Shoya Nakajima

Nakajima 10

Nakajima

0.00

Estatísticas da Época - 2023/24


Dados completos de 2023/24

0.00 Performance da Época
Jogos
0
Golos
0
Assistências
0
Amarelos
0
Vermelhos
0

fonte

Bancada central
17 Maio 2016
1,108
828
Conquistas
2
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
Nunca soube o que é ser um jogador de equipa. Para mim, não é um jogador à Porto.
Fui militar e para mim o espírito de corpo está acima de tudo. Mas... há jogadores a quem tem de ser permitido certas coisas porque no fim acaba por compensar.
As histórias de traição e afins não as conheço, portanto dou-lhe o beneficio da dúvida. A serem verdade, mudo completamente a minha opinião.

Para mim o Quaresma sempre foi um Rodman (não sei se seguias NBA nos anos 90, senão vê o documentário The Last Dance, episodio 3).
É um Mustang, não dá para domar. É tentar por-te em cima dele (salvo seja) e aproveitar enquanto dura.
 
  • Like
Reações: simao977

Bitaites

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
11,808
8,281
Italia
O problema da língua e das diferenças culturais está a ter muito peso na carreira do Naka no Porto... Há que tentar resolver isto quanto antes, se é mesmo para contar com o jogador... Arranjem lhe um parceiro de treino que fale japonês e português...
... Que diabo bi, não é o primeiro japonês na alta roda do futebol europeu.. O clube que ajude mas sobretudo ele que se atine!
 
  • Like
Reações: Moreira

Dexter2020

Tribuna Presidencial
21 Junho 2019
29,653
49,420
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
Então parece que foi um problema psicológico, de não conseguir lidar com a pandemia, entrou em pânico e não teve nada a ver com a cultura. Acontece. Nem toda a gente é igual e consegue reagir da mesma forma.
Boas as palavras do Presidente em relação ao caso.
 

fonte

Bancada central
17 Maio 2016
1,108
828
Conquistas
2
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
Acabada esta "polémica", o meu medo agora é e se as coisas tornarem a piorar.
Se de facto o problema dele é psicológico, tal como o NGP aludiu, quem me diz que ele lá para dezembro ou janeiro não tem uma recaída na paranoia?!
O covid não desapareceu, estamos todos a aprender a viver com ele e espero que o Nakajima também consigo, mas admito que tenho algum receio.
Qualidade não lhe falta, acho que se pode tornar num jogador importantíssimo para nós durante a época. E se depois nos deixa na mão outra vez?
Se calhar preferia que a razão fosse outra, agora se mete psicológico ao barulho...

Espero estar errado em tudo, mas é uma situação complicada de facto.

PS: Alguém tem o contacto da psicóloga do Eder?!
 

constant

Bancada central
30 Maio 2019
1,470
1,275
Conclusão, temos um japonês misofóbico. Contratamos um tolinho e ainda bem que custou o que custou porque aqui não há pena de morte.

Agora pergunto, na próxima época o vírus ainda estará por cá o que irá ele fazer? Voltar a treinar com o grupo? Pessoas com fobias não tem muita tendência a serem razoáveis. Enfim...tristeza de situação.
Oh amigo, para começar, não é boa prática chamar "tolinho" a quem aparenta sofrer de um problema do foro psiquiátrico ou psicológico. Depois, se aceitamos que ele tem, de fato, uma doença, é caso para o dispensar já? Achas então que um jogador lesionado por um período longo de tempo também deve ser posto na rua, é isso?
 
20 Março 2015
3,001
849
Conquistas
4
  • Alfredo Quintana
  • André Villas-Boas
  • Sérgio Conceição
  • Fernando "Bibota" Gomes
O pessoal aqui é muito ingénuo. O gajo nem para receber uma medalha é capaz de se apresentar, e acha que vai voltar aos treinos em Agosto. lololol
 

Porto

Tribuna
13 Março 2012
4,258
2,623
No seu tempo a malta vai compreender o que se passou.
Na verdade não acho que seja caso para fazer sentenças e acho que não há razão para boicotar/vender/castigar/despachar o jogador. São situações difíceis e complicadas, mas únicas e inesperadas. No meio de uma pandemia como já não se via à várias centenas de anos, um jogador que por várias questões de barreiras linguísticas e de choque cultural, entrar em pânico ou em paranóia com um recém nascido nos braços e uma mulher em alto risco por doenças pulmunares não me parece um problema por aí além, a não ser para aqueles que adoram novela e gostam de ser castigadores.

Na verdade neste caso o que me preocupa é que mesmo que o grupo e a estrutura tenha a total vontade de incluir o jogador e o jogador também, considero que não estamos preparados, nem o Nakashima para enfrentar os problemas que não tendo nada a ver com a Situação foram no entanto expostos a olhos vistos pela pandemia. Os problemas de integração, a disparidade cultural, as barreiras linguísticas, o isolamento do jogador, os receios que se traduzem vontade de regressar ao Japão, a intransigência do jogador, etc.

Neste momento estamos com estes problemas em mãos. Mesmo esquecendo o que se passou, e se o jogador, o grupo E a estrutura estivessem 100% de acordo na reintegração total, como se nada se tivesse passado - tal como eu acho que poderá acontecer na pre-epoca, o problemas persistem.

E os problemas culturais, linguísticos E de integração são questões bastante complicadas de resolver, não basta uma mudança de atitude e o jogador voltar aos treinos e a estar fisicamente disponivel.

A verdade é que há um abismo na relação com o jogador que não permite ao clube potenciar o valor investido.

Dada a pandemia e todos os fatores externos que acrescentam, estar a fazer um grande esforço Em cima disso tudo por causa de um jogador e da sua integração deve ser questionado, Se estamos dispostos e se temos verdadeiramente capacidade para o fazer. E o jogador também.

Se assim não for, mais vale vender.

Foi um jogador muito caro que foi pago ao peso daquilo que poderia render no campo mas aos quais não foram descontadas todas estas fragilidades. Neste caso ou se vai contudo e contrata-se uma equipa dedicada em corrigir estas lacunas, ou então o jogador só se vai enterrar e distanciar e consequentemente desvalorizar mais.

Dada a pandemia também se torna mais difícil a integração social e cultural, dado que o isolamento é um dever civico. O jogador não vai mudar radicalmente e expor se a mais riscos do que os necessários logo à situação não vai mudar.

A falta de comunicação vai ser sentida (como já tinha sido) nos treinos, nos jogos, etc.

Eu considerava vender e tentar recuperar parte do investimento. Infelizmente.

O jogador tem qualidade para muito mais. Espero que consigamos retirar todo o seu potencial, mas acho que vai demorar. Para conseguirmos o jogador também tem de estar disponivel não vai ser fácil.

É um dos investimentos de mais alto risco que fizemos nos últimos anos.

Espero que corra tudo bem e que não tenhamos de pagar com as jóias do anel.


/

EDIT: Quanto ao Naka desejo-lhe as melhoras em relação ao seu estado de saúde mental, e que venha mais forte!



Abraço foristas.
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,867
25,936
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
O presidente, no alto dos seus 82 anos anda ali no meio da batalha.
Ele que é verdadeiramente um doente de risco.

Só no futebol é possível uma coisa destas acontecer. Negar treinar, jogar, participar no que quer que seja e ao que tudo indica continuar a receber o salário em cheio.

Espero que a defesa do clube, a defesa financeira leia-se, esteja a ser bem precavida.
 
  • Like
Reações: Dias_21 e AmoPorto

Absolution

Tribuna Presidencial
2 Julho 2018
8,414
18,913
Afirmo já que esta situação gerada não me agrada. Afinal de contas, fizemos um investimento grande num jogador e não podemos contar com ele.

No entanto, acho que é preciso ter em consideração o contexto que se vive actualmente.
As economias estão a dar o peido, estando o pior ainda para chegar, o mundo vive um alvoroço social onde de um lado estão os tolinhos anti máscara, do outro os que desinfectam-se de 5 em 5min e ainda assim não se sentem seguros.

Não vivemos tempos normais. Por isso, não podemos agir pelos protocolos normais.

Eu já o tinha dito aqui, por isso estou mais que à vontade para o dizer novamente.
O Naka tem uma mulher asmática e, como tal, doente de risco. Ele pratica um desporto onde o contacto físico é constante. A maior parte dos jogadores são jovens cheios de guita no bolso. E todos sabemos como funciona a juventude com uns cobres na carteira.
O Naka tem medo de ficar doente, contagiar a mulher e correr o risco de a perder.

O Naka pode estar a ser demasiado dramático com a situação mas não tem a coragem testicular de muitos de vocês que, pela conversa, devem ser veteranos do Ultramar e antes ainda fizeram uma perninha no Vietname.

O Naka tem que ultrapassar isto se quer manter uma carreira no futebol, seja no Porto ou noutro clube qualquer.
O Naka é um excelente jogador e merece ser apoiado para regressar confiante e com vontade de recuperar o tempo perdido nesta pandemia.

O Naka devia passar por aqui, fazer uns prints de algumas merdas que por aqui se escrevem, ir para dentro de campo, voltar aqui, colar os prints na cara dos autores e só viraria as costas depois de ouvir umas colunas a quebrar.
 

RGalego

#AVB2024 #VOTA B
12 Março 2012
11,177
11,527
Conquistas
6
34
Braga
  • André Villas-Boas
  • Sérgio Conceição
  • Jorge Costa
Oh amigo, para começar, não é boa prática chamar "tolinho" a quem aparenta sofrer de um problema do foro psiquiátrico ou psicológico. Depois, se aceitamos que ele tem, de fato, uma doença, é caso para o dispensar já? Achas então que um jogador lesionado por um período longo de tempo também deve ser posto na rua, é isso?
Isto trata-se de um forum sobre desporto de portistas em que o tom utilizado é informal e popular não estamos num espaço de defesa dos direitos humanos e da dignidade, nunca claro ultrapassando o regulamento do próprio Portal. Tolinho não configura ofensa grave nem depreciação de nenhuma patologia mental, apenas uma expressão usada por leigos como eu, das matérias psiquiátricas, para descrever pessoas com anomalias comportamentais nomeadamente as obsessivas-compulsivas .

Respondendo à segunda parte, se um jogador estiver lesionado antes de ser contratado óbvio que deve ser ponderado o seu estado clínico contudo este caso é diferente, ninguém conseguia prever a pandemia que ocorreu e menos ainda a reacção humana de cada um a esse fenómeno.

Eu não sugeri que ele devesse ser mandado embora, apenas referi que as circunstancia que levaram o jogador ao auto-isolamento continuarão a ser as mesma daqui a três semanas pelo que não me parece coerente que ele volte a ser reintegrado no grupo de trabalho.

Imagina que um familiar de um jogador ou um próprio jogador do Porto fica infectado nos próximos meses? O que fará o Nakajima? Isolar-se até ser vacinado? É na minha óptica um problema sério que temos em mão. Porque mesmo na intenção de vender-lo, nenhum clube o quererá, nem por empréstimos que seja, um jogador que se recusa a treinar e jogar.
 

Aladdin Sane

Bancada central
11 Junho 2016
1,476
172
Zaandam
Lembrei-me de casos em que JNPC recorria à ironia para responder a questões melindrosa (ex: sobre Co Adriaanse). Como disse que conta com a reintegração do Naka no plantel da próxima temporada, se for mesmo isso que vai acontecer pergunto como fica a questão salarial, se lhe for mesmo diagnosticada uma situação clínica relacionada com o pânico / ansiedade.

Nos Países Baixos, quando isso acontece (por exemplo em casos de burnout) , os trabalhadores ficam até um ano sem trabalhar, com visitas regulares ao médico de trabalho, e a receber 70% do salário. Alguém conhece a lei portuguesa?
 

RGalego

#AVB2024 #VOTA B
12 Março 2012
11,177
11,527
Conquistas
6
34
Braga
  • André Villas-Boas
  • Sérgio Conceição
  • Jorge Costa
Eu entendo a situação familiar dele mas pergunto, quantos jogadores de futebol ou treinadores estão longe de casa durante meses a fio porque foram jogar para países distantes da origem e que preferem que os filhos e esposas fiquem na residência/país habitual?

Ele como profissional deveria providenciar todo os cuidados que a mulher necessita e ele próprio isolar-se para cumprir a sua obrigação profissional.

Eu sei bem e concordo que a família está acima de tudo e de qualquer profissão mas a mulher dele não é doente terminal mas sim doente de risco em caso de infecção.
 

Morais

Tribuna Presidencial
4 Maio 2017
16,997
2,960
Conquistas
2
57
Porto
  • Artur Jorge
  • Cubillas
O Naka pode estar a ser demasiado dramático com a situação mas não tem a coragem testicular de muitos de vocês que, pela conversa, devem ser veteranos do Ultramar e antes ainda fizeram uma perninha no Vietname.
Pois vai ver que é isso mesmo já não se fazem Samurais como antigamente e kamikazes são lendas do imaginário coletivo, fomos enganados.
O problema é que demos 12 MEuros por 50% de seu passe e para o atual contexto financeiro que passamos ainda acrescido a esta calamidade de repente vamos ter que engolir o sapo e ter fé que esse sapo vire a Cinderela.Contratamos um jogador muito sensível que tremendo galo,só faltava esta.
 
R

rubickus

Guest
Lembrei-me de casos em que JNPC recorria à ironia para responder a questões melindrosa (ex: sobre Co Adriaanse). Como disse que conta com a reintegração do Naka no plantel da próxima temporada, se for mesmo isso que vai acontecer pergunto como fica a questão salarial, se lhe for mesmo diagnosticada uma situação clínica relacionada com o pânico / ansiedade.

Nos Países Baixos, quando isso acontece, os trabalhadores ficam até um ano sem trabalhar, com visitas regulares ao médico de trabalho, e a receber 70% do salário. Alguém conhece a lei portuguesa?
O melhor a fazer seria o FCP ou o Naka contratarem uma terapeuta ocupacional para tratar do caso. Os profissionais existem para casos destes.
 

XaviJr

Lugar Anual
15 Janeiro 2018
3,154
3,844
vejo muita gente que não consegue sentir empatia por um ser humano que tem a mulher doente e isso é triste.
o futebol, o dinheiro e mesmo o clube não está acima da humanidade. por muito que o FCP saia prejudicado é uma decisão pessoal do Naka e tem todo o meu apoio.