Fernando

M

MrDocteur

Guest
O problema (ou não) é que no caso do Fernando salientam-se as falhas. Não é o trinco dos passes de 60 metros, ou o finalizador em lances de bola parada. É o que falha o passe no jogo com o Braga e no jogo com o Guimarães. Mas não é o que faz o jogo que faz contra o benfica no 2-1. Não é o que segura a defesa no 1º jogo com o Villareal quando os seus colegas estavam com a cabeça noutro sitio. E paro, porque senão ia ter de rever todos os jogos...

Acho que tenta-se desvaloriza-lo como médio defensivo, ao invés de o valorizar como trinco. Eu faço a distinção. Acho-o um bom médio defensivo mas, e digo isto desde meados de 2008/2009 (penso que podem confirmar neste mesmo tópico...) como trinco, é o melhor da actualidade!!

V

VM11

Guest
> Velasquez Comentou:

.Numero 5: Conversar sobre a saída de um dos melhores de sempre? Claro que converso. Falou mal, caiu-me mal o que disse, etc. Tudo certo. Mas não caia a conversa no BUEIRO.
-------------------------------------------------------------------------------------
Com esta tua frase fecho a minha participação neste tópico.
Fica bem.

nando

Arquibancada
19 Julho 2006
397
29
56
Barcelos
Numa equipa tão boa como a nossa, que funciona como equipa e faz a epoca que a nossa fez, é até \"natural que se destaquem\" os erros individuais em vez dos méritos, e como foram 2 cometidos nos 2 ultimos jogos da época está muita gente com isso na memória e desvalorizam um jogador que para mim com 42 anos é o melhor trinco de sempre do Porto (estamos a falar de uma posição que no futebol moderno é talvez das mais importantes numa equipa por isso acho que até é injusto comparar com o André (injusto para o André), porque nas funções da posição 6 o Fernando está muito a frente do André.
Para não termos muito memoria curta, convinha ir ler o que se escreveu aqui numa altura pouco mais que inicial da época, quando o Fernando se lesiona em Coimbra.
Nessa altura acho que se dava ao Fernando a devida importancia, hoje (e felizmente que assim é) a equipa como um todo conseguiu \"esconder\" as faltas de jogadores.

daniel Alexandre

Tribuna Presidencial
23 Janeiro 2007
23,807
10,346
Conquistas
4
Grande Porto
  • Lucho González
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
  • André Villas-Boas
> jovifcp Comentou:

> E neste momento é de longe o melhor trinco Brasileiro do Mundo.

Respeito!

Não discuto ele ser o melhor do Mundo,mas acho isso difícil.

Mas estás a pedir respeito a quem jovi? Ao NGT porque querer um trinco diferente do Nando? :D

Até ele o tentou moldar e fazer dele outro 6,daquilo que ele era....

Ah e quando falas em respeito,ele também devia ter algum neste fim de época pelo clube....

J

jovifcp

Guest
Daniel, não nos vamos fazer de totós. Qualquer pessoa que leia o fórum, e consulte as últimas 30/35 threads do tópico do Fernando, depara-se com um desrespeito louco a este jogador.

Eu quero lá saber o que queria o Nosso Grande Treinador. Se o objectivo dele era fazer do Fernando um PdL ou um GR. A mim, esse aspecto, não me diz muito! O que me interessa, o que me CATIVA, é que esta época do Fernando (tirando estes dois últimos jogos, mais uns 3 ao longo da época), esteve ao nível da PRIMEIRA no FC Porto. Sim, aquele jogo de transições rápidas.

O que o Velasquez diz, é claro como a água. 21, 22, 23 anos e é indiscutivelmente o melhor Trinco Brasileiro do Mundo. Eu peço, por favor, DIGAM-ME UM MELHOR QUE ELE.

Mal acabou oficialmente a época, e este tópico foi inundado por mensagens de desonestidade intelectual graves.

\"Dispensável.\"

\"Ingrato e XICO-ESPERTO.\"

\"Nunca fui grande fã dele.\"

Isto é um décimo do que foi dito do Fernando. Há pior.

E Daniel, essa do AVB querer um trinco diferente do Fernando? Explica-me. Estou fora dessa questão.

B

bionic

Guest
Em primeiro lugar será o Fernando a decidir como quer que o vejamos e encaremos.

J

jovifcp

Guest
Conclusão, peço RESPEITO a um jogador que mal chegou a Portugal, um puto brasileiro, foi logo emprestado a um clube com MESES de salário em atraso, com um estádio podre de velho, viver para a Amadora.

E impôs-se. E voltou para o Porto. E estreou-se contra o Regime na Luz. E foi dos melhores em Campo. E estreou-se na LC com uma vitória frente ao Fener, e fez o melhor jogo da Champions que eu alguma vez vi fazer por parte de um TRINCO, e ganhou agora uma Taça Uefa. Com 23 anos. E isto depois de ter sido \"abatido\" pela sua própria Federação de Futebol. Como o Sapunaru foi pela nossa Liga. Mas consegui voltar.

Respect.

F

Flems

Guest
> bionic Comentou:

> Em primeiro lugar será o Fernando a decidir como quer que o vejamos e encaremos.

Nem mais.

Se o Fernando quiser ficar tudo bem, caso contrário tem a porta aberta para sair. Sempre foi assim e sempre há-de ser. Os jogadores passam e o clube fica.

B

bionic

Guest
Em breve, a forma como o encaramos vais deixar de ser relevante. Independentemente das juras de ódio ou amor. Isso pouco tem a ver com os comentários que se façam aqui no fórum. Possivelmente, terá mais que ver com os comentários do próprio.

Portanto, não se cansem demasiado com isto.

daniel Alexandre

Tribuna Presidencial
23 Janeiro 2007
23,807
10,346
Conquistas
4
Grande Porto
  • Lucho González
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
  • André Villas-Boas
Acho que quando falas em respeito,se deve ao facto de leres esses comentários...isso sim,podes ter o meu apoio jovi.

Agora de o AVB querer um trinco diferente do Nando,não me admira nada e não é falta de respeito querer alguém diferente do Nando.

Até ele quer algo diferente do FC Porto.

Sobre o que o André pensa de um trinco,lê a opinião dele na edição imprensa do Ojogo.

B

bionic

Guest
Se alguém conseguisse arranjar esse texto, era óptimo. ;)

Ou estás a falar disto, Daniel?

http://www.ojogo.pt/27-166/artigo932178.asp

B

bionic

Guest
Encontrei isto, basicamente um testemunho do nuno coelho, novo lampiónico, ex-jogador da academica e do André lá, que fala sobre o que pedia o André (na altura em que Souza ingressava no Porto):

O trinco à Villas-Boas
SISTEMA OPERATIVO DO MEIO-CAMPO VAI MUDAR

Alan Kardec, o pai, foi seguro na análise que fez, a Record, sobre o estilo de jogo de Souza: \"É bom no posicionamento e gosta de ter a bola nos pés para marcar os ritmos e lançar o ataque\". Um perfil que encaixa perfeitamente naquilo que André Villas-Boas pretende de um trinco. Por outro lado, contrasta com o que Jesualdo Ferreira exigia ao atleta a quem entregava a missão de médio defensivo. Em suma, torna-se claro que o sistema operativo do miolo portista vai sofrer um \"upgrade\".

\"O míster André Villas-Boas pedia-me que tivesse um posicionamento defensivo rigoroso, bem perto dos centrais. Mas quando ganhávamos a posse de bola exigia que ela passasse pelo trinco. Por alguma coisa, a seguir aos três grandes, fomos a equipa que mais posse de bola teve ao longo da época. Villas-Boas queria que participássemos no processo ofensivo, que a bola passasse por nós\", contou-nos Nuno Coelho, um ex-FC Porto que foi o trinco de Villas-Boas na Académica. Paulo Sérgio também foi algumas vezes utilizado nessa posição e acrescenta: \"Temos de ter participação ativa no processo ofensivo. Abrir linhas de passe, fazer a bola circular... O pivô de Villas-Boas tem de aparecer em jogo com frequência.\"

Nuno Coelho foi mais longe e até confessou que o novo treinador do FC Porto lhe pedia muitas vezes que trocasse de posição com os médios interiores. E esse é um tipo de pedido que pode ser feito ao mais recente reforço portista. Souza também pode ocupar a posição que normalmente é atribuída a Raul Meireles, fruto da sua polivalência.

Visto isto, torna-se óbvio que a chegada de Souza já teve o aval de André Villas-Boas. O treinador quer formar uma equipa à sua imagem e procura jogadores que possam interpretar as suas ideias. Resta agora saber se Fernando se irá adaptar às novas funções que terá.

rascord.pt

J

jovifcp

Guest
E isso do Fernando não saber atacar é um mito.

FC Porto 2 - Arsenal 0, Dezembro 2008. Marcador: Lisandro, Assistência: Fernado. Provavelmente uma das melhores assistências para golo nessa edição da LC.

K

Kompreszor

Guest
FCPorto 3 - 0 Beira Mar (Taça da Liga). Fernando apanha a bola perdida a cerca de 25 Metros da baliza e desfere um remate fulminante para as redes do desamparado Rui Rego. E marca golos também! Outro foi contra o Genk, aquele petardo do meio da rua.

J

jovifcp

Guest
Nem mais, Komp. Dois golaços, dois tiros autênticos.

Mais: esta época, esta que acabou há pouco, foi a primeira onde o Fernando marcou golos, contando com a pré-época. De cabeça, e com os pés.

hrc

Bancada lateral
18 Junho 2007
516
0
Arcos de Valdevez, 1982
O Fernando sofre aquilo que muitos grandes trincos sofreram. A baixíssima relação \"visibilidade / importância na equipa\" da sua posição. Não é o primeiro, nem será o último, daí ele não se sentir tão motivado para mais uma época como os outros. Felizmente para ele, tá num clube, em que os adeptos sabem olhar para o fútebol com olhos de ver, como há pucos no mundo, senão o problema seria bem pior :)

Mas o dossier fernando tem que ser tratado com pinças. Ninguém o quer aqui desmotivado, mas também ninguem o quer vender a slados. Ou fica e se arranja maneira de motivar o rapaz, ou se vende a BOM preço.

K

Kompreszor

Guest
http://www.youtube.com/watch?v=k1M5xakBlMw

00:45 segundos, o momento que falavas à pouco Jovi. Grande jogada.