Sérgio Conceição - Ex Treinador

Sérgio Conceição

Sérgio Conceição

0.00

Estatísticas da Época - 2025/26

Dados completos de 2025/26

0.00 Performance da Época

Barrigana

Tribuna Presidencial
3 Novembro 2014
21,963
18,323
Conquistas
3
  • Setembro/17
  • Dezembro/17
  • Fevereiro/18
JPA84 disse:
Só vi agora a resposta dele ao caso Deco/Soares... PQP eu já tinha dito que este gajo é o maior? Não? PQP este gajo é o maior!! Ele mata a cartilha à nascença...
Esperemos agora que com as últimas notícias tenha percebido o que se está passar e que reconheça importância a quem andou a jogar do lado de fora.

Não é preciso retratar-se, basta manter-se calado sobre estes assuntos e falar de futebol, apenas.

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
30,566
2,837
https://www.fcporto.pt/pt

SÉRGIO CONCEIÇÃO NO FÓRUM DE TREINADORES DA UEFA

Segunda participação consecutiva para o treinador do FC Porto
Sérgio Conceição, treinador do FC Porto, participou pelo segundo ano consecutivo no Fórum de Treinadores de Clubes da Elite da UEFA, em Nyon, na Suíça.

O encontro na Casa do Futebol Europeu serviu, uma vez mais, para a partilha de opiniões sobre questões que afetam as competições de clubes na Europa e a discussão e elaboração de propostas a apresentar à UEFA para a melhoria do futebol no continente.

Eis a lista de treinadores presentes no 20.º Fórum de Treinadores de Clubes da Elite da UEFA: Sérgio Conceição (FC Porto), Massimiliano Allegri (Juventus), Carlo Ancelotti (Nápoles), Rafael Benítez (Newcastle), Diego Simeone (Atlético de Madrid), Paulo Fonseca (Shakhtar Donetsk), Rudi Garcia (Olympique de Marselha), ?enol Gune? (Besikta?), Julen Lopetegui (Real Madrid), José Mourinho (Manchester United), Thomas Tuchel (Paris Saint-Germain) e Arsène Wenger.

Pontos importantes em discussão
“São sempre questões pertinentes, as questões que os treinadores trazem para cima da mesa. Embora a UEFA tenha levantado algumas ideias para se debaterem, vamos tocando em um ou outro ponto importante, como a Liga dos Campeões ou a harmonização do fecho do mercado. Este ano, por exemplo, o mercado inglês e o mercado italiano fecharam no momento em que o campeonato começou. É uma questão muito importante para Portugal, um país mais vendedor que comprador. Falamos também de temas como o VAR, porque em alguns dos países vai ser o primeiro ano, enquanto nós fomos pioneiros nesse sentido.”

Mais igualdade
“São tudo questões importantes. É preciso bom senso. No fundo, haver mais igualdade onde há desigualdade, ou seja, no potencial e capacidade entre os clubes grandes e os outros.”

Fecho de mercado
“Senti que foi um alívio, como disse na antevisão do último jogo. Foi um alívio pelo fecho do mercado inglês e depois pelo fecho do mercado no dia 31 de agosto. É importante encontrar um equilíbrio e uma forma para não prejudicar os clubes, não passar seis, sete, oito semanas a preparar uma equipa para começar um campeonato e depois perder dois ou três elementos essenciais.”

O peso do FC Porto
“É preciso não esquecer que o FC Porto é, a par do Real Madrid e do Barcelona, o clube com mais presenças na Liga dos Campeões. Eu sou um novato como treinador mas estou a representar um clube com historial enorme nesta competição.”

Reencontros em Nyon
“Sou novato como treinador, mas encontrei aqui outro treinador, Diego Simeone, que jogou comigo na Lazio em 1998. É sempre um prazer encontrar estes treinadores. Uns jogaram comigo, outros são referências desde o tempo em que eu era jogador, como Arsène Wenger ou José Mourinho, que cheguei a ser treinado por ele.”

A Liga dos Campeões
“O nosso grupo é muito parecido com o do ano passado, muito equilibrado. Qualquer equipa pode ficar em primeiro ou em último. Nesse sentido, acho que é mais difícil. Os oitavos de final são um objetivo do FC Porto, depois ver o que acontece. Sempre com ambição de ganhar cada jogo, como nas competições internas, sabendo que a conquista do campeonato nacional é o principal objetivo.”

Sobre Soares
“Houve um mal-entendido, sinceramente. Conheço o Deco, é um amigo. O Soares é um homem que nesta altura está a sofrer com a sua lesão. A Liga dos Campeões começa daqui a pouco tempo e o timing previsto para o regresso do Soares coincide com a perda de três ou mais jogos da fase de grupos e não podia arriscar ter menos uma solução para meter o Soares. Penso que foi um mal-entendido, o Deco disse-me que se precipitou no comentário. Não há qualquer problema nenhum com o Soares ou o Deco, com quem falei ainda ontem.”

juliolopes

Tribuna
29 Julho 2015
3,550
394
Conquistas
5
Porto
  • André Villas-Boas
  • Artur Jorge
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
joaoalvercafcp disse:
Então os Toupeiras e seus jornais andaram ai uma fase em que diziam que a Taça Intercontinental era uma competição Toyota e que por isso não era oficial nem tinha valor, no entanto vejo no video que na Sede da UEFA está uma replica da taça com a fotografia do nosso clube por cima. Esta UEFA pelos vistos tambem não percebe nada.

Será que há por lá a replica da Taça Latina?!

Toupeiras sempre a fazer o ridiculo.

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
30,566
2,837

"É MUITO DIFÍCIL TER SUCESSO SEM PAIXÃO"

Sérgio Conceição foi ao Constituição Park celebrar o 10.ª aniversário da Dragon Force
Sérgio Conceição deslocou-se nesta quinta-feira ao Constituição Park para celebrar o 10.º aniversário da Dragon Force. O treinador do FC Porto respondeu a perguntas dos alunos, tirou uma fotografia de grupo, soprou as velas do bolo de aniversário e ainda assistiu a alguns jogos dos jovens.

Acompanhado por outros elementos da sua equipa técnica, Sérgio Conceição recordou a sua passagem pela Constituição, durante o período de formação no FC Porto, e aplaudiu os responsáveis pelo sucesso do projeto Dragon Force. Pelo meio, deixou conselhos importantes para o futuro e explicou a sua forma de estar no futebol e na vida: com paixão.

Como transmitir raça e ambição
“A raça é uma das caraterísticas que os jogadores devem ter quando são apaixonados por aquilo que fazem. Eles devem ser acima de tudo apaixonados pelo que fazem, têm de se divertir naquilo que fazem. Estar nestas escolas de futebol é fundamental para aprender a ter um sentimento de partilha, estar com os outros miúdos e estar num ambiente de que se gosta. Estamos numa instituição como o FC Porto, uma instituição ambiciosa, que luta sempre por ganhar. Na formação, o mais importante é formar e depois também ganhar. Nas equipas profissionais, é sobretudo ganhar.”

Um exemplo para os mais novos
“Eu cheguei a treinar neste campo. Neste espaço, aliás, não neste campo com estas condições fantásticas. Treinei aqui ainda no pelado da Constituição. Fiz parte da formação do FC Porto, sei o que era o FC Porto há 25 anos e o que representa agora, também com este projeto Dragon Force. Como o presidente lembrou e bem, cerca de 34 por cento dos jovens da formação vêm atualmente da Dragon Force. Isso é algo que não podemos esquecer, é algo que tem vindo a evoluir e a crescer ao longo do tempo. Fica uma palavra de apreço por estes treinadores, por esta gente que acredita. Fazem parte deste crescimento, de uma forma de estar do FC Porto em que me revejo. Fiquei muito feliz por vir.”

A importância dos estudos
“Nem todos infelizmente poderão dar sequência ao seu sonho. É extremamente importante não descurar aquilo que todos os pais querem: a formação primeiro a nível académico e que depois sigam a sua paixão, seja o futebol ou qualquer outro desporto.”

Paixão e sucesso
“Associo muito a paixão ao sucesso e acho que é muito difícil ter sucesso sem paixão. A paixão tem a ver com ir ao pormenor, sem rigoroso, ser exigente, por vezes abdicando de certos prazeres da vida para se dedicar a algo. O futebol está tão competitivo, a vida é tão competitiva, que só estando apaixonado pela vida, no fundo, porque o futebol faz parte da vida, se consegue ter sucesso. Eu meto a paixão acima de tudo porque acho que é um ingrediente essencial para se ter sucesso.”

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
30,566
2,837

"QUERO QUE OS MEUS JOGADORES SEJAM APAIXONADOS PELO JOGO"

Sérgio Conceição em entrevista ao Maganize da Liga dos Campeões da UEFA
Sérgio Conceição concedeu uma entrevista ao Maganize da Liga dos Campeões da UEFA. O treinador do FC Porto perspetivou a participação dos Dragões na prova, apresentou os ingredientes necessários para que um jogador tenha sucesso e recordou alguns ídolos de infância.

O técnico portista destacou nomes como João Pinto, Jaime Magalhães, Fernando Gomes ou Rabah Madjer, fazendo questão de explicar que João Pinto reunia atributos essenciais para representar um clube como o FC Porto. O fcporto.pt apresenta-lhe algumas passagens da entrevista para a UEFA.

Ídolos de infância
“Gostava muito de Diego Maradona, da forma como ele abordava o futebol, como se fosse futebol de rua, pensando sempre fora da caixa. Acho que essa é a essência do futebol. Como jogador, eu era muito rígido e disciplinado, mas o futebol também precisa de ser encarado com um pouco de irreverência e ele personificava essa irreverência. Depois, quando fui para o FC Porto aos 16 anos, passei a admirar jogadores como João Pinto, Jaime Magalhães, Fernando Gomes ou Rabah Madjer, as grandes figuras do FC Porto.”

Condições necessárias para o sucesso
“Os jogadores precisam antes de mais de ter qualidade, isso é fundamental. Tudo o resto pode ser trabalhado e melhorado. Porém, há mais um aspeto crucial que os jogadores não devem perder para chegar ao nível mais alto: paixão pelo jogo. Precisas de ser apaixonado pelo que fazes, sobretudo os jogadores de futebol e a sua abordagem ao treino. Quero que os meus jogadores sejam apaixonados pelo jogo.”

O talento não chega
“É possível que um jogador consiga ter uma carreira graças apenas ao seu talento, mas não existem muitos casos desses na história do futebol. Existem outras caraterísticas essenciais que devem estar lado a lado com o talento para que um jogador tenha sucesso.”

Melhores companheiros de equipa
“Joguei com grandes jogadores como Ronaldo, Vieri, Cannavaro, Buffon, Simeone e Nesta. Na minha primeira passagem pelo FC Porto como jogador, gostava de destacar o João Pinto, um jogador que não era forte tecnicamente mas que encarnava o espírito do clube. Como disse antes, um jogador não precisa de ser dotado tecnicamente para ser um grande jogador. Devem ter outros atributos e o João Pinto tinha-os.”

A filosofia de jogo do FC Porto
“Não mudamos o nosso jogo consoante o adversário. Temos a nossa própria filosofia, a nossa identidade e o nosso estilo de jogo. Ainda assim, conhecer as forças e fraquezas do adversário é essencial para vencer um jogo. A estratégia tem a ver com o adversário, em certa medida, mas o mais importante é a nossa identidade.”

O grupo na Liga dos Campeões
“É similar ao da época passada. Vamos defrontar o campeão turco, o Segundo classificado do Campeonato alemão e o campeão russo. É um grupo muito equilibrado e qualquer equipa pode vencer o grupo ou terminar em ultimo. Vai ser interessante, seguramente. As equipas têm um nível semelhante e a qualificação vai ser mais difícil devido a esse cenário."

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
30,566
2,837

"QUEREMOS FAZER MELHOR DO QUE NA ÉPOCA PASSADA"

Sérgio Conceição falou nesta quinta-feira ao Porto Canal sobre a estreia na Taça da Liga
Sérgio Conceição falou nesta quinta-feira ao Porto Canal sobre a receção ao Desportivo de Chaves. O FC Porto joga no Estádio do Dragão frente à equipa flaviense na 1.ª jornada do Grupo C da Taça da Liga.

O FC Porto regressa à competição depois da pausa para os compromissos das seleções nacionais. A formação portista recebe o Desportivo de Chaves na sexta-feira (20h30) e visita o Schalke 04 na próxima terça-feira (20h00), no arranque da fase de grupos da Liga dos Campeões. Sérgio Conceição, porém, quer que a sua equipa esteja plenamente concentrada no jogo da Taça da Liga.

A preparação possível
“Preparar este jogo não foi fácil porque tivemos muita gente nas seleções. Ainda hoje, véspera do jogo, chegaram cinco jogadores. Não tivemos centrais até hoje e ainda hoje não pudemos contar com eles, porque fizeram treino de recuperação. De qualquer forma, preparámos o jogo dentro do possível, com estes jogadores que já estão perfeitamente identificados com a forma de trabalhar e com a forma da equipa se apresentar em campo.”

Fazer melhor é chegar à final
“Vamos iniciar um ciclo de seis jogos em 24 dias e vamos iniciar esta competição com o intuito de fazer melhor do que no ano passado, e fazer melhor do que no ano passado é chegar à final. Estivemos muito perto no ano passado e acho que não foi merecida a nossa eliminação na meia-final. Espero sinceramente que este ano seja diferente e ser diferente é estar no FC Porto e lutar sempre para chegar o mais longe possível, e chegar o mais longe possível nas provas internas será a conquista de títulos.”

Sobre o jogo com o Chaves na Liga
“São sempre jogos diferentes, cada jogo tem a sua história e a sua vida própria. Alguns jogadores também serão com certeza diferentes, pelas lesões e pelas ausências. Estamos a falar de alguns jogadores que estiveram ao serviço das suas seleções, o cansaço e o tempo de preparação para este jogo não é o melhor. Mas acho que o espírito, a ambição e tudo aquilo que é representar este clube, em todos os momentos, seja num jogo oficial seja nos treinos, é sempre estar no limite e no máximo.”

Oportunidade para fazer melhor que ontem
“Eu vejo cada dia, cada jogo, cada momento aqui como uma oportunidade para fazer melhor que ontem. Vamos com certeza dar uma resposta amanhã. Já sei que vamos ter uma casa bem composta e a melhor forma de agradecer não é com palavras, é com vitórias e com prestações condizentes com a grandeza deste clube. Esperemos que assim aconteça para agradecer ao público, que tem sido fantástico e tem estado sempre presente, independentemente das provas e da importância das mesmas. Estamos focados nesse objetivo e estamos convictos que, apesar das dificuldades que vamos ter, vamos dar uma boa resposta.”

Ambição, determinação e paixão
“Hoje em dia não há jogos fáceis. Lembro-me no ano passado, no início do nosso trajeto na Taça da Liga, em que empatámos com o Leixões em casa. O Leixões deu uma excelente resposta, uma excelente réplica. Fiz poucas mudanças e não foi por isso que uma equipa da II Liga deixou de fazer uma boa exibição aqui. Todos os jogos são difíceis e há que encará-los da melhor forma. A melhor forma é sempre com caraterísticas que considero fundamentais: ambição, determinação, paixão por aquilo que fazemos.”

Ciclo de seis jogos em 24 dias
“Vou pegar nas palavras do ano passado. Vamos ter de ser inteligentes e criativos na gestão da equipa, na gestão do plantel nestes 24 dias. São jogos verdadeiramente exigentes, com algumas viagens pelo meio, com algum desgaste, mas estamos aqui para isso. Sou pago para isso, para procurar soluções e para em cada jogo apresentar o melhor onze para conseguir a vitória.”

castrius

Tribuna Presidencial
10 Março 2012
5,688
3,098
Conquistas
11
36
Rio Tinto, Porto, Portugal
  • Paulinho Santos
  • Madjer
  • André Villas-Boas
tem responsabilidade no sucesso, tem responsabilidade no insucesso.

cada vez mais previsíveis e já nem defendemos bem! tem crédito, mas o que ganhamos é passado!

o olíver deve treinar mesmo mal!!!!!!!!!!!!

J

JAEP

Guest
Eu bem queria que estas duas semanas dessem para trabalhar algo diferente mas continua o jogo de equipa pequena que nós temos. Cada cez mais fácil de ser parado, tudo na base da força, do empurra para a frente. Enfim.

pensador

Tribuna Presidencial
29 Maio 2015
11,086
7,592
Afinal pensei que eras melhor. Erro meu. Começaste muito mal a época quando quiseste ficar com todos os jogadores do chamado núcleo duro. Agora é aguentar a época e tentar um treinador de nivel Europeu. Era tão fácil de prever que este ano tinha de haver evolução e para isso não podia ser só com estes interpretes e aliás jogadores como Marega já nem deviam caber neste novo Porto.

Grim Reaper

Bancada central
6 Junho 2017
1,211
990
Espero que não cometa a loucura de ir jogar com o Schalke em 4-2-4. Na Alemanha temos de jogar com 3 médios, e

espero que ele perceba de uma vez por todas que, com o Danilo ainda a recuperar a forma e com o Herrera uns furos

bem abaixo da temporada passada, este sistema com apenas dois médios não tem pernas para andar. Mais uma vez

fomos incapazes de controlar o jogo a meio campo, e sofremos bastante na transição defensiva. Faltaa dinamismo e

criatividade ao meio-campo, o que acaba por comprometer a equipa nos momentos com e sem bola.

juliolopes

Tribuna
29 Julho 2015
3,550
394
Conquistas
5
Porto
  • André Villas-Boas
  • Artur Jorge
  • Alfredo Quintana
Eu falo por mim, a Taça da Liga tem o mesmo valor que uma competição qualquer de pre epoca, eu não sei dizer quem as venceu nos anos anteriores e quase sempre só no dia do jogo é que me lembro que participamos.

Nunca critiquei e jamais irei criticar um treinador ou jogador por um jogo desta competição. Eu tenho a minha opinião sobre esta competição bem definida, será sempre a taça Lucilio Baptista, o que me incomoda é sentir que o nosso clube não tem.

Se a Taça da Liga é algo importante para nós, então temos que a encarar como tal desde o inicio, e sobretudo tem que se defender o clube intransigentemente. Se é uma competição importante, então alguém tem que falar da pouca vergonha de arbitragem de hoje, não se pode deixar passar em claro, é que depois em Setubal acontece o mesmo.

Proximo jogo, eu jogava com a equipa B, evitava lesões e evitava possíveis criticas ao treinador e jogadores por desempenhos nesta competição.

O Sérgio tem de ter mais calma, não vale a pena ser expulso, deve-se guardar para momentos realmente importantes.

Importante é o Schalke e Setubal, precisamos de 2 vitórias.

Mr.Ribeiro 46

Tribuna Presidencial
26 Julho 2016
8,628
7,046
Gostava de perceber o que vai na cabeça dele de vez em quando.

Hoje foi o primeiro jogo pós-seleções e para uma competição que vale quase 0 para o clube (independentemente do que digam o Presidente e os treinadores que por cá passam, visto que o empenho nestes jogos tem sido quase sempre pouco mais que 0). Vimos de um início de época sofrível em termos de exibições.
Porque não testar uma tática nova hoje, visto que os jogos têm sido uma montanha russa? Porque não dar minutos ao Jorge e ao Bazoer, visto que o Telles e o Sergio Oliveira têm estado aberrantes e o Danilo vem de uma lesão longa? Porque não deixar o Militão e o Felipe ganharem rotinas, visto que serão a dupla titular?

Portoallez2

Tribuna Presidencial
4 Setembro 2016
16,554
17,884
Para quando o 4x3x3 com Oliver? vai demorar muito? esta coisa de ter só 2 no meio campo já faz comichão, é sempre o mesmo, já começam é a ser raros os jogos em que temos tudo controlado no meio campo..

Zeus

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2015
11,122
5,606
Olimpo
Não há volta a dar, este início de época apesar de contarmos já com um título tem sido uma desilusão nomeadamente no que diz respeito às exibições. Referi aqui que para este ano gostaria de ver uma evolução no nosso modelo de jogo até porque acredito na qualidade do SC, no entanto parece que houve um retrocesso, o jogo frente ao Chaves na 1° jornada ainda prometeu mas foi sol de pouca duração. O SC tem de rever as suas ideias, bola no Marega e fe em Deus não é modelo de jogo é verdade que foi eficaz em alguns jogos da época passada mas na mesma época passada jogamos um futebol muito positivo nomeadamente na primeira metade da época e é esse futebol que para ja tem de voltar!

pensador

Tribuna Presidencial
29 Maio 2015
11,086
7,592
Eu tenho de partir com a convicção que tem a mesma ambição do ano passado, sendo assim há certas decisões que não entendo. É um treinador muito uni-dimensional.Só sabe  jogar de uma forma , se o adversario bloquear essa forma de jogar não consegue jogar de outra forma.

gor!s

Tribuna
6 Maio 2017
2,999
46
Vai continuar a ser esta miséria até quando? Só espero que haja um plano B, porque este não está, claramente, a resultar.