Sky disse:
Os quartos da Champions foi o alcançou o treinador que eu, porque não sou exigente, defendo que continue. Coisa que, infelizmente, com o grande Vítor Pereira, pessoa que estimo bastante, não conseguimos em dois anos. Num deles até ficou bastante longe de conseguir. Tal como deixou a desejar nas taças. Acabou sim por lograr dois campeonatos, mas com um futebol que, a mim, não me convencia de todo. Tenho grande estima por ele porque também foi muito desrespeitado, tal como agora está a ser Sérgio, foi forte e acabou por sair por cima com dois campeonatos no bolso. Espero que Sérgio, neste aspecto, seja resiliente, tal como foi Vítor Pereira.
O VP não conseguiu alcançar os quartos da Champions... Resta analisar todo o contexto que pairava nos 2 anos.
No primeiro foi atraiçoado por alguns jogadores que estavam cá contrariados, que nem corriam, que foram passear as camisolas ao Chipre e à Rússia. Mesmo assim foi eliminado na última jornada, num jogo em que massacrámos o Zenit
mas que infelizmente foi uma daquelas noites em que a bola não quis entrar. Caso ela tivesse entrado, não só passávamos, como também passávamos em 1º.
No segundo fez uma excelente fase de grupos, contra um PSG que tinha gastado milhões, e que chegou ao Dragão e levou um autêntico banho de bola. Essa excelente fase de grupos acabou, infelizmente, manchada por uma frangalhada do Helton em Paris, que nos tirou o 1º lugar do grupo. Chegámos aos oitavos, calha-nos o Málaga no sorteio... 1ª mão, um autêntico banho de bola, em que podíamos ter espetado 3 ou 4. Infelizmente, acabou só 1-0. 2ª mão, és obrigado a ir a Málaga com Defour a extremo e com o Moutinho condicionado... Esse mesmo Defour acaba por ter uma paragem cerebral, e é expulso, deitando tudo a perder. E mesmo assim, não fomos eliminados por uma equipa qualquer. O Málaga foi eliminado nos quartos-de-final e com 2 golos nos descontos pelo Dortmund, que foi finalista da Champions nessa época.
A primeira campanha europeia foi, de facto, insuficiente, mesmo com todo um contexto desfavorável (não há nada a fazer quando os jogadores não querem correr). A segunda, tivemos muito azar, não há outra explicação...
Depois, deixou a desejar nas taças, porque não cometeu um erro que o Sérgio cometeu essa época: rebentar com os jogadores e jogar com os mesmos até à exaustão. As taças eram jogadas por segundas linhas (que eram miseráveis), corresse bem ou mal... E porquê? Porque o foco era o campeonato. Tem de ser sempre assim! O campeonato é o que define se uma época é boa ou má... Não ganhando o campeonato, só mesmo uma conquista europeia pode salvar a época...
Eu fui um dos que, lamentavelmente, pediu a saída dele. Depois da época do AVB fiquei convencido que aquilo tinha de ser a regra, e não a exceção... Dou o braço a torcer.
O futebol não era o mais atrativo, mas tinha o controlo total do jogo. Eu só peço isso... Fazia-se 1-0 e era o "xau Laura" para o adversário... Não cheirava mais.