Fernando

B

bionic

Guest
DrGero, notável post.

Os teus tópicos ajudam a quebrar este mito criado não se sabe bem por quem:

1) Tendo desde 2010 Castro, Moutinho, Souza e Guarin que passam melhor, atacam melhor e têm uma maior amplitude de visão de jogo PORQUÊ é que o AVB lhe deu a titularidade indiscutivel.

2) Se este é um estilo de TRINCO que o AVB não aprecia PORQUE é que não aproveitou o pico de forma do Guarin a 6 em Janeiro para o encostar.

3) Se o fernando tem essas limitações castradoras do Modelo de jogo de AVB PORQUE é que a explosão do Guarin foi feita à custa do Belluschi.

4) Se ele é assim tão dispensável PORQUE é que o perfil de utilização do Fernando não foi similar ao do Sapunaru, Fucile, Guarin, Belluschi, Varela, James??? Rodar. Num joga um noutra joga outro. E o SÓ DESTRUIDOR joga sempre? PORQUÊ?

É exactamente isto!

F

Flems

Guest
> JORGE ARAUJO Comentou:

> Ler o ROALMEIDA e o Gero é um regalo para qualquer frequentador deste magnifico espaço.Concordando ou não com uma ou outra situação,o meu obrigado pelas vossas participações!

Faço tuas as minhas palavras.

Nuno Martins

Tribuna Presidencial
5 Novembro 2006
13,197
11
47
Trofa
> Flems Comentou:

> > JORGE ARAUJO Comentou:

> Ler o ROALMEIDA e o Gero é um regalo para qualquer frequentador deste magnifico espaço.Concordando ou não com uma ou outra situação,o meu obrigado pelas vossas participações!

Faço tuas as minhas palavras.

--------------

E eu faço minhas as vossas! :)

B

bionic

Guest
Mas curiosamente tem-se jogado com esse facto.

Vontade de Fernando para o culpabilizar.

Vontade do Porto para desculpabilizar o Fernando.

E assim se joga com estes vectores de maneira a adaptarmos a história às nossas vontades pessoais.

I

illusion

Guest
É de facto um enorme prazer ler os teus posts DrGero.

Concordo praticamente com tudo.

Só não tenho tanta certeza que a maioria dos portistas esteja incluida nos grupos que o consideram o mais dispensável dos indispensáveis ou mesmo simplesmente dispensável. Acho que uma muito pequena percentagem está incluída neste último, e os restantes estarão divididos entre a 1ª e o acharem que ele era mesmo um dos mais dificeis de substituir. Eu enquadro-me neste último.

Basta lembrar que à uns meses aqui discutiu-se sobre o top3 dos jogadores mais indispensáveis e o Fernando era o que aparecia mais vezes. Uns talvez tenham mudado de opinião depois das declarações dele pós final da taça, outros aproveitaram essas mesmas declarações para virem \"malhar\" no rapaz.

Fernando é de nível Mundial e o AVB sabe-o perfeitamente. Não é drama nenhum substituí-lo, estas situações sempre aconteceram e sempre irão acontecer, e temos sabido geri-las de um modo exemplar.

Agora alguns aproveitaram o artigo n\'O Jogo para virem dizer que tinham razão, que o AVB quer outro tipo de trinco e que até fica satisfeito com a saída do Polvo, quando os factos como bem explicaste sempre apontaram o oposto. Como muito bem disseste cada um come o que quer.

DrGero

Tribuna
26 Julho 2007
3,537
1,154
Porto, 1977
Não me atrevo a dizer que o Fernando é o melhor trinco que vi no Porto.

Posso compará-lo com Paulo Assunção, Costinha e André.

Não consigo fazê-lo com o Doriva, o Emerson e o Paredes. Porque não consigo comparar o efemero com o estrutural.
Emerson e Paredes fizeram fabulosas 1ª épocas. Como fez o Pena e ninguém o compara com o Jardel, Lisandro ou Falcao.

Devo ao Costinha e ao André como devo ao Fernando aquele gostinho especial. Vocês sabem do que estou a falar.

O Paulo Assunção era o meu jogador preferido nas épocas de JF. Partilho o que dizia o Adriaanse dele. Achava que ele fazia tudo o que era preciso bem feito. Há um jogo no Dragão onde eu via literalmente todos os jogadores do Sporting a ter medo de passar perto do PA. Evitavam MESMO porque sabiam que era para perder a bola.

Por isso quando saiu o PA fui muito céptico. Apareceu o Fernando que como é óbvio não conseguia como ainda não consegue ter a constância exibicional.
Só que o Fernando ganha aquele super PA num pormenor e num pormaior. O pormenor é a altura. O pormaior é a velocidade.
O Fernando no Porto ou numa equipa que não jogue em 4-4-2 classico vai evoluir. Vai chegar onde o PA nunca chegou porque soma à regularidade atributos imbativeis e fundamentais para quem joga a trinco.

E a visão de jogo, capacidade de passe no Fernando têm para mim o mesmo peso que a velocidade e a capacidade de drible têm no Falcao.

Da maneira que nos vendem as coisas se saisse na imprensa que o AVB queria um ponta de lança mais veloz todos assinavam por baixo a troca do Weldon pelo Falcao.

O Fernando pode não ser o melhor trinco do mundo. Não será certamente.
No modelo de jogo do Porto não vejo no mundo quem nos tornasse mais fortes. Tira o Fernando e mete o Essien e a equipa joga melhor. Duvido.

O Busquets não é o melhor trinco do mundo.
No modelo de jogo do Barcelona não vejo no mundo quem os tornasse mais fortes. Tira o Busquets e mete o Essien e a equipa joga mais. Duvido.

I

illusion

Guest
> JORGE ARAUJO Comentou:

> Eu nesse aspecto estou mais próximo do raciocinio do ROALMEIDA.

Também achas que o Emerson foi superior ao Fernando?

JORGE ARAUJO

Tribuna Presidencial
6 Setembro 2006
9,788
5,631
Conquistas
6
Braga/Viana do Castelo,1976
  • Domingos
  • Vítor Baia
  • Jorge Costa
  • Fernando "Bibota" Gomes
Eu acho que algum pessoal gostava dum jogador na posição 6 com o perfil do saudoso Paulo Sousa.E algumas das palavras do Avb são interpretadas como factos consumados.O que é certo é que muitas vezes tem que ser o treinador a moldar-se ao que tem em mãos.
Eu também sou daqueles que acha que o Fernando não terá o perfil que o André deseja,mas claro não estou na cabeça dele.

M

Mokiev

Guest
> illusion Comentou:

> > JORGE ARAUJO Comentou:

> Eu nesse aspecto estou mais próximo do raciocinio do ROALMEIDA.

Também achas que o Emerson foi superior ao Fernando?

------

Aqui está outro que acha.

M

Mokiev

Guest
> illusion Comentou:

> Fico estupefacto!

--------

Não fiques tens a tua opinião respeito-a, eu e outros temos a nossa respeita-a.

Que idade tinhas quando o Emerson jogava? Só por curiosidade...

M

Mokiev

Guest
> JORGE ARAUJO Comentou:

> Ilusion,eu não consigo comparar o Fernando com o Emerson porque tenho ideia que no futebol actual o Emerson seria um 8.

------

Já na altura era um 8..., um 6, um 7 e um 10 tudo na mesma pessoa...e ainda podia fazer de 4 ou 9.

DrGero

Tribuna
26 Julho 2007
3,537
1,154
Porto, 1977
Mokiev.

Quantas épocas de alto nivel viste o Emerson fazer?

Se me disseres que a melhor época do Emerson é melhor que a melhor época do Fernando sou capaz de entrar na discussão.

Agora soma épocas a nivel altissimo e compara este Fernando (com 3 épocas de alto nivel) com todo o Emerson.

P.S - Aqui nem falo de modelos. O Emerson jogava num 2+1 (com Lipcsei, Kulkov ou Paulinho) e o Fernando num 1+2.

I

illusion

Guest
> Mokiev Comentou:

> > illusion Comentou:

> Fico estupefacto!

--------

Não fiques tens a tua opinião respeito-a eu e outros temos a nossa respeita-a.

Que idade tinhas quando o Emerson jogava? Só por curiosidade...

15/16 anos. Lembro-me perfeitamente dele. Até me lembro de já o achar um jogador com potencial para nós quando estava no Belenenses, e lembro-me de que talvez a maioria dos portistas torceu bastante o nariz com a sua contratação.

Ficar estupefacto não é falta de respeito com ninguém! Pegando em outros jogadores da mesma época e da actual, para mim é semelhante a dizer que o Domingos era melhor que o Falcao (e atenção que o Domingos era a par do Baia o meu idolo de infancia), ou que o Kulkov era melhor que o Moutinho. Ficava igualmente estupefacto, sem que isso falte ao respeito a ninguém penso eu.

M

Mokiev

Guest
Gero reconheço que não tenho o teu poder de escrita nem de argumentação, mas isso para mim não colhe, digo-te que o Emerson desperta num ano ( acabou por ficar mais outro contrariado...) o que o Fernando despertou em três, mas cada qual com a sua opinião, do Emerson recordo o que o Mestre Robson dizia dele...e recordo todos os jogos que vi desde o belenenses até ao nosso clube....