Cubillas

T

Timofte 2-3

Guest
Com os resultados do Pedroto em 76/77, os sócios contemporâneos já tinham pedido a sua cabeça
 
T

Timofte 2-3

Guest
estou a falar dos contemporâneos, Velasquez.
A bitola dos de agora está altíssima
 

Ferjo

Tribuna
18 Julho 2006
4,890
31
Perth Australia
> hast Comentou:

CUBILLAS - ÉPOCA 1976/77

Só não ganhou nada em títulos. Mas se tivesse ficado mais algumas semanas... >

Eu s\'o nao concordo com esta frase, de resto, obrigado hast, estava ansiosamente \'a espera deste texto.

De referir que o Pedroto \'a epoca tambem foi muito contestado, desde a sua reentrada no clube, que teve ser corrigida em assembleia Gral, at\'e a bastante criticas de VIP\'s do clube sobre a actuacao do mesmo, nao em termos tacticos mas em termos sociais. Pinto da Costa aprendeu cedo a ter que defender o seu Treinador de forma para a epoca implacavel, ate contra membros da Direccao.
 
H

hast

Guest
> Ferjo Comentou:

> > hast Comentou:

CUBILLAS - ÉPOCA 1976/77

Só não ganhou nada em títulos. Mas se tivesse ficado mais algumas semanas... >

Eu s\'o nao concordo com esta frase, de resto, obrigado hast, estava ansiosamente \'a espera deste texto.

(...)

* * * * *

Tens razão Ferjo, a Taça de Portugal também é dele e nós sabemos que sim. ;-)

O \"não ganhou nada em títulos\" deve ser entendido como força de expressão. É óbvio que a Taça é um título, mas o que fica na memória são os campeonatos e, naquela altura, como se pode constatar recorrendo ao histórico da prova maior do futebol português, o FC Porto limitava-se quase, digo eu, a participar até à chegada da «task force» ao comando do nosso departamento de futebol.

Teófilo Cubillas foi (mais) um dos grandes jogadores que passaram pelo FC Porto mas que tiveram a má sorte, ou sina, como queiram, de apanhar o clube numa longa, penosa e insuportável travessia do deserto.

A máquina levou tempo a montar. Demasiado. Vou mais longe, uma eternidade. Mas valeu a pena.
 

Drakonyaz

Tribuna
18 Julho 2006
2,557
2
Câmara de Lobos, 1975
> Timofte 2-3 Comentou:

> Com os resultados do Pedroto em 76/77, os sócios contemporâneos já tinham pedido a sua cabeça


------------------------------------------------------------------------------------------

Não podemos ver por aí.

Não foram os sócios contemporâneos que no fim da época de 1968/1969 tomaram aquela famosa decisão em Assembleia.
 

Ferjo

Tribuna
18 Julho 2006
4,890
31
Perth Australia
Alias basta ver o que aconteceu quando falhamos o Tri, nem Pinto da Costa conseguiu segurar o Barco, foi tudo borda fora. Felizmente 2 anos depois o clube voltava a entrar nos carris novamente com as mesmas personalidades. Infelizmente devido a doenca grave durou pouco essa relacao, mas estavam as sementes lancadas, agora com a cupula garantida, sao quase 30 anos de Presidencia, sem paralelo, no Mundo. Um sucesso desportivo alcancado com parcos recursos \'a disposicao, tendo por base a mui nobre Invicta Cidade do Porto.
Hoje ate\' a cidade virou costas ao Clube, mas felizmente estamos tao solidos que nem isso nos faz cocegas... aprendemos a viver sem ela, e como eu compreendo o nosso clube.

hast, Cubillas foi um dos primeiros sinais da nossa inconformidade, teve o condao de nos unir em torno de um objectivo, fez-nos acreditar em nos mesmos, e foi mais um degrau para atingir a hegemonia do futebol Portugues, faz parte da nossa historia, foi nosso e ajudou-nos a conquistar um Titulo! :-D
 

fcporto56

Tribuna Presidencial
26 Julho 2006
7,173
0
Sacramento
O Cubillas antes de vir para o FCPorto esteve muito perto do nivel do Eusebio e Pele em termos de prestigio.Lembro-me de ficar admirado na altura,o FCPorto poder comprar um jogador de tanto alto nivel.
 
H

hast

Guest
Mais Cubillas:


Não deixa de ser curioso recordar o primeiro jogo que Cubillas fez de “azul e branco” vestido. Foi em 27 de Janeiro de 1974, no Estádio das Antas, com o FC Porto a defrontar e a perder (2-3) com a Portuuesa de S. Paulo. Recordemos a “ficha” desse encontro, arbitrado graciosamente pelo portuense Melo Acúrsio:

FC Porto – Tibi; Rodolfo, Ronaldo, Rolando e Guedes; Marco Aurélio, Bené e Ricardo; Oliveira, Abel (Julio aos 63’) e Cubillas.
Portuguesa – Zecão; Cardoso, Darcio, Caligari e Isidoro; Xaxá, Dicá e Basílio; Eneias, Cabindo (Tatá aos 72’) e António Carlos.
Intervalo: 0-1. Marcadores: Eneias (23’ e 57’) Ricardo (47’), Cubillas (55’) e Caligari (88’).

A estreia da vedeta peruana verificou-se num dia de chuva. Mesmo assim, cerca de 23 000 espectadores estiveram nas Antas, deixando nos cofres portistas cerca de 1200 contos (6000€).

Terminado o jogo, Otto Glória (então técnico da Portuguesa) diria sobre Cubillas: “Tal como tinha dito antes, é mesmo aquele craque de que falei. Vai ser uma estrela de primeira grandeza em Portugal, como já era na América do Sul”.

Jorge Vieira foi o responsável
“Quis ver tudo antes de assinar”
A vinda de Cubillas para o FC Porto provocou reacções a todos os níveis. Umas desfavoráveis – outras não, como é evidente. Contra tudo e contra todos, lutou o então dirigente da secção de futebol do FC Porto, Jorge Vieira, que, com o seu habitual dinamismo, conseguiu vencer todos os obstáculos.
“Foi uma luta difícil, só possível de vencer graças à colaboração da massa associativa, que uma vez mais demonstrou o seu amor pelo clube. A transferência orçou em 5.600 contos (28.000 €), quatro mil dos quais (20.000€) foram oferta dos associados e do jogo de apresentação”.
E Jorge Vieira continuou a sua narrativa:
“As negociações para a vinda de Cubillas foram difíceis, pois tratava-se de uma transacção muito dispendiosa. Se ele se tivesse adaptado ao futebol suíço teria sido bem mais difícil… A não ser o Sporting, praticamente não tivemos concorrência. Mas não foi fácil convencer o Cubillas a dar o sim. Ele estava tão mal impressionado com o que lhe acontecera na Suíça, que não queria arriscar uma mudança para igual. Quis ver “in loco” antes de decidir. E só depois de apreciar as estruturas do FC Porto e do próprio futebol português é que resolveu vir para Portugal”.
Nas palavras de Jorge Vieira está bem retratada a personalidade de Teófilo Cubillas, profissional dos pés à cabeça e que sabe muito bem as linhas com que se cose…
Revista Ídolos – 26/12/1976

Fonte: http://longara.blogspot.com/2011/07/cubillas-um-nome-referencial-do-f-c.html
 
H

hast

Guest
Jogos e golos

Cubillas marcou 526 golos em toda a sua carreira profissional: 329 em jogos oficiais (1ª Divisão, Taças Nacionais e Internacionais) e 196 em torneios não-oficiais e amigáveis.

Equipa Golos Jogos Média
Club Alianza Lima ........ 295 ...... 438 ........ 0.67
FC Basel ............................ 8 ........ 16 ........ 0.50
FC Porto .......................... 72 ...... 118 ........ 0.61
Fort Lauderdale Strikers ..81 ...... 170 ....... 0.48
Selecção Peruana ........... 45 ...... 117 ....... 0.38
South Florida Sun .............. 7 ........ 14 ....... 0.50
Miami Sharks ..................... 2 .......... 6 ....... 0.33
Outros ............................. 16 ......... 26 ...... 0.72
Total 526 905 0.58

Golos

Campeonato Peruano de Futebol de 1966 (19 golos)
Bota de Bronze no Campeonato do Mundo FIFA de 1970 (5 golos)
Campeonato Peruano de Futebol de 1970 (22 golos)
Taça Libertadores da América de 1972 (6 golos)
Bota de Prata no Campeonato do Mundo FIFA de 1978 (5 golos)

Recordes

Maior goleador peruano em torneios de Primeira Divisão (268 golos)
8º maior goleador na história dos Campeonatos do Mundo (10 golos)
Médio mais goleador e com melhor média de golos na história das Copas do Mundo FIFA (média 0.77 golos por jogo)
7º médio mais goleador na história dos torneios de Primeira Divisão no mundo
Um dos 4 máximos marcadores de livres na história dos Campeonatos do Mundo, juntamente com Pelé, Beckham e Rivelino
O maior goleador na história da Selecção Peruana de Futebol (45 golos)

Reconhecimento

Prémios

1970: eleito melhor jogador jovem e seleccionado para a equipa ideal do Campeonato do Mundo
1972: Melhor jogador da América do Sul
1973: jogador titular da selecção da América
1975: eleito melhor jogador da Copa América
1976: eleito melhor jogador estrangeiro do Campeonato português de futebol
1978: seleccionado para a equipa ideal do Campeonato do Mundo
1980 e 1981: integrante da equipa das estrelas da NASL

5 vezes candidato a Melhor Jogador da América do Sul: 1971, 1972, 1975, 1977 e 1978

Depois da despedida

Nomeado um dos 100 heróis dos Mundiais pela revista France Football em 1998
Nomeado um dos 100 melhores jogadores da história pela revista World Soccer em 1999
Eleito um dos 100 melhores jogadores da história pela revista Placar em 1999
Nomeado um dos 100 melhores jogadores da história dos Mundiais pela revista Placar
Nomeado o melhor futebolista da história do Peru
Eleito um dos 50 melhores futebolistas do Século XX pela FIFA
Eleito um dos 20 melhores futebolistas sul-americanos do Século XX pela FIFA
Galardoado como membro da FIFA 100
Eleito o 2º melhor jogador jovem da história dos Mundiais.
Integrante do TOP 50 do \"Melhor do Melhor\" da história do futebol
Prémio Fox Sports por extraordinária carreira futebolística
Integrante do onze ideal da América do Sul: 1958-2008
 
  • Like
Reações: Dagerman

Drakonyaz

Tribuna
18 Julho 2006
2,557
2
Câmara de Lobos, 1975
> hast Comentou:


A estreia da vedeta peruana verificou-se num dia de chuva. Mesmo assim, cerca de 23 000 espectadores estiveram nas Antas, deixando nos cofres portistas cerca de 1200 contos (6000€).

....................................................

Já agora, não sei se já foi referido aqui os preços dos bilhetes :

Bancada - 200$00
Superior - 100$00
Geral - 50$00
 

VAMOS PORTO

Bancada lateral
26 Maio 2014
604
64
Porto saludó al 'Nene' Cubillas por su cumpleaños [VIDEO]
El cuadro portugués destacó a una de sus grandes figuras, Teófilo Cubillas.
Quizás la máxima leyenda del fútbol peruano, Teófilo Cubillas, está de cumpleaños. Con 69 años, el 'Nene' dejó huella por donde pasó y así lo ha recordado FC Porto, club al que llegó el ex jugador de la selección peruana con casi 30 años y estuvo entre las temporadas 1973-74 y 1976-77.

El histórico jugador de la selección peruana,Teófilo Cubillas, ganó la Copa de Portugal en la temporada 1976-77 y fue elegido el mejor jugador extranjero de la Liga de Portugal en el año 1975. En El lapso de las 4 temporadas pudo anotar un total de 55 goles, siendo la más destacada la temporada 1975-76 donde consiguió 28 goles en 29 encuentros.


https://elbocon.pe/internacional/porto-saludo-nene-cubillas-cumpleanos-video-163283/
 

kal-el

Tribuna Presidencial
12 Agosto 2006
8,134
136
42
Porto, 1982
O Cubillas só levou um cartão amarelo (e estúpido?!?!?) em toda a sua carreira?!?!? Percebi bem?

(pena o Oliveira não se calar, parece a Cristina Ferreira pqp... ou isso ou deixou a janela aberta e está a ventar de crl, LOL)
 

Kandinsky

Tribuna Presidencial
11 Abril 2016
5,520
5,481
Conquistas
4
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Campeão Nacional 19/20
  • Jorge Costa
Tenho pena de nunca o ter visto jogar, e de nunca ter sido campeão. A história da sua contratação é espetacular e merece bem o espaço no Museu. Além disso, demonstra que somos um clube com muita mais história, anterior aos anos 80, do que aquela que por vezes querem fazer parecer.
 
  • Like
Reações: Y_Chippo

MONDragão

Tribuna
2 Junho 2016
3,309
3,442
Minho
Grande jogador que tive o prazer de o ver jogar nas Antas.
Como era possível  roubar tanto para que uma equipa com Oliveira e Cubillas não tivesse ganho nenhum campeonato !!!!!!
 

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
23,232
13,125
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Creio que o golo que eu recordo do Cubillas foi aquele que o MST diz também ter visto e que foi para ele o melhor golo que víu até hoje. Creio que o lance começa no meio-campo e Cubillas dribla tudo que lhe aparece à frente em linha reta - ainda hoje não entendí aquela forma de driblar simplesmente fenomenal, talvez Garrincha tivesse feito igual. Ví golos fenomenais de Maradona e Messi mas não com aquela classe, A melhor definição que encontro para Cubillas é chamar-lhe ilusionista.
 

Morais

Tribuna Presidencial
4 Maio 2017
16,997
2,960
Conquistas
2
57
Porto
  • Artur Jorge
  • Cubillas
Devenish disse:
Creio que o golo que eu recordo do Cubillas foi aquele que o MST diz também ter visto e que foi para ele o melhor golo que víu até hoje. Creio que o lance começa no meio-campo e Cubillas dribla tudo que lhe aparece à frente em linha reta - ainda hoje não entendí aquela forma de driblar simplesmente fenomenal, talvez Garrincha tivesse feito igual. Ví golos fenomenais de Maradona e Messi mas não com aquela classe, A melhor definição que encontro para Cubillas é chamar-lhe ilusionista.
Não sei se será o mesmo mas eu vi este que posto um trecho também de quem o viu e foi no Estádio do Mar.Já li algures alguém dizer que ele entrou primeiro na baliza que a bola,confesso que não lembro com esse detalhe todo,mas me me lembro algo da jogada em si e passo a citar,"• Dos seus golos fantásticos relembra-se um na visita ao Leixões, na 13.ª jornada da temporada 74-75: Cubillas pegou na bola a meio campo, de imediato pôs dois jogadores adversários "fora de combate" e, até à baliza, foi ultrapassando todos os outros que lhe apareceram pela frente com simulações, dribles e bolas picadas por cima da cabeça do opositor. Depois… só parou dentro da baliza com… a bola! Um golo excepcional, um "golo mágico"!


Se quiseres ler na íntegra todo o tópico em si,posto aqui:

https://bibo-porto-carago.blogspot.com/2012/03/teofilo-cubillas.html


Obs:Nunca vi meu pai gastar dinheiro na vida com coisas sem nexo mas olha que foi por esse jogador ter vindo para o Porto que ele me comprou uma camisola oficial com o nº10 e coisa que eu nunca eu vi ele fazer foi ter ido a Barcelona quando lá ganhamos e os eliminamos,com um golo fantástico do Pavão,para mexer com a carteira de meu paí não era qualquer um,ele além das desportivas pode também levar como façanha.Como eram belos meus Domingos o dia mais enfadonho da semana.
 

Y_Chippo

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2012
6,006
7,628
Conquistas
6
  • Lucho González
  • Bobby Robson
  • Paulinho Santos
  • Jardel
só para dizer que tenho muita pena de nunca ter visto este senhor jogar à bola, e sobretudo de nao haver praticamente registos em vídeo dele com a nossa camisola.
 
  • Like
Reações: Dragao_man