Actualidade nacional

Komodo

Tribuna Presidencial
12 Dezembro 2012
8,179
1,861
Conquistas
2
36
Vila do Conde
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
Um fogo florestal matar este numero brutal de pessoas, é chocante!

Dei por mim a pensar na vida... Ir numa auto-estrada, podemos ter em mente que se tivermos um acidente grave podemos morrer. Ir numa auto-estrada e imaginar que vamos morrer com um incêndio florestal é quase surreal.

Mais vitimas que no incêndio residencial de Londres!

Já agora... Uma pena os submarinos não combaterem fogos! A culpa é desses cabrões das luvas!
E quando digo luvas não me refiro às que os bombeiros usam!
 

FCPorto1989

Tribuna Presidencial
16 Junho 2015
12,885
62
100 mil euros do AVB para Pedrogão. Tinha feito um post a dizer que a cada like doava 10 euros.
 

Conceição Santos

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
6,748
6,876
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
  • Deco
  • Campeão Nacional 19/20
  • Lucho González
juliolopes disse:
PS-Mal leio a noticia vou a correr para a TV, eram 7 e qualquer coisa da manhã e o unico canal que está a acompanhar a tragédia é o CM. SiC, Rtp, TVI a dar programas idiotas e sem sentido numa altura em que está ocorrer uma das maiores tragédias deste século.

Ridiculos esses 3 canais e muito bem o CM, não os suporto e acho que são um cancro, mas segundos já li na internet foram o unico canal a cobrir incessantemente a tragedia desde que ocorreu. Parabéns pelo trabalho.
É verdade, eu fiquei acordada até de manhã e confirmo, o ÚNICO foi a cmtv, inacreditável, não ?
 

FCPorto1989

Tribuna Presidencial
16 Junho 2015
12,885
62
Conceição Santos disse:
É verdade, eu fiquei acordada até de manhã e confirmo, o ÚNICO foi a cmtv, inacreditável, não ?
Eu não vi a CMTV sobre isto, mas eles nunca perderiam uma coisa destas (para o bem e para o mal)....na página da net deles aparece logo a cara de um dos miudos que morreu (que pouco mais velho será/seria que as minhas sobrinhas)...acho que é evitavel este tipo de publicação por parte da CS.
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,591
25,426
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Eu fui a fátima hoje e o cenário nas estradas era surreal. Que fdp de dia para o nosso País. Inacreditável. É um cenário dantesco.
 

Vieira_Amares

#AVB2024
16 Março 2012
21,606
63,968
Conquistas
8
  • Dezembro/20
  • Alfredo Quintana
  • Rui Filipe
  • Reinaldo Teles
Culpa de quê??

Isto nunca tinha acontecido! Como é que alguém está preparado para um fenômeno completamente absurdo.

Ventos tipo tornado, 0 % de humidade, 45 graus de temperatura e um fogo completamente incontrolável.

Não brinquem com coisas sérias.

Isto foi um tragédia como aconteceu com tornados, cheias e etc.

Não existe nada a fazer. A não ser lamentar as perdas e fazer algo para mitigar a dor dessas pessoas.

Parabéns aos bombeiros!

Esses sim são dignos de estátuas do tamanho do ESP!!
 

Conceição Santos

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
6,748
6,876
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
  • Deco
  • Campeão Nacional 19/20
  • Lucho González
FCPorto1989 disse:
Eu não vi a CMTV sobre isto, mas eles nunca perderiam uma coisa destas (para o bem e para o mal)....na página da net deles aparece logo a cara de um dos miudos que morreu (que pouco mais velho será/seria que as minhas sobrinhas)...acho que é evitavel este tipo de publicação por parte da CS.
Tudo bem, mas o que eu critico é que todos os outros canais só bem mais tarde é que deram notícias.
 

Barrigana

Tribuna Presidencial
3 Novembro 2014
19,691
11,299
Conquistas
3
  • Setembro/17
  • Dezembro/17
  • Fevereiro/18
Por acaso, há muitos anos frequentava bastante S. Pedro de Moel que é mesmo ao lado de Pedrógão.

Conheci relativamente bem aquela zona que, de facto, tinha uma área muito extensa de mato e floresta, mesmo sendo ao pé do mar.

Estou a ver imagens e é inacreditável... parece uma imagem dos Walking Dead. Antes fosse.
 

Moreira

Bancada lateral
12 Julho 2016
768
825
Conquistas
3
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
Barrigana disse:
Por acaso, há muitos anos frequentava bastante S. Pedro de Moel que é mesmo ao lado de Pedrógão.

Conheci relativamente bem aquela zona que, de facto, tinha uma área muito extensa de mato e floresta, mesmo sendo ao pé do mar.

Estou a ver imagens e é inacreditável... parece uma imagem dos Walking Dead. Antes fosse.
Isso é Pedrogão Praia, isto foi em Pedrogão Grande, não é a mesma coisa. Isto é no Pinhal Interior no Norte do Distrito de Leiria, zona cheia de mata.
 

Moreira

Bancada lateral
12 Julho 2016
768
825
Conquistas
3
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
Neste momento estou em Coimbra, mas sou de Avelar, a vila onde se estão a juntar grande parte das vitimas e tem sido uma situação completamente infernal em que o fogo andou muito perto e agora à noite esteve outra vez. É desesperante estar a ver à distância e não saber o como está agora.

Só de pensar que o concelho de Pedrogão Grande ardeu 95%, deixa-me sem palavras... No próximo fim de semana vou à minha terra e até estou com medo do choque de ver aquilo tudo negro.

Os meus pêsames para todos os familiares e o meu agradecimento a todos os que ajudar como puderam!
 

Barrigana

Tribuna Presidencial
3 Novembro 2014
19,691
11,299
Conquistas
3
  • Setembro/17
  • Dezembro/17
  • Fevereiro/18
Moreira disse:
Isso é Pedrogão Praia, isto foi em Pedrogão Grande, não é a mesma coisa. Isto é no Pinhal Interior no Norte do Distrito de Leiria, zona cheia de mata.
ah, ok.

havia "duas" pedrógãos, é verdade.

mas aquela zona era cheia de mato na mesma, mesmo junto à praia.

mesmo s.pedro de moel, para quem vinha da marinha grande,  tinha de passar por uma estrada com vários km´s que era basicamente uma estrada florestal, no sentido em que tinhas mato por todo o lado.

e de s. pedro para pedrógão (praia), a mesma coisa.
 

J | [Ka!s3r^].

Tribuna Presidencial
7 Abril 2012
7,903
9,331
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
Pessoalmente creio que os restantes canais tomaram a decisão correcta em não cobrir a tragédia ininterruptamente, com directos constantes e repetições inúteis da mesma informação. Não se trata de um espectáculo mediático, o momento exige algum decoro, alguma moderação e respeito pela tragédia dos que mais sofreram (e continuam a sofrer). Não há notícias fundamentais a difundir permanentemente, as actualizações importantes, as tristes novidades, foram acompanhadas por vários canais, não se justificam directos permanentes com imagens do incêndio, da azáfama de populares e bombeiros, da desgraça daquelas pessoas; são imagens que não têm valor informativo. Vi coisas aterradoras nos meios de comunicação, entrevistas e intervenções completamente estapafúrdias e insensíveis. Imagens que chocam e dão audiências, que satisfazem a curiosidade voyeurista do público, mas pouco justificáveis, inclusive intrusivas de momentos de profunda dor, pessoal, íntima. A meu ver, nem tudo deve ser transmitido.     
 

Moreira

Bancada lateral
12 Julho 2016
768
825
Conquistas
3
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
Barrigana disse:
ah, ok.

havia "duas" pedrógãos, é verdade.

mas aquela zona era cheia de mato na mesma, mesmo junto à praia.

mesmo s.pedro de moel, para quem vinha da marinha grande,  tinha de passar por uma estrada com vários km´s que era basicamente uma estrada florestal, no sentido em que tinhas mato por todo o lado.

e de s. pedro para pedrógão (praia), a mesma coisa.
Isso é o pinhal de Leiria, que pertence ao Estado. Aqui é uma floresta bem mais densa com muito pinheiro e eucaliptos plantados aos milhares num espaço reduzido o que faz com aqui haja sempre muitos incêndios mas não com esta dimensão.

Felizmente parece que melhorou alguma coisa por agora!
 

Regod

Tribuna Presidencial
21 Março 2015
17,528
4,872
Conquistas
2
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
Vieira_Amares disse:
Culpa de quê??

Isto nunca tinha acontecido! Como é que alguém está preparado para um fenômeno completamente absurdo.

Ventos tipo tornado, 0 % de humidade, 45 graus de temperatura e um fogo completamente incontrolável.

Não brinquem com coisas sérias.

Isto foi um tragédia como aconteceu com tornados, cheias e etc.

Não existe nada a fazer. A não ser lamentar as perdas e fazer algo para mitigar a dor dessas pessoas.

Parabéns aos bombeiros!

Esses sim são dignos de estátuas do tamanho do ESP!!
todos os anos a mesma coisa. É o tempo é isto é aquilo.....



depois temos estas pérolas:
Governo disponibiliza 18 milhões de euros para eucaliptos
http://archive.is/eS8xP#selection-411.0-411.57
http://observador.pt/2017/01/16/governo-disponibiliza-18-milhoes-de-euros-para-melhorar-produtividade-na-plantacao-de-eucalipto/

deste ano... excelente planeamento. ou o caso do sistema de comunicação, ou bombeiros e proteçao civil mal preparados....

Ou policias a indicar caminhos que acaba por matar e ferir uma data de gente....
http://www.cmjornal.pt/multimedia/videos/detalhe/vi-a-minha-morte-conta-sobrevivente-de-carro-em-chamas-em-pedrogao-grande?ref=Portugal_BlocoTopoPagina



Mas existe sempre desculpa.







Todos os anos as mesmas desculpas, todos os anos "pro ano é que é" ou "este ano estamos preparados"


depois é incendios atrás de incendios.

planeamento e prevençao? para que.....



para nao falar disto:
Administração Interna
Helicópteros Kamov avariados só estão prontos depois do verão
http://www.jn.pt/nacional/interior/helicopteros-kamov-avariados-so-estao-prontos-depois-do-verao-8483338.html


 

kal-el

Tribuna Presidencial
12 Agosto 2006
8,134
136
42
Porto, 1982
O nosso país é todo muito cosmopolita, é tudo boa imagem na fotografia para Paris, Berlim, Londres, Milão, etc..., e depois deixa as nossas aldeias e interior ao abandono.

Infelizmente sei bem o que significa o terror dos incêndios... muitas das coisas que se perderam serão recuperadas, aquilo é malta forte que num instante usará as cinzas para o verde nascer mais forte e espera-se que também mais ordenado...

62 vidas é que já não serão recuperadas, perderam-se para sempre e isso dói e revolta.

Isto dito num espaço de futebol fica um bocadinho hipócrita mas:

- revolta viver num país que é uma potencia mundial do futebol, com um investimento louco há pouco tempo em estádios de futebol, mas que depois trai o seu povo que morre desta maneira quase às centenas de uma só vez, ou porque as pontes caiem, ou porque simplesmente ninguém teve o bom-senso de cortar uma estrada...
 

Philipp

Tribuna Presidencial
25 Janeiro 2015
29,254
3,125
Conquistas
1
  • José Mourinho
O incêndio era impossível evitar. O que poderia acontecer era ter sido contido mas para isso era preciso que os meios para o combater estivessem lá. Mas está tudo em Lisboa, como sempre.
 

Regod

Tribuna Presidencial
21 Março 2015
17,528
4,872
Conquistas
2
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
kal-el disse:
O nosso país é todo muito cosmopolita, é tudo boa imagem na fotografia para Paris, Berlim, Londres, Milão, etc..., e depois deixamos as nossas aldeias e interior ao abandono.

Infelizmente sei bem o que significa o terror dos incêndios... muitas das coisas que se perderam serão recuperadas, aquilo é malta forte que num instante usará as cinzas para o verde nascer mais forte e espera-se que também mais ordenado...

62 vidas é que já não serão recuperadas, perderam-se para sempre e isso dói e revolta.

Isto dito num espaço de futebol fica um bocadinho hipócrita mas:

- revolta viver num país que é uma potencia mundial do futebol, com um investimento louco há pouco tempo em estádios de futebol, mas que depois trai o seu povo que morre desta maneira quase às centenas de uma só vez, ou porque as pontes caiem, ou porque simplesmente ninguém teve o bom-senso de cortar uma estrada...
O problema é que na terra queimada vao nascer mais eucaliptos e daqui a uns anos teremos mais incendios destes.

Temos um poder centralista, incompetente, altamente corrupto. E assim vai continuar até um enorme catástofre... Até lá? nada, para o ano vai estar tudo igual, nao vai ser ali, vai ser ao lado, no algarve, no norte, etc... E as desculpas serão as mesmas. Dir-se-á tudo o que foi dito este ano e nada se vai fazer para mudar.

É o Portugal que temos e que queremos.
 

slowboy

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
14,506
3,916
Conquistas
1
  • José Maria Pedroto
Uma tragédia... espero que isto tudo leve a uma reforma de como olhamos para as florestas, da prevenção (da propagação também) e do combate de incêndios.

Há muito trabalho para fazer e muitas das medidas a adoptar até são mais ou menos consensuais.

Não consigo perceber como é sempre a mesma coisa todos os anos e nada muda.