Está em marcha uma campanha anti-Fernando ao melhor nível do pior benfiquismo. Ainda não estavam concluídas 24 Horas após o fecho desta épica temporada e já um dos pilares tinha sido transformado no Roberto cá do burgo.
Esse tipo de portismo que desvaloriza os seus trabalhadores, que fala que o Fernando é o 1.º e que o Rolando deve ser o 2.º e que o que importa é manter os astros, as vedetas e os galacticos parece que não viu nada das décadas de sucesso.
Era o Quim e o André que sustentavam o Futre, para o cigano brilhar havia toda uma equipa que se apagava e renunciava e o mesmo se passa para liberar o Hulk.
O Fernando e o Rolando são fundamentais. Fundamentais porque nesse Europa fora metade das equipas pensa como a maioria dos portistas e não vão dar metade do dinheiro que eles valem face á falta que nos vão fazer.
O Fernando não presta porque não faz um passe a rasgar e é mau na saída de bola.
Às tantas o Rolando é curto porque não faz arrancadas à David Luiz.
Tudo o que é discreto e competente é subvalorizado , nada estimado e dispensável. E quando um desses invisiveis se levanta o portismo ainda se indigna quase como dizendo:
\"Já a formiga tem catarro!\" \"O Fernando tem é que estar caladinho que ele não era nada antes de vir para o Porto\"
\"Por 2 ou 3 milhões há ai aos pontapés jogadores com mais potencial para integrar esta máquina futebolistica\"
E a partir daí discute-se se o substituto vem da 2ª Liga, duma equipa secundária francesa ou dum qualquer Vila Nova. Somos Porto e quem vier encaixa e está a andar que temos mais 4 provas para ganhar.
É nestes momentos que tremo ao pensar na sucessão do PdC.
Há toda uma geração habituada só a ganhar e que acha que o \"Somos Porto\" é mais forte que tudo.
O \"Somos Porto\" é a renuncia aos galacticos. O \"Somos Porto\" é o sentimento que as estrelas têm que ser vendidas mas há um corpo de mineiros que historicamente segura as pontas da equipa.
No nosso modelo de jogo 4-3-3 é fundamental ter um trinco como o Fernando ou o Paulo Assunção. Fundamental. Se passa bem melhor mas o decisivo é a capacidade de posicionamento e de recuperação de bola.
O Fernando tem esses dois atributos e mais um inigualável á escala mundial. A velocidade de ponta. É rapidissimo e se falha no posicionamento (raro) compensa ligando o Turbo.
Desde que o Paulo Assunção saiu não há ninguém que o substitua decentemente no plantel. Talvez seja a posição onde estamos pior servidos a nível de substitutos. Por isso diz o Drago e bem que caso o Fernando sai precisamos de 2.
Tudo o que é Banegas, Gagos, Pirlos e jogadores do género para substituir o Fernando para mim é doideira.
Discutir se o Gago substitui o Fernando é para mim como dizer se o Salvio é bom para substituir o Sapunaru.
Agora depende. Podem sempre dizer que a finta em velocidade do Sapunaru é fraca e o que precisamos é alguém que rasgue pela direita em drible para ficarmos com uma máquina de cada lado. Laterais ofensivos, Hulk, Falcao, Guarin, Moutinho e mais um Siaka desta vida e ninguém nos segura.
O que dá a equipa argamassa para titulos é o meio-campo. As galinhas ganharam o ano passado porque tinham Ricardo Costa, Javi Garcia e Ramires.
Este ano só com o Javi Garcia e a contratar galacticos para jogarem no lugar do mineiro xau-xau.
Na época do Beckham, Zidane, Figo, Ronaldo e Raul o Makelele pediu um aumento de salário. Ui. Juízo.
\"Quem é o Makelele para fazer ultimatos ao Real Madrid?\" \"Ele devia era pagar por ter o privilégio de jogar de branco com todas estas estrelas.\"
Despachado para o Chelsea pelo topete. O que não faltam é trincos que queiram jogar no Real. Titulos? ZERO.
O que eu quero é ver. Não sonho ir a Munique e reviver tudo outra vez. É sonhar alto de mais.
O que eu quero é que o AVB e todos nós tenhamos a mesma oportunidade que nós e o Mourinho tivemos. Ver.
Quero ver esta equipa a bater-se com os gigantes da Champions. É esse o meu sonho. Saber como nos comportaríamos com esta equipa no 2.º ano de AVB na Champions.
Eu enquanto adepto estaria disposto a pagar o alto preço por este esticar da corda. Ganhando ou perdendo 2012/2013 representaria o fechar dum ciclo e a debandada por deficit de motivação ou ilusão de Euros.
Só quero ver o que dá. O que não quero é daqui a 9 meses pensar no que seria se a equipa do ano passado lá estivesse.
Pelo sonho de ver este Porto que nos deu Dublin ir à luta. É possível motivar este grupo se, por um momento, lhes transmitimos esse bicho de curiosidade.
Será que este balneário e este grupo já está numa fase tão adiantada da carreira que não pode esperar 1 ano só para ver no que esta equipa vai dar.
Quando 1 estiver no Patético, outro na Fiorentina e ainda outro no Manchester City já não dá para fazer Rewind. Ninguém vai saber o que daria.
Tecla Still. Ninguém se mexe do nucleo duro. Ningúem entra de relevante. Daqui a um ano fast forward e quem quiser que vá à sua vida que nós cá estamos para continuar a nossa sina.
Até lá vamos ver. É esse que deve ser o nosso sonho. Ver no que \"isto\" vai dar. E \"isto\" que temos em mãos é uma verdadeira pérola.