Autor Tópico: Astronomia  (Lida 275 vezes)

Offline Devenish

• Tribuna Presidencial
  • Membro do Mês Março/2019
Astronomia
27/Set/19, 21:38 • #48018
Este tópico pode servir para se discutir, conversar e sermos elucidados sobre este tema.

Offline Devenish

• Tribuna Presidencial
Re: Astronomia
27/Set/19, 21:45 • #16087
Inicio este tópico com uma notícia sobre um planeta gigante que "não deveria existir". O planeta orbita uma estrela pequena e a "desproporção entre tamanhos desafia as teorias sobre a formação dos planetas".
O link é este; (aliás há vários a falar do assunto)

https://sicnoticias.pt/mundo/2019-09-27-Astronomos-descobrem-planeta-gigante-que-nao-deveria-existir

Offline DeepBlue

• Tribuna Presidencial
  • Membro do Mês Janeiro/2019Membro do Mês Agosto/2018Membro do Mês Maio/2018Membro do Mês Julho/2017Membro do Mês Março/2017Membro do Mês Novembro/2016
27/Set/19, 21:53 • #44041

Offline Ignis Draco

• Lugar Anual
  • Bancada central
27/Set/19, 22:18 • #45041
Alguém aqui pratica ou já praticou astronomia amadora?

Tive um telescópio (infelizmente o espelho principal partiu) com uma potência razoável que dava para observar os planetas todos do sistema solar (ainda que Urano e Neptuno fossem pontinhos e Plutão nem aparecia), alguns asteróides, cometas e obviamente a Lua e o Sol (com filtro).

Como se compreende a Lua é o objeto celeste do qual conseguimos observar mais detalhes, mas ainda assim tenho de dizer que a observação dos anéis de Saturno "ao vivo e a cores" foi o que mais me impressionou. É qualquer coisa, identificá-lo no céu, em que à vista desarmada parece uma estrela como todas as outras, e observá-lo em todo o seu esplendor.

Em Júpiter dava para ver a grande mancha vermelha e as 4 maiores luas (como pontinhos em seu redor), Io, Europa, Ganimedes e Calisto.

Assim que tiver mais disponibilidade financeira tenho em mente comprar um novo, mais potente. Realmente não é algo barato, mas é um hobby que adoro --- andar a noite inteira de nariz no ar e aparecer no dia seguinte constipado , mas feliz.

Offline Dragao das Antas

• Bancada central
28/Set/19, 17:42 • #31012
Por acaso sempre pensei em abrir um tónico sobre astronomia mas nunca o fiz por achar que não haveria interesse suficiente dos utilizadores do portal em discutir este tema, no entanto agora que foi aberto um tópico congratulo-o por este existir

Não sou nenhum astrónomo profissional, nem um amador sequer, mas é um tema que me fascina e ao qual regularmente vou sabendo as últimas novidades e descobertas desta área através de sites especializados em astronomia que habitualmente visito. Em breve irei compilar esses sites e publicá-los todos numa lista.

Falando em astronomia a NASA publicou um vídeo sobre como veríamos um disco de matérias à volta de um buraco negro e como a extrema força gravitacional do buraco negro distorce a luz desse disco na perspectiva em que observamos esse fenómeno.

https://www.nasa.gov/feature/goddard/2019/nasa-visualization-shows-a-black-hole-s-warped-world

Offline André Farinha

• Tribuna Presidencial
05/Out/19, 11:12 • #47096
Não sei se conhecem o Space Today, um canal de youtube brasileiro virado inteiramente para área de astronomia, muito interessante

Offline Devenish

• Tribuna Presidencial