Jorge Nuno Pinto da Costa - Presidente dos Presidentes (1937 - 2025)

WarriorFCP

Tribuna Presidencial
9 Dezembro 2013
17,356
3
33
Porto
Eu já tenho bem decidido que este ano, não vai haver nada para ninguém, não ponho os pés no Dragão, é garantido.

O que esta direcção encabeçada pelo Presidente estão a fazer é simplesmente lesar o clube e o seu património. Metade do Estádio já foi e a outra está em risco, para além disso, estamos a despachar todos os nossos miúdos da formação, as nossas pérolas, por valores completamente absurdos, autênticas bacatelas.

Chega de mentiras.

O Presidente do FC Porto e os seus directores cada vez que abrem a boca é para mentir aos adeptos. É uma vergonha. Um escândalo. São mentiras atrás de mentiras, muitas delas completamente escabrosas e sem sentido nenhum.

Demitam-se.

Quanto a mim, deixarei de assistir aos jogos de futebol do FC Porto e nas modalidades, só fora de casa, porque há pessoas que ainda trabalham bem e pelo FC Porto e essas vão sempre ter o meu apoio. Mas não vou dar nem mais um cêntimo para este tipo de gestão.

Neste fórum, deixarei de comentar sobre a equipa principal e o futebol do clube.

8down

Tribuna
9 Agosto 2006
4,641
1,691
DrGero disse:
Há uma regra que tento ter quando comento a SAD, o treinador, compras ou vendas.

Quando é possível, tento pensar no que faria se estivesse no lugar"...
Ha mensagens que tornam evidente o facto de ser leitor assiduo do Portal.

Obg DrGero

domribeiro

Tribuna
8 Março 2012
3,356
6,341
Conquistas
4
  • João Pinto
  • Deco
  • Jorge Costa
DrGero disse:
O meu comentário é feito porque a acção que é reclamada determinaria um impacto negativo no FPF.
Primeira divergência, com ou sem FPF, precisaremos sempre de comprar jogadores.

E as compras deveriam sempre (como aconteceu durante anos) ter duas vertentes:
# - a substituição direta e +/- imediata de jogadores e estas sim o ideal é faze-las imediatamente antes das vendas (se possível) ou depois das vendas.
## - Aquisições estratégicas de verdadeiras boas oportunidades de negocio.

Em relação às segundas e mesmo tendo segundo alguns um diretor desportivo com conhecimentos até no além nada fazemos.

Erro na minha opinião.

Alias, e em off-topic dá um pouco vontade de rir no dia de hoje, em que vamos ter mais um prejuízo histórico, pois somos incapazes de vender o pessoal, pedir a demissão do diretor financeiro (com razão) mas dizer que o diretor desportivo merece um dragão de ouro.

DrGero disse:
Não há comparação.
O meu comentário é feito porque a acção que é reclamada determinaria um impacto negativo no FPF. (…) Não é feito porque neste momento há outro assunto mais importante que deve ser prioridade.
As compras terão exatamente o mesmo impacto financeiro no FPF feitas em junho ou em julho. Embora obvio que a prioridade deviam ser as vendas continuo a perguntar e a visão estratégica do clube não existe? Não deveria existir?
Não deveríamos constantemente procurar jogadores que realmente constituirão mais valias no futuro e quando possível contrata-los independentemente de estarmos em Fevereiro junho ou agosto?

DrGero disse:
Feita a análise de 2016 o que eu faria em 2017 a nível de vendas é simples.
Ao contrário do vigente aqui no fórum que facilmente falam em 30,40,50 e até 60 como verbas normais eu dir-te-ei que dificilmente recusaria propostas de 25/30 seja porque jogador for.
Acho que fizemos muito bem em vender o AS e se fosse verdade que o Rúben saía por 25 estaria agradado por termos um encaixe à volta de 80M (com todo o que já se fez) ainda sem mexer no 11 base que terminou a época passada.
Segundo dizem somos o clube campeão das vendas, no entanto num mercado superinflacionado, não conseguimos vender ninguém. Algo verdadeiramente inexplicável (ou facilmente explicável consoante olhas para a equação).

Já o ano passado concordamos, contra a maioria dos adeptos que p.e. para o ruben continuar a suplente deveria (caso existissem propostas) ser vendidos por mais de 20M€, pois já o ano passado, e este ano muito mais, não nos podemos dar ao luxo de optar por ter um suplente em contraponto a 20M€.

Mas como defender a racionalidade disso quando depois compras 2 defesas esquerdos por 6M€/cada.

E a verdade é que nos tornamos num clube que ou vende por 40 ou não vende.

DrGero disse:
A dada altura parece que estamos num incêndio, a mata está a arder e enquanto 2 ou 3 defendem que é preciso despejar água sem respirar, 45 ou 47 (que até serão mais capazes que os 2 ou 3) ficam a discutir de quem é a culpa, que já tinham avisado que aquilo ia acontecer, que se tivessem feito assim ou assado nada disto era preciso.
Mesmo dando-te razão não podemos deixar de frisar o que tem sido a atuação da direção.

Em relação ao incendio, era claro para quem olhasse com olhos de ver que era preciso cortar o mato, os responsáveis iam lhe dando adubo.

Era claro que se estava a exponenciar o risco a um nível cada vez mais perigoso (inclusive gente dentro da SAD o dizia) era necessário correr menos riscos, a SAD acumulava na mata bidões de gasolina.

O Incendio começou e a opção foi despedir o bombeiro (Angelino Ferreira) e contratar um gasolineiro (FG).
Chegaram os bombeiros, e em vez de os enviarem para controlar o incendio puseram os a regar os jardins das suas casas.

Agora que as chamas são incontroláveis vamos acreditar nessa gente? Vamos acreditar que são capazes de apagar o incendio?

Eu não acredito. Lamento.

Mas indo à tua questão final para também responder a esta

DrGero disse:
Termino com uma pergunta. Peço-te que tentes responder como se estivesses no Porto hoje com o problema para resolver(…)
Peço-te também para fugires a resposta que voltem a conectar as propostas para o futuro como rejeições do passado.(…)
Tentarias vender quem? Tentarias vender quanto?
Comprarias sem vender com posições tapadas?
Optarias pelo aumento de capital?
O que o presidente devia fazer, e não hoje mas há muito tempo era ter pedido a demissão.

Sem isso o clube não tem futuro.

Sobre o que eu fazia, digo o seguinte o ano passado teria cumprido o FPF, vendendo quem fosse preciso para cumprir o FPF. E repito que não era tão complicado quanto isso.

Este ano aumento de capital sem duvida. Desde o dia 1/9/2016 que não restava outra alternativa. Deixar 115M€ de vendas para o final da época vai-nos levar sempre a esta situação.

Ou vender quem não queremos por preços que não gostamos ou acumular prejuízos gigantescos.

Sobre o futuro, é preciso uma estratégia, um rumo, isso não existe. O papel de uma liderança também é esse mostrar aos “soldados” que existe um rumo.

Já discutimos o antes JL e o pós JL, em que tu defendes que esse ponto marcou a mudança do modelo, e como já disse para mim isso já marcou foi o inicio da fase do desespero.

O pessoal comenta jocosamente p.e. ver o orelhas ir á china, o bruno á Guatemala enquanto o pdc vai para a galiza. Isso também é sintomático do estado que o clube chegou, a nossa direção esta sentada no seu altar à espera que as coisas venham lhe cair no colo, as outras trabalham.

Resultado disto nelson semedo por 15 ruben neves por 16. (demagogia eu sei…)

E apenas para concluir, eu não acho um drama não termos comprado ninguém, pois tal como tu acho que neste momento temos muitas e boas alternativas sem gastar dinheiro (como referes aboubakar, indi e mesmo reyes).
Eu até aplaudiria se a não contratação de ninguém até 30/6 fosse uma opção estratégica e uma mudança face ao passado.

Agora lamento mas acho demagogo dizer: como assinamos um acordo há um mês, acordo esse que nos obriga a cumprir aquilo que sempre deveríamos ter cumprido, não podemos andar aqui a exigir compras.

Não podemos exigir compras (como muitos exigem de milhões e milhões) pelo futuro do clube (sustentabilidade) e não pelo acessório.

Imagina que vais na autoestrada num dia de tempestade com chuva imensa, visibilidade nula, não consegues ver 10 metros á tua frente. Levas os teus filhos no banco de trás. pelo caminho já viste uns 10 acidentes. Estás com os pneus carecas, com a direção desalinhada e cada vez que carregas nos travões parecem 100 gatos a chiar.

e decides eh pá não vou a mais de 120 porque isso dá multa.

Nirvanes

Tribuna Presidencial
23 Julho 2015
6,438
2,224
Conquistas
1
  • André Villas-Boas
Vai permanecer escondido atrás do FJM, tem estado muito bem à sombra da bananeira.

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
33,040
26,437
Gaia
Nirvanes disse:
Vai permanecer escondido atrás do FJM, tem estado muito bem à sombra da bananeira.
-------------------------

Tens absoluta razão, não merece o trabalho do FJM, além disso podia aprender com os emails duas coisas:
-a ter um verdadeiro scouting, deve estar nos emails dos orcs, aprenda presidente, porque o nosso scouting só dá para depoitre e mexicanos
-a colocar calusulas anti rivais nos contratos
-a renovar com as promessas

Cris1978

Tribuna
14 Abril 2013
4,817
4,261
Esta direccao tem todos os motivos e mais um para se demitir. Infelizmente só a morte nos vai separar.

Devilelas

Bancada central
4 Junho 2016
2,415
2,594
Conquistas
4
  • Deco
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Alfredo Quintana
Cris1978 disse:
Esta direccao tem todos os motivos e mais um para se demitir. Infelizmente só a morte nos vai separar.
Sim, está mais do que visto que se tratam, claramente, de pessoas "agarradas" aos lugares, aos "taxos" e que, por moto próprio não saem (a dignidade e respeito são valores que infelizmente, está visto, não estão imbuídos em quem dirige o clube). Aliás quando se trata um clube com a dimensão do FCP como um negócio de família, deixando imiscuir-se nos assuntos internos uma pessoa - filho - com o passado que o mesmo tem, dando a entender que por uma espécie de sucessão monárquica se pretende que o mesmo ocupe o seu lugar está tudo explicado....

Olha, ao menos que "venha depressa", a ver se deixam se afundar o clube!!

Jules Winnfield

Tribuna Presidencial
11 Abril 2016
17,896
9,415
o que é preciso para se ir embora?? a inércia e incompetência assusta a todos! este é um barco demasiado grande nesta altura, entregue o cargo a profissionais que devolvam a confiança aos adeptos...

ninguém (poucos) acredita em si Presidente

DrGero

Tribuna
26 Julho 2007
3,506
1,091
Porto, 1977
domribeiro disse:
1 - Embora obvio que a prioridade deviam ser as vendas continuo a perguntar e a visão estratégica do clube não existe? Não deveria existir?

2 - Não deveríamos constantemente procurar jogadores que realmente constituirão mais valias no futuro e quando possível contrata-los independentemente de estarmos em Fevereiro junho ou agosto?

3 - Agora que as chamas são incontroláveis vamos acreditar nessa gente? Vamos acreditar que são capazes de apagar o incendio?
1 - A visão estratégica deve existir mas está claramente condicionada.
Se eu ou tu formos gerir uma empresa que tem dividas a rodos e está com a sua existência em risco aposto que nos primeiros tempos a nossa preocupação não será a de visão estratégica de longo prazo.

O grande mal dos erros do passado é esse. Ter gerado um incêndio de tais proporções que condicionam uma gestão inteligente e uma visão estratégica que possa ser tão prioritária como o curto prazo.

2 - Devíamos. Escrevi há semanas atrás qual o meu modelo de vendas teórico. Não andar à espera de vendas de 40M que muitas vezes desperdiçam o momento de jogadores que valem 15/20/25 e que no ano seguinte podem valer 5.
Vender regularmente (não ultrapassando os 3 titulares ano) e ter uma bom scout e boa formação que nos permitam pensar que sempre que alguém sai por 20 temos um jogador sombra projectado que pode valer tanto ou mais.

3 - Não tenho remédio. Quer eu pragueje mais ou menos vai ser esta SAD que vai conduzir a época desportiva.
Se acredito que os vícios do passado são resolúveis? Não, como já vimos no negócio Ivo Rodrigues.
Quando opino sobre um acto de gestão analiso o acto de gestão por si e não a honorabilidade ou a competência de quem o pratica.

Ser o APdC, o PdC, o AH, o LH, o D´Onofrio, o LFV ou o BdC ou o Teodoro a fazer um negócio leva-me a opinar sobre o negócio e não sobre o ladrão/bandido que o fez.

domribeiro disse:
Imagina que vais na autoestrada num dia de tempestade com chuva imensa, visibilidade nula, não consegues ver 10 metros á tua frente. Levas os teus filhos no banco de trás. pelo caminho já viste uns 10 acidentes. Estás com os pneus carecas, com a direção desalinhada e cada vez que carregas nos travões parecem 100 gatos a chiar.

e decides eh pá não vou a mais de 120 porque isso dá multa.
Permite-me um reparo.

Tu tens uma visão critica sobre a gestão da SAD, consegues suporta-la com factos e tens pinta de ser alguém com alguma estabilidade emocional e capacidade de análise que não flutue de acordo com o empate em casa ou a derrota fora.

Seres um dos mais antigos críticos não deve implicar que penses que o teu papel se deva limitar à agenda de "critico da SAD" porque corres o risco de perder racionalidade na análise dos factos.

O exemplo que deste é bom e vou utilizá-lo.

No 1.º post concluíste com razão que eu não estava preocupado com a multa do FPF financeiro. Não estou.
Agora parece que me quiseste acantonar num argumentário em que o alfa e o ómega do meu raciocínio era fugir à multa.
Se a multa fosse de 2M ou 3M eu preferia paga-la a estar a vender à pressa para evita-la.

Se o preço que tenho que pagar por uma multa é inferior à perda que vou ter por praticar actos de gestão em cima do joelho que minoram as minhas receitas ou ampliam os meus custos que se lixe a multa.

Vou pegar no mesmo exemplo para evidenciar o teu erro de base ao apenas o incorporar o contexto para um lado da análise fingindo que ele não existe para o outro quando ele está sempre presente.

Chuva imensa, visibilidade nula, travões nas lonas, pneus carecas, direcção desalinhada.

Tu dizes num post A: A culpa disto é do irresponsável do Gero que tem o carro há 15 anos e nunca o levou uma vez a um mecânico e foi sair à estrada com este tempo! Irresponsável suicida.

Tu dizes num post B: O Gero faz Porto-Lisboa em 5 horas quando todos os outros fazem em 3. Devia andar mais depressa para chegar a horas.

Se o carro está tão mal como tu bem diagnosticas, devias ser um dos primeiros a compreender que eu não faça Porto-Lisboa em 3 horas porque sabes, melhor do que ninguém, que nas actuais condições a principal preocupação é chegar a Lisboa.

Tu não podes invocar uma situação calamitosa para denunciar quem nos geriu estes anos e criticar actos de gestão presentes como se a situação calamitosa não existisse.

Se criticas esta SAD por não poder ter uma visão estratégica, por ter arruinado a possibilidade de gerir o Porto com olhos no futuro e de forma profissional e de nos ter encostado à quase bancarrota, conta comigo.

Se, ao mesmo tempo, criticas esta SAD por não fazer o que o Porto sempre fez dizendo ,que mesmo com um incêndio é possível ter uma visão estratégica de longo prazo e que mesmo com um carro a cair é possível fazer Porto-Lisboa em 3 horas diria que fragilizas o teu diagnóstico porque o utilizas apenas para criticar o passado ignorando que ele tem que condicionar o presente.

domribeiro

Tribuna
8 Março 2012
3,356
6,341
Conquistas
4
  • João Pinto
  • Deco
  • Jorge Costa
DrGero disse:
Tu dizes num post B: O Gero faz Porto-Lisboa em 5 horas quando todos os outros fazem em 3. Devia andar mais depressa para chegar a horas.

Se o carro está tão mal como tu bem diagnosticas, devias ser um dos primeiros a compreender que eu não faça Porto-Lisboa em 3 horas porque sabes, melhor do que ninguém, que nas actuais condições a principal preocupação é chegar a Lisboa.
A questão é mesmo essa, no fundo estas a defender que fizeste Porto Lisboa em 5 horas porque foste com cuidado
.
Eu não acredito acho que demoras-te 5 horas porque paras-te 2 horas numa estação de serviço para jogar à batota com os amigos e ainda beber umas quantas cervejas.

Fernando Resende

Tribuna Presidencial
11 Abril 2012
20,109
22,088
Deu imenso ao FC Porto, mas por este andar vai acabar por lhe tirar tanto quanto lhe deu!
Eu não sou adepto do clube do Pinto da Costa e dos amigos/afilhados/familiares e, por isso mesmo, para mim isto já chega! Da minha parte acabou... ando a contar as horas para a saída do senhor, seja ela pela porta que for (tem tudo para ser pela mais pequenina)!

M

Mastermonkey

Guest
Ia escrever qualquer coisa por aqui, mas depois de ler um post no qual se deseja a morte dele, enojei-me e sai...

MrKovac

Tribuna Presidencial
30 Agosto 2013
5,106
14
Só gostava de ter sido eu a roubar o material na base de tancos. Sei bem o uso que lhe dava.

Miséria.

Blashyrkh

Tribuna Presidencial
11 Julho 2016
8,140
1,982
Conquistas
1
  • Novembro/17
Mastermonkey disse:
Ia escrever qualquer coisa por aqui, mas depois de ler um post no qual se deseja a morte dele, enojei-me e sai...
sou um grande crítico da actual gestão de PdC.. mas desejar a morte de alguém tão importante na história do Nosso Clube, um símbolo, alguém que fez tanto pelo FC Porto e pelos Portistas.. completamente desnecessário. mesmo sabendo que neste momento está a contribuír para o afundar do Clube.

Nirvanes

Tribuna Presidencial
23 Julho 2015
6,438
2,224
Conquistas
1
  • André Villas-Boas
«Espero que ele fique muitos anos no FC Porto. O Rúben tem contrato até 2019 e não até 2017, como por vezes vejo escrito, e nós gostaríamos de o manter no clube, como uma espécie de João Pinto. Ou seja, que ele fosse um símbolo da transmissão da mística por várias gerações. Nunca quererei que saia do FC Porto». Pinto da Costa dixit.

Com uma mera e pequena nota a acrescentar: imaginem que João Pinto, no seu 2º ano de futebolista sénior, tinha sido posto a andar do FC Porto. Não haveria João Pinto a levar pedrada no Jamor; não haveria João Pinto agarrado à orelhuda em Viena; não haveria João Pinto a jogar, às escondidas, com um dedo do pé partido; não haveria João Pinto para levantar a Intercontinental e a Supertaça Europeia; não haveria o histórico e marcante capitão que ganhou 9 campeonatos, que se tornou recordista de jogos e que meteu as mãos em 24 troféus ao serviço do FC Porto. Imaginem.

Poderia, algum dia, Rúben Neves ter um percurso idêntico ao de João Pinto? Podemos nunca vir a saber. Tudo dependerá de quanto (ainda) vale a palavra de Pinto da Costa.
- TdD

Vale zero.