Rui Barros (Treinador)

Drago

Tribuna Presidencial
21 Julho 2006
11,933
2,282
Lisboa, 1979
Eu acho que o erro começa logo quando baseias tudo na questão colectiva. Para ti o Fábio Vieira, Vítor Ferreira, João Mário, Afonso Sousa teriam evoluído se a equipa fosse colectivamente muito forte mas, por outro lado, admites que desta forma tiveram de "puxar dos galões" e que "chamavam a si a responsabilidade". Acho que para 4 atletas que estão a começar o seu percurso numa equipa sénior, conseguirem fazer isso logo no seu primeiro ano de sénior tem valor. E não foram 1 ou 2, foram 4 segundo as tuas palavras.

Depois há outra coisa, a evolução não é algo palpável. Eu posso achar que houve evolução e tu não, e ninguém pode dizer que tem razão. Para além disso, cada qual pode atribuir uma eventual evolução ao que lhe interessar: tu atribuis o mérito único e exclusivo aos atletas, eu posso entender que a evolução dá-se quando há um conjunto de factores que ajudam a que ela aconteça, entre os quais está o mérito do jogador mas também o do treinador, entre outros factores.

Para mim, esta época Ricardo Silva, Luís Mata, Musa, Vítor Ferreira, Fábio Vieira, Mor, Afonso Sousa, João Mário e Rodrigo Valente mostraram evolução (e algum mérito o treinador deve ter, nem que seja o de ficar calado e não "estragar"!). Alguns deles não o suficiente para a nossa equipa A, mas a função de um treinador de Formação é aproximar os jogadores de um patamar seguinte, podendo esse patamar ser diferente para cada um.

A verdade é que o Mário Silva foi tacheiro durante muitos anos para muitos dos que aqui comentam. O Luís Castro também foi incompetente durante muito tempo aqui no Fórum. O que mudou tudo foi o ganhar. Continuamos a avaliar os treinadores com responsabilidade de Formação pelo que ganham ou perdem. Continuamos a usar como principal argumento para criticar o Rui Barros a pouca qualidade colectiva da equipa, como se isso fosse o mais importante, mas se ganhasse ninguém sequer se importava com isso.

Se o Rui Barros é o treinador que eu queria na equipa B? Não. Tenho por hábito catalogar os treinadores da Formação por três níveis: os Maus são os que não conseguem fazer evoluir os jogadores. Os Bons são os que conseguem fazer evoluir os jogadores. Os Excelentes são os que conseguem fazer evoluir os jogadores e, no processo, conseguem fazer com que a equipa colectivamente resulte. Eu queria ter um treinador Excelente, e acho que existem por aí treinadores Excelentes.
Só faltou dizer quais.

Existem por aí, mas também não é assim aos molhos! Quais?
 

Sangue Azul

Tribuna Presidencial
24 Agosto 2012
9,235
1,644
Porto
Pelo menos temos um treinador na B) que nunca será ameaça ao treinador da equipa principal
É o único aspeto positivo para além do evidente portismo do Rui Barros que ninguém questiona.
Ele não precisa de "tachos" e nunca quis ser treinador de futebol
 

Roberto_FCP

Tribuna Presidencial
Staff
9 Março 2012
14,640
28,372
Pelo menos temos um treinador na B) que nunca será ameaça ao treinador da equipa principal
É o único aspeto positivo para além do evidente portismo do Rui Barros que ninguém questiona.
Ele não precisa de "tachos" e nunca quis ser treinador de futebol
Sim, a acusação de tacheiro não coloca com o Rui Barros. Quem o colocou nestas funções fê-lo porque quis, ele não obrigou ninguém. Acho até que se sentia mais cómodo nas suas funções anteriores.
 
  • Like
Reações: Moreira

Kandinsky

Tribuna Presidencial
11 Abril 2016
5,520
5,481
Conquistas
4
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Campeão Nacional 19/20
  • Jorge Costa
Desejo-lhe o maior sucesso do mundo... Mas não é fácil ficar animado, tendo em conta os resultados e a qualidade do futebol desta época.
 
  • Like
Reações: Moreira

FCP07

Tribuna Presidencial
4 Dezembro 2007
6,527
1,420
já não se empresta jogadores, principalmente os da formação ?

gostava de saber quanto o belenenses irá pagar por 50% do passe e quanto teremos de pagar se quisermos recuperar ou outros 50% .
Veja-se caso rafa soares e o portimonense
 

PipoGonzalez

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
6,459
3,672
Conquistas
2
37
  • Reinaldo Teles
  • José Mourinho
Continuo a achar que é curto para ser treinador da nossa equipa B. Daria um bom adjunto como já o foi.
 

fcporto1978

Tribuna
15 Junho 2020
4,746
8,495
Esta coisa de estarmos eternamente gratos ao Rui Barros que é uma excelente pessoa, mas que como treinador deve ser a pior coisa que já vi, tem que acabar no nosso clube.
Por essa ordem de ideias, teríamos que arranjar tacho a todo e qualquer jogador marcante na nossa história...pelo amor de Deus, dêem um ordenado ao homem, mas para ele não fazer nada.
Tirem-no daí enquanto ele não comete a proeza de descer a equipa b.
 

Roberto_FCP

Tribuna Presidencial
Staff
9 Março 2012
14,640
28,372
Não é o melhor treinador do mundo, mas também não tem de o ser. Não é o melhor formador do mundo, mas tem de saber potenciar e fazer evoluir os jogadores que tem à disposição. Está época não será diferente. Tem qualidade e condições para fazer um bom trabalho. Não tem a obrigação de ser campeão, muito menos lutar por isso. Tem si a obrigação de criar uma equipa competente, competitiva e com qualidade de jogo, pois é dentro deste prisma que também poderá cumprir o que disse anteriormente. O balanço a fazer do seu trabalho tem de ser sempre visto de várias formas. Não só colectivos, não só individuais e muito menos em termos classificativos. Mas isso faz-se no final. Acredito que este ano terá nota positiva.
 

Ablon

Tribuna Presidencial
26 Março 2016
6,736
2,925
Tem contribuído muito para o crescimento dos jogadores.

. Meteu um ala a lateral e está a correr bem
. Meteu um ala de 17 anos e está a correr bem
. Meteu um avançado a médio e está a correr bem

É um Dragão que quer ser feliz, fazer crescer os jogadores e tornar o clube maior. Que lhe dêm talento e boas equipas técnicas e temos a B bem entregue
 
Última edição:

N.

Tribuna
20 Junho 2019
3,375
4,625
Conquistas
1
  • Campeão Nacional 19/20
Tem contribuído muito para o crescimento dos jogadores.

. Meteu um ala a lateral e está a correr bem
. Meteu um ala de 17 anos e está a correr bem
. Meteu um avançado a médio e está a correr bem

É um Dragão que quer ser feliz, fazer crescer jihad e tornar o clube maior. Que lhe dêm talento e boas equipas técnicas e temos a B bem entregue
Jihad?
 
  • Haha
Reações: Ablon

Roberto_FCP

Tribuna Presidencial
Staff
9 Março 2012
14,640
28,372
Tem contribuído muito para o crescimento dos jogadores.

. Meteu um ala a lateral e está a correr bem
. Meteu um ala de 17 anos e está a correr bem
. Meteu um avançado a médio e está a correr bem

É um Dragão que quer ser feliz, fazer crescer os jogadores e tornar o clube maior. Que lhe dêm talento e boas equipas técnicas e temos a B bem entregue
Falar em dar-lhe boas equipas técnicas, não sei se deram conta mas a mesma foi reforçada no decorrer da época passada (e ainda bem, pois havia lacunas evidentes...). Entrou o Tiago Moreira e o Pedro Abreu (este está responsável pela vertente física) .
 

Ablon

Tribuna Presidencial
26 Março 2016
6,736
2,925
Falar em dar-lhe boas equipas técnicas, não sei se deram conta mas a mesma foi reforçada no decorrer da época passada (e ainda bem, pois havia lacunas evidentes...). Entrou o Tiago Moreira e o Pedro Abreu (este está responsável pela vertente física) .
Exatamente. É essencial dar lhe bons profissionais, com boas ideias e capacidade.
 

fcporto1978

Tribuna
15 Junho 2020
4,746
8,495
E pronto, esta equipa continua a penar enquanto continuarmos a ter o sentimento de gratidão pelo que Rui Barros fez enquanto jogador. Enfim...

Podiam também arranjar-me um tacho, eu pelo menos nunca cobrei dinheiro ao clube e já perdi a conta em bilhetes e merchandising de quanto já dei ao clube.
 

StrecherBearer

Tribuna
25 Julho 2018
2,677
2,575
Conquistas
1
  • Bobby Robson
Quando é que arranjamos um treinador para os Bês que os ajude a desenvolver em vez de estragar o que aprenderam nas camadas mais jovens?
o Rui Barros é portista, ninguém duvida, mas eu também sou e não seria um bom treinador.
O futebol profissional não é para gratidões, ofereçam-lhe um relógio
 

paul93

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2017
6,701
11,053
Conquistas
32
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • André Villas-Boas
  • Deco
Gosto imenso do RB, mas não serve. Gostava de ver um treinador na B que soubesse desenvolver ao máximo a qualidade que temos lá.
 

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
82,564
73,291
39
Quando é que arranjamos um treinador para os Bês que os ajude a desenvolver em vez de estragar o que aprenderam nas camadas mais jovens?
o Rui Barros é portista, ninguém duvida, mas eu também sou e não seria um bom treinador.
O futebol profissional não é para gratidões, ofereçam-lhe um relógio
Isto deveria ser óbvio para toda a gente mas parece que o objetivo da B é outro e convém ter lá alguém que diga amen.
 
  • Like
Reações: Conceição Santos

nsf

Tribuna
7 Julho 2017
3,966
2,262
Conquistas
4
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • José Maria Pedroto
  • Alfredo Quintana
Isto deveria ser óbvio para toda a gente mas parece que o objetivo da B é outro e convém ter lá alguém que diga amen.
Acrescento que mais valia temos em ter um treinador que em 64 jogos ganhou 19, rendimento de 30%.... cultura da derrota?