Rúben Neves

Fernando Resende

Tribuna Presidencial
11 Abril 2012
17,974
15,543
Wetl disse:
Impossível é ter Danilo e Imbula no mesmo 11! Como disse um amigo meu, isto não é uma equipa de rugby! Faz lembrar o meio campo inofensivo Paredes - Costinha. Só há lugar para um no 11 e ambos isoladamente são compatíveis com o ruben. O melhor meio campo da temporada foi o da primeira parte com o Nápoles: Ruben, Herrera, Imbula.
Nao me parece que sejam incompativeis de todo. Um (Danilo) é um trinco e o outro (Imbula) é um 8 que deve ter o papel de box to box.
Eles nao podem é ficar os dois quase "obrigados" apenas a tarefas mais defensiva e um deles (Imbula) deve estar autorizado a subir mais no terreno e aparecer mais em zonas perto da área (tem mesmo que o fazer), de outra forma de nada Vale ter o Danilo, o Ruben ou outro qualquer a jogar ao lado dele (ou atrás dele). Se o Imbula nao tiver permissao para fazer aquilo que tao bem sabe e que os distingue dos outros nunca vai ser aquilo que pode ser e aquilo que precisamos (seja qual for o seu parceiro).

Na minha opiniao o melhor meio campo será sempre com Danilo, Imbula e mais 1.
Para a posicao de trinco acho que o Danilo é mais forte que o Ruben. Perde para o Ruben em termos de capacidade técnica para sair a jogar mas ganha em tudo o resto. Tem melhor posicionamente defensivo, tem capacidade para ocupar melhor os espacos (e abrange um espaco mais largo ao estilo polvo), tem maior intensidade e capacidade fisica e maior poder de recuperacao e destruicao de jogadas ofensivas adversárias. Além disto, apesar de perder técnicamente para o Ruben também nao é um tosco. Acho que é um medio defensivo de alta qualidade e que devemos mesmo aproveitar... aliás acho que nao fica cá muito tempo.
 

panenka

Tribuna
2 Fevereiro 2015
3,441
1,338
Conquistas
14
  • João Pinto
  • Sérgio Conceição
  • Jorge Costa
  • Artur Jorge
Tiago Silva disse:
Não, não tem.
No jogo contra o Guimarães, o Imbula foi o melhor jogador do meio campo. Mas disparado.
Contra o Marítimo, foram, todos eles, medianos.
Contra o Estoril, idem aspas, com excepção para os 15 minutos de Brahimi no centro.
Danilo tem imensas dificuldades em sair a jogar se pressionado.
Tem imensas dificuldades em receber e enquadrar em zonas mais adiantadas (e não me refiro ao último terço do campo).
Revela ainda lacunas em termos de posicionamentos defensivos.
Neste momento, não há nada que justifique a sua titularidade em detrimento do Ruben.
Os 45 minutos que o Ruben fez contra o Nápoles foram de uma qualidade que Danilo não conseguiu exibir em nenhum destes 3 jogos.
Ate posso concordar que o Ruben poderia jogar no lugar do Danilo, mad dai achar que o Imbula foi o melhor frente ao Estoril, e' porque vimos jogos diferentes. O Imbula foi uma complete nulidade.
 

panenka

Tribuna
2 Fevereiro 2015
3,441
1,338
Conquistas
14
  • João Pinto
  • Sérgio Conceição
  • Jorge Costa
  • Artur Jorge
Da maneira como alguns falam de Lopetegui ate parece que ele quer mal ao Ruben Neves. Como se nao tivesse sido ele a lanca- lo depois de ele jogar um europeu de sub- 17(!!!).
 

Mika-Genebra

Tribuna
28 Novembro 2013
4,485
0
panenka disse:
Da maneira como alguns falam de Lopetegui ate parece que ele quer mal ao Ruben Neves. Como se nao tivesse sido ele a lanca- lo depois de ele jogar um europeu de sub- 17(!!!).
De facto o Lopetegui teve todo o mérito do mundo em ter tomates para lançar o Ruben.

Mas nao deixa de ser curioso que o ano passado lhe tivesse dado bastante destaque e importancia logo no inicio da época quando o mais facil até seria lançar logo o Casemiro, mas este ano nem um segundo jogou ainda.

Para mim algo se passa. Se tudo estivesse a ser normal o Ruben mesmo que nao sendo titular ja teria pelo menos entrado em campo nalgum jogo como alias Lopetegui gostava de fazer quando queria dar mais segurança à equipa e superior qualidade em manter a bola.

Ora este ano nada disso.

O Danilo Pereia (bom jogador sim senhor, nada do outro mundo mas tambem longe de ser um cepo) deve ter uma clausula no contrato que lhe garante a titularidade, so pode.

Repito e insisterei o tempo que for preciso, nao se percebe o facto do Ruben ainda nao ter calçado. E ja nem falo do facto de ter estado bem na pré época, principalmente na parte final (que é o que interessa ao fim ao cabo).
E quando chegam os jogos a doer...
 

Wetl

Tribuna Presidencial
31 Agosto 2012
10,412
4,171
Fernando Resende disse:
Nao me parece que sejam incompativeis de todo. Um (Danilo) é um trinco e o outro (Imbula) é um 8 que deve ter o papel de box to box.
Eles nao podem é ficar os dois quase "obrigados" apenas a tarefas mais defensiva e um deles (Imbula) deve estar autorizado a subir mais no terreno e aparecer mais em zonas perto da área (tem mesmo que o fazer), de outra forma de nada Vale ter o Danilo, o Ruben ou outro qualquer a jogar ao lado dele (ou atrás dele). Se o Imbula nao tiver permissao para fazer aquilo que tao bem sabe e que os distingue dos outros nunca vai ser aquilo que pode ser e aquilo que precisamos (seja qual for o seu parceiro).

Na minha opiniao o melhor meio campo será sempre com Danilo, Imbula e mais 1.
Para a posicao de trinco acho que o Danilo é mais forte que o Ruben. Perde para o Ruben em termos de capacidade técnica para sair a jogar mas ganha em tudo o resto. Tem melhor posicionamente defensivo, tem capacidade para ocupar melhor os espacos (e abrange um espaco mais largo ao estilo polvo), tem maior intensidade e capacidade fisica e maior poder de recuperacao e destruicao de jogadas ofensivas adversárias. Além disto, apesar de perder técnicamente para o Ruben também nao é um tosco. Acho que é um medio defensivo de alta qualidade e que devemos mesmo aproveitar... aliás acho que nao fica cá muito tempo.
Mas é com isso que não concordo. No nosso campeonato temos é de marcar golos. Mais do que o adversário. Com o Estoril era lamentável ver contra-ataques que foram interrompidos porque ninguém sabe meter a bola longe. Só mesmo o Casillas, por incrível que pareça! Precisamos de quem arme rapidamente o ataque. A ideia que o Ruben não sabe defender acho um mito. Para o nosso campeonato, para já defende mais que suficiente.

Quanto ao acusar que o JL não gosta do RN, eu não o afirmei, mas confesso que acho estranho que passe de 12.º jogador para suplente não utilizado. 
 

panenka

Tribuna
2 Fevereiro 2015
3,441
1,338
Conquistas
14
  • João Pinto
  • Sérgio Conceição
  • Jorge Costa
  • Artur Jorge
Mika-Genebra disse:
De facto o Lopetegui teve todo o mérito do mundo em ter tomates para lançar o Ruben.

Mas nao deixa de ser curioso que o ano passado lhe tivesse dado bastante destaque e importancia logo no inicio da época quando o mais facil até seria lançar logo o Casemiro, mas este ano nem um segundo jogou ainda.

Para mim algo se passa. Se tudo estivesse a ser normal o Ruben mesmo que nao sendo titular ja teria pelo menos entrado em campo nalgum jogo como alias Lopetegui gostava de fazer quando queria dar mais segurança à equipa e superior qualidade em manter a bola.

Ora este ano nada disso.

O Danilo Pereia (bom jogador sim senhor, nada do outro mundo mas tambem longe de ser um cepo) deve ter uma clausula no contrato que lhe garante a titularidade, so pode.

Repito e insisterei o tempo que for preciso, nao se percebe o facto do Ruben ainda nao ter calçado. E ja nem falo do facto de ter estado bem na pré época, principalmente na parte final (que é o que interessa ao fim ao cabo).
E quando chegam os jogos a doer...
Eu digo vanos aguardar alguns jogos antes de julgar. Ainda so tivemos 3 jogos oficiais. Acho que aquilo que Lopetegui esta a pensar e' cometer o minimo de erros possiveis para somar uma vantagem no campeonato que lhe permita gerir o plantel.
 

Wetl

Tribuna Presidencial
31 Agosto 2012
10,412
4,171
panenka disse:
Eu digo vanos aguardar alguns jogos antes de julgar. Ainda so tivemos 3 jogos oficiais. Acho que aquilo que Lopetegui esta a pensar e' cometer o minimo de erros possiveis para somar uma vantagem no campeonato que lhe permita gerir o plantel.
Isso até faria sentido se ele estivesse a apostar em quem tem provas dadas no NGC. Se queria apostar no seguro jogava o RN. Atenção: eu acho o Danilo um jogador interessante. Mas neste momento ainda não fez nada para ser um indiscutível à frente do Ruben. Para além disso, acho que tem graves problemas de posicionamento que têm de ser corrigidos com urgência.
 

Mika-Genebra

Tribuna
28 Novembro 2013
4,485
0
panenka disse:
Eu digo vanos aguardar alguns jogos antes de julgar. Ainda so tivemos 3 jogos oficiais. Acho que aquilo que Lopetegui esta a pensar e' cometer o minimo de erros possiveis para somar uma vantagem no campeonato que lhe permita gerir o plantel.
LOL mas meter o Danilo e sentar o Ruben Neves é suposto ser a opçao mais certa para nao perdemos pontos e a equipa jogar bem?

Sim porque entendo perfeitamente que ele queira cometer o minimo de erros possiveis mas concerteza meter o Ruben nao seria um erro.
 

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
21,147
23,797
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
A gestão do Rúben é uma das matérias mais sensíveis para Lopetegui. Como fazer crescer o maior talento saído das oficinas do Dragão sem comprometer as legítimas aspirações de Danilo e/ou os resultados que nesta fase inicial da época são o mais importante, porque é mais fácil crescer a ganhar do que a perder.

Na minha opinião nos jogos em casa, o Lope podia e devia fazer alinhar o Rúben, sem pressão, num tapete de bilhar, com o apoio do público perante equipas que tirando uma excepção ou outra só se preocupam em defender e contanto com as muletas Herrera/Imbula/André2x, o Rúben pode explanar o seu futebol geométrico de regista, virando o centro de jogo com rapidez fazendo a equipa dançar com mais velocidade de um lado para o outro, dificultando mais a basculação das defensivas contrárias.

Nos jogos fora maioritariamente apostaria em Danilo e nas mais valias que ele apresenta em relação ao Rúben Neves, que são na minha opinião controlo do espaço onde pisa, maior capacidade de recuperação de bola, maior poder físico para ganhar as primeiras bolas, maior protecção das costas dos laterais quando estes estão no processo ofensivo e se perde a bola.

O desafio para o Lope é fazer a equipa crescer sem que isso signifique que dos 2 alguém fique pelo caminho, que não se perca o processo evolutivo do maior talento da formação pós Ricardo Carvalho, nem de um jovem que conquistou o seu lugar a pulso no futebol português atráves de experiências em Itália e na Grécia e que quer de forma legítima quer ser a c.p um jogador para lutar com o William Carvalho pela posição 6 na selecção portuguesa.
 

mariomoreira1974

Arquibancada
24 Fevereiro 2015
204
0
49
Azambuja
Treinador de Bancada disse:
A gestão do Rúben é uma das matérias mais sensíveis para Lopetegui. Como fazer crescer o maior talento saído das oficinas do Dragão sem comprometer as legítimas aspirações de Danilo e/ou os resultados que nesta fase inicial da época são o mais importante, porque é mais fácil crescer a ganhar do que a perder.

Na minha opinião nos jogos em casa, o Lope podia e devia fazer alinhar o Rúben, sem pressão, num tapete de bilhar, com o apoio do público perante equipas que tirando uma excepção ou outra só se preocupam em defender e contanto com as muletas Herrera/Imbula/André2x, o Rúben pode explanar o seu futebol geométrico de regista, virando o centro de jogo com rapidez fazendo a equipa dançar com mais velocidade de um lado para o outro, dificultando mais a basculação das defensivas contrárias.

Nos jogos fora maioritariamente apostaria em Danilo e nas mais valias que ele apresenta em relação ao Rúben Neves, que são na minha opinião controlo do espaço onde pisa, maior capacidade de recuperação de bola, maior poder físico para ganhar as primeiras bolas, maior protecção das costas dos laterais quando estes estão no processo ofensivo e se perde a bola.

O desafio para o Lope é fazer a equipa crescer sem que isso signifique que dos 2 alguém fique pelo caminho, que não se perca o processo evolutivo do maior talento da formação pós Ricardo Carvalho, nem de um jovem que conquistou o seu lugar a pulso no futebol português atráves de experiências em Itália e na Grécia e que quer de forma legítima quer ser a c.p um jogador para lutar com o William Carvalho pela posição 6 na selecção portuguesa.
Tocaste no ponto. Era aí que eu queria chegar e não posso estar mais de acordo com a tua explanação.
 
S

Santana

Guest
Eu não me importava de ver o Ruben Neves mais recuado ( ao modelo de Pirlo ), como primeiro constructor do nosso jogo, com Danilo e Imbula á sua frente que são jogadores com boa passada que ajudam na condução e progressão a nivel ofensivo, e na destruição e pressão alta a nivel defensivo.

Acho que era uma ideia que solucionava muito dos problemas que vemos no nosso meio campo.

 

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
21,147
23,797
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
Não concordo Santana. O Danilo só poderá jogar no Porto a 6, não tem características de box 2 box. É um jogador que mesmo tendo tendo boas skills físicas, se sente mais confortável tendo um jogo mais posicional, ao contrário de por exemplo Herrera e Imbula que me parecem precisamente o contrário, são jogadores que crescem consoante maior liberdade para percorrer outros caminhos e encher desta forma o campo. O Rúben é precisamente isso um construtor de jogo recuado, uma bússola que vejo no futuro a ditar o ritmo de jogo da equipa onde jogar.

O que sinto neste momento é que com Rúben Neves a equipa está mais perto de jogar melhor, com Danilo a equipa está mais perto de controlar os jogos e ganhar. Acho que o Danilo tem levado por tabela dos maus jogos de Herrera e principalmente Imbula que não tem feito bem o papel que compete a eles.
 
S

Santana

Guest
Treinador de Bancada disse:
Não concordo Santana. O Danilo só poderá jogar no Porto a 6, não tem características de box 2 box. É um jogador que mesmo tendo tendo boas skills físicas, se sente mais confortável tendo um jogo mais posicional, ao contrário de por exemplo Herrera e Imbula que me parecem precisamente o contrário, são jogadores que crescem consoante maior liberdade para percorrer outros caminhos e encher desta forma o campo. O Rúben é precisamente isso um construtor de jogo recuado, uma bússola que vejo no futuro a ditar o ritmo de jogo da equipa onde jogar.

O que sinto neste momento é que com Rúben Neves a equipa está mais perto de jogar melhor, com Danilo a equipa está mais perto de controlar os jogos e ganhar. Acho que o Danilo tem levado por tabela dos maus jogos de Herrera e principalmente Imbula que não tem feito bem o papel que compete a eles.
Lá está no modelo atual e nas funções e dinâmicas que o treinador quer sem duvida concordo com o que escreves.

Teriam que se mudar as dinâmicas para o que eu disse funcionar, agora foi só uma ideia porque parece me obvio nada disto terá sequer uma vez ter sido colocado como hipotese.

O Danilo já jogou a box 2 box e poderá cumprir á imagem do modelo que o Pirlo beneficiava quer no Milan quer na Juve, mas como disse é só uma ideia que não será considerada nunca pelo treinador.
 

Wetl

Tribuna Presidencial
31 Agosto 2012
10,412
4,171
Santana disse:
Lá está no modelo atual e nas funções e dinâmicas que o treinador quer sem duvida concordo com o que escreves.

Teriam que se mudar as dinâmicas para o que eu disse funcionar, agora foi só uma ideia porque parece me obvio nada disto terá sequer alguma ter sido colocado como hipotese.

O Danilo já jogou a box 2 box e poderá cumprir á imagem do modelo que o Pirlo beneficiava quer no Milan quer na Juve, mas como disse é só uma ideia que não será considerada nunca pelo treinador.
O problema é que o Danilo já fez tudo e mais alguma coisa no... Marítimo. Para aqui isso não chega. Precisamos de outra qualidade. Parece-me que apenas dará para ser um 6 de qualidade quando afinar alguns pormenores importantes de posicionamento. Não dá para um box 2 box no NGC. Já o RN dá para um excelente Pirlo.
 
S

Santana

Guest
Wetl disse:
O problema é que o Danilo já fez tudo e mais alguma coisa no... Marítimo. Para aqui isso não chega. Precisamos de outra qualidade. Parece-me que apenas dará para ser um 6 de qualidade quando afinar alguns pormenores importantes de posicionamento. Não dá para um box 2 box no NGC. Já o RN dá para um excelente Pirlo.
Esquecendo a denominação box 2 box.

O Danilo tem um bom fisico e é rapido para o fisico que tem e a isto ainda junta uma optima passada larga, e não é nenhum tosco.

Ora mudando a dinâmica ( que volto a dizer obviamente não acontecerá, é só uma ideia ), o Danilo jogando á frente do Ruben a nivel defensivo protegia e compensava as maiores debilidades do Ruben, e ao mesmo temo podia exercer uma pressão alta com o objectivo de fazer uma recuperação de bola ainda numa zona avançada do campo. A nivel ofensivo deixava a construção recuada beneficiar da qualidade do Ruben, e melhoravamos na condução de bola e verticalidade sempre acompanhada de processos simples mas eficazes dentro da dinâmica deste hipotético modelo que teria que ser muito trabalhado claro porque em teoria pode ser muito bonito mas tem que na prática ter os processos muito bem trabalhados claro.
 

d4rc92

Tribuna Presidencial
18 Dezembro 2014
9,630
5,660
Porto
Atenção que desprezam o danilo, mas ele é bem capaz de ser melhor que o Wiliam... ao menos nao faz só passes laterais...

A serio, eu acho o Danilo um super jogador e será chave esta epoca. É um polvo com capacidade de passe. Peca no posicionamento ainda. O lugar do ruben será dificil... Pois este nao é um casemiro, não leva tantos amarelos, fisicamente é melhor. Não é tao inconstante. O Ruben sabe que é novo e tem muito a aprender.
 

Wetl

Tribuna Presidencial
31 Agosto 2012
10,412
4,171
Tiago Silva disse:
Panenka, vimos o mesmo jogo.
O que sucede é que eu não disse o que me imputas, antes pelo contrário (disse, até, o que concluis no teu comentário).
O Ruben tem uma capacidade de ler o jogo, de pautar o jogo, de distribuir, que o Danilo nunca terá pois não faz parte das suas características (mais físicas e de "destruir").
Numa equipa top, o 6 tem que ter o que o Ruben tem, pois muitas vezes é pelo 6 que se inicia o processo ofensivo, é o 6 que muitas vezes inicia a construção.
Um 6, mais do que a vertente física, de choque e de destruir jogo, tem de ter, em termos defensivos, muito critério, inteligência e rigor em termos de posicionamento.
O jogador bem colocado tem sempre mais facilidade em estorvar / cortar as iniciativas ofensivas adversárias.
É claro que se fosse um Fernando, aí admitia que pudesse ser o nosso 6 pois esse jogador tinha características invulgares que lhe permitiam limpar muitas iniciativas atacantes em transição; era muitíssimo rápido, tinha excelente leitura de jogo (que lhe permitia antecipar muitas vezes as jogadas adversárias) e era muito rigoroso em termos posicionais.
O Danilo actual não tem nem uma coisa nem outra. Nas duas primeiras jornadas não se notou tanto pois as equipas adverárias tinham pouca qualidade e iniciativa, mas contra o Estoril, que se apresentou em excelente nível, foram notórias as dificuldades do Danilo quer em construção quer em organização e transição defensiva.
O Ruben já é, neste momento, um jogador de eleição naquela posição.
Não por acaso que grandes equipas inglesas já mostraram interesse nele. Não é pelo que pode vir a ser mas pelo que já é.
Recordemos os comentários à exibição dele contra o Nápoles (eu acabei de ir consultá-los).
Foi unânime, por aqui e por toda a imprensa, que foi o melhor jogador na primeira parte. Fez um jogaço com a classe que lhe é reconhecida.
Mas uma semana depois jogou Danilo.
Vá-se lá saber porquê (talvez porque lhe tenham prometido a titularidade para o conseguirem desviar de Alvalade).
Eu temo muito que seja o que disseste na última frase.
 

Intruso

Arquibancada
11 Março 2015
467
0
Rúben Rúben, desconfio que o treinador te vais desperdiçar como jogador e que tanta pena me vai deixar, via-te no grande capitão desta equipa.