Também te dou os parabéns pelo excelente trabalho de recolha de dados e fizeste e acrescento pela saudável discussão que tiveram, mesmo não partilhando exatamente da mesma opinião, algo cada vez mais raro neste fórum...Sim, quanto aquele trabalho que tive, obrigado por reconheceres. Foi feito com intuito de acrescentar dados para a discussão.
Quando falei menos que o principal rival, referia-me ao investimento financeiro em contratações e na formação que eles têm feito, que tem sido positivo, pese embora o hype exagerado todo em torno da sua formação.
Por isso considero que o Sérgio conseguiu com menos, fazer mais, conseguiu tornar jogadores fracos tecnicamente em jogadores úteis e até importantes. Fez do Otávio o jogador que é hoje, teve a coragem de apostar na formação, tornou o Díaz um craque, perdeu vários titulares a custo zero, tendo de refazer sempre o seu onze base, época após época. No final da primeira época perde dois titulares, na segunda perde 5 titulares, na terceira perde 2 titulares, na quarta perde 2 titulares e na quinta perde 3 titulares. Claro, também teve a sorte de beneficiar dos dois melhores anos que me lembro da formação gerações de 1999 e 2000.
Concordo com alguns dos defeitos que apontas, mas duvido que estivéssemos melhor com outro treinador, porque sem a atitude que o Sérgio incute nas suas equipas, não tenho dúvidas que estaríamos bem pior, não conseguiríamos vencer contra tudo e contra todos em alguns momentos. Não é um génio da tática concordo, mas outros que vieram com esse rótulo fizeram pior, porque no Porto para se ser campeão isso não basta, é preciso comê-los.
Boa discussão contigo![]()
Nesse espírito, coloco-te 4 questões que espero que respondas para entenderes onde quero chegar e clarificar o conceito de investimento.
1- Que equipa investe mais?
- A Equipa A ao comprar um jogador por 10 ME, vendê-lo no final da época pelo mesmo valor e pagar outros 10 ME pelo seu substituto.
ou
- A Equipa B que compra um jogador por 15 ME e o mantém.
2- Que equipa investe mais?
- A Equipa A que compra um jogador por 5 ME e lhe paga 1 ME/ano de salários.
ou
- A Equipa B que compra um jogador por 1 ME e lhe paga 5 ME/ano de salários.
3- Que equipa investe mais?
- A Equipa A que renova com um jogador em fim de contrato dando um prémio de assinatura de 15 ME.
ou
- A Equipa B que deixa o jogador sair em final de contrato e compra um substituto por 10 ME.
4- Por fim, sobre o nosso Porto. Que Porto investiria mais no final da época?
- Aquele que gastasse 50 ME em contratações, mas vendesse Diogo Costa, Otávio, Taremi, Pepê, deixando sair livres Uribe e Marcano.
ou
- Aquele que não gastasse nada em contratações, mas mantivesse todo o plantel.