Covid-19

Pavão

Tribuna Presidencial
25 Maio 2014
5,216
9,273
Conquistas
7
44
  • Novembro/21
  • João Pinto
  • Jorge Costa
  • Paulinho Santos
Há aqui gente que das duas uma, ou tem uma desonestidade intelectual gritante ou tem uma agenda...

Confesso que não entendo... mas continuarei apenas a ler e a não comentar
 

Pavão

Tribuna Presidencial
25 Maio 2014
5,216
9,273
Conquistas
7
44
  • Novembro/21
  • João Pinto
  • Jorge Costa
  • Paulinho Santos
Branco disse:
Se existe aqui alguém completamente influenciado por ideologias politicas não serei eu de certeza, o que eu sou é objectivo ao contrário de muita gente.

A co-responsabilidade geral desta crise é da China, se depois existem insuficiências locais de alguns dirigentes nos seus países, isso mesmo prejudica apenas os seus países, e nesse sentido não faz sentido uma obsessão pelos mesmos, ainda por cima enquanto existem em outros países situações piores mas que curiosamente não parecem suscitar tanta revolta.

A única conclusão que eu tiro quando leio isso, é a de que existe uma obsessão com algumas personagens por questões ideológicas, porque senão eu estaria aqui constantemente a ler gente a insultar os governos de centro esquerda da Itália e da Espanha.

Comparar a responsabilidade desta crise e colocar ao mesmo nível gente como o Trump e governo chinês é objectivamente desonestidade intelectual, que achem que ele é um palhaço e que poderia ter feito melhor no país dele ainda percebo, que me venham dizer que existe algo de excepcional que ele tenha feito no seu país quando vamos vendo o que se passa em alguns paises europeus, por amor de Deus, e ainda mais grave será se enquanto responsabilizam-no de algo forma por isto insistem em desresponsabilizar a China.

Há muita gente que se questiona como pode um anormal daqueles ter tanta gente do lado dele, se calhar vocês estão a responder a isso sem se dar conta, muita gente vive num mundo de faz de conta por manias e ideologias pessoais.
Amigo Branco,  é por essas e outras que este tópico resvala constantemente em offtopic...

Não percas tempo...

Voltando ao tópico,  aqui na zona da feira o que posso testemunhar é que em muitos sítios,  nem parece que há qualquer pandemia,  tal é a afluência de pessoas na rua e de carros
 

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
15,801
5,903
45
Lisboa
Pavão disse:
Há aqui gente que das duas uma, ou tem uma desonestidade intelectual gritante ou tem uma agenda...

Confesso que não entendo... mas continuarei apenas a ler e a não comentar
Presumo que fosse para mim? Não tenho estado a ofender ninguém era porreiro fazeres o mesmo. Principalmente se não queres participar na conversa.

Ver uma série de pontos que não são de todo descabidos expostos à tua frente, não comentares nenhum e acusares os outros de terem uma agenda é fantástico.

Não queres ou não sabes, então não faz sentido mandares bocas injustificadas.
 

Pavão

Tribuna Presidencial
25 Maio 2014
5,216
9,273
Conquistas
7
44
  • Novembro/21
  • João Pinto
  • Jorge Costa
  • Paulinho Santos
Vlk disse:
Presumo que fosse para mim? Não tenho estado a ofender ninguém era porreiro fazeres o mesmo. Principalmente se não queres participar na conversa.

Ver uma série de pontos que não são de todo descabidos expostos à tua frente, não comentares nenhum e acusares os outros de terem uma agenda é fantástico.

Não queres ou não sabes, então não faz sentido mandares bocas injustificadas.
Não me tendo referido a ninguém,  enfiaste muito depressa a carapuça,  o que só demonstra que tenho razão no que digo.

Mas não irei estar a debater dogmas com gente que perante os factos os debate até à exaustão como se fossem adidos diplomáticos da grande e maravilhosa República popular da China...

O @Branco disse tudo no post mais atrás.  Da esquerda à direita há pessoas que defendem de tudo (quem sou eu para censurar quanto até há gente a defender o André Ventura neste fórum).

Para mim é mais importante perceber se efectivamente em Portugal estamos a conseguir abrandar o ritmo da infeção ou se nos estamos a iludir com semanticas e estatisticas enviezadas e se pagaremos esse preço.

As imagens que vi hoje do sul de Itália fazem me lembrar o que tenho visto em Santa Maria da Feira, onde vejo demasiada gente na rua, a conviver, como se nada fosse.  De resto não me vou perder a debater ideologias políticas.

Factos:
1 - o surto começou na China
2 - a China não foi transparente em todo o processo
3 - o mundo como o conhecíamos está fodido

 

Ric_Sousa

Bancada central
9 Março 2012
1,511
66
39
Oliveira de Azeméis
JDdRP disse:
1) Sabes o que é um plano de contingência? Podes desenhar-me um em que a regra básica (isto é, distanciamento social) seja cumprida no futebol? Sabes que as empresas têm que ter um? Sabes que em todos eles é exigido o distanciamento social ou, quando não é possível, o uso de EPI? Sabes o que são EPIs? Então sugeres que os jogadores joguem com eles?

2) As pessoas que saem para ir trabalhar? Sabes que são exceções? Sabes que têm de cumprir regras? Sabes porque podem sair para ir trabalhar? Sabes que os sítios para onde têm de ir trabalhar têm de ter planos de contingência? Sabes o que é um plano de contingência? Sabes como fazer um em que o distanciamento social seja cumprido num jogo de futebol? A ideia é ter quem em quarentena? Só os jogadores? E os treinadores? E os tratadores de relva? E os árbitros? E os dirigentes? Os cozinheiros? Todos, de todas as equipas num mesmo hotel? Ou em hotéis diferentes? E aqueles que têm de fazer viagens de avião (por exemplo, Marítimo, Santa Clara, Nacional...)? Sabes se realmente as pessoas vão ficar imunes? Sabes que há várias estirpes de um vírus? Se, eventualmente, as pessoas ficarem imunes, sabes por quanto tempo? Quando pode vir um segunda onda do surto? Se vier a meio da competição, o que se faz com isso?

3... ou o primeiro 3) Os atletas de JO estão mais protegidos que os jogadores de futebol? É uma piada? Sabes quantos, mesmo com apoios, têm de pôr dinheiro do seu bolso para continuar a treinar? Se o ténis é mais pacífico que o futebol, então porque é que foi cancelado? É gente que não percebe nada disto e que cancelaram porque o que é bom é estar em casa? Os festivais de verão, também não podiam ser transmitidos na televisão? O que impedia que se realizassem sem público? E os cantores, como vão colocar comida na sua mesa? Não são ambos espetáculos?

4... ou segundo 3) Podes explicar-me como é que uma empresa pode "conseguir dar condições de segurança aos trabalhadores", sem que um plano de contingência contenha regras como distanciamento social? Sabes o que é um plano de contingência?

5) Clubes tipo quais? O Manchester City, o Barcelona, o Real Madrid? Aqueles que andavam a pagar e a fazer transferências de milhões de euros só comparáveis ao que um médico e um enfermeiro recebe? A que pessoas te referes que se estavam a "marimbar para os velhotes esquecidos nos lares que morriam por gripes, infecções, outras questões indirectamente ligadas ao abandono dos mais próximos... e agora cada morte é uma indignação"? Estás a referir-te a Jair Messias Bolsonaro? A Donald Trump? A Dan Patrick?
lol
1- sei que as empresas têm planos de contingência. Tal como os clubes de futebol. Suspeito que o que estamos a discutir é precisamente o plano de contingência do futebol...
2- vide ponto 1 (à falta de argumentos a repetição dos mesmos não resulta)
2.1- (o que não está descrito do ponto 1):
- Sim são todos testados e todos de quarentena. Cada clube no respectivo hotel (infelizmente o que não falta agora é lugares vagos)
- os que têm de fazer viagens de avião... fazem. Pelo menos 1X - pois não é necessariamente para jogar tudo o que resta em todos os estádios dos clubes, mas possivelmente em alguns terrenos neutros, mais aproximados
- supostamente as pessoas ficam imunes 6 meses. É isso que a ciência está a apontar, e é para isso que vai trabalhar a Itália em termos de imunidade social. Isto à luz do dia 4 de Abril. Se por exemplo no dia 4 de junho as indicações forem outras... vou-te contar um segredo - OS PLANOS PODEM SER MUDADOS! - (onde é que eu já li isto)
- se o estado da pandemia piorar por exemplo em julho... vou-te contar outro segredo - A COMPETIÇÃO PODE SER SUSPENSA - algo que acontece desde há umas semanas

3- lol (este então é um chorrilho de disparates):
- NAO, os atletas olímpicos não estão mais protegidos que os do futebol. O que são é menos afectados com o ADIAMENTO do evento, pois não é isso que os vai pôr no desemprego. Quanto muito será a sua outra profissão (que muitos têm)
- O ténis cancelou porque a entidade empregadora assim o decidiu que era o melhor a fazer. E já agora, gostava da tua informação sobre se o cancelamento do ténis é total ou só andas a ler notícias que Wimbledon foi cancelado e assumiste como um todo?
A empresa ténis "fechou" porque o "patrão" achou melhor assim. A empresa "futebol" não quer fechar porque o "patrão" acha que não é a solução
Tal como há empresas que fazem exactamente o mesmo produto, em que umas continuam a trabalhar, outras fecharam em lay-off, outras fecharam e pagam o salário integral, outras fizeram despedimentos, outras vão entrar em insolvência. Cada um sabe de si... e tu parece que queres decidir pelos patrões de uma actividade.

- quando aos festivais... nem vale a pena escrever muito por motivos óbvios lol
- pela milésima vez... há actividades que são mais afectadas que outras. Tal como se vier por exemplo um ano de meteorologia extrema, também vão haver actividades que são mais afectadas que outras. O que se está a discutir é uma forma de minorar os estragos numa actividade económica. Se quiseres podemos tentar discutir formas de minorar
os estragos nos cantores e bailarinos...

4- se o plano de contingência da empresa futebol contemplar e controlar a duplicar outras regras que não sejam o distanciamento social... as quais estão a ser discutidas. Sendo que esse plano de contingência teria/terá o aval das DGS dos respectivos países. Mas pelos vistos também te queres imiscuir nos responsáveis da saúde, para além dos "patrões" do futebol.
Não sei se sabes mas a Ministra da Saúde francesa afirmou que o Tour de França ainda poderá ser realizado e sem público nas estradas. 200 marmanjos a andar 5.000km de bicicleta todos juntinhos entra na tua censura de distanciamento social?

5- argumento ao lado. Eu como não escrevo muito por aqui, é fácil de procurares: procura os meus posts neste tópico da semana passada sobre precisamente haver dinheiro a mais no futebol, os jogadores ganharem exorbitâncias, os clubes financiados externamente sabe-se lá de onde, etc.
Em relação à colagem política, agradeço mas não é por aí. Referia-me sim às opiniões de users deste fórum (não necessariamente tu)




 

Dexter2020

Tribuna Presidencial
21 Junho 2019
28,334
45,729
Conquistas
5
A minha esperança no fim desta pandemia, qualquer que seja a altura do seu fim, é que já existam pessoas inteligentes a tentar aprender com esta e a acumular informação para nos ajudar a enfrentar muito melhor a próxima, que, acreditem, será bem pior e mais mortífera do que esta.

Será a tal que fará colapsar de vez esta frágil, egoísta e gananciosa sociedade.
 
J

JDdRP

Guest
Ric_Sousa disse:
lol
1- sei que as empresas têm planos de contingência. Tal como os clubes de futebol. Suspeito que o que estamos a discutir é precisamente o plano de contingência do futebol...
2- vide ponto 1 (à falta de argumentos a repetição dos mesmos não resulta)
2.1- (o que não está descrito do ponto 1):
- Sim são todos testados e todos de quarentena. Cada clube no respectivo hotel (infelizmente o que não falta agora é lugares vagos)
- os que têm de fazer viagens de avião... fazem. Pelo menos 1X - pois não é necessariamente para jogar tudo o que resta em todos os estádios dos clubes, mas possivelmente em alguns terrenos neutros, mais aproximados
- supostamente as pessoas ficam imunes 6 meses. É isso que a ciência está a apontar, e é para isso que vai trabalhar a Itália em termos de imunidade social. Isto à luz do dia 4 de Abril. Se por exemplo no dia 4 de junho as indicações forem outras... vou-te contar um segredo - OS PLANOS PODEM SER MUDADOS! - (onde é que eu já li isto)
- se o estado da pandemia piorar por exemplo em julho... vou-te contar outro segredo - A COMPETIÇÃO PODE SER SUSPENSA - algo que acontece desde há umas semanas

3- lol (este então é um chorrilho de disparates):
- NAO, os atletas olímpicos não estão mais protegidos que os do futebol. O que são é menos afectados com o ADIAMENTO do evento, pois não é isso que os vai pôr no desemprego. Quanto muito será a sua outra profissão (que muitos têm)
- O ténis cancelou porque a entidade empregadora assim o decidiu que era o melhor a fazer. E já agora, gostava da tua informação sobre se o cancelamento do ténis é total ou só andas a ler notícias que Wimbledon foi cancelado e assumiste como um todo?
A empresa ténis "fechou" porque o "patrão" achou melhor assim. A empresa "futebol" não quer fechar porque o "patrão" acha que não é a solução
Tal como há empresas que fazem exactamente o mesmo produto, em que umas continuam a trabalhar, outras fecharam em lay-off, outras fecharam e pagam o salário integral, outras fizeram despedimentos, outras vão entrar em insolvência. Cada um sabe de si... e tu parece que queres decidir pelos patrões de uma actividade.

- quando aos festivais... nem vale a pena escrever muito por motivos óbvios lol
- pela milésima vez... há actividades que são mais afectadas que outras. Tal como se vier por exemplo um ano de meteorologia extrema, também vão haver actividades que são mais afectadas que outras. O que se está a discutir é uma forma de minorar os estragos numa actividade económica. Se quiseres podemos tentar discutir formas de minorar
os estragos nos cantores e bailarinos...

4- se o plano de contingência da empresa futebol contemplar e controlar a duplicar outras regras que não sejam o distanciamento social... as quais estão a ser discutidas. Sendo que esse plano de contingência teria/terá o aval das DGS dos respectivos países. Mas pelos vistos também te queres imiscuir nos responsáveis da saúde, para além dos "patrões" do futebol.
Não sei se sabes mas a Ministra da Saúde francesa afirmou que o Tour de França ainda poderá ser realizado e sem público nas estradas. 200 marmanjos a andar 5.000km de bicicleta todos juntinhos entra na tua censura de distanciamento social?

5- argumento ao lado. Eu como não escrevo muito por aqui, é fácil de procurares: procura os meus posts neste tópico da semana passada sobre precisamente haver dinheiro a mais no futebol, os jogadores ganharem exorbitâncias, os clubes financiados externamente sabe-se lá de onde, etc.
Em relação à colagem política, agradeço mas não é por aí. Referia-me sim às opiniões de users deste fórum (não necessariamente tu)
Havia tantas mais perguntas para te fazer, para nos continuares a elucidar a todos, mas será que vale a pena? Alguém que só numa mensagem e num momento em que quase 1 milhão e 200 mil pessoas estão infetadas e mais de 60 mil já morreram com covid-19, é capaz de "rir à gargalhada" por pelo menos três vezes? Deixa lá. Se calhar, vou antes redirecionar a minha energia para o meu trabalho de investigação em saúde, para que pessoas como tu possam continuar a rir-se...
 

Jules Winnfield

Tribuna Presidencial
11 Abril 2016
17,997
9,494
Pavão disse:
.....

As imagens que vi hoje do sul de Itália fazem me lembrar o que tenho visto em Santa Maria da Feira, onde vejo demasiada gente na rua, a conviver, como se nada fosse.  De resto não me vou perder a debater ideologias políticas.

Factos:
1 - o surto começou na China
2 - a China não foi transparente em todo o processo
3 - o mundo como o conhecíamos está fodido
Infelizmente não é só em Santa Maria da Feira. Com a circulação de pessoas que têm existido não é tão cedo que vamos mitigar a pandemia...

Temos exemplo de inúmeros países que andam a desinfetar o pintelho que está debaixo de um banco de jardim!

Na república das bananas, certamente que ainda não entenderam que não é seguro andar na rua!

É no fim de semana está tudo mais calmo!
 

Ric_Sousa

Bancada central
9 Março 2012
1,511
66
39
Oliveira de Azeméis
JDdRP disse:
Havia tantas mais perguntas para te fazer, para nos continuares a elucidar a todos, mas será que vale a pena? Alguém que só numa mensagem e num momento em que quase 1 milhão e 200 mil pessoas estão infetadas e mais de 60 mil já morreram com covid-19, é capaz de "rir à gargalhada" por pelo menos três vezes? Deixa lá. Se calhar, vou antes redirecionar a minha energia para o meu trabalho de investigação em saúde, para que pessoas como tu possam continuar a rir-se...
Podes fazer as perguntas que quiseres... mas 1º convém que respondas a tudo o que ficou pendente.

De resto... tal como no 1º post que escreveste: "já cá faltava a o ar de superioridade moral". Parece que adivinhei lol



Espera... talvez não devesse ter escrito "lol". Não é adequado. Espero que não te indignes com por exemplo o programa do Ricardo Araújo Pereira - ele não faz aquilo por mal.
 
J

JDdRP

Guest
Ric_Sousa disse:
Podes fazer as perguntas que quiseres... mas 1º convém que respondas a tudo o que ficou pendente.

De resto... tal como no 1º post que escreveste: "já cá faltava a o ar de superioridade moral". Parece que adivinhei lol



Espera... talvez não devesse ter escrito "lol". Não é adequado. Espero que não te indignes com por exemplo o programa do Ricardo Araújo Pereira - ele não faz aquilo por mal.
Responder-te? Para quê? A tua capacidade até permite adivinhares as minhas respostas. Mas não te preocupes. Eu vou continuar a trabalhar para que tu continues a poder adivinhar coisas. Até pode ser que um dia te transformes num fenómeno a adivinhar uma vacina para a covid-19 ou assim. Era ótimo para todos nós! Quanto ao programa do Ricardo, aprecio. É de bom humor. Ao contrário do teu. Mas isso, já é uma questão de gosto pessoal.
 

Ric_Sousa

Bancada central
9 Março 2012
1,511
66
39
Oliveira de Azeméis
JDdRP disse:
Responder-te? Para quê? A tua capacidade até permite adivinhares as minhas respostas. Mas não te preocupes. Eu vou continuar a trabalhar para que tu continues a poder adivinhar coisas. Até pode ser que um dia te transformes num fenómeno a adivinhar uma vacina para a covid-19 ou assim. Era ótimo para todos nós! Quanto ao programa do Ricardo, aprecio. É de bom humor. Ao contrário do teu. Mas isso, já é uma questão de gosto pessoal.
É possível que o meu humor esteja então ao nível dos teus dotes profissionais. Estás a fazer um péssimo trabalho no que concerne a manter as pessoas vivas. 60k mortos é um nº que se apresente?
Mas é uma opinião pessoal





Estou a precisar muito da aprovação do Portal - Não trabalho na área da saúde, mas quando estudei morava com 20 futuros médicos, que neste momento estão na linha da frente a combater esta pandemia. Um deles até será o meu melhor amigo. Isso vale alguns créditos morais? Ajudem-me!
Eu também o apoio muito neste momento difícil. Indirectamente posso ser um herói.



 

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
15,801
5,903
45
Lisboa
Pavão disse:
Não me tendo referido a ninguém,  enfiaste muito depressa a carapuça,  o que só demonstra que tenho razão no que digo.

Mas não irei estar a debater dogmas com gente que perante os factos os debate até à exaustão como se fossem adidos diplomáticos da grande e maravilhosa República popular da China...

O @Branco disse tudo no post mais atrás.  Da esquerda à direita há pessoas que defendem de tudo (quem sou eu para censurar quanto até há gente a defender o André Ventura neste fórum).

Para mim é mais importante perceber se efectivamente em Portugal estamos a conseguir abrandar o ritmo da infeção ou se nos estamos a iludir com semanticas e estatisticas enviezadas e se pagaremos esse preço.

As imagens que vi hoje do sul de Itália fazem me lembrar o que tenho visto em Santa Maria da Feira, onde vejo demasiada gente na rua, a conviver, como se nada fosse.  De resto não me vou perder a debater ideologias políticas.

Factos:
1 - o surto começou na China
2 - a China não foi transparente em todo o processo
3 - o mundo como o conhecíamos está fodido
Factos:

- nunca neguei nenhum facto que apresentas.
- não tenho relação nenhuma com a China, não tenho apreço nenhum pelo regime Chinês.
- tenho isso sim uma ligação ao mundo das ciências da saúde, faz parte do meu trabalho.

- Em todas as últimas pandemias/epidemias o tempo decorrido entre o primeiro caso, a apresentação do agente patogénico e  a descrição da doença foi consideravelmente superior ao do covid-19 na China.
- a taxa de mortalidade apresentada pelos chineses coincide com a média mundial.
- os índices de transmissão apresentado por eles, até hoje ninguém os contrariou.
- Toda a gravidade da doença está exposta nesses dois parâmetros.
- os números de todos os países estão a falhar por uma ou duas ordens de grandeza. Realço porque isto é abismal, é ter 1 milhão em vez de 10mil.
- Há vários países que estão a publicar números de infectados e óbitos muito a baixo da realidade. E isto é facto porque foi anunciado oficialmente.
- o tempo decorrido entre o 1o caso e os 500 casos apresentados na China é semelhante ao de outros países.
- o tempo decorrido entre a existência do primeiro paciente, a investigação subsequente e as publicações dos primeiros dados do vírus enquadra-se perfeitamente naquilo que é científicamente possível de fazer.
- os chineses tiveram um progresso gigantesco na ciência, sobretudo nos últimos 10 anos. Qualquer pessoa que trabalhe em ciência sabe disto. E neste caso escamotear o trabalho hercúleo da comunidade científica chinesa é ignorar propositadamente a realidade.
- Nos países mais semelhantes à China culturalmente a curva teve um comportamento semelhante ao da China, e sem quarentenas.


A única coisa que me move é uma tentativa de rigor científico e Histórico. Não defendo regime nenhum chinês nem pouco mais ou menos, mas não aceito calado que se ignore o trabalho de uma comunidade científica extremamente valiosa hoje em dia.
Em relação a este assunto estou-me absolutamente a cagar para o facto de um país ser uma ditadura ou democracia, de esquerda de direita, de cima ou de bauxo, porque na realidade isso interessa Zero na capacidade de um país conseguir impedir a disseminação.

PS: a conversa das carapuças podes deixar para quem não está a tentar ter uma conversa séria.
 
J

JDdRP

Guest
Ric_Sousa disse:
É possível que o meu humor esteja então ao nível dos teus dotes profissionais. Estás a fazer um péssimo trabalho no que concerne a manter as pessoas vivas. 60k mortos é um nº que se apresente?
Mas é uma opinião pessoal





Estou a precisar muito da aprovação do Portal - Não trabalho na área da saúde, mas quando estudei morava com 20 futuros médicos, que neste momento estão na linha da frente a combater esta pandemia. Um deles até será o meu melhor amigo. Isso vale alguns créditos morais? Ajudem-me!
Eu também o apoio muito neste momento difícil. Indirectamente posso ser um herói.
A frase a negrito apresenta-te. Fica na tua consciência. E sem dúvida, o que eu procuro aqui no Portal é aprovação... Continuas a espalhar a tua magia ao nível da adivinhação. Vou-me calar. Claramente que a minha capacidade profissional tem que ceder perante a tua de adivinhação.
 

Pavão

Tribuna Presidencial
25 Maio 2014
5,216
9,273
Conquistas
7
44
  • Novembro/21
  • João Pinto
  • Jorge Costa
  • Paulinho Santos
Vlk disse:
Factos:

- nunca neguei nenhum facto que apresentas.
- não tenho relação nenhuma com a China, não tenho apreço nenhum pelo regime Chinês.
- tenho isso sim uma ligação ao mundo das ciências da saúde, faz parte do meu trabalho.

- Em todas as últimas pandemias/epidemias o tempo decorrido entre o primeiro caso, a apresentação do agente patogénico e  a descrição da doença foi consideravelmente superior ao do covid-19 na China.
- os números de todos os países estão a falhar por uma ou duas ordens de grandeza. Realço porque isto é abismal, é ter 1 milhão em vez de 10mil.
- Há vários países que estão a publicar números de infectados e óbitos muito a baixo da realidade. E isto é facto porque foi anunciado oficialmente.
- o tempo decorrido entre o 1o caso e os 500 casos apresentados na China é semelhante ao de outros países.
- o tempo decorrido entre a existência do primeiro paciente, a investigação subsequente e as publicações dos primeiros dados do vírus enquadra-se perfeitamente naquilo que é científicamente possível de fazer.
- os chineses tiveram um progresso gigantesco na ciência, sobretudo nos últimos 10 anos. Qualquer pessoa que trabalhe em ciência sabe disto. E neste caso escamotear o trabalho hercúleo da comunidade científica chinesa é ignorar propositadamente a realidade.
- Nos países mais semelhantes à China culturalmente a curva teve um comportamento semelhante ao da China, e sem quarentenas.


A única coisa que me move é uma tentativa de rigor científico e Histórico. Não defendo regime nenhum chinês nem pouco mais ou menos, mas não aceito calado que se ignore o trabalho de uma comunidade científica extremamente valiosa hoje em dia.
Em relação a este assunto estou-me absolutamente a cagar para o facto de um país ser uma ditadura ou democracia, de esquerda de direita, de cima ou de bauxo, porque na realidade isso interessa Zero na capacidade de um país conseguir impedir a disseminação.

PS: a conversa das carapuças podes deixar para quem não está a tentar ter uma conversa séria.
Viste em mais paises médicos que alertaram para o problema desaparecerem ou morrerem? Viste mais algum país a meter infectados em contentores de metal fechados na rua? Viste mais algum país perseguir e fazer desaparecer até o comum cidadão que revelou coisas sobre o surto na internet? A China foi duma transparência fantástica realmente...

Mas pronto, continua a defender o indefensável.  Ninguém coloca em causa a capacidade científica chinesa (bem sei que são dos primeiros a conseguir com sucesso o teletransporte de uma partícula e todos vimos a capacidade que o país teve em construir em semanas 2 hospitais de raiz. )

Mas dizer que foram transparentes em todo processo e que todo o mundo não foi prejudicado com isso simplesmente não é honesto, desculpa mas não é... e eu também trabalho em saúde,  apesar de não ser a minha área de formação.

Quanto a números eu próprio disse várias vezes aqui. Cada país apresenta os seus como bem quer e até o de número de mortes é martelado porque se faz muita política para gerir a situação. (Eu próprio alertei para o número de casos dias antes de ser público)

O único número incontornável será o de pessoas em cuidados intensivos e a capacidade limite dos serviços das mesmas. Aí não há por onde fugir - mas as razões pelo qual os países do ocidente o fazem e a china o fez são bem diferentes na sua essência.

Mas se a Sra Ana Leal entretanto desaparecer eu retrato me e peço desculpa
 

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
15,801
5,903
45
Lisboa
Pavão disse:
Viste em mais paises médicos que alertaram para o problema desaparecerem ou morrerem? Viste mais algum país a meter infectados em contentores de metal fechados na rua? A China foi duma transparência fantástica realmente...

Mas pronto, continua a defender o indefensável.  Ninguém coloca em causa a capacidade científica chinesa (bem sei que são dos primeiros a conseguir com sucesso o teletransporte de uma partícula e todos vimos a capacidade que o país teve em construir em semanas 2 hospitais de raiz. )

Mas dizer que foram transparentes em todo processo e que todo o mundo não foi prejudicado com isso simplesmente não é honesto, desculpa mas não é... e eu também trabalho em saúde,  apesar de não ser a minha área de formação.

Quanto a números eu próprio disse várias vezes aqui. Cada país apresenta os seus como bem quer e até o de número de mortes é martelado porque se faz muita política para gerir a situação. (Eu próprio alertei para o número de casos dias antes de ser público)

O único número incontornável será o de pessoas em cuidados intensivos e a capacidade limite dos serviços das mesmas. Aí não há por onde fugir - mas as razões pelo qual os países do ocidente o fazem e a china o fez são bem diferentes na sua essência.

Mas se a Sra Ana Leal entretanto desaparecer eu retrato me e peço desculpa
Não percebo onde é que no meu comentário vez uma referência à transparência da China. Muito menos uma defesa.

O que eu digo é simples, a gravidade da doença está apresentada ao mundo desde meados de Janeiro. Nenhuma outra epidemia de um novo agente na História foi caracterizada tão rápido como esta. Isto foi trabalho da comunidade científica chinesa. Não tem nada a ver com o regime.
 

Pavão

Tribuna Presidencial
25 Maio 2014
5,216
9,273
Conquistas
7
44
  • Novembro/21
  • João Pinto
  • Jorge Costa
  • Paulinho Santos
Vlk disse:
Não percebo onde é que no meu comentário vez uma referência à transparência da China. Muito menos uma defesa.

O que eu digo é simples, a gravidade da doença está apresentada ao mundo desde meados de Janeiro. Nenhuma outra epidemia de um novo agente na História foi caracterizada tão rápido como esta. Isto foi trabalho da comunidade científica chinesa. Não tem nada a ver com o regime.
 
Na sequenciação do genoma do vírus sim (mais ou menos) nos protocolos de tratamento evidentemente (É que nem duvido) em tudo o resto não. E sobretudo nos números.
Acreditar que a China,  tão às escuras e sem saber com o que lidava e com a densidade populacional que tem, só teve 80 mil casos e 3 mil mortes é uma piada - e isso sim, levou a que muitos países menosprezassem a taxa de mortalidade e real problema em mãos,  porque te muda completamente o R0

Lá está... cada um faz o que quiser com os números e se até em democracia cada um tem a sua regra de as contar... imagine se num regime daqueles. É o mesmo que acreditar na versão da Coreia do Norte.

Mas pronto, eu não estou aqui para me chatear com ninguém e cada um segue a narrativa que quiser. Ficção por ficção... tenho a primeira temporada toda do Tales from the loop para ver (estou cansado do covid)
 

Pedro1893

Superior
29 Janeiro 2020
23
0
Johann disse:
E tenho. Oops.

😂 onde viste no meu post que achava isso? Mas se quiseres chamar-me palhaço na cara, combinamos hora e lugar. Quando chegares, avisa... para poder ligar à bófia a dizer que furaste a quarentena.
Vi logo na primeira frase, espero que nao tenha passado de um momento muito infeliz da tua parte e que nao tenham reflexo nas tuas ações no dia a dia.. mas ja vi que nao
Muitas das pessoas que mais gosto e mais bondosas com os outros que conheco sao hipertensas e so desejo que possam ficar bem.
Vejo muito jovem em boa forma, saudavel, que de caracter vale 0.
O valor da vida de uma pessoa nao pode ser julgada por uma caracteristica fisica.
 

8down

Tribuna
9 Agosto 2006
4,562
1,522
Vlk disse:
Factos:

- nunca neguei nenhum facto que apresentas.
- não tenho relação nenhuma com a China, não tenho apreço nenhum pelo regime Chinês.
- tenho isso sim uma ligação ao mundo das ciências da saúde, faz parte do meu trabalho.

- Em todas as últimas pandemias/epidemias o tempo decorrido entre o primeiro caso, a apresentação do agente patogénico e  a descrição da doença foi consideravelmente superior ao do covid-19 na China.
- a taxa de mortalidadeapresentada pelos chineses coincide com a média mundial.
- os índices de transmissão apresentado por eles, até hoje ninguém os contrariou.
- Toda a gravidade da doença está exposta nesses dois parâmetros.
- os números de todos os países estão a falhar por uma ou duas ordens de grandeza.Realço porque isto é abismal, é ter 1 milhão em vez de 10mil.
- Há vários países que estão a publicar números de infectados e óbitos muito a baixo da realidade. E isto é facto porque foi anunciado oficialmente.
- o tempo decorrido entre o 1o caso e os 500 casos apresentados na China é semelhante ao de outros países.
- o tempo decorrido entre a existência do primeiro paciente, a investigação subsequente e as publicações dos primeiros dados do vírus enquadra-se perfeitamente naquilo que é científicamente possível de fazer.
- os chineses tiveram um progresso gigantesco na ciência, sobretudo nos últimos 10 anos. Qualquer pessoa que trabalhe em ciência sabe disto. E neste caso escamotear o trabalho hercúleo da comunidade científica chinesa é ignorar propositadamente a realidade.
- Nos países mais semelhantes à China culturalmente a curva teve um comportamento semelhante ao da China, e sem quarentenas.


A única coisa que me move é uma tentativa de rigor científico e Histórico. Não defendo regime nenhum chinês nem pouco mais ou menos, mas não aceito calado que se ignore o trabalho de uma comunidade científica extremamente valiosa hoje em dia.
Em relação a este assunto estou-me absolutamente a cagar para o facto de um país ser uma ditadura ou democracia, de esquerda de direita, de cima ou de bauxo, porque na realidade isso interessa Zero na capacidade de um país conseguir impedir a disseminação.

PS: a conversa das carapuças podes deixar para quem não está a tentar ter uma conversa séria.
sem qualquer intençao de agressao, nem de debater tudo o que jà explicaste:

- pensas que a China nao escondeu numeros de mortos e construiu hospitais à pressa baseando-se apenas nos numeros anunciados? Eu nao. E acho que é sobretudo nisto que se baseia o teu desentendimento com outros users.

- os países nao andam todos a anunciar todas as mortes? Pelo que percebi, na Suiça, os médicos têm obrigação de declarar todas as mortes por Covid-19, mesmo que fora de ambiente hospitalar.
(nao conheço os moldes de declaraçao nos outros países, nem sei como actua Portugal neste caso)