Autor Tópico: Astronomia  (Lida 1366 vezes)

Online Devenish

• Tribuna Presidencial
  • Membro do Mês Março/2019
Re: Astronomia
11/Nov/19, 22:57 • #48065
Qual seria a % de pessoas em Portugal que acreditam que a terra é plana?

Aqui ainda não apareceu nenhum mas deve haver.

Offline ptolomeu

• Arquibancada
  • *
12/Nov/19, 04:53 • #26057
Qual seria a % de pessoas em Portugal que acreditam que a terra é plana?

pelo que parece são cerca de 14M, ou seja, cerca de 140%

Online RXavier10

• Tribuna Presidencial
12/Nov/19, 12:06 • #78039
Não me interpretes mal, eu até acredito no evento. Não acredito é que as pessoas acreditem mesmo nisso. Ou vão pela curiosidade, ou pelo convívio, qualquer coisa, aceito, quem vai a uma Comic Con não vai lá por acreditar que o Homem Aranha existe mesmo. Custa-me a acreditar que alguém acredite mesmo na terra plana.

Tem de haver. Hoje em dia há malta para tudo. Desde que vi malta em Espanha a separar os galos das galinhas porque estes abusam delas, já espero tudo...

Só não entendo bem o conceito. Em vez de uma esfera, a malta acha que a Terra é um círculo?

Offline EmilioSantero

• Arquibancada
  • *
12/Nov/19, 12:44 • #86033
Eu não acredito que isto seja a sério. Não acredito mesmo, sem ironia.

Já vi TANTA estupidez humana mas isto, acho que era subir um nível ainda mais acima ao ponto de que realmente não acredito, acho que é gozo, que é trollagem, uma boa trollagem diga-se, mas só isso.

Se porventura for mesmo a sério só me lembra um meme...

A mim lembra-me uma frase que alguém genialmente comentou num dos vídeos de explicação para a Terra Plana:

"Flath Earth Society is gaining a lot of followers all over the globe"

Offline EmilioSantero

• Arquibancada
  • *
12/Nov/19, 12:52 • #23088
Alguns acreditam porque não são e/ou não querem ser informados e dotados das provas que provam que a terra é "redonda".

Há um bom documentário no Netflix sobre o movimento, e os rostos que o alimentam. Parte do documentário demonstra a parte humana dessas pessoas, em boa parte "inadaptados" que encontraram ali um bem comum e uma causa para acreditar e sonhar e questionar. Podia ser outra coisa qualquer, mas é aquilo. E fizeram-se tão bom grupo, que pela amizade, pela convivência, camaradismo e troca de experiências que têm, mantém o grupo e aquela crença em comum para que subsista tudo aquilo que criaram de laços pessoais. Acredito que muitos deles lá no fundo sabem bem que a terra não é plana.

Depois há toda a outra parte de consumidores de videos que formam 99% dos outros crentes na terra plana, que por alguma razão crêem que o governo é que lhes esconde isto por alguma razão. Tanta coisa importante que os governos escondem e com esta é que se iludem...

Offline Ignis Draco

• Lugar Anual
  • Tribuna
  • Membro do Mês Setembro/2019
12/Nov/19, 16:14 • #52058
Parte do documentário demonstra a parte humana dessas pessoas, em boa parte "inadaptados" que encontraram ali um bem comum e uma causa para acreditar e sonhar e questionar. Podia ser outra coisa qualquer, mas é aquilo. E fizeram-se tão bom grupo, que pela amizade, pela convivência, camaradismo e troca de experiências que têm, mantém o grupo e aquela crença em comum para que subsista tudo aquilo que criaram de laços pessoais. Acredito que muitos deles lá no fundo sabem bem que a terra não é plana.

Vou tentar ver o documentário. Mas o que escreves vai um pouco ao encontro do que eu disse, a malta junta-se nestes grupos pelo convívio, pelo sentimento de pertença, e tenho zero contra isso. O verdadeiramente acreditar que a Terra é plana é que pronto... já me custa a entrar.

Offline EmilioSantero

• Arquibancada
  • *
13/Nov/19, 11:25 • #65018
Vou tentar ver o documentário. Mas o que escreves vai um pouco ao encontro do que eu disse, a malta junta-se nestes grupos pelo convívio, pelo sentimento de pertença, e tenho zero contra isso. O verdadeiramente acreditar que a Terra é plana é que pronto... já me custa a entrar.

Exactamente, também não tenho nada contra! A crença naquilo acaba depois por se tornar acessória...

O documentário chama-se "Behind The Curve"

Online Devenish

• Tribuna Presidencial

Offline Ignis Draco

• Lugar Anual
  • Tribuna
06/Dez/19, 14:07 • #45086
https://a.msn.com/r/2/BBXQfgk?m=pt-pt&referrerID=InAppShare

Brutal!

A nossa estrela parece tão pacífica quando observada daqui... :)

Offline Miguel Alexandre

• Tribuna Presidencial
06/Dez/19, 14:20 • #30022
Tem de haver. Hoje em dia há malta para tudo. Desde que vi malta em Espanha a separar os galos das galinhas porque estes abusam delas, já espero tudo...

Só não entendo bem o conceito. Em vez de uma esfera, a malta acha que a Terra é um círculo?
Um prato...e não estou a gozar

Online Devenish

• Tribuna Presidencial

Online André Farinha

• Tribuna Presidencial
10/Fev/20, 11:54 • #27065
Solar Orbiter leva a bordo tecnologia portuguesa

Offline Dragao das Antas

• Tribuna
01/Abr/20, 02:39 • #77065
Ainda não sabemos mas existe a possibilidade de nos próximos meses em Abril ou Maio o cometa Atlas, que foi recentemente descoberto, se tornar visível a olho nu no hemisfério norte.

https://www.siteastronomia.com/cometa-atlas
https://earthsky.org/space/how-to-see-bright-comet-c-2019-y4-atlas

Só nas próximas semanas saberemos se o cometa atingirá o brilho suficiente para ser visto a olho nu, mas não deixa de ser uma coincidência curiosa isto acontecer numa altura em que o planeta está a passar por uma pandemia.

Se estivéssemos algures na idade média o surgimento de um cometa durante uma epidemia seria interpretado como um sinal divino ou um castigo de Deus, mas como estamos no século XXI felizmente sabemos todos o que são cometas e as causas que estão na origem das epidemias. Claro que se o cometa se tornar visível não faltarão alguns profetas do apocalipse que irão relacionar as duas coisas. É uma reação natural quando não sabemos ou não queremos compreender as coisas.

Gostava muito que este cometa se tornasse visível. Só uma vez vi um cometa que foi o Hale Bopp e ainda hoje guardo na memoria a imagem dele a brilhar no escuro durante várias noites até desaparecer para sempre. São coisas que nunca mais se esquece.

A ver vamos o que as próximas semanas nos dirá em relação a este cometa.

Offline Ignis Draco

• Lugar Anual
  • Tribuna
01/Abr/20, 05:04 • #32043
Ainda não sabemos mas existe a possibilidade de nos próximos meses em Abril ou Maio o cometa Atlas, que foi recentemente descoberto, se tornar visível a olho nu no hemisfério norte.

https://www.siteastronomia.com/cometa-atlas
https://earthsky.org/space/how-to-see-bright-comet-c-2019-y4-atlas

Só nas próximas semanas saberemos se o cometa atingirá o brilho suficiente para ser visto a olho nu, mas não deixa de ser uma coincidência curiosa isto acontecer numa altura em que o planeta está a passar por uma pandemia.

Se estivéssemos algures na idade média o surgimento de um cometa durante uma epidemia seria interpretado como um sinal divino ou um castigo de Deus, mas como estamos no século XXI felizmente sabemos todos o que são cometas e as causas que estão na origem das epidemias. Claro que se o cometa se tornar visível não faltarão alguns profetas do apocalipse que irão relacionar as duas coisas. É uma reação natural quando não sabemos ou não queremos compreender as coisas.

Gostava muito que este cometa se tornasse visível. Só uma vez vi um cometa que foi o Hale Bopp e ainda hoje guardo na memoria a imagem dele a brilhar no escuro durante várias noites até desaparecer para sempre. São coisas que nunca mais se esquece.

A ver vamos o que as próximas semanas nos dirá em relação a este cometa.

O que me foste lembrar... o Hale Bopp foi das coisas mais belas que vi no céu, talvez só a par da sensação da primeira vez que vi os anéis de Saturno "ao vivo e a cores".

Na altura do Hale Bopp também tive a sorte de estar a morar numa aldeia, onde o céu noturno é muito melhor visível. Numa cidade, como vivo agora, seria sempre mais difícil. Se este novo cometa for visível a olho nu, espero que na altura já possa fazer uma pequena viagem para fora da cidade e contemplar como deve de ser.

Tens toda a razão sobre o que seria na Idade Média. Em termos de conhecimento, eram tempos tão negros quanto um céu noturno daqueles repleto de nuvens.