Política Nacional

tripeiro_de_gema

fcp_sempre
26 Maio 2014
12,960
7,051
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
Porque o orçamento de estado tinha para a parte da especialidade (o orçamento geral vai a votação na assembleia, é o que foi chumbado, e quando passa, depois vai à especialidade) mais de 60 medidas do Pan que iam seguir em frente.

Ao contrário do PCP e do Bloco, os partidos da geringonça que andaram estes anos todos a por e a dispor do governo e agora andam a fingir que são oposição, o Pan - por escrito - negociou o que queria com o PS e cumpriu o compromisso na altura da votação.

Nota pessoal - Nem por 23787723424 medidas na especialidade eu votaria a favor deste orçamento, estou apenas a partilhar os factos que sei.
Isso não é justificação. Para mim um orçamento é muito simples ou concorda-se ou não se concorda, a abstenção é apenas de quem não é capaz de tomar posição ou de quem foge das suas responsabilidades, puramente cobardia. Depois na altura das eleições são os mesmos que fazem apelos contra a abstenção.

Mas se o PAN queria que as suas medidas seguissem em frente tinham votado a favor. É que o BE e PCP ao menos tomaram posição, sendo assim o PAN perde legitimidade e credibilidade para comentar ou criticar as decisões dos outros partidos.

Lord

Tribuna Presidencial
8 Agosto 2016
9,985
7,340
Sinceramente esta miúda não parece minimamente preparada para liderar um partido com assento parlamentar.
Não lhe vejo um comentário ou uma ideia que se aproveite.
Muito sem sal.
É fogo de vista.
Aliás a mediocridade noa partidos cada vez é mais evidente. Salvo raras exceções. Aliás os partidos há muito que deviam ter desaparecido...

Di Charis

Tribuna Presidencial
23 Abril 2012
8,378
6,695
Isso não é justificação. Para mim um orçamento é muito simples ou concorda-se ou não se concorda, a abstenção é apenas de quem não é capaz de tomar posição e de quem foge das suas responsabilidades.
Mas se o PAN queria que as suas medidas seguissem em frente tinham votado a favor. É que ao abster-se não tomou posição ao contrário do BE e PCP, e perde assim legitimidade para comentar ou criticar as decisões dos outros partidos.
Volto a usar a expressão nota pessoal - eu cá acho que abstenção é um modo de concordar em certas situações, como foi no orçamento anterior.

Ou seja, absteve-se, concordou.

Acontece que politica tem nuances - com que discordo, ou se é a favor ou contra - que, num orçamento que vai a votos já se sabendo chumbado, que não era pelos votos deles que passava (ou as medidas) abstenção é uma ferramenta.

Ou seja, eu concordo contigo, estou só a dizer o raciocínio do Pan.

Última edição:

tripeiro_de_gema

fcp_sempre
26 Maio 2014
12,960
7,051
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
Volto a usar a expressão nota pessoal - eu cá acho que abstenção é um modo de concordar em certas situações, como foi no orçamento anterior.

Ou seja, absteve-se, concordou.

Acontece que politica tem nuances - com que discordo, ou se é a favor ou contra - que, num orçamento que vai a votos já se sabendo chumbado, que não era pelos votos deles que passava (ou as medidas) abstenção é uma ferramenta.

Ou seja, eu concordo contigo, estou só a dizer o raciocínio do Pan.
Se é isto o raciocínio deles, então diz muita da inteligência daquela gente e daquele partido.
Ainda assim mesmo abstendo-te, estás a contribuir na mesma para o impasse político.

Última edição:

tripeiro_de_gema

fcp_sempre
26 Maio 2014
12,960
7,051
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
O CDS atual não consegue congregar ou manter as pessoas em torno da sua liderança que é demasiado errática e tem um ego desmesurado.
Por um lado é verdade o que estás a dizer, mas por outro lado o timing para marcar congressos internos foi completamente trapalhão e infeliz, porque estamos 3 meses das eleições, o partido vai estar num grande impasse e só vai preparar-se para as eleições e organizar a campanha para aí quando faltar menos de 2 meses, o que já é muito tempo perdido. O Nuno Melo devia ter assumido a sua posição antes e fazer trabalho de oposição. Agora apresentar-se como candidato a PM a 2 ou 3 meses das eleições, sem ter feito trabalho parlamentar não é algo muito inteligente.
Obviamente que a culpa disto é do Chicão, porque o CDS podia ter marcado congresso em Fevereiro.

Última edição:

Indiana Jones

Lugar Anual
25 Maio 2020
27,831
49,764
Conquistas
1
Faro
  • Dezembro/21
Por um lado é verdade, mas por outro lado o timing para marcar congressos internos foi completamente trapalhão e infeliz, porque estamos 3 meses das eleições, o partido vai estar num grande impasse e só vai preparar-se para as eleições e organizar a campanha para aí quando faltar menos de 2 meses, o que já é muito tempo perdido. O Nuno Melo devia ter assumido a sua posição antes e fazer trabalho de oposição. Agora apresentar-se como candidato a PM a 2 ou 3 meses das eleições, sem ter feito trabalho parlamentar não é algo muito inteligente.
Também é verdade, mas isso resulta do facto de algumas pessoas colocarem os seus interesses pessoais ou a sua agenda política acima do partido que representam ou até mesmo das necessidades de Portugal.

tripeiro_de_gema

fcp_sempre
26 Maio 2014
12,960
7,051
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
Também é verdade, mas isso resulta do facto de algumas pessoas colocarem os seus interesses pessoais ou a sua agenda política acima do partido que representam ou até mesmo das necessidades de Portugal.
Eu sou da opinião que Chicão é mais vítima que culpado nesta situação toda. Quem enterrou o partido definitivamente foi o Paulo Portas, veio a seguir Assunção Cristas foi um desastre, agora com Chicão também é um desastre, o resultado não seria muito diferente com Adolfo Mesquita Nunes ou mesmo Nuno Melo, há muito que o CDS se encontra descaracterizado, tendo fugido da sua base democrata-cristã, mas lá está tudo isto graças ao contorcionismo de Paulo Portas. O Chicão é muito novo, muito inexperiente, muito irresponsável e muito ingénuo para assumir um partido cheio de problemas e também para fazer frente aos "barões"(ou tubarões) do partido.

Última edição:

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
77,145
53,277
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Eu sou da opinião que Chicão é mais vítima que culpado nesta situação toda. Quem enterrou o partido definitivamente foi o Paulo Portas, veio a seguir Assunção Cristas foi um desastre, agora com Chicão também é um desastre, o resultado não seria muito diferente com Adolfo Mesquita Nunes ou mesmo Nuno Melo, há muito que o CDS se encontra descaracterizado, tendo fugido da sua base democrata-cristã, mas lá está tudo isto graças ao contorcionismo de Paulo Portas. O Chicão é muito novo, muito inexperiente, muito irresponsável e muito ingénuo para assumir um partido cheio de problemas e também para fazer frente aos "barões"(ou tubarões) do partido.
O Paulo Portas matou o CDS? lol o Paulo Portas foi um grande lider, e o CDS não teve ninguem á altura para o suceder.

tripeiro_de_gema

fcp_sempre
26 Maio 2014
12,960
7,051
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
O Paulo Portas matou o CDS? lol o Paulo Portas foi um grande lider, e o CDS não teve ninguem á altura para o suceder.
O Paulo Porta no início até ajudou a renascer o CDS, com o discurso do RSI e da agricultura, mas com o tempo o Paulo Portas foi descaracterizando o CDS, traíndo muitos dos princípios que ele próprio defendia inicialmente, ainda me lembro que ele dizia que ele estava mais à esquerda do PSD e o episódio do "irrevogável" matou tudo, aliás em parte a coligação PSD-CDS nas eleições 2015(em que saiu até vencedora) saiu um pouco penalizada à custa desse episódio. A partir daí o CDS caminhou para sua morte lenta.

Última edição:

N.

Tribuna
20 Junho 2019
3,784
5,325
Conquistas
4
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
Um terramoto à esquerda e os efeitos a sentirem-se à direita. Que país!

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
22,841
31,066
Conquistas
5
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
O CDS já estava morto desde de Paulo Portas, foi este último que enterrou o CDS.
Não concordo.
PP foi um bom líder e o partido tem vindo a decair e a tornar-se irrelevante desde que ele saiu.
A Assunção Cristas foi uma líder muito soft e o Chicão está a enterrar completamente o partido. Não inspira ninguém ao voto no CDS.

Há 10/15 anos atrás votei com frequência neste partido e se me perguntarem agora, não sou capaz de dizer a última vez que o fiz...

Estas saídas de notáveis do partido são o último prego no caixão. Ainda agora estive a ler que Pires de Lima também abandona o partido. Pires de Lima seria o primeiro nome em quem eu pensaria como possível líder para conseguir tornar o CDS num partido como em tempos foi. Já pouco têm lá que se aproveite, e quando estas pessoas de valor saem em incompatibilidade com a direção atual, algo vai mal e devia ser alvo de reflexão.

RIP CDS

Com isto não me admira que o Chega suba mais 1% ou algo do género...