Super Dragões

Marmita

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
27,889
10,158
Conquistas
5
47
Angra Heroismo
  • Deco
  • Campeão Nacional 19/20
  • Lucho González
  • André Villas-Boas
Francisco J. Marques: «A única coisa que estranhei foi por que é que a policia não entrou»

O antigo diretor de comunicação do FC Porto foi questionado se sentiu algum clima de intimidação na Assembleia Geral. "Não, não senti isso... Depois, quando se gera a grande confusão, a dada altura, especialmente, na bancada norte à direita, onde eu estava, as pessoas começam a desviar-se a fica ali um clareira... Não consigo identificar bem o que aconteceu, senti que muitas pessoas estavam indignadas... a única pessoa que identifiquei foi o Fernando Madureira. Depois viu-o a berrar e a gesticular, mas não sabendo o que estava a dizer. A ideia com que fiquei era de que ele estava a tentar controlar, era impossível ouvir o que ele disse, só o via gesticular...", referiu Francisco J. Marques, acrescentando que não esteve com o arguido Fernando Saul nessa AG

"As coisas serenaram, mas depois, passada cerca de meia hora, houve a confusão com o Henrique Ramos. "Que eu me lembre, pouca gente quis falar. O doutor Miguel Brás da Cunha falou e nem se percebia o que ele estava a dizer, fazia parte da comissão da revisão dos estatutos. O barulho era das pessoas a conversarem sobre o que tinha acontecido antes."

"O Henrique Ramos falou e depois de ele falar há ali dois sócios que se envolvem com ele. O único contacto físico que vi na AG foi nessa altura com o Henrique Ramos, aliás toda a gente viu. E para surpresa minha, vi o Tiago Aguiar ali e fiquei perplexo, porque a ideia que tinha dele era de uma pessoa super calma... aquilo não batia certo", prosseguiu o antigo responsável portista. "O Saul nunca esteve metido na confusão. "Não houve uma única votação na AG. Terminou, fiquei lá na conversa e fui-me embora", acrescentou.

Relativamemente à segurança, Francisco J. Marques referiu que estranhou a ausência da polícia depois de começarem os incidentes: "Não me lembro se falei com o Tiago Gouveia, mas ele também não tinha qualquer responsabilidade na segurança. A única coisa que estranhei foi por que é que a policia não entrou."

Disse que na transição entre o auditório e o Dragão Arena, Tiago Gouveia e Carlos Carvalho comentaram algo consigo? "Lembro-me que essas pessoas criticaram o presidente da AG pela forma como aquilo tinha sido organizado, porque eles são as pessoas do FC Porto que tratam da operação, mas numa AG quem tem a palavra final é sempre o presidente da AG. "Se alguém tivesse que chamar a polícia seria o Carlos Carvalho, que era o diretor de segurança, a tomar essa decisão"

Em que dia Tiago Gouveia falou consigo sobre a AG? "Não consigo precisar, foi antes e pode ter sido entre quinta ou sexta"...

Regod

Tribuna Presidencial
21 Março 2015
30,918
25,774
Conquistas
2
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
Francisco J. Marques: «Era muito maior o movimento de oposição do que a favor da direção que estava em funções»

Francisco J. Marques foi questionado relativamente ao que estava em causa na Assembleia Geral, ou seja, a alteração dos estatutos: "Criou-se a ideia de que aqueles estatutos serviam para beneficiar a direção e então muitos acharam que votando contra seria um voto contra a direção... Criou-se essa ideia, não sei porquê, porque não faz muito sentido. Nas redes sociais, como depois veio a acontecer, e nas próprias urnas era muito maior o movimento de oposição do que a favor da direção que estava em funções". Percebeu a movimentação de adeptos a favor de André Villas-Boas? "Isso via-se e notava-se pela manifestação das pessoas", acrescentou

"Quando cheguei ao pavilhão estava praticamente vazio, fui com o Tiago Gouveia [diretor de marketing do FC Porto] e o Carlos Carvalho [diretor de segurança do FC Porto], cheguei lá e sentei-me na bancada como um sócio comum. Sentei-me na bancada central, de frente para a mesa da Assembleia Geral."

Lembra-se do que disse Pinto da Costa? "De uma forma sintética disse que em relação aos estatutos que iam ser votados, ele era contra uns e a favor de outros. Houve muitos assobios, o que não é comum nas Assembleias Gerais do FC Porto, houve também palmas, mas muitos mais assobios, a confusão lamentável gerou-se a partir daí.

"Houve várias manifestações entre pessoas que eram a favor da direção e outras contra. O que se ouvia mais era aquela coisa do 'não aplaudes' e misturado com muitos insultos... 'És um filho da p... e um cabrão', mas isso era de parte a parte. Quando estávamos no Dragão Arena não me lembro de ter havido cânticos"

Consegue distinguir cânticos dos Super Dragões ou meros associados e esses cânticos eram ofensivos? "Os que me lembro no auditório eram os normais que acontecem nos jogos"
É um mentiroso.

Marmita

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
27,889
10,158
Conquistas
5
47
Angra Heroismo
  • Deco
  • Campeão Nacional 19/20
  • Lucho González
  • André Villas-Boas
Francisco J. Marques foi questionado se viu pessoas a cair pelas escadas abaixo no Dragão Arena. "Sei que aconteceram essas coisas, mas não vi. Estranhei, porque à minha frente vi um casal à volta dos 35 anos e a senhora desse casal desata a correr em direção à confusão e o senhor que estava com ela disse 'ela é da PJ, eles estão lixados' e depois nunca mais vimos essa senhora."

Recorda-se do que disse no Porto Canal no dia seguinte? "Condenei o que tinha acontecido. Disse que aquilo era uma espécie de benfiquização do FC Porto, porque aquilo nunca tinha anontecido numa AG do FC Porto e no Benfica até já aconteceu o presidente apertar o pescoço a um sócio."

Marmita

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
27,889
10,158
Conquistas
5
47
Angra Heroismo
  • Deco
  • Campeão Nacional 19/20
  • Lucho González
  • André Villas-Boas
«O próprio Saul disse-me que as eleições estavam perdidas», revelou sócio que esteve na AG

"Vi o Fernando Madureira quando estávamos na fila a passar na Porta 1 ou 2... viu-o só a passar e não vi o que ele estava a fazer. Vi o senhor Vítor Catão a expressar-se daquela maneira 'não podemos largar o velhote' e, entretanto, as portas abriram e entrei."

"O próprio Saul disse-me que as eleições estavam perdidas, tinha a noção de que seria 20 /80 ou 30/70, e que o atual presidente iria ganhar as eleições. Ele disse-me também que achava que aquela Assembleia não deveria acontecer", acrescentou Luís Coelho, contando que temeu pela sua segurança quando viu algumas movimentações no Dragão Arena. "Desceram duas ou três pessoas e falaram com outras pessoas, mas não ouvi o que elas disseram. Se calhar, sim, foi o modo como elas se dirigiram... Pela atitude, por estarem a descer, eu decidi sair dali", apontou, garantindo: "Não vi agressões."

Marmita

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
27,889
10,158
Conquistas
5
47
Angra Heroismo
  • Deco
  • Campeão Nacional 19/20
  • Lucho González
  • André Villas-Boas
«Não vi ninguém ser impedido de filmar», contou testemunha

Já está a ser ouvida a testemunha Luís Manuel Teixeira Coelho, funcionário das Finanças, tendo-se apresentado como amigo do arguido Fernando Saul. É sócio do FC Porto e esteve na Assembleia Geral. "Fui dos primeiros da fila. Cheguei lá por volta das 17h30/18 horas. Fui para o P1 e depois, mais à frente, havia o controlo das pessoas. A fila foi aumentando muito. Fui-me apercebendo de que a AG era importante por causa da alteração dos estatutos, que eu era contra por se estar a discutir isso naquele momento e pouco antes das eleições. Se chegássemos a essa parte votava contra."

"Votei Pinto da Costa e assumo isso. Conversei com muitas pessoas que estavam a favor de André Villas-Boas e tudo estava a correr normalmente, enquanto aguardávamos pela decisão da mudança de local da Assembleia. Os seguranças vieram cá fora a disseram-nos que tínhamos de seguir para o pavilhão. Fomos por um acesso interior."

"Sentei-me na bancada norte e aquilo estava a encher rapidamente, e de repente alguém disse: 'Parem esta m... que há mais gente para entrar'... Depois houve umas reações e eu, entretanto, achei que não estava no melhor sítio, houve ali uma confusão, desci a bancada e fui para o outro lado."

"Especificamente não vi agressões, só me apercebi de que havia confusão, desci e, para minha segurança, saí dali, subi a outra bancada e fiquei na parte de cima"

"Lembro-me perfeitamente do discurso de Pinto da Costa, que disse que votava contra a alteração de alguns artigos da revisão. Houve um pouco de tudo, assobios, apupos, palmas..."

"Filmei um bocado quando ele discursou [Pinto da Costa] e ninguém me impediu. Não vi ninguém ser impedido de filmar. A partir do momento em que fico na bancada central de pé, noto que na AG havia uns contra e outros a favor. Ouvi muitas coisas 'cala-te velho', dirigindo-se ao presidente... ou 'presidente estamos consigo', mas não vi ninguém ser agredido por dizer 'já devias ter ido embora há muito tempo, cala-te velho'...", contou a testemunha.

Marmita

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
27,889
10,158
Conquistas
5
47
Angra Heroismo
  • Deco
  • Campeão Nacional 19/20
  • Lucho González
  • André Villas-Boas
«Pinto da Costa foi insultado e assobiado», revelou uma testemunha presente na Assembleia Geral

Carlos Moreira, fotógrafo de eventos, é a primeira testemunha a ser ouvida na parte da tarde. É sócio do FC Porto, estava presente na Assembleia Geral do dia 13 de novembro de 2023 e conhece o arguido Fernando Saul, antigo Oficial de Ligação aos Adeptos do FC Porto, de vista.

"O ambiente na fila era diferente, havia mais gente do que o habitual. Já se perdebia que a afluência iria ser muito grande. Havia um candidato que estava em pano de fundo e percebeu-se, principalmente nas redes sociais, que a agitação pré-Assembleia Geral era diferente do habitual. Havia tensão entre duas faces opostas... sentia isso"

"Vi insultos para com Pinto da Costa, desde 'chulo, mamão, bandido... estão a viver à custa do clube... temos de correr com estes bandidos'...", referiu este associado dos dragões, considerando que o ambiente dentro do auditório onde se iniciou a AG era normal: "O ambiente dentro do auditório era normal... vi tudo normal com alguns cânticos! Não percebi quem era de Pinto da Costa. Fiz um vídeo aí e não percebi!"

"No Dragão Arena sentei-me na bancada central, mais ou menos a meio. Havia pessoas com adereços do clube, mas qualquer pessoa pode ter adereços dos Super Dragões e não consigo distinguir."

"Vi e ouvi o senhor Lourenço Pinto ser insultado desde 'velho e filho da p.... Cala-te velho' e assobiaram Pinto da Costa, que ouviu os mesmos insultos. Pinto da Costa foi insultado e assobiado. Não vi ninguém que fosse impedido de filmar."

Marmita

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
27,889
10,158
Conquistas
5
47
Angra Heroismo
  • Deco
  • Campeão Nacional 19/20
  • Lucho González
  • André Villas-Boas
«Que eu tenha visto, não houve agressões», acrescenta o sócio portista

"Que eu tenha visto, não houve agressões. Henrique Ramos começou a sua intervenção e depois começou a confusão na bancada norte. Alguém atirou una garrafa e a Assembleia fica inflamada pelo que vem de trás. Lembro-me de ver o Fernando Madureira e a Sandra debruçados numa grade. O Saul vi-o só no recinto"

• Haha
Reações: Gatão1983

Mikev

Lugar Anual
14 Novembro 2023
2,227
4,750
Conquistas
2
  • André Villas-Boas
  • Jorge Costa
«O próprio Saul disse-me que as eleições estavam perdidas», revelou sócio que esteve na AG

"Vi o Fernando Madureira quando estávamos na fila a passar na Porta 1 ou 2... viu-o só a passar e não vi o que ele estava a fazer. Vi o senhor Vítor Catão a expressar-se daquela maneira 'não podemos largar o velhote' e, entretanto, as portas abriram e entrei."

"O próprio Saul disse-me que as eleições estavam perdidas, tinha a noção de que seria 20 /80 ou 30/70, e que o atual presidente iria ganhar as eleições. Ele disse-me também que achava que aquela Assembleia não deveria acontecer", acrescentou Luís Coelho, contando que temeu pela sua segurança quando viu algumas movimentações no Dragão Arena. "Desceram duas ou três pessoas e falaram com outras pessoas, mas não ouvi o que elas disseram. Se calhar, sim, foi o modo como elas se dirigiram... Pela atitude, por estarem a descer, eu decidi sair dali", apontou, garantindo: "Não vi agressões."
Em 2020, se houvesse um candidato mais poderoso que José Fernando Rio, PdC já tinha perdido as eleições aí.
Mesmo assim Rio conseguiu 26% dos votos.

Com AVB era mais que óbvio que iam perder as eleições, tanto que perderam com grande estouro.

H

Hendrix

Lugar Anual
31 Março 2025
495
912
Extraordinário como se manipula a verdade a seu belprazer.
Se não tivesse ido provavelmente estaria a tentar juntar as peças para perceber o que realmente lá se passou.

Quem não esteve lá e ouve o ex cicerone do clube e as restantes testemunhas abonatórias é normal que possa ficar na dúvida do que realmente aconteceu. É que pela conversa deles aquilo foi só umas escaramuças causadas por trocas de bitaites de parte a parte.

Cambada de filhos da puta. Mentirosos.
O clube esteve entregue à máfia nos últimos anos. Literalmente.

Dragão D'Ouro

Lugar Anual
8 Fevereiro 2023
14,365
18,734
As testemunhas do Saul não foram acrescentar nada de relevante.
Um deles era um dos membros do podcast "Malha Azul e Branca", eu vi-o na AG, notava-se que estava chateado.

Um cego do crl que só disse que viu o que lhe interessou, deviam meter a máquina da verdade no tribunal, aí é que eu queria ver o que eles diziam.

Última edição:
  • Like
Reações: Jorge Porto

Tiagotg999

Tribuna Presidencial
19 Maio 2016
13,250
22,124
34
Vila Das Aves
Se não tivesse ido provavelmente estaria a tentar juntar as peças para perceber o que realmente lá se passou.

Quem não esteve lá e ouve o ex cicerone do clube e as restantes testemunhas abonatórias é normal que possa ficar na dúvida do que realmente aconteceu. É que pela conversa deles aquilo foi só umas escaramuças causadas por trocas de bitaites de parte a parte.

Cambada de filhos da puta. Mentirosos.
O clube esteve entregue à máfia nos últimos anos. Literalmente.
A grupeta que gravitava à volta do clube ainda não percebeu que os sócios e adeptos do Futebol Clube do Porto não são nenhuns acéfalos e que não comem a palha que lhes metem á frente.

Pensam que o pessoal ainda vai na cantiga deles.

Há vídeos, fotos, relatos, etc., do que se passou naquela noite, mas estes cromos vão para o tribunal dizerem que não viram nada, não sentiram nada.

Se calhar o "jornalista desempregado" de tantos emails que leu do bigodes, ficou com a escola dele, só faltou dizer à juíza "nunca sube de nada".

nprc

Bancada lateral
13 Agosto 2019
639
1,362
Porto

Na verdade, entre os testemunhos arrolados pela acusação e pela defesa, até ao momento, fica bem claro o que se passou na AG.

Enquanto que nos depoimentos da acusação são enumerados factos concretos, descritos atos objectivos e em continuo, estes contrastam com os depoimentos de defesa que apenas discorrem em percepções genéricas, evitando pormenorizar de forma propositada.

Mas mesmo assim não conseguem negar o ambiente tenso e de pressão que existiu na AG.

A condenação de grande parte dos acusados pela grande parte dos crimes imputados, é quase uma certeza.

E basta ver como xinfrim tem vindo a esmurecer por parte de alguns "puros" à medida que o julgamento vai avançando.

Uma noite triste para o FC Porto. Que deveria ser para não esquecer. Mas que muitos continuarão a branquear.

SouDragao

Bancada central
5 Setembro 2016
2,456
1,404
Francisco J. Marques: «A única coisa que estranhei foi por que é que a policia não entrou»

O antigo diretor de comunicação do FC Porto foi questionado se sentiu algum clima de intimidação na Assembleia Geral. "Não, não senti isso... Depois, quando se gera a grande confusão, a dada altura, especialmente, na bancada norte à direita, onde eu estava, as pessoas começam a desviar-se a fica ali um clareira... Não consigo identificar bem o que aconteceu, senti que muitas pessoas estavam indignadas... a única pessoa que identifiquei foi o Fernando Madureira. Depois viu-o a berrar e a gesticular, mas não sabendo o que estava a dizer. A ideia com que fiquei era de que ele estava a tentar controlar, era impossível ouvir o que ele disse, só o via gesticular...", referiu Francisco J. Marques, acrescentando que não esteve com o arguido Fernando Saul nessa AG

"As coisas serenaram, mas depois, passada cerca de meia hora, houve a confusão com o Henrique Ramos. "Que eu me lembre, pouca gente quis falar. O doutor Miguel Brás da Cunha falou e nem se percebia o que ele estava a dizer, fazia parte da comissão da revisão dos estatutos. O barulho era das pessoas a conversarem sobre o que tinha acontecido antes."

"O Henrique Ramos falou e depois de ele falar há ali dois sócios que se envolvem com ele. O único contacto físico que vi na AG foi nessa altura com o Henrique Ramos, aliás toda a gente viu. E para surpresa minha, vi o Tiago Aguiar ali e fiquei perplexo, porque a ideia que tinha dele era de uma pessoa super calma... aquilo não batia certo", prosseguiu o antigo responsável portista. "O Saul nunca esteve metido na confusão. "Não houve uma única votação na AG. Terminou, fiquei lá na conversa e fui-me embora", acrescentou.

Relativamemente à segurança, Francisco J. Marques referiu que estranhou a ausência da polícia depois de começarem os incidentes: "Não me lembro se falei com o Tiago Gouveia, mas ele também não tinha qualquer responsabilidade na segurança. A única coisa que estranhei foi por que é que a policia não entrou."

Disse que na transição entre o auditório e o Dragão Arena, Tiago Gouveia e Carlos Carvalho comentaram algo consigo? "Lembro-me que essas pessoas criticaram o presidente da AG pela forma como aquilo tinha sido organizado, porque eles são as pessoas do FC Porto que tratam da operação, mas numa AG quem tem a palavra final é sempre o presidente da AG. "Se alguém tivesse que chamar a polícia seria o Carlos Carvalho, que era o diretor de segurança, a tomar essa decisão"

Em que dia Tiago Gouveia falou consigo sobre a AG? "Não consigo precisar, foi antes e pode ter sido entre quinta ou sexta"...
Fodasse este gajo desiludiu tanto, tudo o que até agora falou em prol do Porto colocou em causa com isto, mentiroso de merda ....

• Like
Reações: Hendrix

Hendrix

Lugar Anual
31 Março 2025
495
912
A grupeta que gravitava à volta do clube ainda não percebeu que os sócios e adeptos do Futebol Clube do Porto não são nenhuns acéfalos e que não comem a palha que lhes metem á frente.

Pensam que o pessoal ainda vai na cantiga deles.

Há vídeos, fotos, relatos, etc., do que se passou naquela noite, mas estes cromos vão para o tribunal dizerem que não viram nada, não sentiram nada.

Se calhar o "jornalista desempregado" de tantos emails que leu do bigodes, ficou com a escola dele, só faltou dizer à juíza "nunca sube de nada".
Mas isso é para nós que passamos a vida nas redes e a ler tudo o que diz respeito ao Porto.

Aqui há uns meses atrás estava num almoço com uns clientes e veio a conversa da AG à baila e um deles não tinha ideia do que se tinha realmente lá passado porque o que tinha ouvido e lido tinha-o levado a crer que foi algo mútuo e quem lá esteve sabe perfeitamente que os SD tinham um esquema preparado para criar desacatos assim que possível.

Hendrix

Lugar Anual
31 Março 2025
495
912
Fodasse este gajo desiludiu tanto, tudo o que até agora falou em prol do Porto colocou em causa com isto, mentiroso de merda ....
Por acaso foi das maiores desilusões.
Não estava à espera que se fosse mostrar apoiante desta direcção por causa da sua relação de proximidade com a antiga gerência. Mas daí a trabalhar nos bastidores para complicar a vida do clube é que não estava propriamente à espera.

• Like
Reações: SouDragao

Marmita

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
27,889
10,158
Conquistas
5
47
Angra Heroismo
  • Deco
  • Campeão Nacional 19/20
  • Lucho González
  • André Villas-Boas
«É uma fase tensa, temos de segurar o barco...»

Carlos Moreira foi interpelado pela advogada que representa o FC Porto, na qualidade de assistente no processo, se fazia parte do grupo do Whatsapp 'Super Dragões 1986'? O sócio referiu que não se lembrava das mensagens que meteu no grupo.

"Não me recordo mesmo dessas mensagens...", referiu, lembrando-lhe, de seguida, a advogada do FC Porto o conteúdo de uma mensagem: "'É uma fase tensa, temos de segurar o barco, mas vai passar', escreveu lá no grupo, e não se lembra?", respondendo o sócio: "Não tenho noção de se ter falado da AG no grupo onde estava inserido. Não me lembro desse tipo de declarações e não consigo contextualizar."

Finalizou o depoimento desta testemunha.