André Silva tem qualidades evidentemente mas tem me desapontado profundamente e desde já digo que posso estar a ser injusto uma vez que nunca sabemos se ele faz X ou Y em campo por ordens da equipa técnica ou por serem decisões por ele tomadas e todo o meu comentário será com base no pressuposto que são decisões do jogador e a evolução do seu futebol.
Um dos factos que posso realçar desde já é que a actual situação de avançados do porto e a falta de opções em muito está ligada a uma vontade quase desesperante dos portistas terem algum símbolo do clube que venha das camadas jovens (eu efectivamente gostava mas não tenho o mesmo sentimento desesperante de ser alguem das camadas jovens) e aqui notou-se pois após alguns jogos pela equipa principal por parte do André Silva criou-se um sentimento que ele era o tão esperado D.Sebastião e por isso uma onda de opiniões que o porto não deveria reforçar a equipa mais avançada de forma conveniente pois eram contratações para "queimar" o miudo e ele teria que ser o titular indiscutivel da equipa e dar-lhe tempo, agora o André Silva tem que viver com a responsabilidade que lhe imputaram para de certa forma pararmos de uma vez por todas de dizer que o jogador A ou B não singrou pq nao teve muitos jogos nas pernas quando mais tarde percebemos que 90% desses jogadores não fizeram mais nada no resto da carreira.
Quanto ao jogo propriamente dito por parte do André Silva o que me tem mais desiludido é era a simplicidade de jogo que ele apresentava...o André silva do ano passado e por ser o miúdo das camadas jovens era obviamente tímido na maneira de jogar, ou seja, raçudo sim na luta das bolas mas ao mesmo tempo "tímido" com os colegas que o levava a ter um jogo extremamente simples e inteligente. Este ano vê se outro André, este ano dado o seu novo estatuto ele já não larga a bola da mesma maneira, tenta desesperadamente ter bola no pé, chegando mesmo a deslocar-se para a linha lateral para o conseguir e a meu ver está a gastar energias ou mesmo a fazer jogadas que nada ajudam ao movimento ofensivo da equipa....isto para não falar da nova vertente "dribladora" do miúdo quando efectivamente esse não é o seu forte.
André Silva tem físico mas ele tem que ser inteligente e gerir da melhor maneira...é a principal referencia da equipa na frente de ataque, vai disputar as bolas normalmente com 2 ou 3 jogadores da defesa adversária por isso tem que estar apto no momento em que é chamado coisa que não tem acontecido devido a sua loucura de pressionar sem qualquer objectividade e constantes corridas para a linha lateral....ele joga numa equipa 4-3-3 ele tem que guardar as forças para o momento de explosão, aquele momento que ele tem ganhar posição sobre os centrais ou mesmo finalizar da melhor maneira...e para finalizar da melhor maneira ou ganhar posição tem que ter frescura fisica / mental coisa que se tem visto que não tem tido e por esse mesmo factor é que não tem sido eficaz, simplesmente não tem forças no ultimo momento da jogada.
É um bom miúdo mas acho que tanto ele como a equipa não estao a ser inteligentes...devia aprender algo com aquele jogador tuga que ganha bolas de ouro e que muitos criticam de não correr muito durante o jogo mas no momento em que os extremos e os médios o solicitam ele explode mete os defesas às aranhas xD.
Pelo menos é ideia que eu tenho relativamente ao André silva sempre que vou ao estadio e o vejo a jogar...em alvalade foi o expoente maximo disso em que olhando para o relvado dava para perceber que os medios/extremos até tinham feito boas aberturas e este arrancava na frente mas os centrais do sporting conseguiam sempre o alcançar e com um simples encosto tiravam no logo a oportunidade dele para finalizar da melhor maneira...e isto tudo tem a ver com as corridas "tolas" que ele faz sem qualquer objectivade nos minutos anteriores que lhe tira o poder de explosão para quando efectivamente é necessário. Já o lance em que contra o tondela não passa ao Adrian simplesmente foi mais um exemplo de finalização com remate fraco e não colocado devido a chegar ao ultimo momento do lance a utilizar as ultimas energias e como tal nem tem possibilidades de rematar conveniente ou pensar que tem um colega ao seu lado....
Espero que ele aprenda pois apesar de o porto andar a jogar um futebol deprimente ele não tem aproveitado algumas das oportunidades e a principal razão no meu entender prende-se aos factores anteriormente referidos. Gerir melhor o esforço, definir o seu trabalho e a sua função como PL e jogar simples, ganhar a bola na raça, passar e procurar finalizar simplesmente isso