As nossas séries e filmes preferidos

Antoine Doinel

Arquibancada
19 Maio 2020
214
746
Another seconded.
Milos Forman é um dos realizadores favoritos do Mike Leigh, e é possível ver aqui alguma influência...
Era um dos favoritos em Cannes quando o Maio de 68 boicotou o festival. É um dos filmes mais new wave - talvez o último - do Milos Forman.
Cast totalmente composto de atores amadores ou semi-amadores - método que abandonou, ao contrário de, por exemplo, Kiarostami.
Quando vi este filme fi-lo antes de ver o Loves of a Blonde, que não é a ordem mais adequada tendo em conta que este último lança a premissa do primeiro. Tenho que rever na ordem mais lógica.
 

Antoine Doinel

Arquibancada
19 Maio 2020
214
746
Por ter falado em Mike Leigh, há 2 semanas vi o filme que me faltava da obra dele - o Peterloo. O sentido e rigor históricos do filme (que é bastante mais "épico" que o standard M Leigh) são insuperavelmente apurados, às vezes ao ponto de exaustação (sobretudo no início do filme). O último ato do filme faz com que aquela carga de dialética política e anacrónica (que parece um bocadinho repetitiva e exagerada) faça todo o sentido.

Não estará entre os meus filmes preferidos dele, e não sei como é que o método dele de construção do guião (que é uma colaboração entre todos os atores) funcionou aqui. Mas prova que ele não sabe fazer um filme mau, nem medíocre, nem tépido.

O meu top 5 - neste momento (muda sempre que revejo filmes) - do Mike Leigh:
1. Topsy-Turvy
2. Mr. Turner
3. Secrets & Lies
4. Life is sweet
5. Naked
 
  • Like
Reações: MiguelDeco

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,593
25,426
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Another seconded.
Milos Forman é um dos realizadores favoritos do Mike Leigh, e é possível ver aqui alguma influência...
Agora é sobretudo um filme cómico - na altura era mais político que cómico.
Eu diria que o mais impressionante acaba por ser a atualidade do filme. Basicamente vemos a mesma forma de desorganização corrupção e uma espécie de cultura do incentivo da incompetência que parece que perdurará para sempre. E sim, na altura, era mais uma crítica violenta ao sistema comunista, mesmo que disfarçada de comédia. Tanto que acaba por ser o filme que dita (julgo não estar errado a dizer isto) a sua mudança posterior para os U.S.A.
 
  • Like
Reações: Antoine Doinel

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,593
25,426
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Esse filme foi escolhido por Kubrick como um dos seus filmes favoritos. Está tudo dito. Muito bom.
Não sabia dessa curiosidade. Vi-o porque me foi sugerido em duas das páginas de onde consigo sacar filmes antigos com relativa qualidade.
E gostei imenso..
 

RXavier10

Tribuna Presidencial
25 Maio 2013
13,143
4,995
Acabei de ver Ozark hoje.

Pá, estava a curtir bastante a personagem do Ben. Um tipo directo e genuíno, apesar dos problemas que tinha. A sua morte foi a cena mais triste que vi 'no ecrã' nos últimos tempos. Acho que não pela morte em si, até porque era mais ou menos um dado adquirido depois do que ele fez, mas pela maneira como as coisas aconteceram.

O momento em que a Wendy percebe que ele tinha de morrer, o abandono no restaurante, o momento em que ele percebe o que vai acontecer... E a música, muito bem metida. Muito triste. Tenho lido elogios ao actor e também acho que fez um bom papel.
 

Neo

Tribuna Presidencial
8 Abril 2016
7,060
3,337
Estou a ver a 2ª temporada de "Kingdom", uma série sul-coreana. As séries sul-coreanas estão a bombar !
 
  • Like
Reações: Tails

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,593
25,426
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Os gajos que estão a escrever esta nova temporada da Billions ou não são os mesmos ou então deviam ser presos..

Parece que foram igualmente afetados pelo vírus Suits.. Como é possível darem cabo de uma série tornando-se num constante fluxo de referências a filmes e porcarias similares e cagar para a riqueza da narrativa e da construção da dimensão das personagens tornando tudo numa espécie de novela..

Pqp...
 
  • Like
Reações: dragao86

Ripas

Fodei-vos
6 Março 2019
20,840
35,783
Tenho vista para o Dragão.
Os gajos que estão a escrever esta nova temporada da Billions ou não são os mesmos ou então deviam ser presos..

Parece que foram igualmente afetados pelo vírus Suits.. Como é possível darem cabo de uma série tornando-se num constante fluxo de referências a filmes e porcarias similares e cagar para a riqueza da narrativa e da construção da dimensão das personagens tornando tudo numa espécie de novela..

Pqp...
Há que lucrar billions.
 
  • Like
Reações: MiguelDeco