domribeiro disse:
Neste ponto tenho que concordar contigo, aliás basta ver que para a grande maioria os problemas resumem-se aos ultimos 3 anos.
Quando a relidade é que os ultimos 3 anos são consequencia dos problemas....
O problema é que também o mercado do futebol, principalmente em Portugal, é muito imperfeito. O benfica tem toda uma máquina alavancada pelos tais não sei quantos milhões que inquinam os resultados: comunicação social, sistema de arbitragem etc.
O sporting, que é o sporting, teve uma renegociacao de dívida nuns termos completamente inacessíveis para outro qualquer operador, apenas porque o BES era gerido como uma casa de amigos, com financiamentos para amigos, pagos por todos nós através da CGD. Quando a teta acabou, aquilo foi ao charco.
Internacionalmente muitos dos clubes que competem com o Porto, não tem os problemas que o Porto tem de cumprimento de FairPlay ou de partilhas de passes com fundos etc, coisa que tão hipocritamente preocupa a uefa, porque há dinheiro de magnatas a ser diretamente branqueado no capital dos clubes que foram dessa forma adquidos (por via do capital e por via de contratos de publicidade com empresas detidas por esses mesmos artistas).
Por isso, eu rio-me muito com as soluções tipo penso-rápido, que por aqui de preconizam. Soluções fáceis, exequíveis e de sucesso garantido.
Quem não perceber a dificuldade de gerir e o da escolha de um modelo de gestão para um clube como o Porto, num país como Portugal e em contextos interno e externo como os que descrevi, cai necessariamente em discursos simplistas e demagógicos.
Mas ao menos a Malta diverte-se.