Cubillas

P. Lima

Bancada central
18 Julho 2006
1,182
116
Alfragide
No artigo escrito por Miguel de Sousa Tavares, e já citado aqui no fórum, o autor diz:\"...Teófilo Cubillas, que foi simplesmente o melhor jogador que vestiu a camisola do F. C. Porto e autor daquele que foi o melhor golo que alguma vez vi num estádio de futebol...\". Eu era muito novo quando o Cubillas jogou no F. C. Porto e, na altura, ainda não gostava de futebol. Para mim os melhores jogadores de sempre do F. C. Porto foram: Madjer e Deco (que tive a oportunidade de ver jogar ao vivo). Embora possam ser referidos muitos outros nomes: Fernando Gomes, Jardel, Derlei, Ricardo Carvalho, Jorge Costa, Fernando Couto, Alenichev, Vítor Baía, Branco, Eurico, António Oliveira, etc., etc., etc. E ainda nomes que não vi jogar mas dos quais ouvi falar como Virgílio Mendes e Hernâni Ferreira. De facto, não é a primeira vez que alguém diz que o melhor jogador de sempre do F. C. Porto foi o Cubillas (embora a questão possa ser subjectiva). O meu objectivo ao abrir este tópico é recolher opiniões sobre este jogador (da parte de quem o viu jogar) de forma a que possa satisfazer a minha curiosidade. Ele era assim, de facto, tão bom? Em que posição jogava? Como é que foi o golo referido por MST (no Estádio da Tapadinha)?
 

Jim

Bancada lateral
24 Julho 2006
679
86
> mmmkk Comentou:

> Haverá videos disponíveis de Cubillas a jogar (quer no Porto ou na sua selecção) para que todos possamos apreciar esta velha glória do FC Porto que tantos dizem que foi um extraordinário jogador? Alguém sabe?



___________________________________

Também gostaria de ter. Lembro-me de ter visto algumas imagens dele ao serviço da selecção Peruana em programas relativos à história dos Mundiais (é um dos poucos jogadores que marcou mais do que 10 golos em Campeonatos do Mundo, penso que jogou em 3).
 

Ferjo

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
5,061
39
Perth Australia
> Andrade Comentou:

> Já no tópico sobre o melhor jogador de sempre do nosso clube me referi ao grande Teófilo Cubillas. Este internacional peruano esteve em 3 Campeonatos do Mundo pelo seu país. Veio para o FC Porto a meio da época de 1973/74, pouco depois da morte de Pavão. Era, como dantes se dizia, um interior - agora chamar-lhe-iam \"número 10\" ou \"2º ponta-de-lança\". Senhor de um drible espectacular, de um domínio de bola e de uma técnica individual notáveis, de um grande poder de aceleração e de um remate fulgurante, Cubillas teve azar apenas num aspecto: veio para o nosso clube quando se apoximava o final da nossa grande travessia do deserto de 1959/78 e não chegou a poder saborear os primeiros êxitos da nova era. >>>

Quando foi o ultimo jogo do Cubillas ao servico do FCPorto? Ele nao chegou a jogar a primeira eliminatoria da Taca de Portugal em 76/77 que viriamos a vencer nas Antas frente ao Braga por 1-0, golo de Gomes? Estou a tentar puxar pela memoria mas so\' tenho duvidas... se isso se confirmar entao podemos dizer que Cubillas tambem venceu a Taca de Portugal, correcto?
 
X

xFiz_a_tropa_com_o_Baía

Guest
Ajudar a vencer a Taça não é a mesma coisa que estar na final e levantar o caneco.

Eu também descasquei as batatas mas não posso dizer que fiz o jantar.
 

Ferjo

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
5,061
39
Perth Australia
> Fiz_a_tropa_com_o_Baía Comentou:

> Ajudar a vencer a Taça não é a mesma coisa que estar na final e levantar o caneco.

Eu também descasquei as batatas mas não posso dizer que fiz o jantar.>

Discordo, isso seria resumir a competicao da Taca de Portugal a apenas \'a final. E os jogos para tras nao interessam? Se nos lembramos que a epoca passada a grande dificuldade foi ultrapassar o Sporting nas meias finais, e deixar por exemplo o Baia de fora da lista dos Vencedores seria de uma tremenda injustica. Afinal de contas fizeste a tropa com ele, isso nao se faz a um camarada de armas! :-D

A mesma coisa se pode dizer do jantar, a nao ser que haja quem goste de comer Batatas com Casca (eu nao gosto) eu diria que ajudaste mesmo a fazer o jantar! LOL

Mas voltando ao Futebol, seria para mim uma grande injustica de so\' considerar vencedor aqueles que so\' participem no levantamento do caneco. Mas esta e\' apenas a minha opiniao.

Mas voltando \'a questao que ainda nao consegui esclarecer quando o Cubillas deixou o Porto. Parece-me que ele saiu a meio da epoca ou seja no final do ano de 76, tendo as primeiras eliminatorias sido disputadas antes do final de ano, pela logica e\' crivel que Cubillas tenha sido titular nesses jogos... a confirmar...
 

Rabah Madjer

Tribuna
18 Julho 2006
3,800
1,376
SM Feira, 1972
> carlos silva Comentou:

> Ja\' agora uma curiosidade minha:
Gostaria de perguntar ao Andrade, Gaspar Santos, Carlos Costa e mais quem souber, quais sao as diferencas fundamentais que vos levam a considerar o Cubillas superior a um Rabah Madjer. O que e\' que faltava a esta ultimo, para nao ser considerado o melhor jogador de todos os tempos do nosso clube?

Como digo, e\' apenas uma curiosidade minha, ja\' que, sinceramente, custa-me a acreditar que houvesse ainda alguem melhor que o argelino. Isto sem querer beliscar minimamente o valor grandissimo do Cubillas, unanimemente referidos por todos os adeptos que o viram jogar. (Infelizmente, so\' o pude ver em accao no Mundial 82, em Espanha).
-------------------------------------------------

até fiquei corado com tanto elogio :)))
 

fcporto56

Tribuna Presidencial
26 Julho 2006
7,173
0
Sacramento
> carlos silva Comentou:

> Ja\' agora uma curiosidade minha:
Gostaria de perguntar ao Andrade, Gaspar Santos, Carlos Costa e mais quem souber, quais sao as diferencas fundamentais que vos levam a considerar o Cubillas superior a um Rabah Madjer. O que e\' que faltava a esta ultimo, para nao ser considerado o melhor jogador de todos os tempos do nosso clube?

Como digo, e\' apenas uma curiosidade minha, ja\' que, sinceramente, custa-me a acreditar que houvesse ainda alguem melhor que o argelino. Isto sem querer beliscar minimamente o valor grandissimo do Cubillas, unanimemente referidos por todos os adeptos que o viram jogar. (Infelizmente, so\' o pude ver em accao no Mundial 82, em Espanha).


...............................................................

O Cubillas tinha melhor attitude e mais consistencia.Foi reconhecido como um dos melhores do mundo durante varios tempos,por todas as equipas que passou.
 

Rabah Madjer

Tribuna
18 Julho 2006
3,800
1,376
SM Feira, 1972
> Ronald \"9\" Baroni Comentou:

> > Fiz_a_tropa_com_o_Baía Comentou:

> És o melhor cromo da bola aqui do Fórum.

-----------

Obrigadinho,major.
Mas isso deve-se ao facto de não haver por aqui um Hans Vimmo Eskilsson,Buturovic ou Vlk...

______________________________________________________
ou wosniak :))
 

Rabah Madjer

Tribuna
18 Julho 2006
3,800
1,376
SM Feira, 1972
> Gaspar Santos Comentou:

> > Ronald \"9\" Baroni Comentou:

A mim ninguém me elogia. Eu nem era mau de todo a jogar de cabeça.
-------------------------------------------------------------------------
Tinhas um problema.

Naquele tempo não usavas fitinha, como a da Maria Amélia e o cabelo tapava-te os olhos.

---------------------------------------------------------------------------------
...além do aspecto tipo \"armário\" :))
 

antas

Bancada central
3 Agosto 2006
1,131
1,122
Isto de ir para velho tem as suas vantagens...desde que a memória seja boa...
Conheci de perto o Teófilo Cubillas, por ocasião da sua passagem pelo Porto. Antes do mais, importa frizar que a compra do Cubillas só foi
possível graças a uma subscrição pública feita entre os sócios do clube. Américo Sá, o presidente que sucedeu ao mecenas Afonso Pinto de Magalhães baseou a sua \"doutrina\" na máxima \"o clube será aquilo que os sócios quizerem\". Cubillas foi o primeiro sinal tangível desta política. Quem tem memória para o que eram, naqueles tempos, as Assmbleias gerais do Clube, tanto no ginásio da Alexandre Herculano como nos baixos do Estádio das Antas com a preença da Comunicação Social e teve a possibilidade de assistir como eu - ido expressamente de Lisboa - à Assembleia geral de há quinze dias, quase clandestina, numa sala mínima, sem a presença da comunicação social (quem faz o relato do que se passou para os jornais é o director e administrador Fernando Gomes...) compreende as diferenças que explicam muitas coisas.
Mas, voltando ao Cubillas: do meu ponto de vista, não era um jogador tão completo como o Madjer. Não tinha perna esquerda e era fraquinho de cabeça. Mas, tal como o argelino, baixava pouco para marcar. E era muito melhor profissional!
Vivia naquele prédio alto da Praça da Galiza, num andar cedido pelo clube, onde lhe nasceu pelo menos um fillho. Nesse andar viveu depois - calculem vocês!- o Octávio Machado...
Veio ganhar 125 por mês- um montão de massa! A Bola tratou logo de fazer \"manchete\" com os proventos do Cubillas ao minuto. Já eram muito nossos amigos, nos idos de 73-74.
Vi, na Tapadinha, num jogo conta o Atlético, o golo de que fala o MST: ganhamos por 5-1, se bem me recordo e no tal golo o Teófilo fintou uns cinco ou seis e só não entrou com a bola pela baliza por respeito ao adversário.
Mas o melhor jogo que lhe vi fazer foi contra o Benfica nas Antas - marcou o primeiro e deu a marcar o segundo ao Abel, com uma asistência fantástica, na baliza do topo Norte. Estavammos na luta pelo título e, na semana seguinte, em Lisboa, contra o Sporting, que viria a ser campeão, no fim de semana do golpe das Caldas, fomos roubadíssimos e perdemos por 2-0.O Dinis fez o 1-0 depois de, COM A MÃO, sacar a bola que o Tibi já tinha agarrada... Outros tempos.
A passagem do Cubillas pelo Porto ficou muito marcada pela campanha da Selecção do Perú para o campeonato sul-americano. Muitas deslocações e o jogador a poupar-se.. O facto é que o Peru foi campeão e a \"compreensão\" do Porto foi premiada com uma digressão àquele país onde ganhou os quatro jogos- o último contra a seleção recém sagrada campeão.
A venda do Cubillas, foi a um clube da Liga americana, na Florida, onde, depois de terminar a carreira, fundou uma academia de futebol.
Nunca mais voltou a Portugal, nem mesmo depois do Mundial de Espanha, apesar de o grupo do Perú jogar em Vigo... Sei de muitos amigos portuenses que o foram ver à Galiza O Teófilo disse-lhes que não podia voltar pois tinha deixado umas dívidazinhas ao fisco...
 
  • Like
Reações: Dagerman

antas

Bancada central
3 Agosto 2006
1,131
1,122
Caro Zeco,
Não faltarão ocasiões para um encontro.
Vou hoje ao Porto e fico no Sheraton. Regresso domimgo, cedinho pela manhã. Que tal uma cervejinha depois do jogo desta tarde?
Quanto ao Cubillas e os impostos: Tem você razão no que diz.Mas, na opinião do Teófilo, os impostozinhos eram impeditivos da visita.Assim o disse, em Vigo, a um velho e saudoso amigo meu, infelizmente já desaparecido.
 

Ferjo

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
5,061
39
Perth Australia
E eu volto a carga...

Alguem sabe se o Cubillas jogou alguma eliminatoria da Taca 76/77?

Sei que a primeira Eliminatoria do Porto foi fora frente ao CAF Viseu em que ganhamos 0-2, sera que o Cubillas jogou?
 

Ferjo

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
5,061
39
Perth Australia
> Andrade Comentou:

> O Madjer esteve encostado variadas vezes e verdadeiramente só disfrutámos do seu génio nos primeiros jogos (Restelo e Bessa) e na Final de Viena. Pelo meio uns lampejos de classe e muita birra (sandes no quarto proibidas pelo Octávio Marado e coisas que tais). Soube a pouco. <

Acho demasiado redutor definir o Madjer apenas com Restelo, Bessa e Final de Viena e alguns lampejos de classe... Quem nao se lembra da final de Toquio por exemplo, das exibicoes frente ao Real Madrid mas insuficientes para ultrapassar Lorente. Uma eliminatoria frente ao Valencia, as exibicoes em torneios particulares apos Viena, em que o Bayern foi ultrapassado outra vez...

Uma coleccao de golos extraordinarios, lembro-me por exemplo de um chapeu frente ao Feirense em Vila da Feira, como se costuma dizer foi um passe para a baliza e nao um remate, e tantos outros momentos artisticos. Um extraordinario golo de cabeca frente ao Sporting nas Antas.

E\' verdade que tambem existiu muita birra, mas costuma-se dizer que aos genios desculpa-se tudo.
 

fcporto56

Tribuna Presidencial
26 Julho 2006
7,173
0
Sacramento
De facto ouve dois Madjer\'s.O indisciplinado que deu bastantes dores de cabeca ao Artur Jorge,desaparecia muitas vezes do jogo,nao defendia,vinha para os jornais dizer que queria sair.Por outro lado havia o genio que marcou e deu a marcar os dois golos na final da LC contra Bayern,um golo no gelo em Toquio contra o Penarol.Golos importantissimos.
 

antas

Bancada central
3 Agosto 2006
1,131
1,122
Eu não disse que as assembleias hoje são \"mais clandestinas\". O que eu disse, a propósito da última assembleia a que assisti, convocada por anúncio discreto na imprensa -lembra-se que alguns colegas foristas nem sabiam bem quando, onde e a que horas era?...- e tendo lugar numa sala nos baixos do Estádio do Dragão onde não cabiam mais de duas centenas de pessoas é que ela parecia \"quase clandestina\".
Quem tem memória do Clube lembra-se das assembleias no velhinho ginásio da Rua Alexandre Herculano e por baixo da bancada das Antas, com a presença de milhares de sócios. O pavilhão Américo de Sá, na assembleia que permitiu o regresso de Pedroto, encheu completamente, tal como acontecera na que proibiu que ele treinasse o nosso clube, esta levada a cabo nos baixos do Estádio das Antas Eu, entre muitas outras, estive em ambas.
 

antas

Bancada central
3 Agosto 2006
1,131
1,122
A comunicação social, salvo deliberação em contrário da Assembleia Geral, não está autorizada a assistir aos trabalhos.
 

fcporto56

Tribuna Presidencial
26 Julho 2006
7,173
0
Sacramento
> Gaspar Santos Comentou:

> http://fifaworldcup.yahoo.com/06/pt/w/bypa/pastp_profile.html?commonname=500034

.................................................................
Foi em 1970 que ouvi falar do Cubillas pela primeira vez.Acho que em termos de fama mundial,ele tera sido o jogador mais famoso que jamais passou pelo FCPorto.