Silvestre Varela

drulo

Bancada lateral
9 Junho 2013
653
300
Para ser honesto, não esperava nada do Varela quando assinou pelo NGC. Se calhar andava distraido... Surpreendeu-me bastante pela positiva.

Só tenho pena que ele agora esteja tão inconstante... Será que o PF pode ajudar? Espero que sim, mas duvido...

Alves

Bancada central
21 Abril 2013
1,630
253
O Varela beneficiou bastante do sistema de jogo do Jesualdo, que presumo que tenha sido quem deu o aval à sua contratação. É um jogador fenomenal em ataques rápidos, com o Jesualdo várias vezes tinha a oportunidade de "queimar etapas", transportando a bola em velocidade desde a linha do meio campo até ao ataque, conseguindo deixar adversários para trás (um jogo contra o Chelsea em que o Porto estava a ter dificuldades em chegar à baliza adversária, o Varela entra e muda tudo, entre outros exemplos).
Lembro que no final dessa época o Varela estava muito valorizado e era falado como um grande trunfo português para o mundial 2010 até que uma lesão algo grave acabou-lhe a época mais cedo.

Depois chegou o Villas, que apesar de preferir um jogo de posse, a equipa construía sempre a partir de trás, deixava a linha defensiva muito baixa. Isso permitia ao Varela continuar a receber a bola atrás e fazer os seus movimentos preferidos, se bem que mais apoiado e em menor velocidade.

Depois chega o VP, a equipa começa a instalar-se no meio campo adversário, os centrais a defender no círculo de meio campo, o Varela sempre acampado na quina esquerda da grande área adversária, e deixa de poder utilizar as suas melhores armas. Quando recebe a bola é sempre sobre pressão e poucas vezes consegue enquadrar, pois não é nenhum sobre-dotado da técnica e da finta curta. A sua utilidade baixa consideravelmente e as lacunas e inconsistência tornam-se mais evidentes.

Vamos ver como o vai utilizar o Fonseca...

M

Manuel_Branco

Guest
O seu cliclo terminou na minha opiniao. Então com compras de Lica, Josue, e Ricardo para um futuro proximo.

Mustaine

Tribuna Presidencial
18 Junho 2007
13,292
3,764
Porto
Manuel_Branco disse:
O seu cliclo terminou na minha opiniao. Então com compras de Lica, Josue, e Ricardo para um futuro proximo.
Dizes que o ciclo terminou e depois dizer que temos jogadores para um futuro próximo.

Antes do futuro vem o presente. E no presente, até ver, ou até alguém provar ser melhor, o Varela é o nosso melhor extremo.

M

Manuel_Branco

Guest
Mustaine disse:
Dizes que o ciclo terminou e depois dizer que temos jogadores para um futuro próximo.

Antes do futuro vem o presente. E no presente, até ver, ou até alguém provar ser melhor, o Varela é o nosso melhor extremo.
O Lica e o Josue estão perfeitamente preparados para fazer o que o Varela faz. Se calhar ate fazem melhor porque estarão muito mais motivados em mostrar serviço.

Já o Ricardo esse sim ainda n esta pronto, mas em breve poderá estar.

Se os ultimos 2 ou 3 jogos de final da epoca te cegaram a vista em relação a Varela, então eu n tenho culpa, mas quanto a mim n cegaram, e numa altura da epoca em que mais precisavamos do Varela, ele n estava la, ou melhor estava, mas em campo era pior jogar com ele do que com 10.

V

VM11

Guest
Bom jogador. Bom balneário, muito útil conhece o clube, importante para a próxima época

Mustaine

Tribuna Presidencial
18 Junho 2007
13,292
3,764
Porto
Manuel_Branco disse:
O Lica e o Josue estão perfeitamente preparados para fazer o que o Varela faz. Se calhar ate fazem melhor porque estarão muito mais motivados em mostrar serviço.
Se calhar? Se calhar?! Tu dispensarias o Varela com base num "se calhar o X e o Y até fazem melhor"?

Uau.

dragão em lisboa

Arquibancada
10 Abril 2012
418
134
Concordo... é preciso mostrarem serviço para podermos dizer que são melhor que o varela!
O que me preocupa é neste momento o Varela ser o nosso melhor extremo!

F

Francisco Oliveira

Guest
dragonfever disse:
vai fazer 6 jogos bons por época em vez de 3??

sorry não resisti :D
Apesar de ser uma piada não deixa de ser uma realidade que temos assistido.

Mustaine

Tribuna Presidencial
18 Junho 2007
13,292
3,764
Porto
Não foi uma grande época do Varela, mesmo tendo sido decisivo na altura mais importante da época.
Ainda assim, acho que a performance dele não deve ser analisada de forma tão linear.

Ele foi muito importante na grande época que o Alex Sandro estava a fazer. É um jogador muito bom a segurar a bola (pode até nem estar a fazer grande coisa com ela, mas não é fácil de a roubarem) e isso permitiu grande fulgor ofensivo ao Alex Sandro. Funcionaram bem. É curioso, neste duo, que os melhores momentos de cada um, supostamente, foram quando o outro estava menos bem. Eu não acho que seja só por acaso. Acho que esteve ali uma dinâmica interessante.

Tem de fazer melhor ainda assim. E acho que vai fazer. Precisamos dele.

Mister

Arquibancada
10 Março 2012
340
79
Com as devidas diferenças eu acho o Varela um jogador do nivel do Postiga. Tanto dizemos que é muito fraco, como depois faz 2/3 jogos de excelente nivel que nos faz voltar a pensar que afinal é uma solução muito valida.
Enquanto o tivermos no plantel vamos ter sempre esta discussão.

É o extremo que nos vai carregar a epoca toda?
Não.

Vai ser capaz de assumir a equipa quando precisarmos "daquele" jogador?
Não.

Para mim precisamos de um craque pras alas. Alguem que chegue e assuma a responsabilidade pelos desiquilibrios da equipa. Alguem que consiga pela sua valia fazer inclinar o jogo da equipa pelo seu lado e depois com Lica, Josue e Iturbe assegurar o outro flanco.
Com a renovação do contrato deve ter deixado de ser um jogador barato e não me parece ser um jogador com a ambição de rebentar para dar o salto.
Por tudo isto eu aceitaria vender o Varela pela melhor proposta.

Prefiro vendê-lo ja, apostar forte na compra de alguem e dar espaço ao aparecimento de mais talento.

Caso contrario, consoante a altura, vamos estar entre o 8 e o 80 com este jogador.

M

Manuel_Branco

Guest
Mustaine disse:
Não foi uma grande época do Varela, mesmo tendo sido decisivo na altura mais importante da época.
Ainda assim, acho que a performance dele não deve ser analisada de forma tão linear.

Ele foi muito importante na grande época que o Alex Sandro estava a fazer. É um jogador muito bom a segurar a bola (pode até nem estar a fazer grande coisa com ela, mas não é fácil de a roubarem) e isso permitiu grande fulgor ofensivo ao Alex Sandro. Funcionaram bem. É curioso, neste duo, que os melhores momentos de cada um, supostamente, foram quando o outro estava menos bem. Eu não acho que seja só por acaso. Acho que esteve ali uma dinâmica interessante.

Tem de fazer melhor ainda assim. E acho que vai fazer. Precisamos dele.
A parte decisiva da epoca foi a meio, n foi esta recta final. Esta recta final limitou-se a ser uma pontinha de sorte e de incompetência dos outros. Agora a parte verdadeiramente decisiva foi a meio da epoca, quando fomos eliminados de tudo, e por pouco n perdemos aí o campeonato.

Aí onde era realmente decisivo onde estava o Varela? N sei bem.

Mustaine

Tribuna Presidencial
18 Junho 2007
13,292
3,764
Porto
Manuel_Branco disse:
A parte decisiva da epoca foi a meio, n foi esta recta final. Esta recta final limitou-se a ser uma pontinha de sorte e de incompetência dos outros. Agora a parte verdadeiramente decisiva foi a meio da epoca, quando fomos eliminados de tudo, e por pouco n perdemos aí o campeonato.

Aí onde era realmente decisivo onde estava o Varela? N sei bem.
Entraste a todo gás aqui no fórum, mas se travasses um pouco o teu ímpeto, talvez tivesses mais tempo para pensar um pouco mais antes de dizeres algumas coisas. Dizes que a parte mais decisiva da temporada foi a meio, quando "fomos eliminados de tudo", e aí perguntas onde estava o Varela.

Eu respondo.
- Na Champions saiu cedo, com a eliminatória ainda empatada, e já com a asneirada feita pelo Defour.
- Na eliminação da Taça de Portugal não jogou.
- Na derrota na Taça da Liga também não jogou.

É complicado ser decisivo em jogos que nem participou, não é? Atribuir a culpa ao Varela pela fase da época em que "fomos eliminados de tudo" é desatenção ou má memória. Por isso é que concordo contigo: "Não sabes bem". E sim, para o campeonato a fase decisiva foi mesmo o final. Foi a reviravolta no Dragão, onde, curiosamente, o Varela marcou. Por isso, nos momentos decisivos em que participou ele foi crucial. Foi dos melhores.

Foi uma má época, mas o que disseste não faz sentido.

M

Manuel_Branco

Guest
Então o Varela n tem culpa por causa de n ter jogado os jogos? LOL

Ele n jogou porque sempre que o meteram em campo era uma desgraça. Muito bem fez o treinador em n o meter, só se o Vitor fosse louco, meter o Varela para o ver a arrastar-se pelo campo.

Mustaine

Tribuna Presidencial
18 Junho 2007
13,292
3,764
Porto
Manuel_Branco disse:
Então o Varela n tem culpa por causa de n ter jogado os jogos? LOL
Realmente, é muito culpado por não ter sido decisivo em jogos em que não participou. Foi ele e o Kadu, muito culpados, realmente.