Blashyrkh disse:
aproveitando a boleia do teu comentário amigo, só para alertar todas as pessoas que lisboa está a matar o país todo..
é inacreditável o que se tem passado nas últimas semanas.
estou certo que existem pessoas de lisboa que também têm carinho pelo resto do nosso país, que não se reveem no estrangulamento de todas as regiões do país em favor da capital.
a continuar neste rumo, teremos uma capital faustosa e o restante país decadente.
é um tristeza.
temos regiões com enorme potêncial completamente entregues ao abandono. o poder de compra é absurdamente diferente, o desenvolvimento, oportunidades, cuidados de saúde, etc etc.
o país está literalmente a morrer para alimentar lisboa.
Subscrevo e nem quero elaborar muito mais.
Portugal é o país mais centralista da Europa.
E isto é facilmente sustentado em números embora não sejam necessários pois os factos estão a olho nu.
Um português nascido em Bragança, Porto, Covilhã, Coimbra, Evora, Faro, Funchal, Ponta Delgada com as mesmas competências que um Lisboeta tem menos mas MUITO MENOS oportunidades!
E em proporção se compararmos Londres com Manchester, Madrid com Barcelona ou Valencia, Berlim com Bonna, Paris Com Marselha ou Milão com Roma a diferença a existir não é tao esmagadora.
Em pleno Sec XXI eu não quero isto para os nossos miúdos!
Por ex LISBOA terá mais de 100 museus públicos ou semi públicos...quantos acham que têm as outras capitais de distrito todas juntas? O Museu dos coches custou cerca de 30M de ... conhecem o Hospital de BARCELOS que serve 160.000 habitantes ou de Santo TIRSO ou de Vila Nova de Famalicão ?
E isto não é provincianismo( veja se mais uma vez o caso da Catalunha)...é só constatar factos.
Talvez estejamos a falar de política...e aqui entram os toupeirenses...pois pergunto se existe melhor exemplo desta corrupção centralista que este clube de futebol? Eu diria que é a figura de proa deste regime colonial...
Futebol, CSocial,Banca,Políticos,Juizes tudo gravita à volta desta questão.