Óliver Torres

Insurra

Arquibancada
11 Abril 2012
167
44
Morais disse:
Desde já aviso que não sou nada fan do Oliver por mim não teria voltado ao nosso clube contudo e apesar das coisas ontem não terem corarido bem assim como contra o Sporting também não seria justo.
O Oliver fazia sentido numa lógica de esquema de jogo do Lopetegui e onde até fez uma boa época,o OOliver não é um 8 e muito menos um 10,é o que os italianos convencionaram denominar um "trequartista" puro e aí é que ocorrem os problemas.Ora se nosso esquema principal é o 4-2-4 (alas Brahimi e Corona) ou um 4-3-3 (alas Brahimi e Marega) o Oliver perde o sentido,a questão é simplesmente essa.Ele tem bons atributos,é bom tecnicamente mas não encaixa num modelo sem 4 médios puros.
Acho que o Oliver está muito longe de um trequartista. Quando se fala nessa posição, lembro-me sempre do futebol italiano e de jogadores como Del Piero, Baggio, Cassano e Totti. O Oliver não tem nada a ver. É um oito puro, mais lento, com menos golo, mas com boa capacidade de passe, boa proteção de bola e uma assinalável capacidade de pressão.

Enviado do meu VFD 900 através do Tapatalk

 

Porto

Tribuna
13 Março 2012
4,248
2,614
O Oliver e um grande jogador.

Sinceramente nao encaixa nas ideas do 4-2-4

Mas eu acho que nao vamos conseguir manter esse sistema muito mais tempo.

Tudo se fecha la atras, marcação em cima do Brahimi. e as nossas ideas de jogo acabam na falta de gas que se traduz em falta de pressão, raça, etc.

Ainda vai ser importante esta época, vao ver.
 

Morais

Tribuna Presidencial
4 Maio 2017
16,997
2,960
Conquistas
2
57
Porto
  • Artur Jorge
  • Cubillas
Insurra disse:
Acho que o Oliver está muito longe de um trequartista. Quando se fala nessa posição, lembro-me sempre do futebol italiano e de jogadores como Del Piero, Baggio, Cassano e Totti. O Oliver não tem nada a ver. É um oito puro, mais lento, com menos golo, mas com boa capacidade de passe, boa proteção de bola e uma assinalável capacidade de pressão.

Enviado do meu VFD 900 através do Tapatalk
Acho que estás a confundir o conceito de trequartista,esses nomes que mencionastes são segundos avançados e o conceito é bem diferente.O trequartista é uma posição que deriva do clássico 4-4-2 conde uma peça dos 4 de meio de campo tem características de 3/4.Um exemplo de trequartista puro para dar um exemplo que todo o mundo conhece é o Ozil.
 

RodiFCP

Bancada central
24 Maio 2017
1,058
650
Se querem jogar no físico e pontapé para a frente não vale a pena estar a queimar o Oliver, ele é tudo menos isso...
 

Marco Lopes

Tribuna
25 Abril 2013
3,781
1,082
Conquistas
3
41
Felgueiras
  • Campeão Nacional 19/20
  • Falcao
  • Reinaldo Teles
Drago93 disse:
Sim, um dos pontos fortes do Moutinho é o remate... Marca imensos golos....

É totalmente diferente do Oliver
Ouve-se cada insulto a este jogador, o que é que eles fez para mercer isto? insultou o treinador publicamente, não trabalha nos treinos? não dá o litro quando joga?
Alguém é que não está a tirar o melhor do Oliver...
 

deco macau

Tribuna Presidencial
29 Outubro 2014
5,513
4,251
Conquistas
1
  • Campeão Nacional 19/20
Deve ser o unico jogador do mundo cujo escasso rendimento nunca e culpa do proprio. Ou e do treinador que nao tira o melhor dele. Ou entao e porque nao joga na posicao certa. Ou porque nao usam a tactica certa. Ou porque nao tem ritmo. Ou outra qualquer

Sent from my WAS-TL10 using Tapatalk

 

miguel1000

Tribuna Presidencial
30 Agosto 2017
14,843
9,079
Pá com o NES até admito...agora falha com o Sérgio e falha com o Simeone e ainda culpam os treinadores...oportunidades é que não lhe faltam...ele é que tem de aproveitar.
 

WarriorFCP

Tribuna Presidencial
9 Dezembro 2013
17,356
3
32
Porto
Para mim, o grande problema, é que os adeptos estão a olhar ainda para o Oliver de 2014/2015 e esse Oliver não pode existir neste FC Porto, porque o FC Porto não joga dessa forma. Os adeptos estão à espera que o Oliver marque golos, chegue a zonas avançadas, pensam num Oliver como um 10.

Oliver neste FC Porto é um 6/8.
Não sei se as pessoas olham para o jogo sem bola, ou para os vários momentos de forma separada. Sempre que Oliver joga, seja ao lado de Danilo, ou ao lado de Herrera, em posse, Oliver é sempre o médio mais recuado, é sempre ele que inicia a primeira fase de construção, bem junto dos centrais, enquanto que o outro médio avança no terreno e oferece uma linha de passe mais avançada.
Outro aspecto que condiciona é o facto do FC Porto jogar só com 2 médios e nenhum desses dois médios pode andar constantemente em desmarcações de ruptura e nas costas da defesa contrária, o único médio do FC Porto que tem capacidade para fazer isto, é Herrera. Herrera sempre fez isto no FC Porto, mas este fá-lo com muito menos regularidade. Não é por acaso, que a nível de golos e remates, é a pior época de Hector Herrera no FC Porto até ao momento (atenção, só em termos de remates e golos).

Ainda no último jogo, Oliver foi em 80/90% do tempo o médio mais recuado do FC Porto, enquanto que Herrera é o médio que mais se chega à área contrária, enquanto que Oliver ficava sempre mais atrás para dar equilibrio.

Muitas vezes dizem-se coisas sem analisar os jogos com olhos de ver, sem ir ao cerne da questão e criam-se mitos.

O primeiro erro em que as pessoas caem é analisar o meio-campo deste FC Porto e pensar que existe um 6 e existe um 8. Nada mais errado. Nenhum dos dois médios tem uma função específica, como por exemplo, num 4-3-3, há um trinco, e dois médios centro, ou um médio centro e um médio mais ofensivo.
O FC Porto joga em duplo pivot e o duplo pivot obriga a que se jogue em dupla e exista uma rotina bem trabalhada entre os dois médios, não com posição específica, mas com funções diferentes.

Oliver e Herrera, na minha opinião, fazem uma dupla muito interessante, eu gostei do jogo que ambos fizeram contra o Sporting e contra o Moreirense. Oliver como médio de construção, mais recuado, incumbido da primeira fase de construção e equilibrio atrás. Herrera como médio de pressão, recuperação e mais vertical, com maior raio de acção.

Posto isto, para os que dizem que Oliver só faz passes para trás e para o lado e que não tem último passe, não arrisca e é o pior dos nosso médios.

Herrera tem 1981 minutos - 4 assistências e 3 golos.
Oliver tem 1077 minutos - 4 assistências e 0 golos.
Sérgio Oliveira tem 492 minutos - 0 assistências e 0 golos.
André André tem  845 minutos - 2 assistências e 2 golos.
Danilo tem 2371 minutos - 1 assistência e 4 golos.

Sobre uma análise qualitativa:

- Sérgio Oliveira já jogou como médio mais avançado num meio-campo a 3.
- André André já jogou como médio mais avançado num meio-campo a 3 e inclusive como 2º avançado.
- Herrera já jogou como médio mais avançado num meio-campo a 3.
- Oliver nunca jogou como médio mais avançado num meio-campo a 3.

Acho que se deve reflectir um pouco mais e analisar um pouco mais profundamente o jogo e os dados estatisticos antes de se dizerem coisas que não correspondem à verdade.
 

Insurra

Arquibancada
11 Abril 2012
167
44
Morais disse:
Acho que estás a confundir o conceito de trequartista,esses nomes que mencionastes são segundos avançados e o conceito é bem diferente.O trequartista é uma posição que deriva do clássico 4-4-2 conde uma peça dos 4 de meio de campo tem características de 3/4.Um exemplo de trequartista puro para dar um exemplo que todo o mundo conhece é o Ozil.
Obrigaste-me a ir pesquisar. blogvisaodemercado.pt/2010/11/o-desaparecimento-do. Escolhi este exemplo porque está em português, em inglês há mais literatura. O trequartista, como o nome indica, joga no espaço entre o meio campo e a defesa, é um misto entre médio ofensivo e avançado, entre o 9 e o 10. O Ozil é um número 10 puro.

Enviado do meu VFD 900 através do Tapatalk

 

Moreira

Bancada lateral
12 Julho 2016
760
798
Conquistas
3
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
Eu também me irritei quando ele não rematou à baliza naquele lance mas isso não faz com que ele tenha jogado mal. O problema é pedirem-lhe para fazer coisas que ele em termos físicos e de características, não é o seu forte. Alguém imagina o Deco a jogar num meio campo a 2? Então aqui é a mesma coisa (tirando as diferenças). Pela menos com as funções qu e tem desempenhado até aqui.
Continuo a achar estranho o porquê de o SC continuar a metê-lo tão recuado neste esquema só com 2 médios... Fica longe dos espaços onde pode fazer a diferença. Ainda por cima ele nunca primou por uma grande velocidade, por isso não entendo como SC quer que ele inicie a fase de construção e depois apareça à frente para fazer passes ou finalizar. Penso que ele está a tentar adaptar o jogador ao sistema em vez de adaptar o sistema ao jogador. 
 

Morais

Tribuna Presidencial
4 Maio 2017
16,997
2,960
Conquistas
2
57
Porto
  • Artur Jorge
  • Cubillas
WarriorFCP disse:
Muitas vezes dizem-se coisas sem analisar os jogos com olhos de ver, sem ir ao cerne da questão e criam-se mitos.

O primeiro erro em que as pessoas caem é analisar o meio-campo deste FC Porto e pensar que existe um 6 e existe um 8. Nada mais errado. Nenhum dos dois médios tem uma função específica, como por exemplo, num 4-3-3, há um trinco, e dois médios centro, ou um médio centro e um médio mais ofensivo.
O FC Porto joga em duplo pivot e o duplo pivot obriga a que se jogue em dupla e exista uma rotina bem trabalhada entre os dois médios, não com posição específica, mas com funções diferentes.

Oliver e Herrera, na minha opinião, fazem uma dupla muito interessante, eu gostei do jogo que ambos fizeram contra o Sporting e contra o Moreirense. Oliver como médio de construção, mais recuado, incumbido da primeira fase de construção e equilibrio atrás. Herrera como médio de pressão, recuperação e mais vertical, com maior raio de acção.

Posto isto, para os que dizem que Oliver só faz passes para trás e para o lado e que não tem último passe, não arrisca e é o pior dos nosso médios.
Não concordo com a análise no geral.
Primeiramente os "mitos" não são construídos se fazem a partir de algumas percepções,no caso é que nos dois jogos fizemos zero golos e nem vou discutir  os que nos foram anulados.
Depois vem a ambiguidade,não jogamos com um 6 a um 8 isto afirmas e depois contradizes ao dizeres que jogamos com dois médios com funções diferente,ora ficou confusa a ideia.Depois é a ideia que jogamos com duplo pivot,ora aí não poderia estar mais em desacordo se tem variação tática que nunca usamos foi essa e ainda bem.
Para finalizar o Oliver não é o nosso pior médio nem o melhor apenas tem características diferentes,é tecnicamente evoluído disso ninguém dúvida mas claramente é um peixe fora do aquário pela forma como jogamos,nada mais que isso.Eu o acho muito útil para algumas fases dos nossos jogos mas para primeira opção e até podendo ser a vejo como um remendo.
 

Moreira

Bancada lateral
12 Julho 2016
760
798
Conquistas
3
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
WarriorFCP disse:
Para mim, o grande problema, é que os adeptos estão a olhar ainda para o Oliver de 2014/2015 e esse Oliver não pode existir neste FC Porto, porque o FC Porto não joga dessa forma. Os adeptos estão à espera que o Oliver marque golos, chegue a zonas avançadas, pensam num Oliver como um 10.

Oliver neste FC Porto é um 6/8.
Não sei se as pessoas olham para o jogo sem bola, ou para os vários momentos de forma separada. Sempre que Oliver joga, seja ao lado de Danilo, ou ao lado de Herrera, em posse, Oliver é sempre o médio mais recuado, é sempre ele que inicia a primeira fase de construção, bem junto dos centrais, enquanto que o outro médio avança no terreno e oferece uma linha de passe mais avançada.
Outro aspecto que condiciona é o facto do FC Porto jogar só com 2 médios e nenhum desses dois médios pode andar constantemente em desmarcações de ruptura e nas costas da defesa contrária, o único médio do FC Porto que tem capacidade para fazer isto, é Herrera. Herrera sempre fez isto no FC Porto, mas este fá-lo com muito menos regularidade. Não é por acaso, que a nível de golos e remates, é a pior época de Hector Herrera no FC Porto até ao momento (atenção, só em termos de remates e golos).

Ainda no último jogo, Oliver foi em 80/90% do tempo o médio mais recuado do FC Porto, enquanto que Herrera é o médio que mais se chega à área contrária, enquanto que Oliver ficava sempre mais atrás para dar equilibrio.

Muitas vezes dizem-se coisas sem analisar os jogos com olhos de ver, sem ir ao cerne da questão e criam-se mitos.

O primeiro erro em que as pessoas caem é analisar o meio-campo deste FC Porto e pensar que existe um 6 e existe um 8. Nada mais errado. Nenhum dos dois médios tem uma função específica, como por exemplo, num 4-3-3, há um trinco, e dois médios centro, ou um médio centro e um médio mais ofensivo.
O FC Porto joga em duplo pivot e o duplo pivot obriga a que se jogue em dupla e exista uma rotina bem trabalhada entre os dois médios, não com posição específica, mas com funções diferentes.

Oliver e Herrera, na minha opinião, fazem uma dupla muito interessante, eu gostei do jogo que ambos fizeram contra o Sporting e contra o Moreirense. Oliver como médio de construção, mais recuado, incumbido da primeira fase de construção e equilibrio atrás. Herrera como médio de pressão, recuperação e mais vertical, com maior raio de acção.

Posto isto, para os que dizem que Oliver só faz passes para trás e para o lado e que não tem último passe, não arrisca e é o pior dos nosso médios.

Herrera tem 1981 minutos - 4 assistências e 3 golos.
Oliver tem 1077 minutos - 4 assistências e 0 golos.
Sérgio Oliveira tem 492 minutos - 0 assistências e 0 golos.
André André tem  845 minutos - 2 assistências e 2 golos.
Danilo tem 2371 minutos - 1 assistência e 4 golos.

Sobre uma análise qualitativa:

- Sérgio Oliveira já jogou como médio mais avançado num meio-campo a 3.
- André André já jogou como médio mais avançado num meio-campo a 3 e inclusive como 2º avançado.
- Herrera já jogou como médio mais avançado num meio-campo a 3.
- Oliver nunca jogou como médio mais avançado num meio-campo a 3.

Acho que se deve reflectir um pouco mais e analisar um pouco mais profundamente o jogo e os dados estatisticos antes de se dizerem coisas que não correspondem à verdade.
Tudo dito!!! É isso mesmo.
Só acho que a equipa perde um pouco com Óliver tão recuado, nesses processos.
 

Jules Winnfield

Tribuna Presidencial
11 Abril 2016
17,906
9,420
Moreira disse:
Tudo dito!!! É isso mesmo.
Só acho que a equipa perde um pouco com Óliver tão recuado, nesses processos.
Sinceramente não vi nada de génio no Oliver na época de 2014/2015, não sei porque teimam e elevar este jogador a uma classe de génio.

Oliver é banal como jogador, não têm qualidade para ser titular no FCPorto, tanto faz ser com SC ou Guardiola.... falta-lhe qualidade, foi por isso que o Atlético o vendeu e é por isso que não chegam propostas satisfatórias para a sua venda, depois da SAD que está perante uma aposta desastrosa e calamitosa para as contas do clube.

É importante apostar em jogadores com maior futuro e rentabilidade, SOliveira, Otávio ou André André
 

simao977

Tribuna Presidencial
31 Julho 2015
16,674
14,769
Conquistas
12
25
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Maio/22
  • Vítor Baia
Jules Winnfield disse:
Sinceramente não vi nada de génio no Oliver na época de 2014/2015, não sei porque teimam e elevar este jogador a uma classe de génio.

Oliver é banal como jogador, não têm qualidade para ser titular no FCPorto, tanto faz ser com SC ou Guardiola.... falta-lhe qualidade, foi por isso que o Atlético o vendeu e é por isso que não chegam propostas satisfatórias para a sua venda, depois da SAD que está perante uma aposta desastrosa e calamitosa para as contas do clube.

É importante apostar em jogadores com maior futuro e rentabilidade, SOliveira, Otávio ou André André
Opá, este até estava a ser um comentário plausível, apesar de eu discordar, até chegar do André André ter mais futuro e rentabilidade que o Óliver. Aí, comecei-me a rir.
 

Grim Reaper

Bancada lateral
6 Junho 2017
978
464
            Este 4-2-4  que temos vindo a utilizar não favorece em nada as características deste jogador. Com apenas dois médios o Óliver à semelhança do que acontecia muitas vezes o ano passado é obrigado a andar a maior parte do tempo a correr atrás da bola em vez de a ter nos pés, isto é tem de assumir funções de médio todo-terreno, coisa para a qual ele não está talhado. Os melhores jogos que o Óliver fez a temporada passada como  Nes ,foi a jogar como médio avançado num meio- campo a 3 com apenas um trinco e dois médios à frente, sendo que  ele funcionava como n 10, ficando o trabalho mais físico e defensivo entregue ao Herrera e Danilo. Mesmo a temporada passada ele raramente jogou neste sistema de 4-3-3 com um triângulo no meio-campo.
        Neste sistema com apenas dois médios a jogar a 6 e a 8 o Óliver parece um jogador medíocre , por isso é que ele não deu nada no Atlético porque o Simeone punha-o a jogar como médio todo- o -terreno num meio-campo a dois. Para se jogar neste sistema em que os dois médios defendem e atacam simultaneamente é preciso ter autênticos bichos de competição no meio-campo, que tenham uma capacidade física e de choque muito acima da média, coisa que o Óliver não tem. Ou o treinador muda a composição do meio-campo e coloca-o a jogar num meio-campo a 3 em que não tenha de andar a correr constantemente atrás da bola e a fazer piscinas, ou então são 20 milhões deitados ao lixo.
        Eu próprio já fim para aqui escrever que o Óliver é um fiasco e que não justifica o investimento, mas depois mais a frio lembro-me da época 2014/15 e dos autênticos recitais de futebol que este senhor dava, e apercebo-me que secalhar o treinador também tem a sua parte de responsabilidade na falta de rendimento deste jogador ao atribuir-lhe funções para as quais ele não está talhado.
 

J8Rebelo

Tribuna Presidencial
3 Julho 2007
6,807
892
Conquistas
2
Alcochete
  • Alfredo Quintana
  • José Mourinho
Grim Reaper disse:
            Este 4-2-4  que temos vindo a utilizar não favorece em nada as características deste jogador. Com apenas dois médios o Óliver à semelhança do que acontecia muitas vezes o ano passado é obrigado a andar a maior parte do tempo a correr atrás da bola em vez de a ter nos pés, isto é tem de assumir funções de médio todo-terreno, coisa para a qual ele não está talhado. Os melhores jogos que o Óliver fez a temporada passada como  Nes ,foi a jogar como médio avançado num meio- campo a 3 com apenas um trinco e dois médios à frente, sendo que  ele funcionava como n 10, ficando o trabalho mais físico e defensivo entregue ao Herrera e Danilo. Mesmo a temporada passada ele raramente jogou neste sistema de 4-3-3 com um triângulo no meio-campo.
        Neste sistema com apenas dois médios a jogar a 6 e a 8 o Óliver parece um jogador medíocre , por isso é que ele não deu nada no Atlético porque o Simeone punha-o a jogar como médio todo- o -terreno num meio-campo a dois. Para se jogar neste sistema em que os dois médios defendem e atacam simultaneamente é preciso ter autênticos bichos de competição no meio-campo, que tenham uma capacidade física e de choque muito acima da média, coisa que o Óliver não tem. Ou o treinador muda a composição do meio-campo e coloca-o a jogar num meio-campo a 3 em que não tenha de andar a correr constantemente atrás da bola e a fazer piscinas, ou então são 20 milhões deitados ao lixo.
        Eu próprio já fim para aqui escrever que o Óliver é um fiasco e que não justifica o investimento, mas depois mais a frio lembro-me da época 2014/15 e dos autênticos recitais de futebol que este senhor dava, e apercebo-me que secalhar o treinador também tem a sua parte de responsabilidade na falta de rendimento deste jogador ao atribuir-lhe funções para as quais ele não está talhado.
Concordo em absoluto com a análise. Aliás no último jogo, taticamente o SC foi incompetente. Não só o Oliver estava a ser usado em funções que não o fazem sobressair, como o Paulinho por alguma razão foi colocado encostado à linha e geralmente no meio-campo defensivo. O Paulinho não é um Brahimi, devia ter sido chamado a fazer o trabalho todo-o-terreno que o Oliver não faz.
 

WarriorFCP

Tribuna Presidencial
9 Dezembro 2013
17,356
3
32
Porto
Morais disse:
Não concordo com a análise no geral.
Primeiramente os "mitos" não são construídos se fazem a partir de algumas percepções,no caso é que nos dois jogos fizemos zero golos e nem vou discutir  os que nos foram anulados.
Depois vem a ambiguidade,não jogamos com um 6 a um 8 isto afirmas e depois contradizes ao dizeres que jogamos com dois médios com funções diferente,ora ficou confusa a ideia.Depois é a ideia que jogamos com duplo pivot,ora aí não poderia estar mais em desacordo se tem variação tática que nunca usamos foi essa e ainda bem.
Para finalizar o Oliver não é o nosso pior médio nem o melhor apenas tem características diferentes,é tecnicamente evoluído disso ninguém dúvida mas claramente é um peixe fora do aquário pela forma como jogamos,nada mais que isso.Eu o acho muito útil para algumas fases dos nossos jogos mas para primeira opção e até podendo ser a vejo como um remendo.
Onde é que eu me contradisse?

Disse e volto a afirmar que não jogamos com um 8 e um 6. O que eu disse é que jogamos em duplo pivot e ambos os médios funcionam com dupla com funções específicas. E não são funções pré-determinadas, mas de acordo com as características dos jogadores. Quando jogam Danilo e Herrera, Danilo é médio de marcação, recuperação e transporte. Herrera é médio de pressão e de ruptura. E não é por acaso que quando a nossa dupla é Danilo e Herrera, o Brahimi aparece mais vezes em terrenos mais recuados para ajudar no processo de construção.
Quando jogam Oliver e Herrera, Oliver tem funções de construção e equilibrio, enquanto Herrera continua com as mesmas funções mas com mais enfase na recuperação de bola em transição defensiva.

Não entendeste foi o que quis dizer. Não há um 6, nem há um 8 no FC Porto, há uma dupla, que joga em dupla e tem funções específicas.

Mas bem, se dizes que nunca jogamos em duplo pivot, então estou maluco, ando a dar forte nos ácidos e ando a ver coisas.