Silvestre Varela

F

Fucile

Guest
O Varela não está de volta nem de ida. Varela é isto, inconstante, umas vezes decisivo e com nervo e muitas mais vezes um molengão trapalhão. É o mais experiente que temos e não tem perfil de pop-star.
Neste momento é o titular número 1 nas alas, o que já por si é preocupante, mas há uns pormenores que me preocupam.

Varela já me parece estar à tempo demais no FC Porto, falando numa linguagem comum no futebolês, parece-me que o seu ciclo já terá chegado ao fim.

Tanto assim é que o clube ponderou ou pondera vendê-lo. Para uma Turquia qualquer.
O que sentirá, o que afectará tudo isto em Varela?

Temos carência na posição dele, por culpa da SAD, parece-me ter chegado ao fim o ciclo natural dele no clube...
 

dragonfever

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2012
5,027
4,865
Ao que o nossos adeptos chegaram em que se contentam com o uma boa segunda parte do Varela.. precisamos de um  craque , não deste intermitente. Já todos se esqueceram o que era ter Quaresma , ou o Hulk? não podemos ter um plantel onde o melhor extremo é o Varela. Não somos o Braga.
 

elnino_diogo

Tribuna Presidencial
19 Junho 2012
6,885
0
dragonfever disse:
Ao que o nossos adeptos chegaram em que se contentam com o uma boa segunda parte do Varela.. precisamos de um  craque , não deste intermitente. Já todos se esqueceram o que era ter Quaresma , ou o Hulk? não podemos ter um plantel onde o melhor extremo é o Varela. Não somos o Braga.
X10
 
D

dr_psikick

Guest
Coelhofcp92 disse:
... mas não chega para fazer tremer um evra, ou um alaba, agora para fazer tremer "cortezes" em dia bons serve , para mim vende se (mediante a proposta) porque acho que se vem mais um extremo para pegar de estaca o varela ou começa a jogar bem em 80% dos jogos ou então um dos putos (kelvin ou iturbe) tira lhe o lugar
...
Já pensaste que se calhar a utilidade do Varela não é exactamente fazer tremer ninguem, mas antes não deixar que nos façam tremer? Falaste do Alaba, não achas que Ribery e Alaba se calhar é demais para o Danilo sozinho? Não é portanto importante que exista um Varela que tem vontade e capacidade de trabalho?

E depois, não me venham com tretas e histórias da carochinha, o gajo quando as coisas lhe saem bem desequilibra e de que maneira e mais importante que isso sabe fazer uma coisa que poucos extremos sabem, sabe aparecer ao segundo poste para ajudar o PdL.

Agora, não, não é um jovem promissor que desperta a curiosidade do comum dos adeptos e sim, é óbvio que tapa o lugar a um desses jovens pois é mais útil à equipa e pois, provavelmente é por isso que é tão atacado...
 

J | [Ka!s3r^].

Tribuna Presidencial
7 Abril 2012
7,888
9,271
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
Se conseguirmos compreender aquilo que Varela consegue dar à equipa, seguramente nos afastaremos do pior julgamento possível que se poderá ter sobre o jogador (ainda que a distância ao outro extremo seja também significativa). Primeiro importa colocar Varela no devido patamar de qualidade, tendo por base as suas virtudes e os seus defeitos. Longe de ser consensual, poderemos estabelecer algumas coisas acerca do jogador, sobre as quais exista alguma unanimidade.

Pela positiva: capacidade de finalização; bom remate e razoável capacidade de cabecear; boa leitura de jogo/capacidade táctica que lhe permite aparecer junto da baliza, e em apoio ao avançado, contribuindo para o equilíbrio da equipa (ofensivo e defensivo); cria constantes linhas de passe, sendo importante na manutenção da posse de bola; consegue tirar cruzamentos com alguma qualidade; é também capaz de progredir em drible, conseguindo levar vantagem no um para um (muito embora isto dependa do “dia” em que Varela se encontra…), outras virtudes terá o rapaz.

Pela negativa: não é um jogador especializado, quero dizer, não é muito bom em nenhum dos seus movimentos, não dribla nem finta como Quaresma, não cruza como Drulovic, não finaliza nem tem a capacidade atlética de Hulk… ; é bastante irregular, sendo que, em tempos recentes, essa irregularidade não se expressa em jogo mau - jogo bom mais antes em sequência de jogos maus – jogo bom, o que é problemático… trata-se de partir para cima dos defesas ao longo de um encontro, sendo bem sucedido nas suas fintas, cruzando com critério ou desaparecer por completo, desaparecer do jogo, deixar de desequilibrar, recepcionar mal a bola, falhar passes simples, …. ser um jogador sem qualidade para o onze titular.

O “mau Varela” perdeu o lugar para Atsu, perderia o lugar para James, perdê-lo-á eventualmente para Kelvin, Iturbe, Quintero… O “bom Varela” consegue entrar na equipa titular. Sim, trata-se de um jogador inconstante, e sim, o Varela entorpecido aparece mais vezes que o Varela desequilibrador. Haverá espaço para um jogador assim? Se não houver na equipa titular, haverá no plantel? Penso que sim.


 

J | [Ka!s3r^].

Tribuna Presidencial
7 Abril 2012
7,888
9,271
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
...

Por último, parece-me necessário mencionar duas questões relacionadas com o “problema Varela”.

A primeira talvez influencie a opinião de alguns adeptos relativamente ao jogador e surge na comparação de Varela com outros extremos que passaram pelo clube nos últimos anos. Para grande alegria de todos nós, tivemos autênticos foras-de-série. Tivemos um Quaresma que encantava as bancadas com a sua magia: ninguém tratava a bola como ele, ninguém fazia o que ele conseguia fazer. Tivemos uma força da natureza com nome de super-herói, arrastava defesas, arrastava equipas completas, pontapé canhão e golos, muitos golos… um dos melhores. Tivemos James, um grande talento com uma visão de jogo soberba e a capacidade de colocar a bola conforme a sua vontade. Tivemos o Ninja, avançado sobre as alas, lutador incansável, goleador temível. Tivemos Capucho, categoria em movimento, extremo à antiga, jogador emblemático. Tivemos o mestre das assistências, o genial Drulovic… temos Varela. Perde, em alguns casos por goleada pesada, para qualquer um destes jogadores. Perde sobretudo por não ter nenhuma capacidade extraordinária que os adeptos valorizem. Não, não é tão bom… muitos passaram e saíram por quantias milionárias, muitos ficaram e tornaram-se ícones. Varela vai ficando, vai ficando como que numa zona neutra, sem possibilidade de inscrever o seu nome entre as glórias do passado. Esta situação talvez tenha alguma influência na hora de julgar Varela.

A outra questão, esta muito mais importante para o clube, tem que ver de igual modo com uma comparação, desta vez de Varela com Kelvin, Iturbe, Quintero, Josué, Licá, Ricardo… enfim, todos aqueles que poderão ocupar o seu lugar. Se podemos ter algumas certezas em relação a Varela, que podemos afirmar sobre os jovens Kelvin e Iturbe? Promessas repletas de talento? Sim, certamente. Serão, neste momento, melhores soluções que Varela? Serão mais regulares? É discutível. Quintero e Josué serão jogadores para o interior do terreno, penso, mas que poderão também concorrer com Varela. A questão continua a mesma. Continuará a mesma se trocarmos os últimos nomes por Licá e Ricardo. Pelo que sabemos, pelo que não sabemos, pelo que já vimos… estará Varela no último lugar da hierarquia? Andará pelo topo? Pessoalmente, penso que parte em vantagem sobre os seus concorrentes. Kelvin vem mostrando alguma qualidade efectiva desde a parte final da última temporada e nesta pré-época. Iturbe… o que vimos de Iturbe no Porto? Será Josué melhor extremo que Varela? Licá? Ricardo?... sobre Quintero aguardarei o devido tempo para concluir alguma coisa, embora não seja descabido adiantar o óbvio, trata-se de um jovem com potencial. Em suma, muitos projectos de jogador, muito talento, … mas não há a certeza de este ou aquele é bastante melhor que Varela. Varela que, com as suas limitações e qualidades, oferece algo de diferente à equipa.

Varela pode ser útil, mesmo sem o estatuto de titular.
 
C

ColossalPorto

Guest
fantastico disse:
Espero que o Varela saía.
Só gostava que saísse com proposta a rondar a dezena de milhões, o que me parece extremamente improvável de acontecer. Eu espero é que saia da equipa titular e venha alguém jovem mas com estaleca e categoria. O Varela seria um suplente fantástico em quase qualquer equipa, mas não pode ser a nosso referência ofensiva nas alas.
 

Fernando Resende

Tribuna Presidencial
11 Abril 2012
17,982
15,555
fantastico disse:
Espero que o Varela saía.
Neste momento é só o nosso melhor extremo (foi o mais utilizado na pré-temporada). Se sair como muita gente deseja ficamos com as alas entregues a 2 miudos que sao ainda jogadores em construção e são muito inconstantes no seu jogo e inconscientes nas atitudes dentro de campo (Kelvin e Iturbe), um jogador ainda pouco adaptado à realidade de um grande apesar da qualidade (Licá) e um outro que nunca se sabe quando está bem e quando está mal fisica e psicologicamente (izmaylov). Qd muito ainda temos mais um miudo a crescer (Ricardo) e duas possiveis adaptaçoes (Josué e Quintero) que tiram muito do que os jogadores podem dar.

Neste momento o Varela é a experiênci nesse sector. É um jogador que ataca e defende, com qualidade técnica e táctica, que ataca bem com bola no pé ou em velocidade e que estando em forma e motivado (parece que PF esta a conseguir isso) é um elemento muito valioso!
 

Wetl

Tribuna Presidencial
31 Agosto 2012
10,415
4,177
Espero que o Varela fique! É o nosso melhor ala e é português! Se dependesse da maior parte dos foristas que vêm para aqui sistematicamente criticar os jogadores portugueses, qualquer dia jogamos sem qualquer jogador tuga. Hoje vi a foto numa rede social de um grande 11 do NGC que arrasou: Vitor Baía, Paulo Ferreira, Jorge Costa, Ricardo Carvalho, Nuno Valente; Costinha, Maniche, Pedro Mendes; Deco, Derlei, Carlos Alberto. Ou seja: 8 portugueses + 1. Salvo  Baía e o Jorge Costa, todos tiveram carreiras dificeis até chegar ao auge.
 
D

dr_psikick

Guest
ColossalPorto disse:
Só gostava que saísse com proposta a rondar a dezena de milhões, o que me parece extremamente improvável de acontecer. Eu espero é que saia da equipa titular e venha alguém jovem mas com estaleca e categoria. O Varela seria um suplente fantástico em quase qualquer equipa, mas não pode ser a nosso referência ofensiva nas alas.
Eu também gostava de ter um Bernard ou um Shaqiri... mas se por exemplo, isso implicar perder um Jackson ou Mangala ou Alex Sandro, prefiro ficar com um titularíssimo Varela.
Agora não troco o Varela por nenhum projecto de jogador por muito "segundo-messi" que seja descrito pela imprensa e por muito fixolas que sejam as fintas que ele faz numa cabine telefónica. O tal projecto de jogador tem espaço aqui também mas para sentar o Varela tem de o provar nos treinos e jogos.
 

elnino_diogo

Tribuna Presidencial
19 Junho 2012
6,885
0
Vou fazer uma pergunta que dá que pensar e não tenho segundas intenções...

Porque é que acham que nestes anos todos nunca conseguimos vender o Varela? Ganhou uma Liga Europa, e segundo grande parte dos users daqui do fórum é um grande jogador... Agora eu pergunto, se é assim tão bom, porque é que nunca foi vendido, porque é que ainda está cá? Se calhar os outros clubes vêm a mesma coisa que eu e alguns elementos aqui do fórum.

Para mim o Varela nunca foi, não é e nem será um grande jogador, não era titular em nenhuma equipa de médio/alto nível europeu, simplesmente isso. O que o Varela faz no Porto milhares de extremos por esse mundo fora fariam o mesmo.

Agora, é jogador do FC PORTO e é português portanto eu apesar de não gostar dele vou continuar a apoiá-lo como sempre fiz. Merece todo o meu respeito e deu muito ao clube. Na minha opinião, gostava de vendê-lo e comprar dois extremos com melhor qualidade, se não for possível ou se não quiserem vamos para a guerra com os que temos!

FORÇA PORTO!!
 

coelhofcp

Bancada central
1 Setembro 2012
1,129
165
Acho que a questão não é dizer, para os que gostam, que o Varela é um fora de série ao nível de Hulks, Quaresmas, Derleis ou Robbens e Riberys. Acho que o ponto que se quer chegar, é que neste momento não temos ninguém melhor que o Varela, e mesmo que chegue outro extremo de melhor qualidade, o Varela continuará a estar no top 2 de extremos. Também dúvido que consigamos comprar 2 extremos de garantias, porque primeiro sairia caro, e depois, um já está ser o que se vê, dois então não vale a pena pensar. Se porventura tivessemos 2 reforços bons, o Varela continuaria a ser a melhor arma, como extremo, a sair do banco.

Outra coisa, o Varela não é nenhum Hulk, aqui também entra a minha opinião, mas é melhor que Jorginhos, Marcos Ferreiras, C Rodriguez, Tarik, Maciel, Ivanildo...jogadores que sempre fizeram parte de um plantel como o nosso. 

Conclusão, acho um absurdo dispensar o Varela a não ser por alguma proposta que valha mesmo a pena, quando não temos ninguém que esteja adaptado ou que, presentemente, dê garantias para a época toda.
 

A Lenda continua

Bancada central
9 Março 2012
1,065
0
elnino_diogo disse:
(...) segundo grande parte dos users daqui do fórum é um grande jogador... (...)
A premissa não me parece precisa. Se alguém aqui escreveu que o Varela é um grande jogador, confesso que me passou completamente despercebido.

elnino_diogo disse:
Agora eu pergunto, se é assim tão bom, porque é que nunca foi vendido, porque é que ainda está cá?
Porque nunca surgiu uma proposta que convencesse o FC Porto a vender, tal como em tantas outras situações?

Porque o Varela não tem espírito de imigrante?

Porque o FC Porto não se sente pressionado a rentabilizar financeiramente o investimento que fez no Varela?

Sei lá.

Apesar de ainda andarem por cá, também não me lembro o mesmo tipo de raciocínio aplicado ao Fernando (TOP 6) ou ao Fucile (melhor DE de um Mundial) ou ao Helton ou a tantos outros...

E nem me pareceria justo que se aplicasse o mesmo tipo de raciocínio ao nosso Nuno Capucho...

elnino_diogo disse:
Se calhar os outros clubes vêm a mesma coisa que eu e alguns elementos aqui do fórum.
... para além dos treinadores que já enganou:
127 jogos, 107 a titular...

Confesso que me faz alguma confusão a pressão que por vezes surge para nos vermos livres do Varela.

É um jogador caro?
Problemático?
Exige ser titular?
Não é trabalhador?
Está a tapar o lugar a alguém?
Está a impedir a contratação de alguém?
Ele quer sair e está cá sequestrado, a sofrer síndrome de Estocolmo??

No momento em que ler um argumento válido, virei com todo o gosto subscrevê-lo... até lá, não vejo necessidade de se estar constantemente a apontar a porta da rua ao Varela. Acho que nem nos fica bem enquanto portistas.
 
P

Pelado

Guest
A Lenda continua disse:
É um jogador caro?
Terá vindo a "custo zero" e não deve ser dos bem mais pagos do plantel. Logo não é nem foi caro.

A Lenda continua disse:
Problemático?
Tem sido um problema dentro de campo.

A Lenda continua disse:
Exige ser titular?
Não tem tido necessidade. Tem-se apostado muito na tracção atrás em vez da tracção à frente. Há uns tempos atrás, eu era dos poucos que referia este aspecto. A avaliar pelo que leio, agora pertenço à maioria democrática .......


A Lenda continua disse:
Não é trabalhador?
Dentro de campo nota-se pouco.


A Lenda continua disse:
Está a tapar o lugar a alguém?
Simmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm !!!

A Lenda continua disse:
Está a impedir a contratação de alguém?
Se calhar .....


A Lenda continua disse:
Ele quer sair e está cá sequestrado, a sofrer síndrome de Estocolmo??
Se calhar, se calhar ..........

A Lenda continua disse:
No momento em que ler um argumento válido, virei com todo o gosto subscrevê-lo... até lá, não vejo necessidade de se estar constantemente a apontar a porta da rua ao Varela. Acho que nem nos fica bem enquanto portistas.
Em vez de lhe mostrar a porta da rua, eu prefiro falar num gestão desportiva de activos, if you know what I mean .....
 

A Lenda continua

Bancada central
9 Março 2012
1,065
0
Grande Pelado, há já algum tempo que não trocávamos impressões!!!

Quanto às restantes respostas, diria que extravasam o jogador "Varela".

Permite-me antes colocar esta que penso que (re)centra a questão: O Varela está a tapar o lugar exactamente a quem?
 
P

Pelado

Guest
A Lenda continua disse:
Grande Pelado, há já algum tempo que não trocávamos impressões!!!

Quanto às restantes respostas, diria que extravasam o jogador "Varela".

Permite-me antes colocar esta que penso que (re)centra a questão: O Varela está a tapar o lugar exactamente a quem?
Ao jogador que vai ocupar o seu lugar e que vai fazer pela vida, seja ele o Bernard, o Defour, o Iturbe, etc.

O que eu gostava mesmo em que em vez de centrais de 10 milhões de Euros, se apostasse em extremos de 10 milhões de Euros.

Mas isso já são outras conversas pois erros passados não deverão mover os moínhos presentes.