Os 7 pontos se avanço são mérito dos jogadores e do treinador - espelho do que e possível fazer quando os recurso estão frescos na parte inicial da época.
A perda dos 7 pontos é culpa da falta de profundidade e qualidade do plantel para uma época tao longa - culpa da SAD e da direcção.
Da mesma maneira que o Benfica - como é melhor gerido, tem melhor plantel e mais jogo fora do campo- tem tendência a recupera na fase final da época. E isso nao foi efeito do Bruno Lage, do Rui Vitoria ou qualquer outro treinador-marionete (como é evidente), mas das diferenças entre os planteis.
O Sergio Conceição, a quem muitos defeitos aponto, conseguiu o absolutamente impensável, o praticamente impossível, que foi agarrar nos restos putrefactos de um dos piores Portos de sempre e, com saídas e sem entradas, torná-los em bife do lombo e ser campeão contra o Polvo mais tentacular dos últimos 20 anos. Impedir o Penta e o Hexa, mudar a História do Futebol português.
Não o fez herdando um lote de sobredotados (Hulk, Falcao e companhia - a quem ainda se somaram moutinhos, otamendis ou James) após um ano de interregno, como AVB.
Fe-lo com um conjunto de atletas limitados na sua maioria, após um longuíssimo jejum de títulos e sem qualquer reforço quando iniciou essa época.
Por isso é, para mim, o treinador que pela sua acção individual exclusiva (e não pelo embarque num bom contexto, não pelo aguardar cobarde do momento certo como os muitos treinadores que ficaram apeados quando passou o nosso comboio) mais directamente impactou a história do meu clube de forma positiva de que me lembro, a par de José Mourinho.
Não sendo um gênio da táctica é inteligente, sagaz, e os que agora dizem que gere mal os jogos, sao os mesmos que ja disseram que era o maior perito a virar resultados, na altura das boas marés.
Se o futebol actual é desconectado e pesado, lembro-me também dos verdadeiros recitais, dos jogos de 4 e 5 golos por jornada nos primeiros 6 meses que cá esteve. Na mudança para um futebol diametralmente oposto que protagonizou sem mudança nos jogadores - dedo de TREINADOR.
Do arrojo, da liderança incomparável - dos jogadores, mas também dos adeptos e da própria direção.
Do campeonato com mais pontos de sempre, da valorização dos activos, dos milhões da Champions que arrecadamos.
Perdoem-me o sangue quente e o aspecto emocional, mas um Portista que seja capaz de menorizar ou achincalhar este homem - fique ou não no clube - é alguém desumanizado e cínico, um verdadeiro produto da decadência da sociedade actual.