Fernando

PaulHewson

Bancada lateral
19 Maio 2008
872
12
Mas em que post eu disse que os adversarios que travam o barça é minimizando a posse do barça?

Pelo contrário...dei o exemplo do mourinho com inter.

Totalmente de acordo DrGero. Este teu ultimo post vem de encontro ao que vinha dizendo. O ponto da discordia era a secundarização da posse de e troca de bola da parte do barça em relação à pressão alta e influencia de messi.

Guardiola em relação ao messi nao pode ter outro discurso por 3 motivos: primeiro pq é verdade, segundo pq sabe que a inspiração da equipa vem muito dele, terceiro por razões motivacionais para 1 jogador que ja ganhou tudo e ja marcou golos de todos os feitios (só lhe falta ganhar pela argentina).

Contudo, temos de reconhecer que ainda nao vimos o messi noutra equipa que não o barça. Messi faz o barça ou o barça fez o messi?...ng pode responder. Messi é unico e este barça tb é unico. Nao tem comparação.

Eu só tenho essa certeza do que vejo, o barça não é so messi, nem é so pressão alta, é mais que isso, senão nao ganhava o que ganha garantidamente. E com futebol simples mas que é o mais belo e espectacular.

Este é o nosso ponto discordia.

Claro que mourinho não queria a bola, mas pq?... no momento que houver 1 equipa que troque de bola como o barça faz, duvido que alguem pense como mourinho. O problema é esse, é que os outros nem em pressão estratosfericamente alta roubam a bola a este barça com facilidade.

Este é o cerne da questão: qualidade de posse de bola.
 

DrGero

Tribuna
26 Julho 2007
3,452
822
Porto, 1977
> PaulHewson Comentou:

O ponto da discordia era a secundarização da posse de e troca de bola da parte do barça em relação à pressão alta e influencia de messi.

Este é o nosso ponto discordia.
_________________________________________________________________________

Bom resumo.

Tens é que me fazer justiça porque eu também nunca disse que o Barcelona era SÓ Messi e SÓ Pressão.

Secundarizo a posse de bola face a essas qualidades? Sim. E tentei explicar porquê.
 

kal-el

Tribuna Presidencial
12 Agosto 2006
8,134
136
42
Porto, 1982
Curto o Fernando para caraças. Há poucos como ele no mundo. Daqueles que não engana. Logo na sua primeira pré-época, antes mesmo de ser emprestado ao Estrela da Amadora, salvo erro, todos os portistas ficaram rendidos à garra do jogador e ele somente foi um remendo a defesa direito. Mas todos gostamos logo muito dele.

Não houve engano, é dos melhores, pessoalmente acho que o melhor mesmo, trincos portistas dos últimos 25 anos. Espero que não saia. É muito novo e tem ainda muito a dar. Não acredito que o mercado seja neste momento capaz de pagar o real valor dele.
 

PaulHewson

Bancada lateral
19 Maio 2008
872
12
DrGero de acordo. E eu não percebo e não concordo com a secundarização da posse de bola que opinaste sobre o barça.

O principio de jogo do barça assenta na posse de bola e nao como quers dizer que é na pressão alta. Isso vem em consequencia à \"fome\" de bola que o barça tem pela bola.

Em relação ao messi, ja o referi, é o melhor do mundo e joga na melhor equipa do mundo tb.
 

Drago

Tribuna Presidencial
21 Julho 2006
11,938
2,300
Lisboa, 1979
> kal-el Comentou:

> Curto o Fernando para caraças. Há poucos como ele no mundo. Daqueles que não engana. Logo na sua primeira pré-época, antes mesmo de ser emprestado ao Estrela da Amadora, salvo erro, todos os portistas ficaram rendidos à garra do jogador e ele somente foi um remendo a defesa direito. Mas todos gostamos logo muito dele.

Não houve engano, é dos melhores, pessoalmente acho que o melhor mesmo, trincos portistas dos últimos 25 anos. Espero que não saia. É muito novo e tem ainda muito a dar. Não acredito que o mercado seja neste momento capaz de pagar o real valor dele.

________________________________________________________________________________________________________________


É verdade. Foi remendo mas um grande jogador mostra logo de que massa é feito. Como diria o outro, entra-nos pelos olhos dentro. Mesmo que os fechássemos, acrescento eu.

Tive um \"déjà vu\" nesta época desse início do Fernando. Sereno, de seu nome. O remendo que colocou o Salvio no bolso.
 

DrGero

Tribuna
26 Julho 2007
3,452
822
Porto, 1977
> PaulHewson Comentou:

O principio de jogo do barça assenta na posse de bola e nao como quers dizer que é na pressão alta.
___________________________________________________________________________________________________

Esse é o principio do Barça. De acordo. É a MARCA Barcelona. Nunca disse que era a pressão alta o modelo Barça.

É a Marca Barcelona de décadas mas só nestes 3 últimos anos é que aventamos a possibilidade de se tratar da melhor equipa da história do jogo.

Porquê? Na minha opinião é por Messi e pela pressão alta e intensa. Não só por isso mas sobretudo por isso.
 
B

bionic

Guest
Mas pronto. A verdade, é que dá ideia que o André, no próximo ano, também quer esboçar uma tentativa de pressão mais alta. Tal como fez nos jogos com o Villarreal. É a leitura que faço.
 

DrGero

Tribuna
26 Julho 2007
3,452
822
Porto, 1977
> Drago Comentou:

Tive um \"déjà vu\" nesta época desse início do Fernando. Sereno, de seu nome. O remendo que colocou o Salvio no bolso.
______________________________________________________________________________________________________________________

Se o que se escreve fosse verdade e saisse Rolando para entrar Coates tenho para mim que o Sereno seria titular do Porto em 2011/2012. No centro.

Por qualidade e acima de tudo por balanço da dupla.
 

PaulHewson

Bancada lateral
19 Maio 2008
872
12
Sim, mas isso é dedo de Guardiola. Acrescentou-lhe a fome pela bola qd nao teem a bola. E tem a sorte de ter messi. Mas barça ja teve os melhores do mundo e não ganhava...

Volto a frisar, o barça vale pelo colectivo. Será uma equipa sem paralelo esta.

E para não se fugir mais do tópico (peço desculpa pelo meu off topic aos restantes users), aqui faço um parelelo em relação ao obama, este é 1 jogador de colectivo e solidario sobretudo e 1 pulmão tremendo e na posse de bola evoluiu espectacularmente.
 

Drago

Tribuna Presidencial
21 Julho 2006
11,938
2,300
Lisboa, 1979
> dragão_8 Comentou:

> Drago,

Em que posição achas que o Sereno terá mais futuro? Lateral ou central?

________________________________________________________________________________

A central. Mas o homem joga bem em qualquer lugar. Se for a lateral, também serve.
 

DrGero

Tribuna
26 Julho 2007
3,452
822
Porto, 1977
Não sei. E esse é o problema da venda de Rolando. Não saber.

Ainda não sabemos quem é o melhor dos 3 que ficam. Otamendi/Maicon/Sereno.
Todos têm qualidade mas nenhum se afirmou de forma absoluta para ser \"o\" central de referência.

Acho que o Sereno será titular por complementaridade. O Otamendi e Maicon são mais parecidos. Mais correria, mais salto, mais marcação e menos controle de espaço e defesa zonal.
 
K

Kompreszor

Guest
Outra característica imponente do Sereno: Rapidez.

Aos 3.45 deste vídeo vejam de onde vem o Sereno que quase rouba a bola ao Valdes (mesmo assim chegou a incomodá-lo).
http://www.youtube.com/watch?v=FRtAY0vPcS0
 

PaulHewson

Bancada lateral
19 Maio 2008
872
12
O obama se sair não será de certeza por nao encaixar no que avb pretende, ate pq vai continuar a evoluir.

Será meramente por 1 oportunidade de negócio, encaixar dinheiros nestes tempos dificeis e trata-se de 1 peça dos titulares porventura mais facil de substituir sem grd comprometimento para a proxima epoca.
 

DrGero

Tribuna
26 Julho 2007
3,452
822
Porto, 1977
> PaulHewson Comentou:

E para não se fugir mais do tópico (peço desculpa pelo meu off topic aos restantes users), aqui faço um parelelo em relação ao obama, este é 1 jogador de colectivo e solidario sobretudo e 1 pulmão tremendo e na posse de bola evoluiu espectacularmente.
_____________________________________________________________________________________________________________

Eu acho, generosamente, que não é off-topic :)

Esta meada tem um fio. As razões para vender o Fernando. A importância da Posse. A \"troca\" de trincos.
 
B

bionic

Guest
Possivelmente o Otamendi será melhor, se o objectivo for mesmo jogar com uma defesa muito alta.

Gostava de tentar perceber como se portaria Sereno com Otamendi, com pressão bastante alta, e com um trinco possante mas técnico. Era interessante de ver.
 
19 Maio 2008
3,119
16
> DrGero Comentou:

> > Marco Sousa Comentou:

> Obrigado pela resposta DrGero. Quando dizes que ficamos com 2 problemas também concordo, mas são problemas mais fáceis de responder pondo o Guarin no lugar de Moutinho.
___________________________________________________________________________________________________________________

Não. O Guarin explodiu o que explodiu por Moutinho.

O Moutinho e o AVB são os 2 actores principais no salto de 2009/2010 para 2010/2011.

Se não vejo substituto no plantel para o 6 Fernando (Moutinho a custo) também não vejo para o 8 Moutinho.

Como o Kerouac está offline arrisco dizer uma heresia.

O único substituto Moutinho que temos com as caracteristicas que precisamos é Castro. Eu vejo o Moutinho a ser vendido e bem depois de Munique e o Castro a assumir aquele 8 em 2012/2013.
Nem Micael, nem Belluschi, nem Guarin rivalizam com Moutinho.

Por isso quero que o Castro saia. Precisamos dele rodado, titular e confiante quando Moutinho sair.
------------------------------------------------------------------------------------------------

Concordo em absoluto. E estou a adorar os vossos argumentos.
 

kal-el

Tribuna Presidencial
12 Agosto 2006
8,134
136
42
Porto, 1982
Não é a toa que surge o tema posse de bole e Barcelona no tópico do Fernando, com Mourinho à mistura. O último define a posição de trinco com o centro de gravidade da equipa na recuperação da bola.

E também se pode meter o Octávio ao barulho: lembram-se dele dizer que o futebol do futuro seria à base de três trincos? Não eram seguramente do tipo Quintana, e \"somente\" nesta aproximação ao jogo o homem falha, mas ao ver o Barcelona de hoje temos que lhe dar razão e admitir que o foi visionário em 2002. Sem ele não havia Mourinho, e com Jardel não havia Postiga para a UEFA nem McCarthy para a Liga dos Campeões. Veio por bem, saiu por melhor, mas honra lhe seja feita :)

Sobre a posse de bola: é dos maiores bluffs do Mourinho. Digam-me uma competição que ele tenha ganho sem bola. Ela derrota o Barça a mandar no jogo de S. Siro, não foi com o boieng de Camp Nou. É uma mentira em que o próprio se embrulhou. As grandes equipas fazem da posse de bola uma opção porque controlam o tempo de mandar nela, porquanto ficam com ela quando querem, como querem, o tempo suficiente. A forma muda, mais curto tipo latino do Barça, mais recto e matemático tipo Holanda ou Mourinho. Por isso a última final do Campeonato foi tão renhida e a Espanha se viu grega (56% de posse de bola contra 44% da Holanda mais uns valentes sustos). A Holanda jogou contra da mesma forma que o Real ganhou a taça do Rei.

Ganha mais vezes quem mais domina.