Fernando

Bruno

#AVB2024
9 Março 2012
950
255
Conquistas
3
  • Lucho González
  • Alfredo Quintana
  • André Villas-Boas
mesenga disse:
Caramba, como é que eu me fui esquecer do grande Emerson??? És desse tempo? Que contratação fabulosa, salvo erro ao Belenenses. Ele carregou praticamente o FCP de Robson às costas, era muito mais que um carregador de piano, ele levava toda a mobília às costas... ainda existe algum jogador assim?

Ah, e não custou 20M€ nem nada que se pareça...

Para terminar com o off-topic, voltando ao Fernando, dada a posição atual, eu tentaria:
1º  - Renovar contrato com o jogador, que até já mostrou alguma abertura para isso.
2º - Na impossibilidade de renovação, vender pelo maior valor, desde que atinja um mínimo exígível (os 20Me que se "falou" que o Mónaco iria oferecer seriam mais que satisfatórios).
3º - Na impossibilidade de qualquer uma das hipóteses acima, fazer o jogador cumprir o contrato até ao fim. Poderia perder-se a oportunidade de realizar alguns milhões, mas transmitiamos uma mensagem forte de que o FCP não cede perante pressões nem vende em saldo os seus jogadores, o que aliás está já bem patente no mercado há muitos anos...
50 mil contos, custou o Emerson na altura.
Ai de nós agora se o clube contratasse um jogador para titular por 250k€... se não custar 20M, não presta.

dinis

Arquibancada
25 Março 2012
179
1
Famalicão
Para alem de que o nosso Polvo dá-nos muitas mais garantias defensivas nos jogos internacionais.
As pessoas não se podem esquecer de que temos o melhor trinco do mundo, ponto!!!
Não vai à selecção brasileira?? Sabem porque?? Porque para se ir à selecção brasileira é preciso saber atacar, por isso é que ele não vai. O nosso ex-treinador Jesualdo moldou este jogador para aquela posição, já devem ter reparado que só nos 3 últimos anos, com AVB e VP, é que o Fernando soube o que era ter liberdade para subir com bola e procurar situações ofensivas mais vezes...

Fernando Resende

Tribuna Presidencial
11 Abril 2012
20,388
23,086
Bruno disse:
50 mil contos, custou o Emerson na altura.
Ai de nós agora se o clube contratasse um jogador para titular por 250k€... se não custar 20M, não presta.
Não faz qualquer sentido estar a comparar valores de transferências que distam 20 anos uma da outra. O Emerson foi comprado em 1994.... desde essa altura até hoje muita coisa mudou no futebol, aliás, tudo mudou!

Bruno

#AVB2024
9 Março 2012
950
255
Conquistas
3
  • Lucho González
  • Alfredo Quintana
  • André Villas-Boas
Fernando Resende disse:
Não faz qualquer sentido estar a comparar valores de transferências que distam 20 anos uma da outra. O Emerson foi comprado em 1994.... desde essa altura até hoje muita coisa mudou no futebol, aliás, tudo mudou!
Mas continua a er possível contratar bons jogadores por valores baixos.
Ainda esta semana o Malaga veio contratar um desses bons jogadores ao nosso campeonato por 100 mil contos.
Há 3(?) anos atrás, o Braga contratou um excelente marcador de golos no nosso campeonato por 80 mil contos.
...

Fernando Resende

Tribuna Presidencial
11 Abril 2012
20,388
23,086
Bruno disse:
Mas continua a er possível contratar bons jogadores por valores baixos.
Ainda esta semana o Malaga veio contratar um desses bons jogadores ao nosso campeonato por 100 mil contos.
Há 3(?) anos atrás, o Braga contratou um excelente marcador de golos no nosso campeonato por 80 mil contos.
...
Claro que é possível comprar bons jogadores e baratos... aliás o FC Porto já comprou muitos assim (veja-se o Cissokho por exemplo)... Seja como for o mercado está mais caro e o aparecimento de investidores e de milionários a comprar clubes ainda tornou as coisas mais difíceis. Basta ver o que pediam os clubes brasileiros e argentinos pelos seus jogadores e aquilo que pedem agora.
É incomparável a realidade de hoje com a realidade do tempo em que o Emerson trocou o Brasil por Portugal ;)

Bruno

#AVB2024
9 Março 2012
950
255
Conquistas
3
  • Lucho González
  • Alfredo Quintana
  • André Villas-Boas
Fernando Resende disse:
Claro que é possível comprar bons jogadores e baratos... aliás o FC Porto já comprou muitos assim (veja-se o Cissokho por exemplo)... Seja como for o mercado está mais caro e o aparecimento de investidores e de milionários a comprar clubes ainda tornou as coisas mais difíceis. Basta ver o que pediam os clubes brasileiros e argentinos pelos seus jogadores e aquilo que pedem agora.
É incomparável a realidade de hoje com a realidade do tempo em que o Emerson trocou o Brasil por Portugal ;)
Mas o Emerson não trocou o Brasil pelo Porto. Trocou por Belém. Como fez o Lima há meia duzia de anos.
É preciso é não ter medo de contratar no mercado interno, se demonstrarem qualidade.
O mercado de jogadores de primeira linha no Brasil já é muito caro há muito tempo. No entanto conseguimos ir buscar o Fernando barato. O mesmo fizeram os carnides com o cabeça de esfregona.

Assusta-me e preocupa-me compras sem critério. Ou com preços ridiculos para a nossa dimensão ou de jogadores que não representam real mais valia na qualidade.

M

Manuel_Branco

Guest
m3a4424 disse:
Afirmaste que o Baroque  estava a dizer disparates.
Isso é um pouco agressivo.

Bastava dizer que não concordavas com ele.

Ninguém é o dono da verdade e todos nós temos direito a dar a nossa opinião e principalmente a respeitar a dos outros, sem ser agressivo.

Afinal aqui somos todos Portistas.
Ou não?
Concordo e acho mt bem que todos tenham uma opinião. Mas ele nem estava a opinar, ele simplesmente afirmou umas coisas, que eu apenas me limitei a contrariar com dados, para lhe demonstrar que ele n sabia o que estava a dizer.

Se alguem esta a afirmar algo que n faz sentido ou que não é verdade, então alguem o tem de corrigir para ele ficar a saber. Não considerei isso ser mal educado para ele, mas pronto. Agora n me digam é que o Bayern e o Barça jogam sem trincos. lol

D

DragonSpirit

Guest
O mercado valoriza mais trincos que sejam ofensivos e participem na construção de jogo. Se falarem em valor de mercado, o Matic tem mais, sem dúvida. Valor no campo, prefiro o Fernando. São épocas atrás de épocas com uma constância fenomenal, a compensar muito bem as subidas dos laterais.
Agora, não é insubstituível. Estou a gostar da SAD, como não é jogador para bloquear até ser transferido, até ver temos trinco para a próxima época. Se sair, parece-me é que não será no mercado Argentino, Colombiano, e mesmo brasileiro (Agora que o Fernando do grémio já está colocado) que se encontrará um jogador capaz de agarrar o lugar. Acho que face ao papel que damos ao número 6, é dos jogadores em que se devia permitir um maior investimento para ter o substituto certo.

G

Gatuno

Guest
Manuel_Branco disse:
Concordo e acho mt bem que todos tenham uma opinião. Mas ele nem estava a opinar, ele simplesmente afirmou umas coisas, que eu apenas me limitei a contrariar com dados, para lhe demonstrar que ele n sabia o que estava a dizer.

Se alguem esta a afirmar algo que n faz sentido ou que não é verdade, então alguem o tem de corrigir para ele ficar a saber. Não considerei isso ser mal educado para ele, mas pronto. Agora n me digam é que o Bayern e o Barça jogam sem trincos. lol
Errado é comparar a capacidade de sair a jogar (que é o do que se está a falar) do Javi Martinez e do Busquets com a do Fernando.

P

Pavão

Guest
sou sim do tempo do Emerson... era uma alegria ver aquele homem a pegar na bola e a começar a correr feito um louco campo acima..

cheguei a sugerir experimentar o Mangala na posição... agora nem vale a pena porque seria estragar um dos melhores centrais do mundo...

mas gostava mesmo assim de um homem desses no meio campo... um Toure... um gigante de pulmão e massa muscular com bons pés

Filipe Borges

Bancada central
13 Março 2013
1,401
370
A diferenca é que uns jogam com trincos que ajudam na construcao das jogadas, que apoiam, que mudam o jogo para o outro flanco, que chegam á area. Mencionar o khedira é patético porque o homem nem sequer é trinco( tem perfil de medio defensivo mas é utilizado mais á frente para presionar alto a defesa contraria, ou seja é um Box to Box sem golol) o javi Martínez ou o Busquets, aserio pode-se comparar a aportacao ofensiva deles com a do Fernando? Eles sao medios que aportam muito mais ofensivamente..ainda se me comparasem o Fernando com o Luis Gustavo va que nao va..agora dizer que os grandes europeos jogam com trincos, ok, mas que se diga que com funcoes diferentes do Fernando que temos aquí no Porto, eles jogam como defour's(quando é um 6) com mais qualidade..

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
90,465
98,476
Se sair não vai ser nada fácil substitui-lo. Falava-se no outro Fernando que, entretanto, já assinou por outro clube.

Já o André Leão, no FC Porto, seria apenas uma alternativa ao titular...

Mambley

Arquibancada
9 Março 2012
196
26
Para vocês quem seria o substituto imediato do nosso polvo? Falo de trincos "puros", falava-se do outro Fernando mas já foi pro Shakhtar.

Like

Arquibancada
9 Março 2012
408
0
Mambley disse:
Para vocês quem seria o substituto imediato do nosso polvo? Falo de trincos "puros", falava-se do outro Fernando mas já foi pro Shakhtar.
Eu acredito num meio campo com Defour a 6 e Castro a 8.

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,922
6,638
Conquistas
1
  • Junho/18
Mambley disse:
... é uma boa pergunta, a situação do nosso Fernando não estar resolvida retirou-nos a possibilidade dessa boa hipótese para o seu lugar, mas existem outras tais como o Jorge Enríquez que foi juntamente com o brasileiro analisado, veremos para que solução se inclina o clube ...

Mustaine

Tribuna Presidencial
18 Junho 2007
13,320
3,833
Porto
Pelo que vi e li, o Diego Reyes poderia ser uma alternativa muito interessante a esse lugar.
É rápido, é bom no desarme e na antecipação, e tem um técnica bastante incomum para um defesa central. Naquele avaliação dele, na rádio, diziam que até a 8 jogava. Ele é mesmo bom de pés.

Ele diz que se sente bem nas duas posições, por isso acho que nada se perdia em testar, sobretudo tendo em conta que já temos 3 excelentes centrais. Dos vídeos que vi, em que ele aparecia como 6, gostei mesmo. Mas lá está, são compilações, não dizem assim tanto.

Gostava muito de ver o Pedro Moreira na A, também.

Mambley

Arquibancada
9 Março 2012
196
26
Branco disse:
... é uma boa pergunta, a situação do nosso Fernando não estar resolvida retirou-nos a possibilidade dessa boa hipótese para o seu lugar, mas existem outras tais como o Jorge Enríquez que foi juntamente com o brasileiro analisado, veremos para que solução se inclina o clube ...
Obrigado Branco pela resposta...Pois o timming não foi o ideal, mas tendo o NGC já feito uns bons milhares e sabendo que o polvo quer mesmo sair não poderia ter antecipado a comprado do Fernando (ex: Grémio) ? Não conheço o Enriquez, vou ver se vejo uns vídeos/jogos dele.