Fernando

Marmita

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
27,014
7,775
Conquistas
5
46
Angra Heroismo
  • Deco
  • Campeão Nacional 19/20
  • Lucho González
  • André Villas-Boas
Apesar de estar a gostar da evolução do Fernando, gostava sinceramente de ver o Pelé a jogar naquela posição, pois parece-me um jogador com mais qualidade que o Fernando...mas pelos vistos Jesualdo tarda em dar-lhe essa oportunidade.
 
A

Antilamp

Guest
> Velasquez Comentou:

> Copy paste do jogo contra o Nacional

O FERNANDO está a aprender. E está a aprender com vários mestres. À sua frente, tem dois, um deles um des melhores de sempre do Futebol português e um dos melhores do mundo (LUCHO). Tem tido o PEdro em campo, que só lhe faz bem, tem o Bruno Alves atrás e vai tendo o Fucile no outro Flanco.

O FC Porto é um clube FORMADOR. Neste momento, para além de MAIS UM CENTRAL, está-se a formar um TRINCO DE ELEIÇÂO. Isso tem custos e terá benefícios. Nos custos, inclui-se a necessidade do Lucho e o Raúl terem competencias repartidas com o Nando. Benefícios? Um jogador de 21 anos nesta posição ser titular do Futebol Clube do Porto?!! Isto é uma loucura.

É uma das revelações do ano. Tenho esperança que o Fernando só melhore em todos os índices, permitindo que daqui a 2 meses o Lucho e o Raúl se possam libertar, com e sem bola.

Trata-se de um processo, está tudo menos terminado. Mas que tem todas as condições para vingar.

O Pélé? O Pélé é um jogador com estatuto, um jogador consagrado, um activo a aprender por fora e que neste momento não vai ser utilizado regularmente. Mas que APRENDE TODOS OS JOGOS, adapta-se ao modelo por fora, toma nota do que trará de diferente ao jogo quando estiver ele em campo, aprende com os erros do Fernando, evolui por fora.

No FC Porto ninguém para. Todos estão em evolução contínua, num processo de integração e \"compactação\" da equipa e do modelo pretendido pelo Treinador.

------------------

Análise perfeita com a qual concordo inteiramente.
 

Bitaites

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
11,767
8,237
Italia
Os custos ( da formação de um central e de um trinco e da inexistência de um dos laterais ) têm sido também a anormal quantidade de golos sofridos este ano...
 

Bitaites

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
11,767
8,237
Italia
Só constatei um facto, sem tirar mérito a quem o tem. Tu falaste nos custos em termos de rendimento e desprendimento defensivo do Raul e do Lucho, eu falei nos custos em termos de eficácia defensiva.

Quanto à formação do Fernando, correctissimo...

Mas o Pelé também tem qualidade ( se não mais do que o Fernando ) para ser formado como 6 ou 8. Acho que os jogos também devem ser pensados na sua individualidade e na forma como vão decorrendo... ontem, o Fernando esteve muito pouco à vontade num meio campo curto e cheio de gente, em que eram necessária maior temporização, controlo de bola e qualidade de passe... pareceu-me que o Fernando entregou mal muitas bolas ( aos saltos e ressaltos ), tem algumas limitações técnicas que nestes combates com grande \" densidade demográfica \" vêm ao de cima...

Daí achar, que ONTEM, o Pele talvez tivesse feito melhor....

Não concedo que a equipa se tenha de ressentir durante meia parte com o intuito de dar mais formação a um jogador. Pelo menos redistribuam-se esses \"minutos de formação\" com outros jogadores melhor adaptados ao contexto em que o jogo se disputava.

Dito isto, não acho esta questão Pele - Fernando, um assunto sobremaneira importante. É um tema interessante e talvez seja mais movido pela curiosidade sobre a real capacidade e talento do Pele, jogador do qual temos umas relances de Inter e poucos minutos de Dragão ao peito.
 
F

FCP_Fanatic

Guest
O Fernando é claramente um jogador mais na nossa equipa, tem estado a jogar muito bem, e tem um ponto a mais do que Paulo Assunção, isto na minha opinião, o Fernando~sai mais vezes com a bola jogável, não tem tanto receio de ir para a frente com a bola o que é bom!
 

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
82,084
71,649
39
Acho o Fernando um excelente jogador e uma GRANDE descoberta dos nossos olheiros.

Foi uma pechincha!
 
T

Timofte 2-3

Guest
> Bitaites Comentou:

> Só constatei um facto, sem tirar mérito a quem o tem. Tu falaste nos custos em termos de rendimento e desprendimento defensivo do Raul e do Lucho, eu falei nos custos em termos de eficácia defensiva.

Quanto à formação do Fernando, correctissimo...

Mas o Pelé também tem qualidade ( se não mais do que o Fernando ) para ser formado como 6 ou 8. Acho que os jogos também devem ser pensados na sua individualidade e na forma como vão decorrendo... ontem, o Fernando esteve muito pouco à vontade num meio campo curto e cheio de gente, em que eram necessária maior temporização, controlo de bola e qualidade de passe... pareceu-me que o Fernando entregou mal muitas bolas ( aos saltos e ressaltos ), tem algumas limitações técnicas que nestes combates com grande \" densidade demográfica \" vêm ao de cima...

Daí achar, que ONTEM, o Pele talvez tivesse feito melhor....

Não concedo que a equipa se tenha de ressentir durante meia parte com o intuito de dar mais formação a um jogador. Pelo menos redistribuam-se esses \"minutos de formação\" com outros jogadores melhor adaptados ao contexto em que o jogo se disputava.

Dito isto, não acho esta questão Pele - Fernando, um assunto sobremaneira importante. É um tema interessante e talvez seja mais movido pela curiosidade sobre a real capacidade e talento do Pele, jogador do qual temos umas relances de Inter e poucos minutos de Dragão ao peito.



Concordo com tudo o que disse, colega Bitaites. E tambem estive la, por isso :)
A minha duvida reside precisamente neste ponto: sera que a inexperiencia de Fernando nos pode custar a sobrevivencia na champions? nao seria mais prudente ir rotinando simultaneamente Pele? bem sei que este lugar se reveste de grande especificidade e que nao se compadece com constantes mudancas, mas...mais uns minutos nao fariam mal ao sr. 6M, de certeza
 
T

Timofte 2-3

Guest
> apocalypto Comentou:

> Acho o Fernando um excelente jogador e uma GRANDE descoberta dos nossos olheiros.

Foi uma pechincha!


A qualidade de Fernando nao esta em causa, pelo menos para mim, e desde a epoca passada. Agora, se me pergunta se este jogador tem ja um estatuto de quase intocavel (como lucho, ou mesmo meireles) dir-lhe-ei que nao
 

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
82,084
71,649
39
> Timofte 2-3 Comentou:

mais uns minutos nao fariam mal ao sr. 6M, de certeza
----------------------------------------

Também acho que o Pelé devia jogar mais.
 

Kelvin87

Tribuna Presidencial
7 Maio 2007
22,353
870
Não há dúvida que tem potencial para ser um jogador de top mas enquanto não trabalhar o passe curto não evoluirá.
FORÇA GRANDE FERNANDO.
 

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
30,330
20,792
Gaia
Este ano tem a tolerância de ser jovem e tar em crescimento, mas ao trinco do Porto exige-se mais.

É preciso saír de bola dominada no pé e de cabeça levantada, não falhar passes e ir fazendo aberturas na intermediária contrária com passes a rasgar.
 
F

fcpunderground16

Guest
Obrigado por teres ido embora P. Webster! Não fosses tu e não teríamos este ENORME jogador a actuar no nosso meio-campo.
 

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
82,084
71,649
39
O Fernando é um senhor jogador!

Tal como o Hulk, irá ter lugar na selecção do Brasil e irá render muito dinheiro ao FC Porto.
 
D

Deco_10

Guest
Kostadinov, lololol... mega lolol

O Cissokho e o Helton, principalmente este, estão ilibiados... Enfim!
 

Bitaites

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
11,767
8,237
Italia
O Fernando tem obviamente evoluido, mas ainda tem muito espaço para crescimento.

Ainda não é o trinco omnipresente.

Eu acho-o mais parecido com o Costinha do que com o judas...
 

Marmita

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
27,014
7,775
Conquistas
5
46
Angra Heroismo
  • Deco
  • Campeão Nacional 19/20
  • Lucho González
  • André Villas-Boas
Eu gosto muito do Fernando, está a evoluir muito, mas a realidade é que no segundo golo ele podia ter atacado a bola, estava na sua zona foi muito macio, deu espaço para o Forlan rematar !!
 

teach

Tribuna Presidencial
17 Junho 2007
7,033
948
Conquistas
1
Gondomar, 1975
  • Abril/21
> Marmita Comentou:

> Eu gosto muito do Fernando, está a evoluir muito, mas a realidade é que no segundo golo ele podia ter atacado a bola, estava na sua zona foi muito macio, deu espaço para o Forlan rematar !!

______________________________________________________________

É esse o maior problema dele neste momento, não sai a atacar a bola. Mas nada que não se corrija ;)

Até porque quase sempre que saiu a atacar a bola ficou com ela e sem falta.
 
L

luis casals

Guest
Neste momento é nele que temos acarinhar ,esta a crescer muito e vai ser um grande jogador
 
H

hast

Guest
Fernando chegou ao FC Porto no Verão de 2007 com a fama de duro. E não era caso para menos, pois meses antes tinha sido suspenso por um ano pela Confederação Sul-Americana de Futebol, por ter agredido a pontapé o árbitro colombiano Albert Duarte no jogo contra o Chile, um dos que valeu à selecção brasileira o título continental de juniores e o apuramento para o Mundial de sub-20, que se disputou no Canadá. Um Mundial que, por força da sua suspensão, Fernando não pôde jogar, no caso encontrando porventura a motivação para uma maior temperança, pois em mais de um ano na Liga portuguesa ainda não foi expulso uma única vez.
A timidez, é natural para quem chega de novo a um ambiente tão diferente. E mais razões deve ter tido Fernando para o sentir quando, arribou ao Dragão. É verdade que trazia a bagagem das selecções jovens do Brasil, mas aí foi sempre figura secundária, um suplente utilizado. A nível de clubes, Fernando Francisco Reges, médio nascido a 25 de Julho de 1987 em Brasília só conhecia o modesto Vila Nova, do estado de Goiás.

Chegou à equipa principal, onde já estavam Marques (agora no Leixões), Laionel (V. Setúbal) ou Baiano (Belenenses) em Julho de 2006, dias depois de fazer 19 anos, mas o seu contributo já não chegou para manter o Vila na Série B. Porém, mais do que reduzir-lhe a visibilidade, a descida para o terceiro escalão do futebol brasileiro veio contribuir, isso sim, para que Fernando baixasse de preço: tinha o campeonato de 2007 começado há pouco e o FC Porto precisou de pagar apenas 720 mil euros para contratar um centrocampista que Nelson Rodrigues, seleccionador brasileiro de sub-20, definia como \"um médio que faz bem a marcação e sabe sair com a bola\".

Apesar de ter deixado muito boa impressão do estágio de pré-temporada - Carlos Azenha, à data adjunto de Jesualdo Ferreira, disse mesmo que tinha sido o jogador que mais o surpreendera nesse arranque de época - Fernando acabou por ser emprestado ao Estrela da Amadora. Sob o comando de Daúto Faquirá converteu-se na alma da equipa da Reboleira, falhando apenas três jogos após a sua chegada (os dois com o FC Porto e a deslocação ao Funchal, para defrontar o Marítimo, neste caso por castigo).

Um ano passou e, depois de testar Guarín na Supertaça, contra o Sporting, e Raul Meireles na abertura da Liga, em casa com o Belenenses, Jesualdo Ferreira lançou Fernando na Luz, contra o Benfica. Era uma estreia de peso e o jogador respondeu bem, acabando por sair aos 62 minutos, quando a ordem era tentar recuperar a vantagem. Apesar das dúvidas que subsistem relativamente à sua capacidade para definir os caminhos do futebol atacante do FC Porto, como o fazia Paulo Assunção, Fernando nunca mais saiu do onze. E o seu espaço de crescimento é enorme.|