Actualidade Nacional

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
11,977
16,399
Olha, mais uma entrevista do doutor Ventura no canal now na próxima terça feira, sempre que há uma crise ou um assunto polémico lá vem ele. Enquanto o amigo anda em festas lá vai propor penas mais altas e castigos muito grandes e dizer muito indignado “como é possível???” para delírio da escumalha. Espero que venha propor que o pessoal do rendimento minimo vá cortar mato.

Tulaodinho_FCP

Arquibancada
29 Junho 2025
128
389
O problema dos partidos populistas como o Chega e tantos outros por esse Mundo fora é que eles têm uma vantagem competitiva tremenda face a qualquer outro partido.

A mensagem mesmo que não seja verdadeira é sempre simples. É redutora (e por ser redutora normalmente falsa) mas fácil de compreender por qualquer pessoa. Os Nazis eram os judeus, agora é os emigrantes.
Diga-se que também aqui estou a fazer uma sobre simplificação do tema porque tanto nos nazis como nos fascistas de Mussoloni a conversa também era sobre a economia, mas a verdade é que essa oscilou ao sabor do vento para eles por factores macro económicos globais que iam para lá do controlo deles.

Dando aqui o exemplo da emigração, acho que a esmagadora maioria dos Portugueses concorda que mais cuidado na política de emigração é necessária, em primeiro e último lugar por uma questão de direitos humanos, isto porque os abusos que vamos vendo levam a que emigrantes sejam expostos a realidades de exploração e vulnerabilidade que nós como país não devemos aceitar, agora articular estas ideias de forma clara e sem um discurso de ódio para o cidadão comum que não tem paciência para ler mais do que títulos de notícias, ou tiktoks manhosos de 2 minutos é difícil.

Por outro lado o discurso populista mexe sempre com outra característica muito humana que é a inércia á mudança. O ser humano (na sua maioria) resiste naturalmente à mudança, tem receio do que é diferente e não compreende, então também isso inflaciona a resposta positiva ao discursos demagogos destes partidos.

Por fim outra coisa que para mim justifica este crescimento assoberbado destes partidos é que a memoria colectiva do que é o autoritarismo/populismo está rapidamente a desaparecer na medida que os últimos europeus que viveram ou sentiram de perto os impactos das diversas ditaduras fascistas na Europa estão a falecer agora. Ou seja ou gostas de história ou há padrões muito difíceis de estabeleceres entre o passado e o que vivemos agora.

Francamente não sei qual será a volta a dar aqui, mas diria que duas coisas terão que ser verdade. A educação é um ponto super importante que precisamos mais do que nunca dar muita atenção. Precisamos que os nossos jovens saibam olhar para o passado e reconhecer os padrões, que compreendam como é que os sistemas democráticos funcionam e porque é que são importantes (porque pagamos impostos, a importância dos diferentes pilares da democracia, etc). A outra coisa que urgentemente precisa ser verdade é que precisamos claramente de um aumento na qualidade dos nossos políticos, á esquerda e á direita. Articulados, claros sobre as suas idosas, bons comunicadores e que se fiquem mais no que podem fazer diferente do que alimentar debates do "mas tu fizestes isto".
O grande problema no caso de Portugal é que a classe política soma 50 anos de descredibilização quase contínua, agora até podem tentar reverter a tendência que me parece já irem tarde. Colocar o SNS, a escola pública, os transportes, o mercado habitacional etc etc. a funcionar como deve ser ia demorar vários anos mesmo que houvesse vontade a sério de o fazer (não acredito que seja o caso do governo atual). Chegamos ao ponto que 1 casal de jovens com ordenado médio só consegue comprar casas velhas, não consegue construir vida, não consegue constituir família, ou ter a garantia que tens 1 filho em segurança no parto sem ser a arrotar uns milhares no privado, transportes é AML a abarrotar e AMP a abarrotar, o resto do país é deserto e esquecido, a escola pública é um desastre, basta ver os resultados dos exames nacionais ou a falta contínua de professores. Há alunos que passam meses sem aulas em certas disciplinas, sem professores. Até as previsões de taxa de substituição de reforma são um pesadelo nas próximas décadas, quem não se prepara com investimentos à parte está bem fudido. Ou seja, os pilares da sociedade estão muito degradados, lentamente a ruir, e as novas gerações veêm 2 alternativas: Ou ficam e vivem com os pais até aos 30+ à espera de um companheiro/a que os ajude a sair de casa em conjunto, ou vão embora e deixam tudo para trás, o que requer muita coragem e também alguma sorte. É isto vida num país saudável? Eu comprei casa muito recentemente, nova construção. Mas estou no 8o escalão do IRS, os meus pais não cobraram nada enquanto juntava dinheiro para a compra, etc, sou um caso raro. E os outros, não têm direito?

De notar que não falei sequer na onda imigracionista que entrou por aqui dentro e ajudou a piorar os serviços públicos pois aumentou a demanda mas não se melhorou a oferta de serviços. Posto isto, quando aparece alguém que nem apresenta grandes soluções mas tem a capacidade de ser direto a apontar aquilo que devia ser senso comum, sem rodeios, sem ceder à imprensa de interesses instalados, é normal as pessoas virarem-se para lá. Não é nenhum milagre, é algo lógico porque a qualidade de vida do português médio tem vindo a decair. Se os opositores do Chega se preocupassem mais em ouvir os problemas que são apontados e que as pessoas claramente estão em concordância cada vez em maior número (o número de votos assim o demonstra), em vez de passarem o tempo a chamarem isto e aquilo a esses votantes, vivíamos todos melhor. O PSD nisso já está mais à frente do que os outros, já percebeu que tem que olhar para essa base de voto, que é talvez a base menos ideológica de todas as atuais e sim a maior mistura, mas ainda está amarrado a muitos interesses instalados e faltam tomates para tomar algumas decisões mais radicais/reformistas (embora até lhes duvide a capacidade disso) porque também sabe que tem logo a imprensa a minar a opinião publica. Mesmo a imprensa faz mais ativismo que jornalismo, estão descredibilizados. Então nada se faz e os problemas continuam a amontoar e a população descontente, e cada menos crédito têm os do "costume". O Chega vai capitalizar isso, não tenho dúvidas

luchogonzalez27

Arquibancada
31 Julho 2025
134
133
Olha, mais uma entrevista do doutor Ventura no canal now na próxima terça feira, sempre que há uma crise ou um assunto polémico lá vem ele. Enquanto o amigo anda em festas lá vai propor penas mais altas e castigos muito grandes e dizer muito indignado “como é possível???” para delírio da escumalha. Espero que venha propor que o pessoal do rendimento minimo vá cortar mato.
Que fixação que tu tens com o ventura.

Vai á TV, como vão os outros líderes políticos.

Naturalmente agora é mais convidado, porque é o partido da oposição.

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
6,067
6,842
Primeiro que tudo havia de haver maior capacidade de fazer cumprir a lei no que à limpeza dos terrenos.
Aqui deveria se dar benefícios fiscais a quem cumpre e penalizar fiscalmente quem não cumpre.
É impossível fazer cumprir a lei no que diz respeito à limpeza dos terrenos, porque a maior parte dos propriétários nem sequer vive no local. E como não tiram qualquer lucro dessas parcelas de terreno, nem podem ser vendidas porque não se pode construir, esses terrenos são apenas uma despesa para os proprietários. Se os obrigassem a gastar centenas de euros por ano em limpeza, mais lhes valia renunciar à propriedade.
Eu conheço pessoas que herdaram meia dúzia de lotes de terreno no Marão, mas nem sequer sabem o quê porque nunca lá foram. Aliás, se quisessem identificar os locais, teriam de perguntar a familiares mais velhos da aldeia, que ainda sabem dizer onde começa e termina cada uma dessas propreidades. Quando esses velhotes morrerem, identificar as parcelas vai ser tarefa para um detective florestal.

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
11,977
16,399
Que fixação que tu tens com o ventura.

Vai á TV, como vão os outros líderes políticos.

Naturalmente agora é mais convidado, porque é o partido da oposição.
Fixação? O homem foi 70 vezes dar entrevistas à TV desde o início de 2024. Tantas quantas os outros líderes todos juntos.

Se há alguém que tem fixação com o Ventura não sou eu.

• Haha
Reações: Tails

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
11,977
16,399
Portugal continental... hoje ao fim da manhã é que ativámos o mecanismo europeu de Proteção Civil, ou seja os meios só vão chegar amanhã ou no domingo.
Brilhante.
Parece o ano passado na Madeira. A ilha a arder, o presidente do governo regional de férias em Porto Santo e quando apareceu foi para dizer que não precisava da ajuda de ninguém .

Tulaodinho_FCP

Arquibancada
29 Junho 2025
128
389
Podes criar um canal de TV e convidas só os outros 😂

Cheue

‎ ‎ ‎ ‎
12 Maio 2016
28,229
44,982
Conquistas
7
109
o que me irrita nem é ele andar sempre na TV.
dá audiências, é normal ter sempre convites.

o que irrita é andar sempre na TV e, ao mesmo tempo, ele e o partido continuarem com a cartilha (copiada) da comunicação social que não lhes dá atenção e está contra eles blablabla...

• Like
Reações: BluenWhite

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
11,977
16,399
o que me irrita nem é ele andar sempre na TV.
dá audiências, é normal ter sempre convites.

o que irrita é andar sempre na TV e, ao mesmo tempo, ele e o partido continuarem com a cartilha (copiada) da comunicação social que não lhes dá atenção e está contra eles blablabla...
Será que dá? Eu acho que neste momento ele só vai para sacar um soundbyte de minuto e meio para espalhar pelas redes sociais.

Cheue

‎ ‎ ‎ ‎
12 Maio 2016
28,229
44,982
Conquistas
7
109
E depois vejo aqui muita gente revoltada e a falar em populismos quando andamos ha 50 anos a ser governados por populistas, aldrabões e corruptos.
se calhar é porque em Portugal temos muitos aldrabões e corruptos...e não é só na política.
há casos em todas as áreas.

os políticos não são aliens, são portugueses como os outros.
se calhar são o reflexo da sociedade, por muito chato que seja dizer isso...

Cheue

‎ ‎ ‎ ‎
12 Maio 2016
28,229
44,982
Conquistas
7
109
Será que dá? Eu acho que neste momento ele só vai para sacar um soundbyte de minuto e meio para espalhar pelas redes sociais.
para as tv's acredito que dá.

porque além do clube de fãs, também tem muita gente a ver que não gosta dele mas vê à mesma só para se chatear.

para ele também é sempre bom, tem um grupo de pessoas a ver a entrevista na tv e outro grupo que depois vê os clips nas redes sociais dele a "destruir" x e y.

dragao86

Tribuna Presidencial
20 Outubro 2014
41,011
20,588
"Na Suíça não há nada disto... vão para a prisão 25 anos".
"Só vejo isto em Portugal... em Espanha e em França não há nada disto (incêndios)".

lel no meio da desgraça.