[
MandlaZwane disse:
Não vejo nada de particularmente surpreendente em jogadores terem picos e baixas de forma; tal como não identifico nada de especialmente complexo nas relações que se estabelecem no futebol moderno - ou nos negócios, política ou familias modernas, portanto duvido que o Ockam se surpreendesse. A natureza humana é a que é.
Fico feliz por gozares de um privilégio apenas reservado a uma minúscula minoria mas sendo verdade, com ou sem Occam, poderias então ter também identificado naquilo que caracterizaste como sendo "disparates conspiracionistas" ou "teorias idiotas" meras ideias, convicções ou opiniões nada complexas de quem, eventualmente, retira conclusões diversas das tuas.
Chama-se a isso participar num Fórum de discussão.
E se queremos continuar a trocar impressões, rogava-te apenas que lesses o que escrevo para não fazeres de mim mais idiota e disparatado do que já sou pois não falei em picos nem em baixas de forma de jogadores.
Referi-me sim ao facto dos mesmos jogadores terem o seu pico de utilização apenas nos meses de Agosto, Dezembro e Janeiro "porque sim" (10 jogos!!! Em 9 jogos conseguiram mostrar o que o Iturbe não conseguiu em 42 minutos e por isso ainda tiveram direito a uma 10ª participação. "Porque sim", porque um deles já nem se pode treinar com o plantel!).
A explicação pode ser simples; a interpretação do facto é que pode e deve ser diversa: chama-se a isso liberdade e capacidade de pensamento.
MandlaZwane disse:
Estávamos a conversar sobre as razões para os poucos minutos que o Iturbe fez.
"Nós" não estávamos a conversar sobre as razões para os poucos minutos que o Iturbe fez simplesmente porque as desconheço, nunca me referi a elas e sinceramente ainda nem pensei muito no assunto.
Uns dizem que se trata de adaptação a um novo habitat, outros que o moço não se aplica, outros que sofreu uma lição "empresarial", outros que faltou coragem ao VP para o por a jogar, outros porque necessitámos de ser "resultadistas" (inclusivamente na Taça da Liga)... não sei.
Sei que o Extremo MENOS utilizado do Porto tem cerca de 12 (doze) vezes mais tempo jogado (480) do que o Iturbe (42). Parece-me uma diferença demasiadamente significativa mas que terá porventura uma explicação simples e plausível. Das que foram referidas neste tópico, uma ou várias devem acertar na mouche. Não arrisco nenhuma pois não tenho qualquer dado senão o que tenho lido neste Fórum.
O que sempre escrevi acerca do Iturbe foi que "Poderia ter jogado mais; não jogou e agora é tarde de mais; paciência; para o ano há mais." Nem mais uma vírgula.
Por iniciativa LEGÍTIMA de outro forista, veio então a questão da "montra" à baila mas nem acho que seja directamente relacionável com o Iturbe pois o principal prejudicado por este fenómeno "disparatado" e "idiota", durante 10 jogos e durante quase 500 minutos foi... James Rodriguez.
Este sim, teve de se sentar no banquinho porque, em determinadas alturas do ano (o facto de serem períodos de transferências é apenas uma nada complexa coincidência), havia sempre um extremo (pelo menos) que estava sempre melhor que ele.
O Iturbe não se limitou a ser o pior extremo do Porto ou o menos utilizado: em comparação com os restantes, em especial os menos utilizados (e que mesmo assim jogaram 12 vezes mais tempo que ele), o Iturbe foi uma carta completamente fora do baralho. Os extremos menos utilizados do Porto conseguiram mesmo assim ser titulares em 5 jogos, cada um deles. Somaram cada um deles quase 500 minutos de jogatana. O Iturbe apresenta uns frugais 42 minutos de utilização.
Desconheço as razões mas tenho a disparatada e idiota convicção de que o Iturbe poderia ter jogado uns minutitos mais. Não jogou, agora é tarde. Paciência, para o ano há mais.