Actualidade Nacional

bluemonday

Tribuna
4 Maio 2024
3,673
4,917
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • José Maria Pedroto
Quando se defendia que tudo havia sido clarificado, eis que Montenegro, interpelado pela Autoridade para a Transparência, lá se vê forçado a revelar o que mantinha escondido. Novamente o mesmo padrão: reter, reter e reter informação até ao limite do possível (até que alguma entidade questiona o primeiro-ministro ou este se vê confrontado com obrigações legais). Era evidente que a identificação de todos os clientes da Spinumviva, e não apenas dos regulares, constituía informação de relevo. O que se sabe agora? Dois dos clientes de Montenegro conseguiram dos mais proveitosos contratos com o Estado durante o seu governo ( Dois clientes da Spinumviva ganharam mais de 90 milhões em contratos com o Estado durante o Governo de Montenegro - CNN Portugal ). Relativamente a um terceiro, o primeiro-ministro compareceu na inauguração de um hotel ( Montenegro participou em inauguração de hotel de um dos clientes da Spinumviva após tomar posse - SIC Notícias ), embora papagueie que a sua acção política nada tem que ver com a sua "vida empresarial".

O passado e o presente de Montenegro deixam cada vez mais dúvidas acerca da personagem. Já vimos este filme em algum lado, o de um primeiro-ministro mergulhado em casos e suspeitas, suportado por um partido que então fazia pontaria à comunicação social e não ousava questionar o seu líder.

Pobre país este, cuja classe política é profundamente medíocre. Pequena política, sonsices, manhas, truques de comunicação e uma falta de estatura constrangedora. Olha-se para os principais candidatos a primeiro-ministro, para os principais candidatos a presidente da República... conclui-se que os cargos em muito ultrapassam os pretendentes.
Comparar Montenegro com Sócrates é a tirada do ano.

LM não é ético, mas não recai sobre ele qualquer suspeita de crime; já Sócrates é inegavelmente um criminoso, que lesou imenso o Estado português e, por conseguinte, os portugueses.

Aquilo que sabemos de Montenegro é que pode ser um avençado, o que é a meu ver é eticamente incompatível com o cargo de PM, porém não constitui por si uma afetação tão grave como os atos de Sócrates.

A lei é clara: ainda que tenha existido um conflito de interesses de Montenegro, tal não implica a demissão do cargo de PM.

Mustaine

Tribuna Presidencial
18 Junho 2007
13,346
3,965
Porto
Os ataques à comunicação social estão num nível que me deixa atordoado. O
O problema está em quem divulgou a lista e não no conteúdo... só faltam pedirem para investigar telemóveis e coise. Ah wait...
Isto faz-me lembrar aqueles benfiquistas bêbados que queriam prender o Rui Pinto e não os gajos que andavam a comprar "padres", missas, bruxarias, e casamentos às filhas dos administradores do clube.

wolfheart

Tribuna Presidencial
30 Novembro 2015
6,729
8,025
Bragança
Os ataques à comunicação social estão num nível que me deixa atordoado. O

Isto faz-me lembrar aqueles benfiquistas bêbados que queriam prender o Rui Pinto e não os gajos que andavam a comprar "padres", missas, bruxarias, e casamentos às filhas dos administradores do clube.
Ataques á comunicação social ? Tipo que dizermos que a bola, o Record, o expresso, a TVI , CNN Portugal, não são sérios é um ataque ?
Mas estás a falar de gente armada entrar nas redações, e interromper emissões e impressões ?
Ou estás a falar de gente que com um direito consagrado na constituição, o da liberdade de expressão achar que aqueles meios de comunicação são inverosímeis, parciais, indignos do juramento que fizeram ?
Daqui a nada estás a dizer que os portistas todos têm de ver os jogos todos na Benfica tv, ler a Bola, ver as análises dos lances na TVI.... Porque ???? estás a reproduzir aquilo que vem dos USA ??? É isso ?? Achas a CNN séria, a MSNBC seria e a FOX mentirosa ?
Orienta aí a malta sobre que ataque á imprensa é esse se puderes

bluemonday

Tribuna
4 Maio 2024
3,673
4,917
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • José Maria Pedroto
Acho engraçado quando se postam notícias dessas novas empresas clientes da Spinumviva, mas parece que não as abrem.

«A CNN Portugal fez uma análise extensiva aos contratos adjudicados às empresas reveladas na atualização feita por Luís Montenegro à Entidade da Transparência, descobrindo que, segundo o portal Base, três delas têm já uma longa relação com o setor público, enquanto outras duas têm apenas pequenas ligações. As outras duas - Rodáreas e Portugalenses Transportes - não aparecem.»

ITAU: 53 milhões de euros - 32 milhões na Santa Casa e 12 milhões na CP. Essa empresa já tinha celebrado contratos com a Santa Casa no total de 42 milhões de euros no tempo de António Costa; a relação com o Estado é antiga.

INETUM: 39 milhões de euros - 27 milhões no Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça. Essa empresa já tinha celebrado contratos com o IGFEJ no tempo de António Costa (21 milhões de euros), sem embargo de vários outros contratos. A relação com o Estado é, portanto, antiga.

Sogenave: 9 milhões de euros - 2 milhões na Segurança Social e o resto na Defesa Nacional (Marinha, Ministério da Defesa, etc.). Contratos mais valiosos que estes no tempo do governo Costa, nomeadamente na área da defesa; é uma relação antiga.

O resto das empresas celebrou contratos com valor despiciendo.

Os contratos dessas grandes empresas foram celebrados através de procedimentos de concurso público.

Alguém quer negar que o Expresso está a fazer uma campanha contra o governo, ainda que Montenegro possa não ser uma pessoa de confiança?

Ripas

Fodei-vos
6 Março 2019
22,232
40,455
Tenho vista para o Dragão.
Acho engraçado quando se postam notícias dessas novas empresas clientes da Spinumviva, mas parece que não as abrem.

«A CNN Portugal fez uma análise extensiva aos contratos adjudicados às empresas reveladas na atualização feita por Luís Montenegro à Entidade da Transparência, descobrindo que, segundo o portal Base, três delas têm já uma longa relação com o setor público, enquanto outras duas têm apenas pequenas ligações. As outras duas - Rodáreas e Portugalenses Transportes - não aparecem.»

ITAU: 53 milhões de euros - 32 milhões na Santa Casa e 12 milhões na CP. Essa empresa já tinha celebrado contratos com a Santa Casa no total de 42 milhões de euros no tempo de António Costa; a relação com o Estado é antiga.

INETUM: 39 milhões de euros - 27 milhões no Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça. Essa empresa já tinha celebrado contratos com o IGFEJ no tempo de António Costa (21 milhões de euros), sem embargo de vários outros contratos. A relação com o Estado é, portanto, antiga.

Sogenave: 9 milhões de euros - 2 milhões na Segurança Social e o resto na Defesa Nacional (Marinha, Ministério da Defesa, etc.). Contratos mais valiosos que estes no tempo do governo Costa, nomeadamente na área da defesa; é uma relação antiga.

Os contratos dessas grandes empresas foram celebrados através de procedimentos de concurso público.

Alguém quer negar que o Expresso está a fazer uma campanha contra o governo, ainda que Montenegro possa não ser uma pessoa de confiança?
Fosse só o Expresso.. Público e Correio da Manhã também salivam por sangue como se não houvesse amanhã

31 Julho 2024
3,931
6,281
Fosse só o Expresso.. Público e Correio da Manhã também salivam por sangue como se não houvesse amanhã

As sondagens devem estar muito más para o ps.

bluemonday

Tribuna
4 Maio 2024
3,673
4,917
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • José Maria Pedroto
O Público tem de ser o contraponto do Observador. Não os julgo.

O CM é incrivelmente coerente, nem posso queixar: é igual para o Sócrates, para o Costa ou para o Montenegro.

Agora, o Expresso? Esse lixo? Com supostos jornalistas, que em abono da verdade são ativistas (David Dinis, Liliana Valente, Paulo Baldaia, etc.)? Quero que esse pasquim vá à falência.

• Like
Reações: Edgar Siska

bluemonday

Tribuna
4 Maio 2024
3,673
4,917
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • José Maria Pedroto
As sondagens devem estar muito más para o ps.
Nem por acaso:

Tracking Poll: AD à frente do PS sem empate técnico e à espreita de maioria com a IL

Numa sondagem que começou a 28 de abril e terminou a 1 de maio, o impacto do apagão sentido em Portugal é já total, mas o Governo não parece sofrer com isso.

De acordo com os dados, e com a distribuição de indecisos já realizada, a AD obteve 34% das respostas, enquanto o PS não vai além dos 27,5%.

Contas feitas, e com uma margem de erro não superior a 3,51, a AD não terá nunca menos de 30,7%, enquanto o PS nunca conseguirá ir além dos 30,6%. Afasta-se, portanto, e ainda que apenas por uma décima, o empate técnico.

Aliando isso a um bom resultado da Iniciativa Liberal, que sobe dos 4,94% obtidos em 2024 para 7,8%, o que abre um cenário de possível maioria absoluta em caso de entendimento à direita com a AD.

Ripas

Fodei-vos
6 Março 2019
22,232
40,455
O Público tem de ser o contraponto do Observador. Não os julgo.

O CM é incrivelmente coerente, nem posso queixar: é igual para o Sócrates, para o Costa ou para o Montenegro.

Agora, o Expresso? Esse lixo? Com supostos jornalistas, que em abono da verdade são ativistas (David Dinis, Liliana Valente, Paulo Baldaia, etc.)? Quero que esse pasquim vá à falência.
Não tarda a ir..

• Like
Reações: Presidente

bluemonday

Tribuna
4 Maio 2024
3,673
4,917
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • José Maria Pedroto
Eu não sei que tipo de promessas o PNS andou a fazer à comunicação social se formar governo. É que esta ânsia por sangue tão gigante.. É Expresso, Público, Correio da Manhã, Now, SICN, CNN.. A ver se daqui a uns largos dias não há suicídios naquelas redações
Não consigo criticar o CM. É coerente. A TVI/CNN, embora tenha as suas Anabela Neves e Margarida Davim, não me parece muito má.

O lixo é mesmo a SIC / Expresso e o JN (diretor que foi apanhado em escutas a combinar notícias favoráveis para o Costa e o Eduardo Vítor). Se bem que, verdade seja dita, o JN tem qualidade nas notícias de âmbito regional (principalmente aqui do Norte).

• Like
Reações: Edgar Siska

wolfheart

Tribuna Presidencial
30 Novembro 2015
6,729
8,025
Bragança
A malta do " inenarrável ataque á CS" das duas uma, ou andavam distraídos no ataque de um governo maioritário PS, fez ao CM e á Manuela Moura Guedes ...ou então eram novos...ou tansos, ou burros, que Pensam que partidos de esquerda não tentam controlar os media.
Podem ainda ser mal intencionados.
Toparam que vão perder as eleições em toda a linha..
Ainda há outra hipótese remota mas possível: ouviram que as liberdades nos USA estão a ser restringidas e querem, por osmose trazer essa realidade para cá .... Da pena ...beijinhos

Cheue

‎ ‎ ‎ ‎
12 Maio 2016
28,240
45,011
Conquistas
7
109
Eu não sei que tipo de promessas o PNS andou a fazer à comunicação social se formar governo. É que esta ânsia por sangue tão gigante.. É Expresso, Público, Correio da Manhã, Now, SICN, CNN.. A ver se daqui a uns largos dias não há suicídios naquelas redações
manter e alargar isto

.

Ripas

Fodei-vos
6 Março 2019
22,232
40,455
Não consigo criticar o CM. É coerente. A TVI/CNN, embora tenha as suas Anabela Neves e Margarida Davim, não me parece muito má.

O lixo é mesmo a SIC / Expresso e o JN (diretor que foi apanhado em escutas a combinar notícias favoráveis para o Costa e o Eduardo Vítor). Se bem que, verdade seja dita, o JN tem qualidade nas notícias de âmbito regional (principalmente aqui do Norte).
O grupo do Balsemão está a dar tudo por tudo, sim, esses vão na dianteira. Só lhes falta chamar filho da puta ao Montenegro

bluemonday

Tribuna
4 Maio 2024
3,673
4,917
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • José Maria Pedroto
manter e alargar isto

.
Pois, tentaram comprar a comunicação social. Não são anjinhos. Apenas não conseguiram (talvez a TVI tenha ficado mais mansa, vá).

Lembro-me que na altura veio o Balsemão filho dizer que o apoio era insuficiente lol.

Atenção que esse apoio é manifestamente diferente do apoio do governo Costa. Esses 55 milhões seriam para 30 medidas, as mais custosas no âmbito da contratação de jornalistas. O Costa deu 15 milhões diretamente, 3.5 milhões só para o Grupo Impresa.

Ripas

Fodei-vos
6 Março 2019
22,232
40,455
manter e alargar isto

.
O PNS deve ter prometido a essa gente alargar isso por muito, mas mesmo MUITO. Mas ei, certa cs que continue a rosnar e a espumar muito por mais duas semanas. Depois não chorem se correr mal

J

J | [Ka!s3r^].

Tribuna Presidencial
7 Abril 2012
8,534
10,444
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
@jamesrodriguez2011 ,

problema? Reduzir a exigência sobre os representantes da coisa pública a questões legais é, já de si, um grave problema. Com Montenegro, atirou-se pela janela quaisquer considerações éticas e morais, pois nesses campos não há defesa possível, restando-nos unicamente isso: o derradeiro argumento da legalidade e o não melhor argumento do todos são iguais. Mas Montenegro é primeiro-ministro, por muito que outros incorram também em contextos ardilosos, e merece especial atenção em virtude disso. A sua presença no cargo desprestigia a instituição, não há outra forma de o colocar.

Como defender alguém que se recusou obstinadamente a prestar contas aos eleitores? O que tem a esconder quem exerce um dos cargos mais importantes da nação? Tudo o que divulgou fê-lo a contragosto e/ou forçado por órgãos capacitados para o escrutínio. Divulga a primeira fornada de clientes sob pressão, após resistência inicial; identifica o segundo lote de clientes no fim do prazo concedido pela Entidade para a Transparência, novamente a contragosto. Torna-se pública a difícil posição do primeiro-ministro e do governo relativamente à Solverde, cujo problema, para todos os efeitos, mantém-se: a da futura concessão em concurso público. Sabe-se agora que outros clientes têm relações com o Estado e conseguiram avultados encaixes neste curto período de governo do primeiro-ministro. Primeiro-ministro que marca presença na abertura de uma unidade hoteleira de um outro cliente. A sua presença no evento, por si só, representa um importante capital mediático e tem valor económico, não há como negá-lo.

... a empresa, passou-a os filhos, mantendo-a na esfera da família. Não se desfez dela, não suspendeu a sua actividade, não cedeu o seu controlo... para todos os efeitos, a Spinumviva é a empresa dos filhos do primeiro-ministro. Qualquer potencial cliente sabe-o. Um dos tais clientes pontuais, a gasolineira, proporcionou a Montenegro o maior encaixe financeiro de 2022, ano da campanha interna pela liderança do PSD. O filho do dono da gasolineira é candidato à Câmara de Braga e foi mandatário de Montenegro. A esposa desse filho foi contratada pela Spinumviva. ... contas bancárias? Titular de várias, Montenegro manteve-as com quantias inferiores às obrigações declarativas. ... obras no duplex? Depois das dúvidas acerca do cumprimento das obrigações de informação, os fiscais camarários deslocam-se apressadamente ao local e o próprio presidente da Câmara apressa-se a atestar a regularidade da situação.

Dir-me-ão que tudo isto é legal. Sim... mas é mesmo isso o que se tem a dizer perante este tipo de coisas? Não serão muitas dúvidas e situações estranhas? Ou são muitas infelicidades, ou muitas coincidências, ou um determinado padrão de comportamento, ... parece-me francamente estranho. Os sinais estão todos lá, para quem quiser ver.

Claro que é relevante. Mais não seja porque arrastou o país para o que se vive hoje.

Última edição:

Cheue

‎ ‎ ‎ ‎
12 Maio 2016
28,240
45,011
Conquistas
7
109
A malta do " inenarrável ataque á CS" das duas uma, ou andavam distraídos no ataque de um governo maioritário PS, fez ao CM e á Manuela Moura Guedes ...ou então eram novos...ou tansos, ou burros, que Pensam que partidos de esquerda não tentam controlar os media.
Podem ainda ser mal intencionados.
Toparam que vão perder as eleições em toda a linha..
Ainda há outra hipótese remota mas possível: ouviram que as liberdades nos USA estão a ser restringidas e querem, por osmose trazer essa realidade para cá .... Da pena ...beijinhos
ah pronto essa é que é a opinião isenta...
esse 'partidos' no plural é mais para PS e PSD e não para outros partidos pequenos...

não consigo perceber o que é mudou exactamente na CS em relação ao tratamento que dão ao governo...

há caso, falam do caso até à exaustão, qual é a novidade? é exactamente a mesma merda.

as notícias das urgências e disto e daquilo e de ser tudo uma desgraça são iguais...
...o que mudou foi o grupo de pessoas que fica chateado com esses "ataques" ao governo...

Cheue

‎ ‎ ‎ ‎
12 Maio 2016
28,240
45,011
Conquistas
7
109
O PNS deve ter prometido a essa gente alargar isso por muito, mas mesmo MUITO. Mas ei, certa cs que continue a rosnar e a espumar muito por mais duas semanas. Depois não chorem se correr mal
se estão a rosnar é porque o 1o ministro quis que se continuasse a falar disso quando podia ter acabado com o assunto rapidamente.