precisam disso e o estado não deve deixar abandonar as pessoas e pode servir se possível como um incentivo(temporário) para integrar o mercado de trabalho, mas isso não impede que o estado fiscalize e pune os abusadores e aqueles que se encostam.
 
Última edição:
  • Like
Reações: ruipsousa8
R

Rm95

Guest
Os apoios sociais, o estado social nao deve acabar. O que deve e haver mais fiscalizacao.
Ainda assim, o principal problema do pais e o crescimento económico, e preciso resolver isso. A partir dai tudo o resto melhora.