Política nacional

Cubillas

Tribuna
9 Março 2012
2,551
2,387
47
Paris
gil-costa.wix.com
France Stratégie, o organismo independente de avaliação das reformas tributárias de capital em França publicou o 14 de outubro 2021 um relatório sobre os efeitos da flat tax e conclui assim: « até agora não foi identificado nenhum efeito sobre o investimento, nem após 2013 (reforma da tributação dos dividendos), nem após a reforma de 2018 ” Um relatorio que chama a atenção ainda mais que este organismo independente foi missionado pelo 1° ministro.
Mais, foi observado uma concentração de dividendos entre os mais ricos, em França a flat tax trouxe 1,7 milhões de euros para cada um dos 100 franceses mais ricos.
 

XaviJr

Lugar Anual
15 Janeiro 2018
3,151
3,838
O principal problema do país é mesmo a corrupção. Sem ela terias mais uns milhares de milhões da tap, bes e afins, para gastar por exemplo, no SNS.

Uma coisa que me faz confusão é ter partidos apresentarem-se a eleições sem ter um programa disponível a 15 dias das eleições. Bem sei que foi em cima da hora mas será assim tão diferente do apresentado há 2 anos?
 
  • Like
Reações: Czarli9 e Paolitik

nunobarreira

Superior
9 Maio 2016
51
30
Aqui é um problema de aplicação da medida. Obviamente o RSI deve continuar a existir, porque há pessoas que precisam disso e o estado não deve deixar abandonar as pessoas e pode servir se possível como um incentivo(temporário) para integrar o mercado de trabalho, mas isso não impede que o estado fiscalize e pune os abusadores e aqueles que se encostam.
32,5% dos beneficiários do RSI tem menos de 18 anos...existem cerca de 200.000 em Portugal e a média de rendimento é cerca de 120€ e existem um conjunto de obrigações que tem de seguir para o manter...acham que é mesmo o RSI o problema ou a demagogia bacoca?
 

tripeiro_de_gema

Pinto da Costa vai-te embora
26 Maio 2014
12,958
7,025
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
32,5% dos beneficiários do RSI tem menos de 18 anos...existem cerca de 200.000 em Portugal e a média de rendimento é cerca de 120€ e existem um conjunto de obrigações que tem de seguir para o manter...acham que é mesmo o RSI o problema ou a demagogia bacoca?
Se leres o que foi escrito anteriormente ninguém aqui disse que o RSI é um problema, pelo contrário. Estamos a falar naturalmente de um tema que tem dominado os debates.
 
Última edição:

nunobarreira

Superior
9 Maio 2016
51
30
Se leres o que foi escrito anteriormente ninguém aqui disse que o RSI é um problema, pelo contrário.
Um "problema", no sentido em que se lhe atribuiu algum tipo de falta de fiscalização, ou que é um exemplo de excessividade de subsídios e só se atribui essa categorização ao RSI, por ser um cavalo de batalha do chega. Mas o RSI é apenas um meio cujo objetivo é estimular a segregação e desconforto social, nas comunidades do interior, mais empobrecidas e cujo composição urbana é mais mesclada e de menor densidade populacional e cujas feridas, acabam por sarar como no episódio dos suecos/curdos.

Existem questões fiscais bem mais interessantes de debater e com impacto real na balança comercial e PIB do país, o RSI é uma migalha cósmica que alguém um dia se lembrou de usar como arma de arremesso político e honestamente estou um pouco saturado de em debates tão curtos e sem profundidade de explanar ideias, que os mesmos sejam ocupados por temas sempre tão secundários.
 

tripeiro_de_gema

Pinto da Costa vai-te embora
26 Maio 2014
12,958
7,025
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
Um "problema", no sentido em que se lhe atribuiu algum tipo de falta de fiscalização, ou que é um exemplo de excessividade de subsídios e só se atribui essa categorização ao RSI, por ser um cavalo de batalha do chega. Mas o RSI é apenas um meio cujo objetivo é estimular a segregação e desconforto social, nas comunidades do interior, mais empobrecidas e cujo composição urbana é mais mesclada e de menor densidade populacional e cujas feridas, acabam por sarar como no episódio dos suecos/curdos.

Existem questões fiscais bem mais interessantes de debater e com impacto real na balança comercial e PIB do país, o RSI é uma migalha cósmica que alguém um dia se lembrou de usar como arma de arremesso político e honestamente estou um pouco saturado de em debates tão curtos e sem profundidade de explanar ideias, que os mesmos sejam ocupados por temas sempre tão secundários.
O RSI já foi também um cavalo de batalha do CDS-PP de Paulo Portas, não é um assunto propriamente novo, aliás foi o Paulo Portas que começou por fazer a associação entre o RSI, a preguiça e os ciganos, o AVenturas apenas está dar continuidade ao tema. Sim, falou-se da falta de fiscalização, porque como se disse o problema não é o RSI em si, mas sim a pouca fiscalização rigorosa, por alguma razão o assunto do RSI tem dominado muitos debates e agendas política. É como se costuma dizer "paga o justo pelo pecador", daí haver esta perceção exagerada ou generalização. O Interior como tu falas, é talvez aí onde existe uma situação mais crítica com a comunidade cigana.
 
Última edição:

Ginjeet

Tribuna Presidencial
11 Março 2018
5,599
6,701
Eu sempre que vejo o chalupa a falar de corrupção e nomeações e o dinheiro que se gasta com a AR, só me consigo rir da vergonha alheia.

Tudo isso junto em quarenta anos não paga um submarino ou um BES, quanto mais a panóplia de péssimos investimentos e despesismo feitos pelos diversos governos.

Aliás, o Costa entalou-o bem. A mim não me incomoda que um deputado leve 3 mil euros para casa no fim do mês, incomoda-me sim que um enfermeiro, por exemplo, leve apenas mil. Infelizmente fala-se ainda muito do salário mínimo e pouco do salário médio, mas parece-me que é sacrilégio para alguém da direita falar de aumentos salariais.
 

tripeiro_de_gema

Pinto da Costa vai-te embora
26 Maio 2014
12,958
7,025
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
Infelizmente fala-se ainda muito do salário mínimo e pouco do salário médio, mas parece-me que é sacrilégio para alguém da direita falar de aumentos salariais.
É uma percepção errada da tua parte, a direita nunca se opôs aos aumentos salariais, tiveste governos PSD onde houve aumentos no salário minímo(Cavaco Silva e Passos Coelho), a direita opõe sim e com razão à forma como a malta da Geringonça quer aumentar o salário minímo, querendo aumentar o salário minímo por decreto, aproximando assim o salário minímo ao salário médio, nivelando o país para baixo e com o custo de vida a aumentar, daí o poder de compra cada vez mais baixo e estarmos na lista dos países mais pobres da UE, estando apenas à frente da Bulgária. O Rui Rio disse à Catarina Martins, que o BE quer acabar com os ricos, enquanto que o PSD quer acabar com os pobres.
 
Última edição:

Indiana Jones

Lugar Anual
25 Maio 2020
23,844
40,739
Conquistas
1
Faro
  • Dezembro/21
Os aumentos salariais devem ter em atenção quem trabalha em prol de todos nós, pois por exemplo é nefasto que tanto médicos como enfermeiros que contribuem para combater a pandemia que nos rodeia não sejam devidamente reconhecidos, enquanto por outro lado os gestores de cargos públicos sejam aumentados pelo jeito que vão dando a quem está no poder.
 
  • Like
Reações: tsilva

Ginjeet

Tribuna Presidencial
11 Março 2018
5,599
6,701
É uma percepção errada da tua parte, a direita nunca se opôs aos aumentos salariais, tiveste governos PSD onde houve aumentos no salário minímo(Cavaco Silva e Passos Coelho), a direita opõe sim e com razão à forma como a malta da Geringonça quer aumentar o salário minímo, querendo aumentar o salário minímo por decreto, aproximando assim o salário minímo ao salário médio, nivelando o país para baixo e com o custo de vida a aumentar, daí o poder de compra cada vez mais baixo e estarmos na lista dos países mais pobres da UE, estando apenas à frente da Bulgária. Daí o Rui Rio ter dito à Catarina Martins, que o BE quer acabar com os ricos, enquanto que o PSD quer acabar com os pobres.
Essa última frase é demagogia.

Existem 3 formas básicas de aumentar o salário médio:
•aumentos no salário mínimo, que por inerência irão, numa proporção indireta, alterar o salário médio;
•aumentos diretos na função pública, com alguma repercussão direta no setor privado;
•investimento privado;

Repara que não coloquei "crescimento económico", que parece ser a única coisa que vejo chalupa, Cotrim e companhia usar para solução universal dos males do país. Aquelas palavras só por si são absolutamente inócuas, é um chavão que se perde entre as falácias ideológicas dos vários partidos.

Nos anos anteriores à pandemia, tiveste o maior crescimento económico das últimas duas décadas, e isso não se repercutiu no aumento significativo do salário médio. Porquê? Porque daquelas 3 medidas, o governo apenas adotou a primeira. Aumentaram o salário mínimo em 20%, o médio subiu menos de 10%. A segunda opção teve apenas ajustes de acordo com a inflação, a terceira não depende diretamente do governo, embora existam várias opções a tomar para o encorajar.

Por fim, o chalupa voltou a falar de carga fiscal. Há muito por onde criticar este governo, a carga fiscal não é um desses pontos. Apenas demonstra a sua própria ignorância de como funciona a economia. A carga fiscal em Portugal aumentou, não pelo agravamento de impostos (IRS e IVA até desceram nos últimos 6 anos), mas sim pela estratégia bem conseguida do governo em estimular a economia através do consumo, que criou riqueza e emprego. Mais trabalhadores e mais faturação = mais receita fiscal cobrada. Aliás, foi a TSU a grande motivadora desse crescimento. A relação entre essa receita fiscal e a receita total aumenta, logo a "carga fiscal" aumenta. Ainda assim, continuamos com uma carga fiscal muito inferior aos países mais ricos, o que demonstra que ainda temos muito por onde estimular o consumo, nomeadamente através do aumento de salários.

PS. Não disse que a direita se opõe à subida dos salários. Disse que têm pavor de dizer isso como medida de campanha porque sabem que perderão o apoio do setor privado. É a tal questão cultural que temos em Portugal, que por alguma razão acha que tem de criar um conflito entre workforce e empresas, quando estes deviam ser parceiros mutuamente valorizados.
 

Ginjeet

Tribuna Presidencial
11 Março 2018
5,599
6,701
Já que tu tens paciência a estas horas para frases longas, explica-me aí essa ciência, então?
Não é suposto ser difícil de perceber.
O salário médio é uma média de todos os salários. Se o mínimo sobe, o médio também o faz em menor proporção.

Se tens 2 pessoas com 100€, 2 com 500€ e 1 com 1000€, no total essas pessoas têm 2200€, ou seja 440€ por pessoa.
Se as 2 pessoas que tinham 100€ passarem a ter 200€, e as outras se mantiverem com o mesmo valor, passas a ter 2400€, logo 480€ por pessoa.
 

tripeiro_de_gema

Pinto da Costa vai-te embora
26 Maio 2014
12,958
7,025
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
Não é suposto ser difícil de perceber.
O salário médio é uma média de todos os salários. Se o mínimo sobe, o médio também o faz em menor proporção.

Se tens 2 pessoas com 100€, 2 com 500€ e 1 com 1000€, no total essas pessoas têm 2200€, ou seja 440€ por pessoa.
Se as 2 pessoas que tinham 100€ passarem a ter 200€, e as outras se mantiverem com o mesmo valor, passas a ter 2400€, logo 480€ por pessoa.
Na teoria parece bem, mas o que eu duvido é se isso na prática está mesmo provado.
 

Ginjeet

Tribuna Presidencial
11 Março 2018
5,599
6,701
Na teoria parece bem, mas o que eu duvido é se isso na prática está mesmo provado.
É matemática básica. Não há nada a provar.

O grande problema aqui é o salário mínimo ser usado como referência para muitos empregos. Passa tudo por uma estatística muito simples:
Percentagem de trabalhadores a receber salário mínimo na Alemanha: <2%
Percentagem de trabalhadores a receber salário mínimo no Reino Unido: 7%
Percentagem de trabalhadores a receber salário mínimo em Portugal: >20%

E isto tem aumentado à medida que o salário mínimo tem sido aumentado, porque os salários que estavam abaixo do que hoje é o salário mínimo não sofreram atualizações semelhantes e passaram também a ser salários mínimos.
 

tripeiro_de_gema

Pinto da Costa vai-te embora
26 Maio 2014
12,958
7,025
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
É matemática básica. Não há nada a provar.

O grande problema aqui é o salário mínimo ser usado como referência para muitos empregos. Passa tudo por uma estatística muito simples:
Percentagem de trabalhadores a receber salário mínimo na Alemanha: <2%
Percentagem de trabalhadores a receber salário mínimo no Reino Unido: 7%
Percentagem de trabalhadores a receber salário mínimo em Portugal: >20%
Eu não estou a duvidar da matemática, o que estou a duvidar é dessa teoria em prátíca, porque eu costumo achar e dizer que com os números é possível fazer o que queremos e fazer as interpretações que queremos. Se é assim tão fácil não faz sentido os valores actuais dos salários médio e minímo nacionais, penso eu de que.
 

Ginjeet

Tribuna Presidencial
11 Março 2018
5,599
6,701
Eu não estou a duvidar da matemática, o que estou a duvidar é dessa teoria em prátíca, porque eu costumo achar e dizer que com os números é possível fazer o que queremos e fazer as interpretações que queremos. Se fosse assim tão fácil não faz sentido os valores actuais dos salários médio e minímo nacionais, penso eu de que.
Agora não percebi eu. 😅
Como manipulas uma média aritmética?

Podemos quanto muito conceder que há muito dinheiro a passar por debaixo da mesa. Mas, sendo crime e não podendo serem apurados esses valores, não podem fazem parte do cálculo.
 

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
68,065
39,648
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Na teoria parece bem, mas o que eu duvido é se isso na prática está mesmo provado.
O que ele estava a dizer é que as pessoas que ganhavam o salario médio continuavam a ganhar o mesmo dinheiro, mas o salario médio subia..

Quando se está a falar em aumentar o salario médio (no caso o Rui Rio) é que as pessoas que agora ganham o salario médio (tipo 900 euros) também passem a ganhar mais.
 

tripeiro_de_gema

Pinto da Costa vai-te embora
26 Maio 2014
12,958
7,025
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
O que ele estava a dizer é que as pessoas que ganhavam o salario médio continuavam a ganhar o mesmo dinheiro, mas o salario médio subia..

Quando se está a falar em aumentar o salario médio (no caso o Rui Rio) é que as pessoas que agora ganham o salario médio (tipo 900 euros) também passem a ganhar mais.
Ah ok, eu é que me foquei um pouco mais no tema inicial nos aumentos do salário minímo por decreto. Obviamente que aquilo que Rui Rio disse não faz sentido nenhum, mas aí sim neste exemplo faz sentido o aumento do salário minímo, para fixar o salário médio e quem ganhava o salário médio.
 
Última edição:

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
68,065
39,648
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Ah ok, eu é que me foquei um pouco mais no tema inicial do salário minímo. Obviamente que aquilo que Rui Rio disse não faz sentido nenhum, mas aí sim é que faz sentido o aumento do salário minímo, neste sentido sim é possível fixar o salário médio e quem ganhava o salário médio.
O que faz sentido é que se aumente tambem quem ganha o salario médio agora, e que não se aumente apenas o salario minimo até que quem ganhe agora um salario médio daqui a uns anos esteja a ganhar o salario minimo.

tipo salario minimo passa de 700 euros para 900 euros.

Quem ganha agora um salario médio nos 900 euros, passe de 900 euros para 1300 euros.
 

tripeiro_de_gema

Pinto da Costa vai-te embora
26 Maio 2014
12,958
7,025
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
O que faz sentido é que se aumente tambem quem ganha o salario médio agora, e que não se aumente apenas o salario minimo até que quem ganhe agora um salario médio daqui a uns anos esteja a ganhar o salario minimo.

tipo salario minimo passa de 700 euros para 900 euros.

Quem ganha agora um salario médio nos 900 euros, passe de 900 euros para 1300 euros.
Como disse concordo neste sentido, um crescimento do salário minímo deve acompanhar sempre o crescimento do salário médio e assim vice-versa.
O caso que acabaste de dar é talvez o exemplo espanhol, que aumentou de 735€ para 900€. Aqui em Portugal o salário minímo está ser aumentado às mijinhas, só que este caso está ter o efeito contrário, a aproximar ambos(salário minímo e médio).
 
Última edição: