Há uma parte fundamental na politica que é a comunicação, o P Coelho tinha uma comunicação péssima, e ainda tinha o Cavaco como presidente a ajudar a festa, os dois basicamente achavam que devíamos viver em austeridade e deprimidos, vivíamos em austeridade e passavam a vida a lembrar que estávamos em austeridade.
Em oposição temos o Costa que é muito bom na comunicação, e teve a vantagem de ter o PCP amarrada e obrigado a estar calado, e usa o BE como quer e isso garante-lhe um controlo sobre a comunicação social e redes sociais grande, e a austeridade passou a ser vendida como se não existisse.
O Colete de forças era muito pela crise internacional da altura, e isso tambem foi algo muito importante porque o Costa que veio a seguir beneficiou muito do final dessa crise e o boom do turismo.
No final o Coelho disse que o Diabo vinha ai, ele não chegou e isso tambem sumaria um pouco o que era o Coelho, uma pessoa sempre negativa, e acho que um bom PM não pode ser assim.
Sem dúvida, a arte e o poder da comunicação é das coisas mais desvalorizadas. E eu também me apercebo-me nisso no meu dia-a-dia no trabalho, então na política nem se fala, visto o quanto é importante vender e bem o seu peixe.
Por exemplo o PSD nestas últimas autárquicas correram bem para o partido, ganhou mais câmaras em relação a 2017, câmaras também com bastante peso, como de Lisboa e Coimbra, no entanto estes resultados contrastam com estado actual do PSD nacional, que não dá grandes sinais da sair do fundo do buraco, porque será? Claro que o resultado das autárquicas, nem sempre reflecte os resultados a nível nacional(pessoas vs ideologias). Os maus resultados do PSD a nível nacional deve-se em parte pela má estratégia de Rui Rio, mas também deve-se à catastrófica comunicação do partido, em que Rui Rio não consegue sequer fazer passar uma mensagem como deve ser, eu penso que a comunicação foi sempre uma deficiência do PSD.
O IL também apresenta o mesmo problema, o partido foca-se demasiada na cassete de programas e ideias liberais, mas poucos percebem o que isso significa. No entanto são criativos nos cartazes, mas isso não chega.
O Chega também tem estes resultados a nível nacional, graças à boa comunicação de AVenturas, porque este último demonstra claramente que não tem grande cultura política, nem grandes conhecimentos, aliás que o gajo também nem sequer tem convicções, mas o gajo sabe vender muito bem aquilo que diz, recorrendo muitas vezes à linguagem de tasco. O Chega tem estes resultados graças à capacidade de comunicação e carisma do seu líder.